Cancún

Cancún: sargaços tomam toda a costa (alerta do Achados)

Cancún

Amigos que foram a Playa del CArmen agora em março se queixaram comigo da erosão (a praia estava estreita) e da presença de muito sargaço, que tornava turva uma faixa do mar. Mas como estavam de carro, acabaram pegando praia em Tulum e Xpu-Ha, onde não havia o problema.

A coisa, no entanto, parece mais grave do que eu entendi. Ontem, no Achados, a Dri Setti publicou fotos de amigas que estão em pontos diferentes da Riviera, e todas mostram sargaços em profusão.

(A foto que ilustra o meu post foi surrupiada do Daily Mail inglês; a matéria é de anteontem.)

Googlando “cancun seagrass 2015” e “caribbean seagrass 2015” dá para ver que o problema está piorando e que outros destinos caribenhos também estão sofrendo com o aumento de sargaços. Um pouco de sargaço sempre foi normal em muitas praias caribenhas; os resorts têm equipes que limpam a praia cedo de manhã e também durante o dia, se for necessário. Mas quando fica necessário passar o trator, a coisa muda de figura.

Relatos em fóruns do Tripadvisor, porém, dão conta de que a montanha de sargaço em Cancún não é constante; há semanas piores e melhores. Mas se você está indo para lá, é bom contar com essa possibilidade e montar um plano B — de piscina, cenote e passeios a ruínas maias.

Você esteve recentemente em Cancún? Como estavam os sargaços, na comparação com esta foto? Todo dia era a mesma situação ou variava?

E você que esteve em Punta Cana: o volume de sargaço está nesse nível ou é administrável?

Seu depoimento vai ser muito útil para outros leitores, obrigado!

Leia mais:

89 comentários

Praias de cancun ..tulum.. praia del carmem ..nao ha possibilidade de praia …sao algas e algas ocupando areias e mar …um horror ..melhor nao ir

Passei 8 dias em cancun e oa sargacos estão tomando conta das praia e quase já não existe orla é muito triste o azul turquesa dos mares pouco se vê percebe-se que a situação está incontrolável

Dia 27/03/2019 Estive em Talum, playa del carmem e kamukal, está tudo infestado de algas, tem que lutar pra achar um espaço de areia branca, os sargassos destruíram esse paraíso. Perdi a vontade de nadar e tirar selfies, realmente está muito sujo de algas marinhas 😢

Estou em Punta Cana neste momento, dia 12/09/2018, na praia de Bávaro. Recomendo fortemente que NAO VENHAM PARA CA! O sargaço tomou conta da praia, é impossível entrar na agua. Ela está marrom e com um odor horrivel! O resort nao oferece nenhum tipo de alternativa, do tipo: transporte ate um local em que nao ha algas. A viagem se resume a um confinamento de piscina e restaurantes (com pratos insossos). Os passeios estao super caros devido ao preco absurdo do dolar. Cobram 100 dolares por uma massagem! Estamos tentando adiantar a volta pq vir do Brasil para o Caribe(tao idealizado nas fotos) só pra entrar em piscina nao faz o menor sentido! O que causa mais indignação é que nenhum site que vende os pacotes, informa vc sobre isso. Eles continuam colocando fotos de um mar que nao existe mais! NAO GASTEM SEU $ A TOA! FUJAM DESSA ARMADILHA!

Aruba e Curaçao também estao com sargaço? Estou indo dia 09 de setembro!

    Olá, Rodrigo! Não sabemos. Google “seaweed Aruba 2018” e “seaweed Curacao 2018”, ou “sargassum Aruba 2018” e “sargassum Curaçao 2018”.

Alguém tem ideia se este fenômeno é temporário? Pq pelos comentários acima, em 2015 tinha bastante alga e depois os comentários voltaram somente em 2018.

    Olá, Carina! O verão (deles) este ano está terrível. Infelizmente é um fenômeno imprevisível.

Miami Beach estava na semana passada cheia de sargaços, que cheiro ruim! Cancún está uma verdadeira calamidade, evitem ir! Punta Cana também está complicada…

Acabamos de retornar de Cancun (julho/2018). Praticamente toda a zona hoteleira estava com muito sargaço (alguns pontos mais e outros menos), sendo impossível entrar na água. Isla Mujeres estava perfeito, mar azul.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito