Rothenburg ob der Tauber

Alemanha: Rota Romântica nas dicas de 22 leitores

rothenburg

A Rota Romântica é um dos roteiros mais procurados na Alemanha. São cerca de 400 km entre Würzburg e Füssen ou, se você preferir, entre o rio Main e os Alpes germânicos. Uma das características mais bacanas dessa viagem é poder passar por cidadezinhas medievais, conhecer histórias e cenários diferentes na Alemanha e, principalmente, saborear a farta cozinha da Baviera.

Existem várias maneiras de você aproveitar a Rota Romântica: percorrendo o roteiro completo, visitando apenas algumas cidades-chave, ou combinando com outras regiões na Alemanha ou destinos vizinhos. Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl e Augsburg, além de Würzburg e Füssen, são as principais cidades ao longo da rota.

A rota pode ser feita em qualquer uma das quatro estações. Para encontrar festas e festivais, no entanto, vá entre junho e setembro (os meses mais quentes), ou do finzinho de novembro à antevéspera do Natal (para pegar os mercados natalinos).

Como se locomover pela Rota Romântica?

Apesar de muitos se referirem a esta rota como “a Estrada Romântica”, não existe uma única estrada que corte todos os vilarejos. Você vai precisar de GPS 🙂

O ideal é fazer o trajeto de carro, escolhendo uma ou duas bases.

Para quem não quer dirigir, existem outras opções. Dá para viajar de trem, usando o Bayern Ticket que é super em conta — mas tenha em mente que os trens são lentos e os trajetos costumam envolver uma ou duas baldeações (algumas vezes, em combinação com ônibus locais).

Existe também um ônibus turístico, o Romantic Road Coach, que opera de abril a setembro no esquema “hop-on/hop off”: toda manhã partem dois ônibus: um de Frankfurt em direção a Munique e outro de Munique em direção a Frankfurt, passando por várias cidades onde você pode descer ou subir. Como a passagem vale por 6 meses, você pode quebrar a rota em vários dias.

Quem não dispõe de tempo pode fazer um tour de um dia a partir de Munique — um tanto puxado, mas eficiente.

Uma última maneira de viajar pela região é pedalando, afinal, a Alemanha tem uma das melhores infraestruturas na Europa para quem viajar de bike.

Reunimos 22 dicas e sugestões dos nossos leitores para você aproveitar o melhor da Rota Romântica — roteiros, restaurantes, hotéis e as paradas mais charmosas:

Itinerários

Dica da Ana: “Percorremos a rota em quatro dias. As cidades-base foram Würzburg, Rothenburg, Augsburg e Füssen. Viajamos de carro, pois esse é melhor forma de percorrer aquelas estradas belíssimas. A cidade que mais gostamos foi Würzburg. O biergarten/restaurante Alter Kranen tem um joelho de porco esplêndido”.

Dica da Liliane: “Iniciamos por Würzburg, onde passamos uma noite. Fizemos a primeira etapa da rota no dia seguinte, dormimos em Nördlingen. Depois, percorremos o segundo trecho até Füssen, onde ficamos mais duas noites”.

Dica do José: “Saímos de Munique em direção ao Königsee e fizemos a Deutsche Alpenstrasse até Garmisch. Depois pegamos a Rota Romântica a partir de Füssen em direção ao norte. Uma parada intermediária em Nördlingen e dormimos em Rothenburg ob der Tauber. Ficamos em um pequeno hotel acolhedor chamado hotel-garni Hornburg. De Rothenburg nos desviamos para Bamberg para tomar umas cervejas em suas muitas cervejarias da região”.

Dica do Diógenes: “Fiz a rota com minha família e gastamos seis noites no percurso. A primeira em Würzburg, as duas seguintes em Rothenburg, outra em Augsburg e as duas últimas em Füssen. Foi tudo muito tranquilo. Aluguei um carro  em Frankfurt e devolvi em Munique”

Dica do Christiano: Fizemos a rota em quatro noites, pernoitando cada dia em uma cidade diferente, sempre no sentido da Würzburg rumo aos Alpes. Ficamos uma noite em Würzburg. Seguimos a rota passando por Bad Mergentheim e Weikersheim, rumo a Rothenburg ob der Tauber, a mais linda cidade da Rota Romântica. É uma cidade de conto de fadas, toda murada, com casario colonial ricamente preservado. Dormimos uma noite lá. Foi o ponto alto da rota. Depois visitamos outros belos destinos como Dinkelsbühl, Nördlingen e Donauwörth, onde cruzamos o Danúbio e chegamos a Augsburg. No último dia, passamos por Landsberg am Lech até chegarmos em Füssen e o castelo Hohenschwangau, o grand finale, já perto da fronteira com a Áustria. Uma linda e minúscula cidade aos pés dos Alpes com um lago e o castelo de Neuschwanstein.

Dica do Daniel: “Eu fui de carro com minha namorada. Fizemos em nove dias: 3 pra Munique e 6 para a Rota Romântica. As bases foram Würzburg, Rothenburg e Füssen”.

Dica do Heitor: “Em Würzburg, tome uma taça do vinho branco Silvaner na ponte Alte Mainbruecke e compre uma garrafa no famoso “saco de bode”, em algum “Hospital”. Vá a Kappelle, pois a vista é deslumbrante. Lá perto tem a cervejaria Würzburger hofbräu, muito boa. A igreja dentro do palácio Residenz de Aschaffenburg é muito interessante. Assista ao espetáculo de som e luz. Caminhe pelos jardins até as outras partes do passeio. Os arredores do Residenz também são muito legais e se tiver um tempo, almoce na cervejaria Faust.

Dica do Johnny: “Lugares imperdíveis: Rothenburg, Würzburg, Landsberg am Lech e Füssen. Todavia, acho que a maior atração da rota é a própria paisagem que vai se moldando conforme se percorre os 400 km. Após Füssen, é possível seguir viagem até Garmisch-Partenkirchen e além de visitar o Zugspitze (o topo da Alemanha). Recomendo visitar a Garganta de Partnach, onde rios cruzam rochas, um local maravilhoso”.

Hospedagem

rothenburg rota romantica alemanha

Dia da Ana: “Em Würzburg, recomendo o hotel Alter Kranen. Aconselho também a ficar nos hotéis familiares mais pitorescos com estilo local. São baratos, limpos, confortáveis e você se sente no clima”.

Dia da Liliane: “Gostei dos hotéis/pousadas familiares. Procurei sempre ficar em alguma GastHof.”

Dica da Renata: “Rothenburg ob der Tauber é imperdível! Tentem achar hotéis dentro do antigo feudo, mas fiquem atentos aos horários, pois alguns hotéis fecham e somente hóspedes que já tenham a chave do quarto conseguem entrar”.

Dica do Maurício: “Pernoitamos apenas em Rothenburg ob der Tauber. Imperdível! Ficamos uma noite nessa cidade cercada por uma muralha medieval. As hospedagens geralmente são familiares e muito boas”.

Dica do Christiano: “Em Rothenburg ob der Tauber, pernoitamos no tradicional Hotel Eisenhut que foi citado no livro da Patricia Schultz ‘1.000 lugares no mundo para conhecer antes de morrer’. Em Füssen, ficamos no Hotel Müller. Em Augsburg, pernoitamos no Ibis”.

Dica da Adri: “Em Schwangau, paramos no Landgasthof Zur Post. É uma hospedagem econômica de excelente qualidade, os quartos são ótimos e os de frente pra estrada têm vista para o castelo. O restaurante serve comida típica alemã muito saborosa. Quando formos, o hotel ainda oferecia um descontinho na entrada do castelo. Nada que determine uma escolha, mas achei atencioso. Em Rothenburg, ficamos no Kreuzerhof Hotel Garni. É uma casa antiga que fizeram de pousada, cada quarto tem suas características próprias. O serviço é básico, sem surpresas, mas tudo limpo, gostoso, atencioso, como uma hospedagem econômica deve ser”.

Dica do Ronaldo: “Passamos um dia em Rothenburg, a cidade obrigatória na Rota Romântica. Ficamos no Hotel Spitzweg, comandado por um casal de velhinhos num sobrado construído em 1536. Recomendo. Em Füssen, ficamos dois dias no excelente Luitpoldpark Hotel e de lá visitamos o castelo de Neuschwanstein e Garmisch-Partenkirchen”.

Dica do Daniel: “Em Füssen, ficamos hospedados no Hotel Sonne. O hotel é bem legal e tem um café da manhã delicioso”.

Dica do Heitor: “Em Füssen, ficamos no Gasthaus Guggemos, o hotel é um pouco afastado da cidade, mas em frente de um lago belíssimo. Não deixe de conhecer também a cidade de Füssen. No castelo Neuschwanstein suba de ônibus ou charrete, depois volte caminhando. Lá em cima, não deixe de ir até a ponte, é a vista mais bonita do castelo. Em Rothenburg, ficamos no Hotel Eisenhut. É muito bem localizado, do lado da maior loja de artigos natalinos e o hotel em si já carrega muita história”.

Dica do Johnny: “Fizemos a rota em 4 dias, com pernoites em Augsburg, Rothenburg e Füssen. Em Rothenburg, indico a pousada Fuchsmühle que fica fora dos muros da cidade, em frente ao riacho e bem próximo à pate murada. É um local tranquilo, ambiente acolhedor e com ótimo custo benefício. Em Füssen ficamos no Hotel Fantasia, a pousada é muito bem localizada, era uma das hospedagens mais econômicas na cidade. Para um pernoite, talvez eu trocaria Augsburg por outra cidade, caso viajasse durante a primavera ou o verão. Optei por Augsburg por ter ido no final do outono e, neste período, nas cidades menores o comércio fecha cedo. Nos hospedamos no Ibis que segue o padrão da rede: boa localização e boa hospedagem”.

Viajando de carro

Dica do Maurício: “O trecho até Munique é pequeno e as estradas são ótimas. Aconselho a utilização de GPS, alugue já com o carro” [ou use o Waze ou Google Maps, N. da R.].

Dica do Heitor: “Se puder, vá de carro. Entrar pelas estradas vicinais não tem preço, porém, tente conseguir um guia da estrada romântica, pois é fácil sair da rota. Vi muita gente também de bicicleta, inclusive velhinhos”.

Dica do Johnny: “Acho super legal realizar a rota de carro, justamente pela disponibilidade de parar onde bem quiser, sair da rota e conhecer outras cidades maravilhosas. A estrada cênica vai se moldando à medida em que se aproxima os Alpes. Em alguns trechos, creio que muitos podem se perder pela ausência de sinalização, por isso, é recomendável treinar o GPS para ir percorrendo trecho a trecho, cidade a cidade”.

Bayern Ticket

Dica da Maria: “Comprei o Bayern Ticket e foi uma grande economia. Na estação de trem em Munique, a sala para comprar esse passe fica a direita de quem entra, no meio da estação, com portas de vidro e o nome Bayern Ticket estampado na parte superior da porta de entrada. Eu fui direto ao balcão de compras e paguei com cartão de crédito”.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Rota Romântica no Kayak

Encontre seu hotel em Rothenburg no Booking

Encontre seu hotel em Munique no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Alemanha na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Rota Romântica com a Viator

118 comentários

Estou pensando em fazer a Rota Romântica em família, com crianças de pouco idade. Alguém já fez e tem experiência para compartilhar? Alguma dica especial?

    Olá, Roberto! Dê uma olhadinha nos comentários anteriores para ver as dicas compartilhadas pelos leitores.

Olá Ricardo, olá Bóia!
Estarei na Antuerpia a trabalho por 3 dias em maio e penso em tentar emendar umas férias antes ou depois e conhecer alguns lugares na Europa. A grande pegadinha é que preciso entrar e sair da Europa pelo mesmo país (regras da empresa), e estarei com um bebê, então quanto mais direto o trem ou vôo, melhor.
Uma visita combinando Bruxelas, Alemanha (adoraria Berlim, mas pelo que vi é muito longe) e Lucerna, retornando para Bruxelas depois, ficaria muito fora de mão em sua opinião?

Bom dia! Adorei a postagem muito útil. Vou em Serembro de 24 com minha esposa. Chego por Frankfurt e volto por Zurick. Por isso vou no sentido norte-sul e continuar a partir de Fusen em direção à Suíça onde pretendo conhecer algumas cidades também nessa pegada romântica. Tem algum roteiro para ajudar na Suíça?
Vcs ajudam na elaboração de roteiros personalizados?
O período da viagem e de 22/09 a 02/10/24.
Desde já agradeço

Viajei pela Rota Romântica em setembro/23. As dicas deste site ajudaram muito, mas há alguns pontos importantes a considerar, pois vi que muitos viajantes programam fazer a rota em 4 dias, reservando um dia e meio para cada cidade. Reservamos 6 dias para visitarmos a Rota, planejandi passar 2 noites em Würzburg, 2 em Eothenburg e 2 em Füssen. 1. Não faça um roteiro engessado. Tomamos um vôo da Latam para Frankfurt. No dia, o vôo de conexão para Guarulhos foi cancelado e só conseguimos embarcar 24 horas depois. Resultado, perdemos o primeiro dia em Würzburg e só conseguimos fazer o city tour e visitar o Residenz. À tarde, fomos buscar o carro reservado e partimos para Rothenburg. 2. Alugamos um Tesla Polestar elétrico. É um carro potente e confortável, mas em muitos trechos da Rota Romântica a velocidade é limitada a 30, 50, 70 km/hora, principalmente quando passa por cidades e povoados. Resultado, uma distância de 150 km leva uma tarde inteira para ser percorrida, a não ser que vc opte pelas autobahn. E abastecer o carro elétrico demanda muito mais tempo, principalmente se o posto de recarga tiver baixa capacidade. Há aplicativos, como o Virta, que indicam os postos mais próximos e qual a potência. Procure estar sempre com o carro com carga suficiente para o percurso que vai fazer. 3. Planeje bem os percursos para não chegar tarde ao destino. Nem pense em parar para visitar todas as cidades do caminho se vc estabeleceu apenas duas ou três bases. A partir de 20 horas já não se vê movimento nas ruas, as pessoas dormem cedo e você pode encontrar seu hotel fechado e os restaurantes fechados ou apenas com serviço de bar. Quando se consegue que preparem uma pizza, está ótimo. 4. Na alta temporada, comprem os ingressos com bastante antecedência, as reservas para o Neuschwanstein estavam encerradas 15 dias antes, por causa da Oktoberfest. 5. Se for viajar de trem, esteja preparado para atrasos rotineiros e desvios de rota da Deutsche Bahn, por conta de obras nas ferrovias. 6. As cidades da Rota são mesmo lindas. Würzburg é mais desenvolvida, com muitos pontos interessantes para visitar. Ficamos em um apartamento de estudantes muito bom, nos fundos do Residenz. Rothenburg é mais medieval, é pequena, cercada por muralhas, tem excelentes restaurantes e cafés, museus e vistas incríveis. Ficamos na Gästehaus Zur Silbernen Kanne, uma pousada muito limpa e confortável. Füssen não é tão interessante, à exceção dos castelos. Ficamos em um dos vários hotéis do centrinho. É uma cidade cara. Gostaríamos de ter conhecido Landsberg Am Lech, onde jantamos a caminho de Füssen. Talvez fosse até uma opção melhor para hospedagem. 6. Para visitar o Neuschwanstein e o Hohenschwangau há linhas de ônibus que saem do centro de Füssen. Para o Neuschwanstein há charretes (em torno de 15 euros, ida e volta), mas pode-se ir a pé, ainda que a subida seja um pouco íngreme. 7. Como em quase toda a Europa, tudo está muito caro na região. Nos restarantes, os pratos a la carte ficam entre 15 e 30 euros, nem sempre há opções por menos que isso. Um refrigerante ou um chope, em torno de 5 euros.

Olá amigos!
Estou querendo ir em Maio para a rota romântica, estarei saindo de Amsterdam. Pensei em ir de trem até o início norte do trajeto, uns 4 dias consigo ver tudo? Podem me dar dicas de onde me hospedar sem luxo? Vamos alugar carro para entregar no final da rota, co o podemos seguir? Obrigada!!!

    Olá, Juliana! Ainda não temos um conteúdo próprio desta rota, mas o que a gente costuma recomendar é dormir em Würzburg para visitar a Residenz, daí pegar o carro, ficar duas noites em Rothenburg e uma em Augsburg ou Füssen.

    Juliana, eu programei 6 dias, hoje eu faria em 8, porque perde-se muito tempo na estrada, como falei, em muitos trechos vc anda a 30km/h.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito