Ottawa dicas

Ottawa: diversão abaixo de zero na capital do Canadá

Centro do poder canadense, Ottawa tem um charme especial e suas atrações ao ar livre e eventos culturais fazem dela um ótimo destino de viagem.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

As principais atrações de Ottawa

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Assim como Montreal e Québec City, Ottawa é conhecida pelo conjunto arquitetônico que retoma estilos europeus e o Parlamento Canadense é um grande exemplo disso. Para conhecer mais sobre a história e a organização política do país, vale participar do tour guiado gratuito oferecido pelo Parlamento, que também inclui uma olhadinha na bela
biblioteca do Congresso.

A poucas quadras do Parlamento, fica o Rideau Canal, um dos primeiros lugares de Ottawa a entrar para a lista dos patrimônios da Unesco. Durante o longo inverno que toma conta da cidade, o canal se transforma na maior pista de patinação no gelo do mundo (7,8 km no total). É um programa divertido para todas as idades e você ainda pode alugar seus patins em um dos pontos de aluguel dentro do próprio canal. (17 dólares canadenses + depósito de 50 dólares canadenses).

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Outro endereço famoso em Ottawa é a região do ByWard Market, um dos mercados públicos mais antigos do Canadá. Lá você encontra diversos restaurantes, lojas interessantes, souvenirs e produtos regionais. No verão, esse espaço se transforma com mais barraquinhas nas ruas e acaba sediando vários eventos de gastronomia local.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá
Dicas e roteiros Ottawa Canadá

O Dows Lake Pavilion, outro patrimônio da UNESCO, também é ponto de encontro de viajantes e moradores que aproveitam os dias gelados para patinar. Nos meses mais quentes, essa grande área vira um parque de diversão para quem gosta de caiaque e SUP.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Um programa curioso e pouco conhecido em Ottawa é a visitação na casa do governador-geral do Canadá. O Rideau Hall está aberto ao público e oferece um rápido passeio pelas principais áreas da residência que recebe inúmeras festas e cerimônias importantes para a política canadense. No inverno, ele abriga sua própria pista de patinação no gelo e no verão toda a área verde pode servir como local para atividades físicas e piqueniques públicos.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Ottawa e seus grandes museus

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Assim como Washington, Ottawa surpreende no quesito qualidade dos museus. Do Museu de História Natural, passando pelos museus da Aviação e do Espaço, de Ciência e Tecnologia e até o da Guerra fria, as opções são diversas para quem curte esses temas, viaja com crianças ou procura fugir um pouco do frio.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Eu consegui visitar os quatro principais museus da cidade e gostei muito do que vi. Destaque para o Museu Canadense da Guerra, com seu ótimo acervo e curadoria — uma boa oportunidade para quem quer conhecer mais sobre a história da segunda guerra do ponto de vista dos canadenses.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Outro ponto interessante é o Museu da História Canadense que, como o próprio nome define, conta a trajetória do país desde povos antigos até os dias atuais. Anexo ao museu, fica o Museu Canadense das Crianças, um espaço lúdico que mostra aos pequenos as diferentes culturas do mundo. O mais legal é que, ao chegar, cada criança ganha seu próprio passaporte para carimbar os países que visitou durante a brincadeira no museu.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Para terminar o tour pelos museus, a Galeria Nacional do Canadá não poderia ficar de fora. Grandes nomes do mundo das artes canadenses e internacionais como Rembrandt, Van Gogh, Monet, Degás, Cézanne, Klimt, Picasso e Warhol podem ser encontrados lá, além de abrigar uma das Mamans — as aranhas gigantes de Louise Bourgeois.

Onde fazer compras em Ottawa?

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Na Rideau St. você encontra o shopping Rideau Centre, com direito a todas as marcas mais procuradas. Em frente dele está a grande loja canadense de departamento The Bay e a Chapters, uma livraria e papelaria cheia de títulos e artigos interessantes.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Procurando por endereços diferentes e bairros mais descolados, siga para Westboro, Hintonburg ou Wellington West que se parecem um pouco com o bairro Plateau em Montreal e também possuem ótimos restaurantes e cafés.

Festivais em Ottawa

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

A programação de eventos e festivais em Ottawa é animada e durante a primeira quinzena de fevereiro, a cidade é tomada pelo festival de inverno chamado Winterlude. Assim como o carnaval de Quebec, diversas atividades acontecem em diferentes pontos da cidade trazendo muita agitação abaixo de zero. Desde competições de esculturas no gelo, até apresentações musicais, atividades exclusivas para as crianças e brinquedos esculpidos na neve, o Winterlude é uma maneira divertida de aproveitar o inverno canadense.

Nas outras estações, diversos eventos sempre agitam a região, entre eles, o Canadian Tulip Festival, o TD Ottawa Internacional Jazz Festival, o Canada Day e ByWard Market Harvestfest and Oktoberfest. Veja a lista completa de festivais em Ottawa

Dicas e roteiros Ottawa Canadá
Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Ottawa no verão

Cercada pelo rio Ottawa e o pelo Rideau, a cidade possui uma enorme área verde, com vários espaços para piqueniques e praias urbanas. Os passeios de barco, caiaque e as trilhas de bicicleta são alguns dos programas favoritos de quem visita Ottawa nessa época do ano.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Onde comer em Ottawa?

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Um dos fatores mais positivos do Canadá, para mim, é a valorização da gastronomia. Produtos locais, fresquinhos e cozinha mais saudável, fazem dos momentos à mesa um belo programa em todo o país e Ottawa não poderia ser diferente.

Se você é da turma que gosta de um bom prato, anote algumas dicas: com uma proposta fusion de cozinha mexicana com chinesa, o Sidedoor (18b York St., tel. 613/562-9331) tem ótimos tacos e pratos à base de peixe. O chá da tarde no Fairmont Château (1 Rideau St., tel. 613/241-1414), com diferentes tipos de chás e uma releitura canadense dos canapés britânicos, é um programa diferente mesmo para quem não está hospedado no hotel. O Courtyard (21 George St., tel. 613/241-1516) oferece um menu com cortes típicos regionais. Por fim, o Metropolitan Brasserie (700 Sussex Dr., tel. 613/562-1160), com ares de restaurante parisiense, traz um menu bem saboroso, desde a tradicional sopa de cebola até o risoto de cogumelos.

Como se locomover em Ottawa?

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

É possível chegar à Ottawa saindo de trem tanto de Toronto quanto Montreal, portanto o carro alugado pode ser dispensado. Muitas atrações ficam a pouco tempo de caminhada de Downtown Ottawa e o sistema de ônibus + táxi suprem muito bem as necessidades.

Onde ficar em Ottawa?

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Embora a cidade não seja muito grande, se você prefere ficar bem localizado e a poucos minutos de caminhada das principais atrações, Downtown Ottawa é o endereço certo.

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Fiquei hospedada no clássico Fairmont Châteaut Laurier ao lado do Parlamento, serviço correto e quartos bem amplos seguem o padrão de qualidade da marca. O hotel foi inaugurado em 1912, logo após seu idealizador ter morrido no Titanic — e diz a lenda que ele ainda vive no próprio hotel :mrgreen:

Ottawa combina com?

Dicas e roteiros Ottawa Canadá

Ottawa combina muito bem com um roteiro tradicional pela costa leste do Canadá: Toronto – Ottawa – Montreal – Quebec City (ou no sentido inverso).

Natalie viajou a convite da Comissão de Turismo Canadense.

3 comentários

Estive em Ottawa no verão há uns 2 anos atrás e gostei bastante da cidade. O clima no verão é bastante agradável e o passeio guiado no Parlamento é imperdível. O Museu da Guerra e o Museu da História Canadense são muito interessantes. E no verão a região do ByWard Market é cheia de barracas com artesanatos e lembrancinhas locais e comidas, muito bom de se passear também.

Para se locomover utilizei um pouco de ônibus, mas dá para se fazer muito a pé. E para quem prefere se hospedar em albergues, recomendo o HI Ottawa Jail Hostel. O lugar era uma antiga prisão e hoje os quartos são as antigas celas. Quem quiser pode até ficar hospedado onde eram as solitárias, que hoje são celas individuais onde cabe basicamente a cama. Para quem não curtir a ideia, o local tem visitas guiadas.

Achei Ottawa muito legal, a Colina do Parlamento, os Museus, o Rio Ottawa, vale muito a visita.

Encontrei um lugar pitoresco por aí, um local especializado em café, chamado Coffe Revolution (número 115 da Rideau Street), para um dependente químico de cafeína como eu é a glória!

Pelo que me lembro havia mais de 50 moedores de café com grãos do mundo todo (me lembro de Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Havaí, Louisiana, Nigéria…), que preparavam o pó na hora, daí você escolhia se queria coado ou decantado e o bicho era trazido à sua mesa…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito