Konstantin Filippou

Onde comer em Viena: cafés, confeitarias, brunch, mercado e chefs da moda

pães especiais no Naschmarkt em viena

“Os cafés em Viena eram o Facebook de hoje em dia”, afirmou nosso guia local ao tentar explicar a importância dos tradicionais cafés para a rotina da cidade. Hoje em dia, porém, não só de Apfeslstrüdel e Sachertorte vive Viena.

Aqui vai um menu compacto para ir do tradicional ao novíssimo, sem esquecer a diversão das comidas de rua.

entrada do jantar no Kussmaul em viena

Cafés vienenses

A cultura dos cafés vienenses é tão marcante que, desde 2011, foi alçada a patrimônio cultural e imaterial pela Unesco.

sacher torte do Café Museum em Viena

Dos mais tradicionais, consegui visitar apenas dois deles: o Café Museum (Operngasse 7, tel. 43/124-100-620) e o Café Restaurant Landtmann (Universitätsring 4, tel. 43/124-100-100), aberto em 1873 e frequentado por célebres nomes como Freud e outros intelectuais austríacos.

Esses endereços são ótimos para uma pausa para o café no final da tarde ou mesmo no almoço, para provar pratos típicos como o Wiener Schnitzel — um bife fino de lombo de porco frito e empanado (“à milanesa” seria uma heresia com os vienenses) e o Goulasch — ensopado de carne de origem húngara.

mil-folhas do Café Restaurant Landtmann em viena

Para experimentar a autêntica tradição confeiteira vienense, dois endereços são essenciais: o café do Sacher Hotel (Philharmonikerstraße 4, tel: 43/151-4560), onde é possível experimentar a receita original da Sacher-Torte — uma torta de chocolate com doce de damasco — e a confeitaria Demel (Kohlmarkt 14, tel. 43/153-517-170), que produzia os doces consumidos pela Corte do Império Austro-Húngaro.

Os novos chefs de Viena

Konstantin Filippou

Para escapulir do tradicional, o restaurante de Konstantin Filippou (Dominikaner Bastei 17, tel. 43/151-22-229) é um dos endereços preciosos de Viena. Com uma estrela Michelin, o jovem chef apresenta um menu contemporâneo que mescla o melhor dos ingredientes locais inspirados na cozinha mediterrânea. Com uma fachada tão discreta que passaria despercebida até pelos mais atentos, o restaurante é uma ótima extravagância vienense; seu menu degustação de 4 passos custa 68 euros.

jantar no Kussmaul em viena

Procurando #bonsdrinks e um bom jantar, o Kussmaul (Spittelberggasse 12, tel. 43/158-77-625) é excelente. No bairro do momento, Spittelberg, o restaurante recém-inaugurado também funciona como café durante o dia e bar/restaurante à noite, trazendo uma proposta mais arejada assinada pelo chef Mario Bernatovic.

Brunch no museu

brunch no Kunsthistorisches Museum viena

Entre obras de artes e um grande salão, o tradicional Kunsthistorisches Museum (Maria-Theresien Platz, tel. 43/152-5240) oferece, todo domingo das 11h às 14h30, um cobiçado e variado brunch ao valor de 44 euros por pessoa sem bebidas inclusas. Assim como o Konstantin Filippou e o Kussmaul, é importante fazer uma reserva antecipada para não correr o risco de ficar sem um lugar à mesa.

Mercado e comidas de rua

detalhes do Naschmarkt em viena

Um ponto de parada estratégico entre um lerê e outro no Innere Stadt é o Naschmarkt (Wienzeile), um mercado local cheio de barraquinhas de  frutas, temperos, azeites, queijos e outras iguarias, mas o verdadeiro segredo do Naschmarkt é poder provar a típica Käsekrainer. Praticamente escondida em uma portinha lateral, uma senhora vende sem parar a famosa linguiça com recheio de queijo que sempre atrai locais e turistas dispostos a brigar por um espaço em sua bancada.

comida de rua no Naschmarkt em viena

street art em viena

Natalie viajou a convite do Turismo de Berlim e Viena.

Leia mais:

12 comentários

Vale a pena experimentar e incluir na lista o tradicional Wien Schnitzel no restaurante Meissl & Schadn, no hotel Grand Ferdinand! Um clássico!

No Felippou o preço fica fora para os mortais . Mas …a noite eles mesmos nos encaminham para o bonfes do mesmo Konstantino Filippou onde se come “de joelhos” tão bons os pratos, a preços que variam em torno de 15 euros . Além disso, a carta de vinhos eh ótima . Estive lá no início de setembro 2019 com meu marido e amigos . Valeu cada centavo

    A salsicha recheada de queijo do u(h)rwurst, no naschmarkt, é incrível! Dica maravilhosa, vale muito a pena. E com uma cervejinha vienense…

Caramba!! Muitas informações… e valiosas por sinal, fiquei louca 😱😱😱 viajo dia 26/12/16 ficarei 4 dias… vou ter que anotar todas essas dicas. Obrigada 🙏🏻

Uma dica em Viena é ir ao supermercado gourmet BILLA. Existem vários na cidade. Lugar super agradável, queijos maravilhosos, vinhos com preços inacreditáveis, grande diversidade de chocolate e muito mais… Se puder ficar em um apê na sua estada em Viena, com certeza irá muito à esse supermercado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito