Grand Canyon

Grand Canyon: 10 perguntas de primeira viagem

Grand Canyon

1 | O que significam South Rim, North Rim e West Rim?

Esparramado ao longo de 446 quilômetros do rio Colorado, o Grand Canyon tem 3 pontos de visitação turística: a borda norte (North Rim), a borda sul (South Rim) e a borda oeste (mais conhecida por Grand Canyon West).

A experiência que se pode ter em cada ponto é completamente distinta.

O Grand Canyon West serve como um aperitivo. É bastante visitado por brasileiros por ser o ponto mais próximo de Las Vegas, mas fica fora do Parque Nacional Grand Canyon, em uma reserva indígena.

O South Rim está dentro do parque nacional e é o Grand Canyon para quem viajou para conhecer o Grand Canyon.

O North Rim também está dentro do parque nacional, mas tem o acesso mais difícil. Vale para uma segunda visita ao Grand Canyon.

Saiba mais e conheça as atrações da borda sul, da borda norte e do Grand Canyon West:

 

2 | Se eu não for até o South Rim, estou perdendo muita coisa?

O Grand Canyon dos cartões-postais está no South Rim. Da borda sul você contempla as paisagens mais conhecidas do cânion e descobre outras tantas, em quase duas dezenas de pontos de visão panorâmica ou mirantes (o Grand Canyon West tem 3 mirantes).

O South Rim tem mais estrutura para visitantes do que o North Rim e o Grand Canyon West.

Grand Canyon

3 | Quanto se caminha no Grand Canyon? Preciso fazer trekking?

Uma viagem ao Grand Canyon pode ser um passeio contemplativo ou um passeio de aventura. Você é quem manda.

Para um passeio tranqüilo pelo South Rim, combine caminhadas entre mirantes com trajetos de carro ou a bordo do ônibus do parque.

No North Rim não há serviço de ônibus; é preciso estar de carro alugado.

No Grand Canyon West não transitam carros; ônibus fazem a ligação entre um mirante e outro.

Quem quiser fazer trekking deve visitar a borda sul ou a borda norte. Existem trilhas de diferentes níveis de dificuldade e duração.

Grand Canyon

4 | É preciso fazer reservas ou contratar guias para fazer trilha no South Rim ou North Rim?

Não. Trilhas podem ser feitas por conta própria, sem necessidade de autorização ou reserva. Guias são opcionais, mas é recomendável estar acompanhado, por questões de segurança.

Você precisa de autorização do parque e reservas prévias apenas para acampar no cânion. Veja dicas no tópico abaixo.

5 | Como eu posso descer no cânion? Há trânsito de carros ou ônibus dentro do Grand Canyon?

Mulas no Grand Canyon

Não há estradas por dentro do Grand Canyon. Carros ou ônibus circulam apenas pela parte mais alta.

Para chegar à parte inferior do cânion as opções são: trilhas a pé ou de mula saindo da borda sul ou da borda norte (a partir de 2 dias, ida e volta), roteiros de rafting ou bote motorizado pelo rio Colorado (3 dias a 2 semanas) ou passeio de helicóptero (30 minutos, apenas saindo de Grand Canyon West).

Acampar no cânion requer autorização prévia. Consulte instruções no site do Grand Canyon e envie o seu pedido com 4 meses de antecedência. O alojamento Phantom Ranch oferece mais conforto e dispensa o pedido de autorização, mas deve ser reservado com 13 meses de antecedência.

O passeio com mula saindo do South Rim deve ser reservado com 13 meses de antecedência (instruções aqui).

Os passeios de helicóptero pelo South Rim não pousam no cânion.

Grand Canyon

6 | Que destinos eu posso combinar com o Grand Canyon? Preciso passar por Las Vegas?

Las Vegas não é um ponto de partida obrigatório. O Grand Canyon fica no Arizona, um estado de paisagens bem diversas e que rende ótimos roteiros internos. Quem tem o Grand Canyon como destino principal da viagem pode chegar ao South Rim voando por Flagstaff ou Phoenix, e seguir viagem ao sul para Sedona, terminando em Phoenix ou Scottsdale. Ou então rumando ao norte, para Page, Glen Canyon e Monument Valley, terminando de volta em Phoenix ou Flagstaff.

Quem tem Las Vegas como destino principal da viagem pode incluir um bate-volta ao Grand Canyon West e assim adicionar um pouco de horizonte a uma viagem essencialmente indoor.

Para combinar Las Vegas e o South Rim em um roteiro mais abrangente, comece a viagem em Vegas e termine em Flagstaff ou Phoenix.

O leitor Andre L. sugere ainda a trinca South Rim, North Rim e Zion National Park para um circuitão completo, saindo de Las Vegas.

7 | Dá pra ir e voltar de Las Vegas ao Grand Canyon no mesmo dia?

Sim, se você estiver pensando em visitar o Grand Canyon West. Não, se você estiver pensando em visitar as bordas sul ou norte (a não ser que você pegue o passeio de avião de Las Vegas ao South Rim)

O South Rim pede pelo menos 2 pernoites.

8 | Dá para ir ao Grand Canyon com bebês ou crianças?

Grand Canyon

Sim, o Grand Canyon é um destino ótimo para curtir em família. A melhor opção para quem viaja com crianças pequenas é conhecer o South Rim, fazendo o passeio de carro alugado, a seu ritmo, e tendo à disposição toda a estrutura do parque nacional.

9 | O Grand Canyon é um destino para o ano inteiro?

O Parque Nacional Grand Canyon e o Grand Canyon West funcionam todos os dias do ano.

No verão o calor é intenso, e julho e agosto são os meses mais cheios.

No inverno pode nevar bastante no South Rim. As paisagens ficam lindas, mas a visita pode sofrer limitações. Veja quais cuidados tomar:

O North Rim fecha entre outubro e maio.

10 | De quantos dias eu preciso para conhecer o Grand Canyon?

Recomendamos pelo menos 2 noites para o South Rim ou North Rim. Durante o inverno, no South Rim, idealmente 3 noites.

O Grand Canyon West cabe em um bate-volta.

Mariana viajou a convite do Arizona Office of Tourism.

Leia mais:

21 comentários

Sobre a dica n6: se quiser fazer o circuito completo( National Parks Loop) deve incluir Zion, Bryce, Page (Antelope Canyon, Horseshoe Bend) e Grand Canyon South, ou nesta mesma ordem ao contrário. Se estiver vindo de Vegas, pode tb terminar a viagem em Phoenix.

Ei Bóia, estou querendo ir de Las Vegas para o Grand Canion de South Rim e de lá pegar um voo para São Francisco! Qual o melhor aeroporto? Tentei achar voo pelo Flagstaff Pulliam Airport e não tem! Será que terei de voltar a Las Vegas????

    Olá, Fernanda! Todos os vôos a partir de Flagstaff requerem uma conexão em Phoenix.

Olá
existe a opção de ir de bus de Las Vegas a Tusayan? Vou sair de Las Vegas e ficar 3 dias nessa cidade para conhecwer o Gran Canyon e depois retorno a Las Vegas. Não acho na internet nenhuma informação sobre transporte de bus. Vcs podem me ajudar??
Obrigada!!!!!!

    Olá, Maria Carolina! Se houvesse essa opção, nós teriamos incluído no nosso material.

Oi – Pessoalmente eu prefiro o North Rim – mais vegetação, fauna e apenas 10% do número de visitantes que se vê no Sul. Sim, o caminho é longo, mas é válido. Outra questão importante quanto ao North Rim – o número de hotéis é bastante limitado. O único hotel no interior do parque deve ser reservado com um ano de antecedência! Fora do parque as ofertas são limitadas em quantidade e qualidade. Entre um Rim e outro passe por Page, Arizona, e faça o passeio no Canyon Antelope – imperdível! Adicione, como já mencionado acima, o Zion National Park e também o Bryce National Park, este último a quase 3 mil metros de altitude. Que fazer uma viagem completa? Compre a passagem chagando por Las Vegas e retornando ao Brasil por Phoenix. Alugue carro na Avis, do Brasil, e não pague taxa de one-way! Você conhecerá todos estes parques, mais Vegas! Aproveitem!

Muito puxado mesmo, mas um ótimo roteiro. Não deixe de visitar o Hoover Dam, pertinho de Las Vegas. Até conhecê-lo, nunca tinha ouvido falar, mas depois que o conheci, vejo mil e uma fotos e imagens de publicidade. A história sobre a construção e manutenção é bem interessante. Aproveite!

Estou de viagem marcada para o dia 9/maio para Las Vegas onde pretendo ficar 3 noites, e em seguida de carro para Grand Canyon (2 noites), Monument Valley (1 noite), Page – Antelope Canyon (1 noite), Bryce (1 noite), Zion (2 noites) e retorno para Las Vegas (2 noites). Puxado né? Alguma dica??

    Olá, Boya! Vamos compartilhar sua dúvida no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Esse roteiro é muito legal (e corrido também). Se for fazer as trilhas acho que o Grand Canyon e o Bryce merecem mais uma noite. No Bryce é bem legal fazer uma combinação de trilhas no anfiteatro (Queens Garden > Peekaboo Loop > Navajo voltando pelo Wall Street) e também andar pela borda (Rim Trail).

Passei uma semana Las Vegas em Dezembro e fizemos um bate-volta de van para o South Rim com uma empresa local. Foi bastante puxado, afinal são quase 1.000 km ida e volta, para ficarmos no parque apenas 4h, mas eu achei que valeu a pena: o local é espetacular.

Excelente post!
Informações mastigadinhas e precisas!

Já fui no South e West, mas ainda não existia esse post, então tive que ralar na internet pra achar as informações.

Agora minha pilha é conhecer o Norte. Pretendo ir em breve.

O Zion National Park, sugerido pelo André é alucinante. Já fui duas vezes e voltaria mais umas 20! Recomendo fortemente.

Abraços

Que post maravilhoso! Amei!
Iremos em setembro para Vegas e, de lá, faremos alguns parques nacionais do Oeste americano.
Sabe dizer se há camping para motorhome em South Rim?
Ab
Cinthia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito