Prumirim

Litoral Norte paulista: qual é a sua praia (e sua pousada!) favorita?

Prumirim

Os 175 km da Rio-Santos que separam a prainha da Juréia de São Sebastião da vila de pescadores de Picinguaba escondem (e em alguns pontos, revelam!) um dos trechos mais caprichosamente recortados do litoral brasileiro.

São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba são o endereço de uma miríade de praias de todos os tamanhos, formatos e modos de usar.

Qual é a sua favorita em São Sebastião


Barra do Una

Seria Barra do Una, com seu rio navegável que acabou se tornando uma marina?

Juqueí

Ou Juqueí, por causa da estrutura de bons hotéis, restaurantes e lojas (e pela menor dificuldade de estacionar perto da praia)?

Barra do Saí

Talvez você faça parte do fã-clube da Barra do Saí, com suas casas perfeitamente escondidas da praia e suas piscininhas represadas nas pedras?

Se bem que você tem cara de quem prefere uma praia estritamente residencial, como a Baleia? (Ou Paúba, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Guaecá, Santiago?)

Camburi

Não seria de espantar se você peferisse a alta gastronomia da dupla Camburi-Camburizinho

Maresias

…ou o combo surf de dia/azaração by night de Maresias.

Qual o seu lado preferido em Ilhabela?

Praia do Pinto

Você está entre os habituês do norte da ilha, que curtem o footing na Vila e reencontram os amigos em prainhas como a Praia do Pinto?

Feiticeira, Ilhabela

Ou você desembarca da balsa e já vira à direta para para o sul da ilha, com suas praias (um pouco) mais extensas e a vegetação mais presente?

Qual é a sua praia em Ubatuba?

Quem quiser ir todo dia a uma praia diferente em Ubatuba, levará pelo menos 2 meses e 10 dias para terminar o circuito. (Alguns dias a mais se incluir também a vizinha Caraguatatuba, onde fica a sofisticada Tabatinga.)

Praia do Puruba, Ubatuba

As praias de Ubatuba se multiplicam porque não estão voltadas apenas para o leste: aqui, ali e ali de novo surgem penínsulas que levam a praias longe da estrada principal, como as belíssimas Fortaleza, Vermelha do Sul (Arquitetos), Bonete, do Cedro.

Itamambuca

As minhas preferidas, porém, estão no norte: acho Itamambuca uma versão benigna de Maresias, gosto do tipo de ocupação do Félix e de Prumirim, me encanto com a natureza intocada do Puruba e entendo o fascínio dos gringos por Picinguaba — ao final de uma enseada de onde se avista a intocada Praia da Fazenda e a Serra do Mar recoberta de verde (sem falar que Paraty está a meia horinha de lá).

Picinguaba

Conta pra gente!

Qual é o seu cantinho preferido no litoral norte paulista? E onde você gosta mais de se hospedar? Compartilhe com a gente — sua dica vai ser aproveitada numa supercompilação sobre as praias de São Sebastião a Ubatuba.

Obrigado!

49 comentários

Praia da Fortaleza e infelizmente a Pousada A Casa do Sol e da Lua não atende mais para hóspedes, só locação da casa. Foi uma delícia ficar lá. Em Itamambuca tem a Pousada Todas as Luas que tem um astral surf bem legal e um restaurante muito gostoso.

Ubatubaaaa!!!!

Não me canso desse lugar e toda vez que anuncio que vou pra lá novamente é a mesma ladainha dos amigos e parentes: Ubatuba de novo? Eu só pego chuva lá…

E por incrível que pareça sempre que vou os dias estão com o sol estralando. hahaha

Mas vamos as dicas… Normalmente fico hospedado em um hostel no centro (Ecotrip Hostel). Como não tenho carro e vou de ônibus isso facilita bastante na hora de pegar o transporte público. Esse hostel está apenas a duas quadras do terminal que saem os ônibus para as praias do norte e sul.

Curto muitooo todas as praias citadas acima! A do Félix e Itamambuca são algumas das minhas favoritas.

Outras que não posso deixar de fora são as Vermelha do Norte e Almada.

O meu canto favorito? Ilha das Couves!!! Um paraíso ainda desconhecido pela maioria das pessoas que vão até Ubatuba!

Valeu
Murilo

Eu gosto bastante de Ilhabela pelas praias que tem para todos os gosto agitada como a praia do Curral , sossego como a praia de Jabaquara e de beleza e natureza como Bonette e Castelhanos além disso a ótima infraestrutura da cidade como restaurante e vários tipos de pousadas e hoteis. Eu indico a pousada do Alemão e do Catamarã que ficam na praia do Curral as duas pousadas são ótimas.

Minha preferida em Ubatuba é a Praia da Almada, umas das últimas praias do norte, sentido Paraty. O acesso é através de uma estradinha bem sinuosa, saindo pela Rio-Santos, mas o visual eh lindo! Recomendo chegar cedo, pois há apenas dois estacionamentos e lotam. Depois só arriscando parar na estrada, o q eh perigoso ( por ser estreita).
Há quiosques com excelente estrutura (ducha, banheiro, pgto em cartão), mas o melhor mesmo da Almada eh o visual ! Mar e montanha e só!
Mar calmo , ideal para caiaques, stand up e para crianças!
Fica ha aproximadamente 30 km do Centro de Ubatuba! Vale a pena, pois o visual da Rio-Santos faz passar rapidinho!

Um dos meus locais preferidos no Litoral Norte é a Ilha Anchieta, em Ubatuba. Praias muito bonitas, com águas bem limpas. Não deixe de incluir em sua lista.
Em Ubatuba gosto também da Praia do Lázaro e da Lagoinha. E recomendo a Pousada Margerie em Ubatuba com bom preço e muito agradável.
Abraço!

Adoro Ilhabela. Nas vezes que fui para lá fiquei na Pousada do Capitão. Apesar de não ser pé na areia está no meio do caminho para tudo, tem um café da manhã fabuloso, quartos bons e uma piscina bem agradável.

Em Ubatuba já fiquei no Hotel das Toninhas e adorei. Essa sim é pé na areia, com uma piscina incrível e um ambiente muito bom. Com um rápido trajeto de carro você chega no centro. É verdade que é mais cara, mas vale o investimento.

Gosto bastante também da Baleia e da RIviera de São Lourenco. Diferente das maioria das praia da região elas não sao de “tombo” e tornam o banho mais agradável.

Adoro a tranquilidade de Toque Toque Grande e o hotel Toque Toque Boutiqur hotel. Em Ilhabela adoro fugir para o Jabaquara, mesmo com a cidade lotada por lá sempre é mais tranquilo.

Adorei o post, Riq!
Jamais imaginaria q SP tem tantas (e belas) praias assim!

Já fui a Ubatuba, mas ñ vi nenhuma praia como essa das fotos (provavelmente, n tinha o canal certo!).

E tb a Camburi, Baleias e redondezas e gostamos. Mas, agora, c/essa qtidade td, vou programar uma viagem só prá conhecer algumas. Qual seria a melhor época, evitando mundo de gente, pegando calorzinho suave, e águas c/essa cor bonita das fotos?

Qdo fomos a Camburi, ficamos na pousada Canto do Camburi, super gostosa, e bem localizada. A proprietária Ana Chagas é uma delícia de pessoa.
Lembro q comemos num restaurante super charmoso (e caro), no alto do morro, acho q no caminho p/Baleias. E tb num outro em Camburizinho, tb mto bom e caro, num jardim, c/uma decoração rústico-chique. Isso foi em abril/2013 e n lembro + do nome dos restaurantes, nem sei se essa pousadas continua existindo.

Uma das praias que mais gosto do litoral norte, esta localizada em Ubatuba. E a Ilha das Couves, é uma ilha deserta e o acesso pode ser feito pela Praia de Picinguaba, onde os barqueiros fazer o transfer (ida x volta). A ilha não tem nenhuma estrutura, portanto, leve alimento, bebida e etc. É um excelente lugar para praticar snorkeling.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito