Sydney: um passeio por Bondi Beach, a praia que é a cara da Austrália

Natalie Soares
por Natalie Soares

Bondi Beach Sydney Australia

Piscina pública em Bondi Beach (AUD 6,50. Aberta das 6h30 às 19h30. Fecha 3ª)

Ao conversar com um morador de Sydney, provavelmente uma das perguntas que ele fará é se você já conheceu Bondi Beach. A praia de Bondi – diga: Bon Dái – é um dos cartões postais mais famosos da Austrália -- e não é para menos. Com um clima descolado e paisagens de fundo de tela de computador, Bondi Beach pode ser um dos fatores decisivos para cair de amores pelo país.

Bondi Beach Sydney Australia

Mirante entre Bondi e Coogee Beach

Muitos caminhos te levam até lá. O mais bonito é a trilha que beira o mar e os paredões rochosos entre Bondi e Coogee Beach. São cerca de seis quilômetros de distância que podem ser feitos tranquilamente em uma ou duas horas, dependendo do quanto você parar para fotografar e aproveitar os mirantes.

Bondi Beach Sydney Australia

Caminho entre Bondi e Coogee Beach

Eu fiz essa caminhada no sentido Bondi até Coogee, mas muita gente prefere fazer no sentido oposto e terminar o dia curtindo algum bar perto da praia.

Bondi Beach é um espaço bem democrático. Você vai encontrar desde a galera que pratica esportes ao ar livre até a turma do churrasquinho no parque. Impossível não se pegar pensando “eu moraria aqui tranquilamente e até me tornaria atleta de final de semana”.

Bondi Beach Sydney Australia

Mirante entre Bondi e Coogee Beach

Mais do que a famosa trilha e a areia branquinha, Bondi também guarda outras boas surpresas como o Aquabumps Gallery (151 Curlewis St, Bondi Beach, tel. 02/9130-7788. Aberta todos os dias das 10 às 18h), a galeria do fotógrafo e surfista Eugene Tan, que é apaixonado pela praia e vive fotografando a região. Vale a visita.

Bondi Beach Sydney Australia

Caminho entre Bondi e Coogee Beach

Nessa área muito procurada por surfistas e aprendizes, foi fundado o mais antigo centro de salva-vidas do país, o Bondi Life Saving Club (Queen Elizabeth Drive, Bondi Beach. Tel: 02 9300 9279). Ali próximo também fica a Campbell Parade, a principal rua de Bondi, repleta de bares e lojinhas, muitas delas voltadas para a galera do surf.

Bondi Beach Sydney Australia

Piscina pública em Bondi Beach

Para complementar esse roteiro, uma visita à Coo-ee Aboriginal Art Gallery (31 Lamrock Ave, Bondi Beach, tel. 02/9300-9233. Aberta de quinta a domingo das 10 às 17h) pode ser interessante para quem quer conhecer mais sobre a arte e a história aborígene. Fundada em 1981, a galeria promove a arte indígena pelo mundo todo.

Bondi Beach Sydney Australia

Bondi Farmers Market

Antes de cair n'água, se você passar pela região durante um final de semana, dê uma espiadinha nos mercados locais. O jardim da escola pública de Bondi recebe todos os sábados uma feira de produtores locais cheios de quitutes frescos como queijos, pães artesanais, frutas e até coxinha e tapioca. Aos domingos, é a vez do jardim se transformar em um mercado de pulgas com artesanatos, roupas e todo tipo de cacareco retrô.

Bondi Beach Sydney Australia

Bondi Farmers Market

Onde comer em Bondi Beach?

Bondi Beach Sydney Australia

Hora do fish and chips

Ao longo do pavilhão e das duas ruas paralelas à praia de Bondi, você vai encontrar diversas opções de bares, cafés, fast foods e restaurantes. A dica aqui é aproveitar a atmosfera casual do The Bucket List (Bondi Pavilion, Queen Elizabeth Dr., tel. 02/9365-4122. Todos os dias a partir das 11h), no Bondi Pavilion com sua vista para orla, e ainda caprichar no lanche ou no fish and chips clássico acompanhado de alguma das cervejas artesanais vendidas na casa.

Como chegar a Bondi Beach?

Bondi Beach Sydney Australia

Bondi Farmers Market

Saindo da região do Queen Victoria Building, siga até o Museum Station, na Elizabeth Street, em frente ao Hyde Park. Lá pegue o ônibus B 380, em direção a North Bondi – são exatamente 29 paradas ou uns 40 minutos – e logo você estará a poucas quadras da praia. Outros ônibus como o 389 e 333 também chegam até Bondi. Veja detalhes no site do transporte público de Sydney.

Bondi Beach Sydney Australia

Bondi Beach

Bondi Beach é uma boa região para se hospedar em Sydney?

Bondi Beach Sydney Australia

Bondi Beach

Apesar desse clima todo maneiro, Bondi Beach não é uma área central para se hospedar caso seu principal objetivo seja conhecer as outras atrações de Sydney. Você estará a cerca de 40 minutos de transporte público até outras regiões como Darling Harbour ou a uma corrida salgada de táxi, se o trânsito estiver pesado. Se a ideia é aproveitar com calma a praia e surfar bastante, esse pode ser um endereço certo na cidade para uma viagem mais light.

Bondi Beach Sydney Australia

Bondi Beach

Embora eu tenha visto alguns empreendimentos hoteleiros ainda em construção, Bondi oferece uma gama de albergues e apartamentos para locação maior que de hotéis ou pousadas. Procurando no Booking, encontrei duas opções bem avaliadas como o Bondi Beach House, um B&B simpático e o Adina Apart-hotel, com jeitão mais corporativo. Se preferir ficar em Coove Beach, o Dive Hotel tem ares de apartamento de praia.

Bondi Beach Sydney Australia

Bondi Beach

Natalie viajou a convite do Turismo da Austrália.

Leia mais:

5 comentários

Yuri Torres
Yuri TorresPermalinkResponder

Fiz esse passeio em julho do ano passado e fiquei indignado: nenhuma sujeira em todo o caminho de Coogee a Bondi! razz Sério, além da paisagem super linda e tranquila, das pessoas aproveitando a vida, não vi nem uma latinha de Coca Cola abandonada na grama; fora os diversos pontos com sacolas plásticas gratuitas para donos de cachorro recolherem as fezes dos animais espalhados por todo o caminho. No final do passeio dá uma alegria de ver que aquela área não é só tão bonita mas também bem cuidada, e uma tristeza de, igual ao que a Natalie escreveu, não morar lá.

Renata
RenataPermalinkResponder

Mas e essa piscina maravilhosa, turista pode entrar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Tanto pode, que a gente dá o preço e o horário de funcionamento na legenda embaixo dela smile

Thais
ThaisPermalinkResponder

Nao deixem de visitar as praias do norte de sydney, que tb tem piscinas, trilhas, com vistas e panoramas fantásticos, de águas geladinhas, mas lindas!

Aline de Aguiar

Uma das trilhas mais bonitas que eu já fiz!!! Limpa, cênica, organizada... Deu até vontade de morar no cemitério!!!

https://deprimeiraviagem.com/2016/06/26/vale-a-pena-fazer-a-trilha-de-coogee-ate-bondi-com-uma-crianca-pequena/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar