Litoral Norte paulista: qual é a sua praia (e sua pousada!) favorita?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Prumirim

Prumirim, Ubatuba

Os 175 km da Rio-Santos que separam a prainha da Juréia de São Sebastião da vila de pescadores de Picinguaba escondem (e em alguns pontos, revelam!) um dos trechos mais caprichosamente recortados do litoral brasileiro.

São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba são o endereço de uma miríade de praias de todos os tamanhos, formatos e modos de usar.

Qual é a sua favorita em São Sebastião


Barra do Una

Barra do Una

Seria Barra do Una, com seu rio navegável que acabou se tornando uma marina?

Juqueí

Juqueí

Ou Juqueí, por causa da estrutura de bons hotéis, restaurantes e lojas (e pela menor dificuldade de estacionar perto da praia)?

Barra do Saí

Barra do Saí

Talvez você faça parte do fã-clube da Barra do Saí, com suas casas perfeitamente escondidas da praia e suas piscininhas represadas nas pedras?

Se bem que você tem cara de quem prefere uma praia estritamente residencial, como a Baleia? (Ou Paúba, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Guaecá, Santiago?)

Camburi

Camburi

Não seria de espantar se você peferisse a alta gastronomia da dupla Camburi-Camburizinho...

Maresias

Maresias

...ou o combo surf de dia/azaração by night de Maresias.

Qual o seu lado preferido em Ilhabela?

Praia do Pinto

Praia do Pinto

Você está entre os habituês do norte da ilha, que curtem o footing na Vila e reencontram os amigos em prainhas como a Praia do Pinto?

Feiticeira, Ilhabela

Praia da Feiticeira

Ou você desembarca da balsa e já vira à direta para para o sul da ilha, com suas praias (um pouco) mais extensas e a vegetação mais presente?

Qual é a sua praia em Ubatuba?

Quem quiser ir todo dia a uma praia diferente em Ubatuba, levará pelo menos 2 meses e 10 dias para terminar o circuito. (Alguns dias a mais se incluir também a vizinha Caraguatatuba, onde fica a sofisticada Tabatinga.)

Praia do Puruba, Ubatuba

Praia do Puruba

As praias de Ubatuba se multiplicam porque não estão voltadas apenas para o leste: aqui, ali e ali de novo surgem penínsulas que levam a praias longe da estrada principal, como as belíssimas Fortaleza, Vermelha do Sul (Arquitetos), Bonete, do Cedro.

Itamambuca

Itamambuca

As minhas preferidas, porém, estão no norte: acho Itamambuca uma versão benigna de Maresias, gosto do tipo de ocupação do Félix e de Prumirim, me encanto com a natureza intocada do Puruba e entendo o fascínio dos gringos por Picinguaba -- ao final de uma enseada de onde se avista a intocada Praia da Fazenda e a Serra do Mar recoberta de verde (sem falar que Paraty está a meia horinha de lá).

Picinguaba

Picinguaba

Conta pra gente!

Qual é o seu cantinho preferido no litoral norte paulista? E onde você gosta mais de se hospedar? Compartilhe com a gente -- sua dica vai ser aproveitada numa supercompilação sobre as praias de São Sebastião a Ubatuba.

Obrigado!

29 comentários

Thiago Fenolio

Uma das praias que mais gosto do litoral norte, esta localizada em Ubatuba. E a Ilha das Couves, é uma ilha deserta e o acesso pode ser feito pela Praia de Picinguaba, onde os barqueiros fazer o transfer (ida x volta). A ilha não tem nenhuma estrutura, portanto, leve alimento, bebida e etc. É um excelente lugar para praticar snorkeling.

Lu
LuPermalinkResponder

Adorei o post, Riq!
Jamais imaginaria q SP tem tantas (e belas) praias assim!

Já fui a Ubatuba, mas ñ vi nenhuma praia como essa das fotos (provavelmente, n tinha o canal certo!).

E tb a Camburi, Baleias e redondezas e gostamos. Mas, agora, c/essa qtidade td, vou programar uma viagem só prá conhecer algumas. Qual seria a melhor época, evitando mundo de gente, pegando calorzinho suave, e águas c/essa cor bonita das fotos?

Qdo fomos a Camburi, ficamos na pousada Canto do Camburi, super gostosa, e bem localizada. A proprietária Ana Chagas é uma delícia de pessoa.
Lembro q comemos num restaurante super charmoso (e caro), no alto do morro, acho q no caminho p/Baleias. E tb num outro em Camburizinho, tb mto bom e caro, num jardim, c/uma decoração rústico-chique. Isso foi em abril/2013 e n lembro + do nome dos restaurantes, nem sei se essa pousadas continua existindo.

Michele - planejandoaviagem

Adoro a tranquilidade de Toque Toque Grande e o hotel Toque Toque Boutiqur hotel. Em Ilhabela adoro fugir para o Jabaquara, mesmo com a cidade lotada por lá sempre é mais tranquilo.

Michele - planejandoaviagem

Gosto bastante também da Baleia e da RIviera de São Lourenco. Diferente das maioria das praia da região elas não sao de "tombo" e tornam o banho mais agradável.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Adoro Ilhabela. Nas vezes que fui para lá fiquei na Pousada do Capitão. Apesar de não ser pé na areia está no meio do caminho para tudo, tem um café da manhã fabuloso, quartos bons e uma piscina bem agradável.

Em Ubatuba já fiquei no Hotel das Toninhas e adorei. Essa sim é pé na areia, com uma piscina incrível e um ambiente muito bom. Com um rápido trajeto de carro você chega no centro. É verdade que é mais cara, mas vale o investimento.

Ricardo Pacheco

Um dos meus locais preferidos no Litoral Norte é a Ilha Anchieta, em Ubatuba. Praias muito bonitas, com águas bem limpas. Não deixe de incluir em sua lista.
Em Ubatuba gosto também da Praia do Lázaro e da Lagoinha. E recomendo a Pousada Margerie em Ubatuba com bom preço e muito agradável.
Abraço!

Geise
GeisePermalinkResponder

Minha preferida em Ubatuba é a Praia da Almada, umas das últimas praias do norte, sentido Paraty. O acesso é através de uma estradinha bem sinuosa, saindo pela Rio-Santos, mas o visual eh lindo! Recomendo chegar cedo, pois há apenas dois estacionamentos e lotam. Depois só arriscando parar na estrada, o q eh perigoso ( por ser estreita).
Há quiosques com excelente estrutura (ducha, banheiro, pgto em cartão), mas o melhor mesmo da Almada eh o visual ! Mar e montanha e só!
Mar calmo , ideal para caiaques, stand up e para crianças!
Fica ha aproximadamente 30 km do Centro de Ubatuba! Vale a pena, pois o visual da Rio-Santos faz passar rapidinho!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu gosto bastante de Ilhabela pelas praias que tem para todos os gosto agitada como a praia do Curral , sossego como a praia de Jabaquara e de beleza e natureza como Bonette e Castelhanos além disso a ótima infraestrutura da cidade como restaurante e vários tipos de pousadas e hoteis. Eu indico a pousada do Alemão e do Catamarã que ficam na praia do Curral as duas pousadas são ótimas.

Murilo Pagani
Murilo PaganiPermalinkResponder

Ubatubaaaa!!!!

Não me canso desse lugar e toda vez que anuncio que vou pra lá novamente é a mesma ladainha dos amigos e parentes: Ubatuba de novo? Eu só pego chuva lá...

E por incrível que pareça sempre que vou os dias estão com o sol estralando. hahaha

Mas vamos as dicas... Normalmente fico hospedado em um hostel no centro (Ecotrip Hostel). Como não tenho carro e vou de ônibus isso facilita bastante na hora de pegar o transporte público. Esse hostel está apenas a duas quadras do terminal que saem os ônibus para as praias do norte e sul.

Curto muitooo todas as praias citadas acima! A do Félix e Itamambuca são algumas das minhas favoritas.

Outras que não posso deixar de fora são as Vermelha do Norte e Almada.

O meu canto favorito? Ilha das Couves!!! Um paraíso ainda desconhecido pela maioria das pessoas que vão até Ubatuba!

Valeu
Murilo

Pollyanna
PollyannaPermalinkResponder

Praia da Fortaleza e infelizmente a Pousada A Casa do Sol e da Lua não atende mais para hóspedes, só locação da casa. Foi uma delícia ficar lá. Em Itamambuca tem a Pousada Todas as Luas que tem um astral surf bem legal e um restaurante muito gostoso.

Marcus Barrocas

Sou fã de Ilhabela, embora as praias de mar aberto sejam mais "praias", gosto da tranquilidade das prais do Pinto e Viana, principalmente para quem tem criança.
Abaixo o meu link para ilhabela:
[url=http://marcusbarrocas.com.br:1234/ilhabela.htm] Ilhabela[/url]

Taís
TaísPermalinkResponder

Adoramos a praia Domingas Dias, em Ubatuba. Viajamos com crianças, e foi muito bom a praia de águas calmas.

Clélia Silva
Clélia SilvaPermalinkResponder

Tive o prazer de conhecer algumas praias de São Sebastião semana passada. Fiquei encantada com a natureza ao redor. Amei toque toque pequeno e Santiago. Fiquei em Maresias. Tudo muuuito bom.

Guilherme Lopes

Em Ilhabela gosto da praia do Jabaquara é mais tranquila e tem alguma estrutura (só cuidado com os borrachudos) e Castelhanos que é lindíssima (ainda não conheço Bonete), mas de difícil acesso e por isso tem que contratar o passeio com agência.
Na Ilha, já me hospedei no MAISON JOLY seguindo uma dica aqui do blog. A Suite 7 tem a hidromassagem e o banheiro com a vista mais bela de toda Ilhabela. O hotel é bacana, com equipe atenciosa, mas está um pouco decadente e precisando de reparos. Peça o pão com ovo no café da manhã (até hoje tento descobrir como eles fazem aquilo!).
Já me hospedei também na pousada LACOSTA, ótima relação custo/benefício, e no DPNY, que pra mim é o melhor hotel de praia do Brasil e vale tudo sim o que cobra.

Em São Sebastião acho Maresias a praia com a combinação areia branca/cor do mar mais bela do litoral norte, mas o entorno é uma bagunça só. Cambury e Camburizinho também são lindíssimos, lá, estou louco para me hospedar no Nau Royal. Gostei muito da Barra do Sahy na primeira vez que fui, na segunda vez achei a praia muito lotada e já não gostei tanto. Juquehy é uma praia feia (assim como a praia da Baleia), areia batida, pouco escura, mas os restaurantes no entorno compensam.
Entre São Sebastião e Caraguatatuba a praia das Cigarras é uma boa pedida para quem está com crianças. Mar calmo, muitas árvores no entorno para sombrear e alguma estrutura.

Em Ubatuba, Picinguaba é como uma pintura óleo sobre tela: O entorno com a encosta verde e o colorido dos barcos dos pescadores no mar, é uma lindeza!
Lá, me hospedei há algum tempo no SANTA MARTHA DAS PEDRAS (indicação aqui do blog), é uma pousada pequena e com charme, os donos são simpáticos. Só não me esqueço do susto que tomamos quando descobrimos, só lá, qual o acesso para a pousada: precisa passar por uns 100 metros, com o carro, pela areia da praia e depois subir uma rampa estreita e inclinadíssima. Quase desistimos!
A Praia da Fazenda, ao lado, é do tipo que me agrada bastante: Extensa e quase deserta.

De Picinguaba, fiz um passeio para a Ilha das Couves que contratei na própria Pousada. Era um fim de semana e eu não tive a sorte que outros aqui tiveram de pegar a ilha vazia: Estava uma farofada só! Por isso, curti pouco a praia (minúscula, mas muito bonita, mar transparente) almocei na ilha mesmo e fui embora.

marta k
marta kPermalinkResponder

Olá pessoal, seria bom colocar mais sugestões de pousadas, já que é uma região bem provida e isso ajuda às pessoas escolherem aonde ficar e evitarem frias.... Obrigada

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Minha preferida atualmente é Juqueí, pela proximidade com São Paulo, por boa para crianças e com muitas pousadas bacanas que as aceitam. Gosto muito da "Montão do Trigo", assim como o bem localizado "Beach Hotel Juquehy".
Adoro Ubatuba, mas é complicado encontrar na região pousada bacana que aceite crianças. Acabamos sempre optando pelo "Recanto das Toninhas", apesar de preferir ir à Domingas Dias, à Paúba, ao Félix, etc.
Quem tem criança fica sem muita opção de pousada bacana/bom custo/praia legal, se não gosta de alugar casa/apto, como é o meu caso.

Wilson Costa
Wilson CostaPermalinkResponder

Eu e minha esposa estávamos explorando as praias no entorno de Fortaleza e sentados numa delas, com todo aquele vento e areia e aquele serviço de praia que deixa a desejar, concluímos mais uma vez: "temos as melhores praias no litoral norte de São Paulo". E pra nós isso significa mais que tudo, ir a Ubatuba, de onde somos frequentadores assíduos e conhecemos todas as praias mencionadas.
Adoramos chegar ao Bonete caminhando pela trilha que sai do canto da lagoinha. O visual da caminhada de 40 minutos e o banho de mar ao chegar é impagável.
Fortaleza, para passar um dia, usar snorkel no cantinho onde, com sorte. pode-se ver até tartarugas.
Ainda para o sul vale um passeio até Sununga para conhecer a gruta que chora, no canto norte do Lázaro. E um dia ou meio dia na maravilhosa Domingas Dias, no canto sul do Lázaro é imperdível.
Ao Norte, curtimos Prumirim, Ubatumirim, Picinguaba e Almada. Cada uma com sua peculiaridade e todas com natureza exuberante.
Essas sãos apenas algumas das cerca de 80 praias que há para serem desfrutadas em Ubatuba. Que nordeste que nada! E olha que já morei lá e sou natural de Santa Catarina, onde, dizem os turistas, tem as praias mais lindas do Brasil. Há controvérsias. Fico com Ubatuba.

Carol
CarolPermalinkResponder

Juquehy: Pousada Alcatrazes ( De frente para o mar, instalações lindas!!!) Maresias: Pousada Tambayba ( tem serviço de praia, fica há uma quadra do mar, refeições excelentes)

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Camburi!

Pousada Armação de Camburi, muito confortável, perto da praia e com serviço de praia tb.

Fora que o check out é até às 16h, o que facilita a vida no fim de semana sem ter que pedindo late check out.

Lu Levy-ajando

Juquehy - Chez Louise et Louis. Pousada maravilhosa, que serve o café da manhã sem horário fixo, ou seja, a hora que você acordar. Tem um lanche da tarde maravilhoso. Faz muito tempo que não vou (não aceita crianças), então não sei se continua igual. Mas é linda. Pé na areia, com piscina na beira da praia.

Fernanda R
Fernanda RPermalinkResponder

Juquei. Tenho lembranças felizes da infância, de acampamentos na beira da praia, com meus avós e primos, de kombi, sem nenhuma estrutura ... Isso há mais de 30 anos! Oito anos atrás voltei a frequentar a praia, minha preferida na região, tanto pela praia, como pelas boas pousadas e restaurantes. E sempre fico com o coração feliz de voltar naquela praia tão conhecida. Mas dessa vez, sem barracas e com bastante conforto !

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Retornei semana passada do trecho Guarujá - Ilha Grande, de carro, meu marido e eu. A ideia inicial era percorrer a Rio- Santos. Foi em Ubatuba nossa praia preferida, a Domingas Dias, e a Pousada Ana Doce é super aconchegante e nos recebeu com muito carinho. Adorei conhecer o Litoral norte paulista e não vejo a hora de retornar!

Danielle
DaniellePermalinkResponder

São muitas praias maravilhosas, mas as preferidas são Camburi - realmente a gastronomia ganha pontos aqui e recentemente estivemos na Pousada Villa Camboa - muito confortável, instalações aconchegantes e com saída direto para a praia; Praia Domingas Dias em Ubatuba - muito gostosa de mar extremamente calmo e perfeita para crianças, com acesso através de um condomínio ao lado da Praia do Lázaro; e a Praia do Cedro em Ubatuba, acessada através de uma pequena trilha, o que a torna mais sossegada, e tem uma paisagem incrível, vale muito a pena.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Ah, uma das minhas preferidas é Itamumbuca! Gosto muito de Ubatuba, do jeito despretensioso da cidade. Só evito visitá-la em feriados! hahaha

Jose Brites
Jose BritesPermalinkResponder

praia do felix

Carla Boechat
Carla BoechatPermalinkResponder

Ainda não conheço todas, mas sou apaixonada por Ilhabela! Tem um estilinho meio de interior, com muita gente andando de bicicleta pelas ruas, , muita natureza, praias lindas!
Indico demais fazer o passeio de jeep até a praia de Castelhanos (eu fiz com a Maremar Turismo e eles buscam e levam ao hotel). Lá também fiz meu batismo de mergulho. E tem vaaaarias trilhas com cachoeiras incríveis. Gosto da simplicidade q Ilhabela oferece.
Tenho alguns posts de Ilhabela no blog:

Castelhanos, em Ilhabela: como ir, onde comer, o que curtir
http://fuigosteicontei.com.br/praia-de-castelhanos-em-ilhabela-como-ir-onde-comer-o-que-curtir/

Trilha prq Praia do Bonete, em Ilhabela - tem cachoeira no caminho!
http://fuigosteicontei.com.br/trilha-pra-praia-do-bonete-em-ilhabela-sp-tem-cachoeira-no-caminho/

Contos de Ilhabela - como eu me encantei pelo litoral paulista
http://fuigosteicontei.com.br/contos-de-ilhabela-como-eu-me-encantei-pelo-litoral-paulista/

Onde ficar em Ilhabela : no charmoserrimo Hotel Boutique Kalango
http://fuigosteicontei.com.br/onde-ficar-em-ilhabela-sp-no-charmoserrimo-hotel-boutique-kalango/

? Abraços!

flávia
fláviaPermalinkResponder

gosto bastante do sahy. lá tem o tiê sahy - a pousada é correta, cara de hotelzinho, mas ainda assim bem charmosa. o café da manhã é farto e caseiro, com pães feitos lá mesmo. e o restaurante deles [que antes ficava em camburi] serve um jantar delícia.
numa outra tentativa de sahyzar, ficamos na pousada amendoeira, que foi a maior decepção. a aparência honestinha do site esconde várias escolhas de baixa qualidade que eles fizeram: dos acabamentos ao papel higiênico à geleia do café da manhã que é de potinho de avião.

Taylor Encinas

Aqui contém meu relato e algumas fotos da bela Ilha das Couves. http://www.trottamundo.com.br

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Minha praia preferida em Ubatuba é Picinguaba. Vamos há mais de 10 anos e continua com aquele mar verde esmeralda e a calmaria de vila de pescadores.
Ficamos sempre na casa em que era a antiga pousada Rosa Picinguaba, que agora é alugada pelos filhos. Muito rústica e linda.
No Alugue Temporada, o imóvel é 913421.

Em Ilhabela, sempre ficamos na Pousada Terra Madre. Os quartos são ótimos, a piscina e o jardim uma delícia e o melhor café da manhã dos últimos tempos. Viajo muito e eles sempre me surpreendem no café da manhã.

Na Baleia, ficamos na Pousada Azul Maria, impecável.

Em Juquehy, já ficamos na Mata Atlântica, mas achei tudo caro pelo que eles oferecem.

Sinto falta de pousadas de charme ali no centro de Ubatuba, acho que essa compilação do VnV será muito boa para novas descobertas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar