Boeing 747 Jumbo

Air France aposenta seus últimos Boeing 747 com vôos panorâmicos nesta quinta

Boeing 747 Jumbo

Dia 15 de janeiro de 2016 é a data em que a Air France aposenta o Jumbo, o mais querido dos aviõezões, encerrando uma história começada em 1970.

Com o dobro da capacidade de qualquer outro avião da sua época, o Boeing 747 levou a aviação de massa a um novo patamar. Seu impacto foi ainda maior do que a chegada, há poucos anos, do A 380, o novo gigantão dos ares. Os dois, porém, têm algo em comum: mesmo carregando mais passageiros, tornaram-se objetos de desejo — certamente por causa do luxo das suas classes superiores.

O grande charme do Jumbo está justamente no seu cocoruto, onde a primeira classe costuma estar instalada. Um detalhe anatômico que fazia parzinho com o narigão do Concorde, lançado em 1976.

Em 2015, apenas dois 747 foram encomendados à Boeing. O encolhimento do seu mercado mostra que o fim do Jumbo está próximo.

A Air France está aposentando os seus em grande estilo. Nesta quinta-feira, em Paris, decolarão dois vôos panorâmicos, que em três horas sobrevoarão paisagens emblemáticas francesas, como o Montblanc e o Mont-St.-Michel, indo da costa mediterrânea à costa atlântica. Na volta, os passageiros — que esgotaram todos os assentos há muitos meses — vão conhecer os hangares de manutenção da Air France no aeroporto Charles-de-Gaulle.

Para comemorar a despedida, a cia. fez um vídeo bem bacaninha sobre a trajetória de seus Jumbos de 1970 a 2015.

E você? Tem alguma lembrança especial de algum vôo de Jumbo? Conta pra gente!

18 comentários

A primeira vez que fui à Europa foi em grande estilo, na classe executiva do Jumbo da British no trecho sp-londres. Amei. Depois voei nos b-747 da Lufthansa algumas vezes. Junto com os airbus a340 e a380, é meu modelo de aeronave favorito. Gosto de aviões grandes, não entendo da parte técnica, mas me sinto mais segura e fico com a sensação de que as turbulências são mais light quando voo nesses modelos grandalhões.

Fiz o meu primeiro voo internacional a bordo de um Jumbo das Aerolineas Argentinas. Quanta diferença dos aviões que fazem a rota Riox Buenos Aires hoje, O avião era enorme, as aeromoças eleganterrimas, e no voo da manha, era servido um cafe maravilhoso , que tinha ate omelete. As pessoas se vestiam de maneira mais elegante e tudo tinha mais glamour. Não acho que a popularização das viagens aereas devessem estar ligada à uma queda brusca do nivel de tudo, e uma pena….

Poxa, essa notícia me trouxe muitas lembranças…Minha primeira vez na europa foi num vôo Recife-Paris da Air France, justamente num Jumbo 747 no ano de 1992. Depois disso nunca mais tinha viajado em um, até o ano passado em maio que fui de São Paulo para Londres a bordo de um 747 da British. Pra mim a sensação é a mesma da Fernanda R, um vôo super suave, seguro e agradável !!!

Nunca vou esquecer minha primeira e única viagem que fiz num gigante desses! Era 1981. Recebi uma ligação de um grande amigo, já falecido, que eu iria para os USA. Pensei como? Era um sonho, mas não estava preparado para isso. Bem, em uma semana arrumei todo o necessário. Fui até ao aeroporto de Congonhas e daí tomei um voo para o Galeão. Esperei a hora do embarque e, enquanto me dirigia até à aeronave, minha ansiedade era tanta para saber em qual avião iria tomar. De repente, me vi entrando naquele gigante, o maravilhoso Boeing 747. So que a surpresa não parava aí. Ao entrar no avião, a comissária me indicou que subisse uma escada. Fiquei fascinado, era o andar superior da aeronave, um luxo! O trajeto todo foi Rio, Miami, México City, Washington, New York, Rio. Tudo em primeira classe à birdo

Há algum tempo a Air France mantinha dois voos diários do Rio para Paris, um a bordo de A-330 (que algum tempo depois ficaria famoso como AF447, depois mudou de número) e outro a bordo de B-747 (acho que AF445). Paguei mais caro para ir e voltar de B-747, só pelo prazer de estar a bordo de um. Não foi muito mais caro, e valeu cada centavo.

Voei diversas vezes nos Jumbos à época que a Varig utilizava-os na rota Guarulhos-Manaus (década de 90). Ela utilizava para fazer o transporte de passageiros e carga (tubos de imagem de televisão). A Varig vendia apenas passagens na classe econômica nestes vôos, mas eram utilizados todos os assentos, inclusive aqueles da primeira classe que ficavam no cocoruto.
Eu comprava com antecedência e marcava os assentos nas filas 1 a 4, assim viajava no cocoruto usando aqueles assentões. Ótima lembrança.

Já tive o privilégio de voar em um destes gigantes dos ares, faz mais de 30 anos, mais a sensação ainda está em minha memória, foi um vôo internacional, estava em classe economica, mas era um Jumbo 747.

Voei com o 747, ida e volta, São Paulo-Londres. Foi o voo mais agradável que já tive. A sensação era a mesma de andar num sedã de luxo em um asfalto perfeito!

Na verdade, ainda há mais de 700 Boeings 747 em operação no mundo, e não 40!
Só a British Aiways tem mais de 40 voando, a Lufthansa e a KAL mais de 30, entre outros, muitos como cargueiros. Sem dúvida ele ficou um pouco obsoleto, e quase não é mais fabricado. Mas com a queda do preço do petróleo, o pouco econômico Jumbo ganhou mais anos de sobrevivência.

    Ops, foi maus! Eram apenas 40 ~na British Airways~ (googlei para saber o número de remanescentes em operação mas não percebi que a resposta era relativa a apenas uma cia.). Já tirei do texto, obrigado!

    Um prazer, também não sabia que ainda havia tantos 747s em operação. Sou fã desse avião desde os 8 anos, quando voei do Rio a Miami em um Jumbo da Aerolineas Argentinas. Depois repeti com a finada Panam, KLM, Alitalia, Iberia, e em maio passado, com a Air France. Aguardo ansiosamente o mês que vem, pois finalmente vou conhecer o segundo andar do 747, voando de Qantas para a Austrália.
    Há cada vez menos Jumbos, mas em compensação há cada vez mais Airbus 380, literalmente um tremendo avião!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito