El Calafate

Patagônia: como se deslocar entre os destinos (de avião, ônibus e barco)

A Patagônia é imensa. Começa numa região que nós, brasileiros, nem chamamos de Patagônia: Bariloche, Villa La Angostura, San Martín de Los Andes (na Argentina) e os Lagos Andinos (no Chile) já fazem parte do território patagônico. De Bariloche a Ushuaia, na ilha de Tierra del Fuego, são 2.200 km — a mesma distância entre Brasília e Porto Alegre (e só um pouquinho maior do que o trajeto do Rio a Montevidéu).

Programar um pinga-pinga pela Patagônia requer calma: o dia da chegada em cada lugar normalmente é um dia perdido, porque é difícil se encaixar em algum passeio imediatamente. (Aproveite para agendar os passeios dos próximos dias.) As conexões de ônibus dificilmente são imediatas; é provável que você precise dormir uma noite na escala.

Lugares que dependem de boa visibilidade para valerem a pena — como Torres del Paine e El Chaltén, cujas montanhas mais célebres passam mais tempo cobertas por nuvens do que em perfeitas condições de avistamento — requerem uma permanência mais longa para não frustrar a viagem. Pense em pelo menos três ou quatro dias por parada, para dar tempo suficiente de se encaixar nos passeios. Se quiser fazer uma viagem pá-pum, com a logística toda azeitada, compre um pacote de alguma boa operadora de ecoturismo.

Este post tem duas partes. Primeiro, dou uma geral nos tipos de transporte. Rolando a página tem um apanhado sobre todas as opções de transporte coletivo entre os principais destinos.

De carro

As longas distâncias, as estradas ermas, a paisagem mais que monótona, a escassez de postos de gasolina, os eventuais trechos de cascalho e a falta de sinal de celular fazem de qualquer viagem de carro abaixo da região de Bariloche e Lagos Andinos uma aventura. Esses percursos têm mais a ver com rali do que propriamente com turismo. Por isso, viagens de carro pela Patagônia austral é um assunto que não tratamos aqui no Viaje na Viagem.

Tenho convicção de que foruns de jipeiros são canais mais adequados para discutir estratégias, riscos e cuidados inerentes a esse tipo de viagem.

De avião

Trelew, El Calafate, Ushuaia e Punta Arenas têm aeroportos que operam o ano inteiro, com vôos às capitais Buenos Aires e Santiago.

Não há vôos internacionais ligando destinos da Patagônia argentina à Patagônia chilena.

Na temporada, a Aerolíneas Argentinas tem vôos domésticos entre alguns destinos argentinos (El Calafate-Trelew, El Calafate-Ushuaia, Trelew-Ushuaia, Trelew-El Calafate, Bariloche-El Calafate).

No Chile, há vôos entre Puerto Montt e Punta Arenas, e entre Punta Arenas e Puerto Williams, do outro lado do canal de Beagle, em frente a Ushuaia.

De ônibus

Para quem gosta de estrada e tem tempo de sobra, dá para cobrir toda a região de ônibus. Mas entenda que as saídas são esparsas (não conte com mais de um ônibus por dia) e as conexões dificilmente serão imediatas. Nem sempre dá para comprar pela internet; quanto mais para o sul você vai, mais acaba tendo que recorrer à bilheteria da rodoviária.

A cidade de Río Gallegos funciona como um hub para os destinos mais austrais da Argentina.

Note que não há estrada entre Puerto Montt, nos Lagos Andinos, e a região de Puerto Natales/Punta Arenas, no extremo sul do Chile. A Carretera Austral vai só até Villa O’Higgins.

De barco

Há duas rotas regulares de cruzeiros que são interessantíssimas.

A Navimag opera ferries de carga que levam passageiros na temporada (outubro a março) entre Puerto Montt e Puerto Natales, perto de Torres del Paine, numa viagem de 3 dias e meio.

E a cia. Australis, entre setembro e março, opera um excelente e confortabilíssimo cruzeiro entre Ushuaia e Punta Arenas, em viagens de 3 ou 4 dias (ida) ou 7 dias (ida e volta, por itinerários distintos).

Além delas, não dá pra não citar o Cruce de Lagos, que faz a travessia de três lagos entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile.

Argentina

De Buenos Aires:

De Bariloche:

Llao Llao, Bariloche

De Trelew/Península Valdés:

Península Valdez

De El Calafate:

El Calafate

De El Chaltén:

De Ushuaia:

Ushuaia
  • A Punta Arenas: 11h de ônibus (Bus Sur) ou 25 min de barco a Puerto Williams (Ushuaia Boating) + 1h15 de avião a Punta Arenas (Dap) ou 3 dias com o cruzeiro Australis
  • A El Calafate: 1h15 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 12h de ônibus a Río Gallegos (Taqsa/Marga) + 4h de ônibus a El Calafate (Taqsa/Marga)
  • Leia sobre Ushuaia

Chile

De Santiago:

  • A Puerto Montt/Puerto Varas: 1h45 de avião (Latam, Sky) ou 13h de ônibus (Pullman, TurBus, Condor)
  • A Punta Arenas: 4h30 de avião (Latam, Sky)
  • A Puerto Natales: 4h de avião direto (na temporada, entre dezembro e fevereiro, com Latam) ou 4h30 de avião a Punta Arenas (Latam, Sky) + 3h de ônibus a Puerto Natales (Buses Fernández, Bus Sur).
  • Leia sobre Santiago

De Puerto Montt/Puerto Varas:

Osorno visto de Puerto Varas

De Puerto Natales (Torres del Paine):

Torres del Paine

De Punta Arenas:

Punta Arenas

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    169 comentários

    Em set/13, fizemos o percurso por Bariloche (4 dias) – Puerto varas (3 dias) -Pucon (2 dias) – San Martin de Los Andes ( 2 dias) – Bariloche, 100 por cento de onibus. De fato, a maioria das passagens precisou ser comprada na rodoviaria dias antes da viagem, pois nao ha estrutura pela internet, mas as viagens foram super confortaveis e seguras. Alem disso, a travessia de fronteira entre ARG e CHI eh feita dentro dos parques ecologicos, entao a vista eh muito bonita. Sem contar que, de onibus, voce nao precisa se preocupar com neve, chuva, GPS e os demais leres. Com certeza, recomendo. Para o @VnV, eu incluiria Pucon no roteiro acima. Uma cidade com natureza linda, restaurantes encantadores e um vulcao de tirar o folego, na parte mais norte da Patagonia chilena.

      Olá, Débora! A gente privilegiou nesta lista a Patagônia austral. Colocamos Puerto Varas/Montt e Bariloche só por causa das conexões aéreas. Mas toda uma série de destinos dos lagos — Pucón, Chiloé, San Martín de los Andes, Villa La Angostura — ficou de fora, mesmo.

      Quem sabe o Comandante não faz um desses só com os destinos dos lagos? 🙂

    Olá Boia,
    Muito bom post, como sempre.
    Fizemos o cruce de los lagos há mais de 10 anos.
    Dormimos em Peulla e foi muito divertido pois estávamos em uma excursão
    O jantar foi maravilhoso e dormir naquele hotel de madeira no meio da floresta
    foi uma experiencia muito legal !!!

    Qual a companhia aérea (deve ser a LAN, mas…) que faz este vôo entre Punta Arenas e Puerto Williams (ou seria Cabo de Hornos?). E de lá pra Ushuaia há alguma embarcação?

      Olá, Pedro! O nome entre parênteses depois de qualquer deslocamento se refere à cia. que executa o trajeto. Depois da informção do vôo de Punta Arenas a Puerto Williams você encontra o nome Dap, com um link. É a cia. aérea. Depois da informação da travessia entre Puerto Williams e Ushuaia você encontra o nome Ushuaia Boating. Não temos link para essa cia.

    Fiz estes roteiros em duas viagens há bastante tempo. NA primeira , fui a Córdoba e Mendoza de aviào. Depois de Mendoza a Santiago de ônibus para passar pelos belíssimos caracoles nos Andes. Depois, de Santiago a Valdívia de ônibus e dali a Puerto Montt e Puerto Varas. Lá alugamos um carro e passeamos pelas imediações (ilha de Chiloe e Frutillar) e depois fizemos o Cruce de los Lagos, que é imperdível, até Bariloche, terminando o tour em B. Aires. Na segunda vez, fomos de B. Aires a Calafate de avião, onde fizemos todos os passeios convencionais (Perito Moreno é das coisas mais lindas que eu conheci), e dali a Chalten e Torres del Paine de ônibus. Dali a Punta Arenas por terra também, onde pegamos o cruzeiro até Ushuaia, de onde voltamos de aviào a B. Aires. Posso dizer que a Patagônia é lindíssima, não devendo nada ao belo Canadá.

      Estimada Lúbia:
      El Cruce de Los Lagos, junto con los Corredores R-95, R-96 y R-99 están consideradas como las mejores rutas escénicas de La Patagonia, y de hecho están bajo estudio para certificar como rutas escénicas. El Coredor R-99 en especial es la primera ruta argentina declarada Monumento Histórico Nacional. Las he recorrido todas, y son bellísimas, pero poca gente las conoce y no figuran en casi ningún mapa turístico.

    Fui para esta região em 2008…
    Fui de avião de Buenos Aires até Ushuaia, e voltei de El Calafate.

    O pesado na época foi de Ushuaia a Puerto Natales(base para o Torres del Paine).Fiz de ônibus este pedaço e ele levou umas 10 horas – das quais 2 ou 3 foram paradas esperando o vento diminuir no Estreito de Magalhães.Pior: justamente por causa do estreito, este trajeto tem que ser feito durante o dia.

    Na época eu não me importava muito (20 e pouco a gente faz qualquer coisa), mas é um pedaço bem pesado e vale procurar alguma passagem de avião…

    Agora: é uma região fantástica. Como eu não ia fazer muitas trilhas, ficamos 15 dias que foram inesquecíveis.

    Olá, vou a Bariloche em agosto e gostaria de saber se consigo fazer o Cruce de Lagos.
    Obrigada

      Olá, Thais! Não é bom fazer o Cruce no inverno, porque nesta época requer um pernoite caro em Peulla, um lugar bastante sem graça. Faça um passeio de barco do lado argentino, vá de ônibus para o lado chileno, faça o passeio de barco no lado chileno.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito