Onde ficar em Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

post51-sup2016

Terra dos Goitis

Terra dos Goitis

De modo geral, Pipa tem um padrão bastante charmoso de hospedagem. Na área central da cidade há pouco espaço para hotelões, e maioria das pousadas foi se sofisticando com o tempo. A oferta de quartos está dimensionada para a alta temporada; fora de férias e de feriados, é razoavelmente fácil encontrar bons preços (quase todas as pousadas estão em sites de reserva online; no Booking você compara preços e disponibilidade em tempo real e sempre aparecem boas ofertas).

O problema de escolher pousada ou hotel em Pipa é parecido com o de escolher onde ficar em Búzios (praia com a qual é freqüentemente comparada). Muitas pousadas deixam você longe da praia, ou obrigam a subidas íngremes ao voltar do footing ou da noitada no centrinho. Depender de carro para sair à noite é um problemão, com poucas vagas para estacionar e um engarrafamento permanente, mesmo com a recente reorganização do tráfego (Pipa agora tem um anel viário para desafogar a estrada à beira-mar, e no Centro o fluxo tem uma mão só, vindo pela avenida Baía dos Golfinhos e voltando pelos fundos da vila).

Selecionei 8 pousadas e hotéis na área central que dispensam o carro tanto para ir à praia quanto para aproveitar a noite, mais três pendurados nas falésias entre Tibau e Pipa. E de lambuja, complemento com mais duas sugestões nos arredores: uma em Tibau do Sul e mais uma na Praia do Sagi, perto da divisa com a Paraíba, que permite um bem-bolado interessante para dividir a estada e explorar de carro as praias do extremo sul potiguar.

Os hotéis e pousadas estão organizados por localização e, dentro do tópico, listados em ordem alfabética.

    Av. Baía dos Golfinhos e Praia do Centro

HOTEL MARLIN'S

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Marlin

Escondidinho no final de uma das ruelas que saem da rua principal em direção à praia, o Marlin's é um pequeno hotel que poderia estar em Positano, Capri ou em Búzios (no Morro do Humaitá). A construção vai descendo pela encosta e aproveita todos os espaços com apartamentos compactos mas bastante confortáveis. As áreas sociais do térreo conseguem ser elegantes e aconchegantes ao mesmo tempo, e convidam à leitura; à tarde é servido um super chá. A piscina fica quase pé na areia; acredito que seja a piscina mais próxima do mar em toda Pipa. A equipe é superafinada; o hotel vale o que cobra. Em outubro de 2016, tinha nota 9,1 no Booking.

PIPA ATLÂNTICO
Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Pipa Atlântico

Quando abriu, o Pipa Atlântico se chamava Pipa Resort. Apesar do "resort" do nome ser claramente um exagero, foi o primeiro hotel central de Pipa conveniente para viagens em família: boa parte do terreno é tomada pela grande piscina, que por sua vez está a passos dos apartamentos (se você se hospeda num apartamento térreo, sai direto para a piscina). A ala mais nova tem bangalôs duplex de 3 quartos. Tem salão de jogos e aula de hidroginástica na piscina. Fica em plena rua principal, quase na muvuca. Para ir à praia, basta atravessar a rua e usar a escada que permite descer da falésia baixa. Em outubro de 2016, tinha nota 7,1 no Booking.

POUSADA BARBARA

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Pousada Barbara
A pequena Pousada Barbara tem localização nota 20: do ladinho da igreja São Sebastião, a passos do melhor trecho da praia do Centro (onde está o lounge Pipa Beach Club. Do canto da praia sai o atalho pela areia até a Praia do Amor (que só pode ser usado na maré baixa). A estrutura é bastante simples, que remete à Pipa dos anos 90. Mas é tudo charmosinho. Tem uma pequena piscina e gostoso ambiente praiano. O centrinho da vila está a uma ladeira de distância (mas na volta, a gravidade ajuda). Em outubro de 2016, tinha nota 8,6 no Booking.

TOCA DA CORUJA

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Toca da Coruja

Uma das primeiras pousadas de luxo do litoral brasileiro, a Toca da Coruja continua no topo da sua categoria. A propriedade é praticamente um parque, com jardins mega bem-cuidados e circundada por vegetação nativa. O único reparo que eu já fiz à pousada (o de conservar os primeiros quartos, que eram muito pequenos) agora não pode ser mais feito: todos os quartos agora são bangalôs (de 60 ou de 130m²). As duas piscinas são lindas, e o serviço é espetacular (dê uma olhada nas resenhas). Fica na av. Baía dos Golfinhos, mas totalmente protegida da muvuca. Não há descida para a praia nas proximidades -- mas a pousada faz traslado gratuito até seu charmoso (e exclusivo) bar na praia das Minas, ao sul da vila. Peça para seus padrinhos de presente de lua de mel. Em outubro de 2016, tinha nota 9,6 no Booking.

    Praia do Amor

HOTEL DA PIPA

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Hotel da Pipa

O Hotel da Pipa a localização mais vertiginosa da área central de Pipa: na beira da falésia da Praia do Amor. É um hotel mais transadinho do que propriamente bom; os quartos são bastante pequenos e o serviço é apenas OK. Então por que diabos está nesta lista? Porque ficar num dos apartamentos com vista frontal do mar é uma experiência espetacular. Já fiquei três vezes e sempre me extasio. Na última estada, gostei da decoração da área da piscina; os jardins da frente estavam bem cuidados. Quem não fica na fileira de apartamentos com vista frontal talvez não curta tanto; de todo modo, vai aproveitar a área de espreguiçadeiras na ponta da falésia e a escada exclusiva que leva à Praia do Amor. Em outubro de 2016, tinha nota 7,6 no Booking.

HOTEL SOMBRA & ÁGUA FRESCA

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados -  Sombra e Água Fresca

Uma das primeiras pousadas confortáveis de Pipa, a Sombra & Água Fresca evoluiu e tornou-se um complexo com três unidades nos altos da Praia do Amor: a ala chamada hotel (onde a pousada começou, e que tem vista para o mar), a ala chamada resort (do outro lado da ruazinha, sem vista para o mar) e o spa (também sem vista para o mar). O hotel principal tem duas piscinas, uma para o sol da manhã, outra para o sol da tarde. A tematização balinesa me incomoda um pouco. O acesso à Praia do Amor é pela escada esculpida na falésia, usada por todos os que vão à praia. Em outubro de 2016, o Booking registrava nota 9,6 para o hotel, 9,6 para o resort e 9,4 para o spa.

POUSADA DOS GIRASSÓIS

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Pousada dos Girassóis

Se eu descrevesse a localização da Pousada dos Girassóis como "nem no centro, nem na praia" você poderia achar que se trata de um problema, mas na verdade esse é um dos trunfos da pousada. Na esquina da rua que leva à muvuca do centrinho com a rua que leva à Praia do Amor, o hóspede fica muito bem situado para aproveitar o melhor de Pipa. O terreno é grande e ajardinado, e a falta de vista para o mar é compensada com uma piscina de tamanho generoso. Construída como condomínio de segunda residência de portugueses, tem apartamentos bastante confortáveis, com cozinha americana. Em outubro de 2016, tinha nota 9,2 no Booking.

TERRA DOS GOITIS

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Terra dos Goitis
Passei uma noite na Terra dos Goitis e estou apaixonado até agora. O conceito é adorável: são casinhas (charmosíssimas) independentes, com cozinha completa. Toda manhã uma bandeja com os ingredientes do café da manhã é deixada na cozinha por uma portinhola (mas o café em si é o hóspede que prepara). A vegetação é outro plus: os donos (espanhóis) da pousada tornaram o lugar um jardim tropical (com direito a miquinhos). A piscina é tão gostosa que você vai pensar duas vezes antes de andar até a escadaria da falésia que desce para a Praia do Amor. A propósito, a localização é o único inconveniente da pousada: como fica no finzinho da rua do alto da Praia do Amor, você vai acabar levando uns 15 minutos a pé até o centrinho, à noite. Em outubro de 2016, tinha nota 9,6 no Booking.

    Na falésia entre Tibau e Pipa

MADEIRO BEACH HOTEL

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Madeiro Beach Hotel

Funcionando desde meados de 2016, o Madeiro Beach Hotel é a nova encarnação, muitissíssimo melhorada, do Village Natureza, que passou dois anos desativado. A localização é excepcional: no canto da praia do Madeiro mais próximo de Pipa, onde o mar é mais amigável. Os bangalôs foram totalmente repaginados e o terreno ganhou bem-cuidados jardins. A barraca de praia do hotel é a melhor da praia. Um táxi para o centrinho da Pipa sai R$ 15 de dia e R$ 20 à noite. Em outubro de 2016, tinha nota 9,5 no Booking.

HOTEL PONTA DO MADEIRO

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Hotel Ponta do Madeiro

O saudoso Eduardo Bagnoli, criador do hotel Manary de Natal, foi quem me deu a primeira recomendação de peso ao hotel Ponta do Madeiro. É para cá que ele escapulia para descansar. Se a sua ênfase for o relax, é uma opção ideal: o hotel fica no canto sossegado da Praia do Madeiro, a melhor de Pipa, e tem seu próprio bar de praia. O outro canto da praia (com mar mais calmo) está a 20 minutos de caminhada, um exercício gostosíssimo na maré baixa (na maré ala a areia vai estar fofa; evite). Os apartamentos sao aconchegantes e a piscina tem vista para o mar. A noite de Pipa está a pouco mais de 5 minutos de carro (na temporada, porém, você vai preferir ir e voltar de táxi). Em outubro de 2016, tinha nota 9,4 no Booking.

PIPA PRIVILÈGE

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Pipa Privilège

O Pipa Privilège fica mais perto de Tibau do que de Pipa, e sua praia, a das Cacimbinhas, não é calminha como a Praia do Madeiro. Mas se o que você procura é estilo, não tem como não considerar esse hotel. Toda a área à beira da falésia funciona como um lounge de praia, que poderia estar em Punta del Este mas tem uns toques brazucas que fazem a diferença. Os apartamentos são grandes e por isso são chamados lofts. Há uma escada para a praia, mas no seu lugar eu pegaria o carro e iria à Praia do Madeiro, a menos de 5 minutos. Em dezembro de 2016, deve inaugurar uma ala (o Privilège Resort) do outro lado da estradinha. O centro de Pipa está a 10 minutos de carro. Em outubro de 2016, tinha nota 9,2 no Booking.

    Tibau do Sul

PIPA LAGOA

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Pipa Lagoa

No acesso a Tibau do Sul, logo depois do anel viário que leva a Pipa pelo interior, o Pipa Lagoa (antigo Girassóis Lagoa) é sob medida para famílias: os quartos são amplos e acomodam crianças, e a piscina é enorme e com vários nichos; há um kids club com brinquedos e a supervisão de um recreador. Dos quartos e da piscina se tem vista para a Lagoa Guaraíras (mas não há acesso direto, porque o hotel está do lado de cá da estrada). Tudo ainda está bastante novinho e bem-cuidado. O centrinho de Tibau está a 5 minutos de carro; Pipa, a 15 minutos, pelo anel viário, sem precisar passar pelo centro de Tibau. Em breve o hotel deve passar a se chamar Pipa Lagoa Resort. Em outubro de 2016, tinha nota 8,3 no Booking.

    Praia do Sagi

POUSADA SAGI ITI

Pipa: 10 hotéis e pousadas bem localizados - Sagi Iti
Localizada pé na areia na última praia potiguar antes da Paraíba, a Sagi Iti é uma pousada de autor -- na verdade, de autores: um casal paulista que se apaixonou pelo lugar e se mudou para lá. São apenas cinco apartamentos, com gostosa decoração praiana, móveis e equipamentos de primeira. A equipe é sorridente e afiada. O luxo aqui não é ostensivo; está nos pequenos detalhes, na qualidade do lençol, na atenção da equipe, no mar à porta. Você se sente hospedado numa casa de praia de amigos de muitíssimo bom gosto, com funcionários que você gostaria de roubar para a sua casa de praia, caso você quisesse o trabalhão de ter uma. Só o que me incomoda por aqui é o uso da praia como passagem de bugues e jipes, o que vai contra a minha religião. As resenhas excepcionais da pousada, porém, não indicam isso como um problema. Em outubro de 2016, tinha nota 9,6 no Booking.

Leia mais:


post51-rod2016-06

23 comentários

Hugo
HugoPermalinkResponder

Acabei de lembrar da matéria que o Riq escrever sobre os Superbangalôs. Foi por causa dela que me hospedei na Toca da Coruja e na Pousada do Toque durante a lua de mel em 2006.

Ficar naqueles bangalôs é uma experiência que nunca esquecerei.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Estive em Pipa em 2013 e me hospedei no Pipa's Bay. O custo-benefício é excelente. No último andar tem uma piscina com uma vista maravilhosa da praia.

Rafael Romeiro

Riq, da última vez fiquei na dúvida entre gastar mais na Toca da Coruja ou economizar um pouco e arriscar a Terra dos Goitis... Acabei ficando na Terra dos Goitis e também me apaixonei, quem dera se toda pousadinha charmosa conseguisse aquele padrão de serviço e bom gosto!

Anna Laura Wolff

Amo a Toca da Coruja!

Daniel Juliano Doederlein Soares

Em julho de 2015 fomos pela terceira vez a Pipa. Mais uma vez, ficamos no Hotel Ponta do Madeiro. O Hotel é excelente, atendimento irretocável, preços bons. A vista de lá é maravilhosa. A Praia do Madeiro, quase que exclusiva para os hóspedes. À noite, com a van do hotel dá pra ir ao "centrinho", comer algo diferente e olhar umas lojas. Enfi,rm, voltaremos outras vezes, e continuaremos no hotel.

Lívia
LíviaPermalinkResponder

Saudades infinitas de pipa!

Laís Trazzi
Laís TrazziPermalinkResponder

Já estive em Pipa só para me divertir e também só para descansar…Meu cantinho favorito fica nos chalés do resort Sombra e Água Fresca. http://viagemblog.com/america-do-sul/rio-grande-do-norte/rio-grande-do-norte-natal-pipa-e-regiao/

MARCIA
MARCIAPermalinkResponder

Tenho uma super dica de pousada em Praia da Pipa. Pousada Catavento. Ficamos em Dezembro de 2013 e adoramos. Atendimento espetacular diretamente feito pelos donos, super café da manhã, localização boa e quartos limpos, cheirosos e sempre arrumados. Além disso, o preço foi ótimo. Amei Pipa. Dê uma olhada no Tripadvisor.

Virginiamiranda63@gmail.com

Esqueceram da Pousada Céu e Mar. ..delícia! Pé na areia, pequena e confortável!

Amaro - Recife

No começo deste ano estive no restaurante do Marlin's. É muito bom e aberto ao público (tem uma vista maravilhosa).
O Pipa Atlântico tem de fato uma ótima localização com a vantagem de os quartos ficarem distantes da muvuca da rua garantindo um bom silêncio (principalmente os duplex depois da área da piscina).

shandra rossi
shandra rossiPermalinkResponder

Passei minha Lua de Mel em Pipa, em Novembro so ano passado, e com toda certeza indicaria a Pousada Oka da Mata. Caso não conheçam, vale muito a pena conhecer. Fica longe da muvuca, em frente ao parque ecologico, mas possue transfer gratuito aos hospedes para as praias e para centro, durante todo o dia. Quartos grandes e confortáveis, com uma vista maravilhosa do mar (caso opte pelo quarto frente mar). Ótimo atendimento, comida excelente, e ambiente tranquilo. Indico!

Paulo
PauloPermalinkResponder

Fiquei na pousada "Spa da Alma"....nota 10....é um paraíso...

Cleudo Câmara

Boa noite, Ricardo!

Pensei em dividir estada entre Natal e Pipa. Pergunto: Natal tem hotéis tão bons quanto parecem estes da Pipa?

Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ceudo! Em Natal predominam hotéis grandes.

Veja nossas recomendações:
http://www.viajenaviagem.com/destino/natal

Cleudo Câmara

Obrigado, Bóia!

Nossa! Buscando pelo Booking pelo link das suas recomendações, Natal parece ter um mundo infinito de hotéis. Achei interessante em um dos posts a proximidade de Pipa com João Pessoa. Fica a pegunta: vamos com criança de 9 anos. Pipa vai ser mais para minha esposa e eu, então você acredita, em sua opinião pessoal, que João Pessoa ou Natal tem mais passeios para a criançada?

Mais uma vez obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleudo! Natal tem dromedário, esquibunda, aquário em Genipabu e o parque aquático Ma Noa em Maracajaú.

Luciana Galdino

Já me hospedei no Sagi e Pipa.

No Sagi fiquei na Pousada Sabambugi que é excelente.
Toda construída em bambu e super privativa.

E em Pipa já fiquei na Girassol, mas preferi a Bicho Preguiça e a Pousada das tartarugas. Achei mais aconchegantes.
Achei mai

Maira Marchio
Maira MarchioPermalinkResponder

Fiquei hospedada no hotel marlin no carnaval deste ano e achei a escolhe perfeita. O hotel é ótimo, super aconchegante, e a localização muito boa. Dá para ir a pé até a praia dos golfinhos e do amor e aproveitar todos os restaurantes a noite.

Ana Paula Franzoti

Já fiquei hospedada no Marlin's e super recomendo! Delicia de hotel!!!

Marilia
MariliaPermalinkResponder

Pousada Céu e Mar, pé na areia e do lado do centrinho. RECOMENDO MUITO.

Michelle Faria de Souza

Olá!!!
Você acha que essa região do Timbau do Sul é uma boa para ir com criança de 1 ano e meio?
Se sim, em que praia vc acha que é mais recomendável ficar hospedado. Pelo que li, o acesso às praias é por meio de escadas, por causa das falésias, será que é muito complicado com criança? Carrinho já sei que não chega, né?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelle! A lagoa Guaraíras em Tibau e a Praia do Centro em Pipa estão 'no plano', não requerem descida por escada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar