Grand Canyon no inverno

Grand Canyon no inverno: é fria?

Névoa no Grand Canyon

Imagine estar frente a frente com um dos mais grandiosos monumentos naturais do mundo e não enxergar um palmo diante do nariz. Foi o que aconteceu na manhã da minha visita à borda sul do Grand Canyon, quando uma névoa espessa cobria toda a paisagem. O inverno, que vinha sendo bastante ameno na região, parecia ter despertado com tudo.

Mas, mais surpreendente do que encontrar o cânion todo escondido pelas nuvens…

Grand Canyon no inverno

Grand Canyon no inverno

… foi assistir, no início da tarde, ao clarear preguiçoso daquele dia.

O Parque Nacional do Grand Canyon funciona durante todo o inverno, e há vantagens e desvantagens em se programar a visita para esta estação. O turista brasileiro que só pode viajar nas férias escolares de verão encontra a região do Grand Canyon em baixa temporada no inverno, com hotéis em oferta e menos visitantes. Por outro lado, há o risco de a neve e o mau tempo complicarem os acessos e comprometerem a visão do cânion. Veja a seguir algumas dicas para não passar aperto na sua viagem:

Grand Canyon no inverno

Fique na região por pelo menos duas noites; idealmente, três. Dormir em um dos hotéis dentro do parque é o mais aconselhável para aproveitar todas as brechas de sol. Há 4 bem junto ao cânion: o El Tovar Hotel, o Bright Angel Lodge, o Thunderbird Lodge e o Kachina Lodge. Destes, apenas o Bright Angel Lodge (o mais econômico) e o El Tovar Hotel (o mais tradicional) têm restaurantes (que podem ser usados por outros hóspedes e visitantes também). Reserve a sua hospedagem com pelo menos 6 meses de antecedência.

Rim Trail

Planeje mais contemplação, menos aventura. A parte mais isolada do parque, a borda norte, permanece fechada de outubro a maio. As trilhas que partem da borda sul cânion adentro permanecem abertas no inverno, mas podem acumular gelo ou neve. Mais seguro é curtir o Grand Canyon de cima, aproveitando os mirantes e fazendo caminhadas pequenas entre uma parada e outra. A borda sul tem 21km de caminhos ao longo do cânion para passear a pé.

Grand Canyon no inverno

Vista roupas adequadas. Casaco impermeável, botas impermeáveis e antiderrapantes, luvas, gorro e cachecol são itens indispensáveis em um dia de neve no Grand Canyon. Sapatos apropriados, especialmente, para manter os pés secos e evitar escorregões nas camadas de gelo que se formam sobre as calçadas e trilhas. Se não tiver botas ou casacos impermeáveis no armário, não pague caro no Brasil por eles; é fácil encontrar bons quebra-galhos em hipermercados como o Walgreens ou Target.

Estrada no Parque Nacional do Grand Canyon

Dirija com cautela. Pode haver névoa na estrada, gelo na pista, e renas e veados não têm muitos pudores em atravessar na frente dos carros. Em condições extremas, trechos da estrada podem ser interditados. Caso prefira não dirigir, circule pelo parque usando as duas linhas gratuitas de ônibus à disposição dos visitantes.

Cuide de seus eletrônicos. Expor câmeras ou celulares a temperaturas negativas e neve pode causar danos sérios aos aparelhos. Mantenha seus eletrônicos protegidos sempre que possível. Baterias descarregam mais rapidamente no frio; leve extras.

Grand Canyon

Acompanhe os boletins no site do Grand Canyon. O National Park Service atualiza a página do Grand Canyon regularmente com notícias sobre o tempo e a condição das estradas.

Siga viagem ao sul do Arizona. Aproveite Sedona, Phoenix, Scottsdale e Tucson e veja a paisagem mudar de pinheiros para cactus ao percorrer as estradas. Quanto mais ao sul, mais agradáveis as temperaturas nessa época do ano (e mais escaldantes no verão).

Mariana viajou a convite do Arizona Office of Tourism.

Leia mais:


Grand Canyon no inverno

Passagens mais baratas para EUA no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro no Grand Canyon na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Grand Canyon com a Viator

21 comentários

Eu fiz exatamente desse jeito alguns anos atrás e foi o que funcionou: três noites. Se tivesse ficado duas não teria aproveitado pois no primeiro dia teve uma nevasca de arrebentar e tivemos que voltar para o hotel. O prêmio veio no dia seguinte quando vimos toda a parte de cima do canion coberta de neve, foi lindo.

Mariana, queria fazer um complemento: mesmo no inverno a vila de Tusayan continua sendo uma alternativa viável pois logo após a nevasca as estradas do parque e até a vila já começaram a ser limpas.

Recomendo muito viajar para o Grand Canyon no inverno. Ver os cânions cobertos de neve foi a melhor experiência que tivemos. Esse contraste é realmente impactante!!!

Fui no inverno ao Grand Canyon, há vinte anos atrás. Foi simplesmente maravilhoso. A mudança da paisagem – inverno no alto e deserto quando descemos – é indescritível. Recomendo demais este passeio no inverno!

Nós fomos no início de fevereiro 2015 (3 e 4 de fevereiro ) e fizemos a trilha de descida até o rio colorado, dormindo lá embaixo no bright angel campground. Tivemos sorte Pq não tinha nevado nos dias anteriores e o tempo estava perfeito nos dias q fizemos nossas caminhadas (max de 12 graus e mínima de -6 pela manhã no campground). Foi Td PERFEITO! Trilhas vazias, acampamento com poucos pessoas, clima perfeito para a caminhada exaustiva. Mas confesso q fiquei um pouco apreensiva com o frio nos dias q antecedaram nossa viagem. Bem, baseada na minha experiência, super recomendo grand Canyon no inverno, mas acho prudente realizar um bom planejamento e estar preparado p enfrentar clima Mto frio.

Eu fui no inverno, bate e volta de Las Vegas, 5h pra ir e 5h pra voltar! Foi perrengue, mas o Grand Canyon vale a pena, com neve, com vento, com tudo!! Eu chorei quando dei de cara com toda aquela grandeza e perenidade… Ainda quero voltar pra ficar mais tempo e ver um pôr do sol…

Visitei o West Rim do Grand Canyon exatamente no Carnaval, quando ainda era inverno.
Concordo com a dica de 2/3 dias por lá. No primeiro dia o tempo estava mais ou menos; no segundo, péssimo, tanto que tive que reagendar o voo de helicoptero; e no terceiro dia um céu de brigadeiro, dando um belo contraste entre as rochas, a neve e o azul do céu.
A principal vantagem que notei foi de que é bem mais vazio do que dizem ser nas demais estações. E o custo de hospedagem é menor, também.
Acho que vale o risco.

Ola Boia !
Desculpe a minha ignorância, mas a Skywalk fica na borda norte ?
Valeu !

    Olá, Maria Inês! Fica na “borda oeste”, fora dos limites do parque nacional. É uma área administrada por uma comunidade indígena.

Visitei o West Rim do Grand Canyon no inverno, em dezembro, mas saindo de Las Vegas. Estava um frio de doer os ossos, mas a paisagem sem gelo ou neve e o céu lindo. Uma experiência única ver aquela imensidão.

Post bem bacana. Gostaria muito de ir ao Grand Canyon, mas não iria no meio inverno (mesmo gostando bastante de inverno). Talvez no iniciozinho de Abril em diante…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito