Enquete | Día de los Muertos no México: você já foi? Conta pra gente!

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Día de los Muertos no México

A Iana vai passar o Día de los Muertos no México e deixou um comentário pedindo dicas.

(Para quem não sabe: entre 31 de outubro e 2 de novembro, os mexicanos celebram os mortos indo à noite aos cemitérios festejar. Há muita comilança, bebelança e gente fantasiada de caveira. É o carnaval deles.)

Pois bem: a Iana vai estar bem nessa época na Cidade do México e está com vontade de dar um pulo em San Andrés Mixquic, uma cidadezinha 50 km ao sul do centro, que tem as mais famosas celebrações de cemitério da região. Ela quer saber se tem algum jeito de ir fora combinar uma corrida com taxista -- e quando isso estaria custando hoje em dia.

Na capital propriamente dita, o Zócalo vira um caveiródromo, atraindo fantasiados de toda a cidade. O governo patrocina também uma 'mega-oferenda' concebida a cada ano por um artista diferente.

(A festa não impede a visita a museus e pirâmides: todas as atrações do México abrem normalmente durante o festival -- a não ser que algum dia da festa caia numa segunda-feira, dia de fechamento da maioria dos museus.)

Outras celebrações famosíssimas do Día de los Muertos no México acontecem nos vilarejos do entorno de Oaxaca (a 1h10 de vôo da capital) e da ilha Janitzio, no lago de Pátzcuaro, 370 km a oeste da capital (no Circuito da Prata).

Tem alguém aí que já participou de alguma dessas festas -- ou de qualquer outra no México? Conta pra gente: como você chegou? Tem diferença entre as noites de 31 de outubro, 1º e 2 de novembro? Desde já, muchas gracias!

Leia mais:

5 comentários

Ana flavia Pimentel Mendes

Passei o dia dos mortos no México em 2014
Foi incrível
Fomos ao zocalo, assim como toda a cidade, no dia primeiro.
Prepare-se para caminhar na multidão e ver protestos em frente ao museu.
No dia dois fomos a uma cidade próxima para a allumbrada. A festa de rua em frente ao cemitério é uma delícia. No cemitério fiquei tocada com a cerimônia e um pouco constrangida da postura de alguns turistas, que nso compreendiam que para os locais aquilo era, efetivamente, uma noite para honrar os mortos.
De lá fomos pegar o trem el chepe. Foi incrível.
De volta à cidade do México fomos a puebla e cholula.
Viagem linda.
Não deixe de pintar o rosto para o dia dos mortos no zocalo. É incrível.

Jorge Luis
Jorge LuisPermalinkResponder

Obrigado por se interessar numa das mais antigas tradicoes do Mexico. só que o día dos Mortos no México NAO é um carnaval! É sim, uma celebracao, na qual se sincretiza a tradicao crista (catolica) do "dia de los fieles difuntos" que trouxeram os europeos ao continente com a crenca dos Mexicas (Aztecas) de culto aos mortos. A visita ao cemiterios no Mexico tudo é uma maneira de lembrar daquelas pessoas que foram embora antes, e andaram um caminho que todos vamos andar de aqui a pouco. A morte, para os mexicanos é a prolongacao da vida. Os mexicanos, é verdade, também riem da morte, mas a respeitam. Se voces visitarem um cemiterio no día 2 de novembro tenha sempre respeito pelas pessoas e suas crencas. Pintar o rosto e andar dancando o fazendo brincadeiras provavelmente acontece nas grandes cidades onde alguns misturam "las calaveritas" com o anglosaxon Halloween. Mas no interior o nos bairros tradicionais niguem leva uma fantasia nesse día. A cena inicial do ultimo filme do James Bond nao reflete a realidade. Nunca, no centro da cidade do Mexico fizeram uma parada o carnaval com pessoas fantasiadas nesse día. É verdade que nos altares aos mortos se apresenta e oferece comida e algumas bebidas aos falecidos, porque se acredita que nesse día eles voltam do além para visitar uma vez por ano suas familias .Porém nao significa que o povo mexicano beba alcool a noite toda para celebrar. O povo come pratos tradicionias da época e faz a montagem das "Ofrendas", tipo de altar com flores, velas, papel de varias cores e incienso. O día dos mortos é uma das tradicioes mais singulares no Mexico que vale a pena conhecer para entender melhor a natureza da alma e da vida, a través da morte.

Tem varios documentarios e filmes desta tradicao que podem dar uma melhor ideia do verdadeiro costume mexicano. Eis um link interessante: http://www.mexicodesconocido.com.mx/destinos-vivir-dia-muertos-mexico.html

Dahlen
DahlenPermalinkResponder

Fomos ao México em outubro de 2015. Passamos o Haloween na Cidade do México. Foi uma grata experiência. Eles fecharam as pistas da principal avenida "Passeo de La Reforma", onde tinha um palanque com diversas atrações. Todos se fantasiaram, e a maioria andava de bicicleta. Havia muita gente, mas, como o local é enorme, não dava a sensação de abafamento. Realmente, foi uma grande brincadeira.
O Dia dos Mortos passamos em San Andrés de Mixquic. Fomos por meio de uma agencia de Turismo. A cidade é muito pequena e sem estrutura para tanta gente. A rua principal ficou lotada de todos os lados, com barracas de comida e artesanato. O espaço para andar ficou muito reduzido e incomodou bastante. O cemitério é bem pequeno, e, com a quantidade de gente que tinha, ficou impossível para eles fazerem sua homenagem aos mortos em paz.
Fomos com a intenção de conhecer e entender melhor a cultura deles e também fotografar. Foi bem difícil fotografar sem invadir a privacidade das pessoas que estavam ali velando, devido ao tumulto, mas conseguimos e tiramos fotos maravilhosas. Valeu a experiência mas não pretendemos voltar nessa cidade.
A próxima viagem será novamente nessa mesma época, porque as duas festas são imperdíveis.

Johnny Matos
Johnny MatosPermalinkResponder

Estava em Playa del Carmem há alguns bons anos atrás, bem no dia 02/nov, e mesmo sendo uma cidade mais turística e não tão tradicional, pudemos nos deparar com uma espécie de procissão pela cidade, mas havia sim um clima de festa. As pessoas usavam máscaras, e os restaurantes estavam todos enfeitados...bem parecido com o "nosso" (me apropriando dos norte-americanos rs...rs...) Halloween.

Iana
IanaPermalinkResponder

Boia e Ricardo,
obrigada por disponibilizarem esse espaço para as dicas de como comemorar o Dia dos Mortos na Cidade do México.

A todos os colegas viajantes que contribuíram, agradeço todas as informações prestadas. Tenho mais claro sobre como funciona esses dias por lá. Tenho certeza de que será uma viagem memorável!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar