Praia do Meio, Paraty

Praia em junho: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Querendo pegar praia em junho, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Praia em junho: a tabela da chuva

praias-junho-brasil-caribe-praiometro-
Barra amarela: praia no Brasil | Barra lilás: praia no exterior

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em junho. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro… Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em junho, depois a do Caribe.

Praia em junho no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!
  • Termômetro | Temperatura média máxima abaixo de 24ºC: pense bem
  • Floco de neve | Temperatura média máxima abaixo de 20ºC: não vá!

Vá!

No Brasil, as melhores praias de junho (até 100mm de precipitação, com temperaturas máximas entre 24ºC e 28ºC) estão no Sudeste. Vá ao Espírito Santo, aproveite Búzios, curta a cidade do Rio de Janeiro com tudo a que tem direito: vida cultural e praia.

Mas junho é sobretudo o mês para pôr em prática aquela sonhada viagem ao longo da Rio-Santos: a chance de pegar tempo bom em todo o caminho, com temperaturas que dão praia — em Angra dos Reis, Ilha Grande, Paraty, Ubatuba e São Sebastião — é a mais alta em todo o ano.

Pode ir:

Junho põe de volta no mapa as praias nordestinas voltadas para o norte, que mergem de seus três meses de inverno chuvoso: Maranhão, o Piauí, o Ceará (Jericoacoara e Fortaleza

Ainda no Nordeste, continuam valendo o centro e o sul da Bahia. Considere as regiões de Ilhéus (incluindo Itacaré e Barra Grande) e de Porto Seguro (Santo André, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado).

No miolão mais chuvoso da costa leste nordestina, o microclima do litoral norte baiano proporciona um tempo menos instável entre Costa do Sauípe, Imbasssaí e Praia do Forte.

Melhor não ir:

Aqui estão as regiões cujo registro histórico de chuvas fica entre 200mm e 300mm. Então, se chover, não dá para reclamar.

No Nordeste, estão nesta categoria o Rio Grande do Norte (Natal, Pipa) e o arquipélago de Fernando de Noronha, Aracaju, Salvador, Morro de São Paulo e Boipeba.

As praias do sul, apesar do tempo predominantemente firme nesta época, não oferecem temperaturas convidativas para pegar praia. Vá à Ilha do Mel, no Paraná, e às praias de Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa) apenas se você curte descanso e caminhadas na praia sem tirar a camiseta.

Não vá!

Continua o inverno no miolo da costa leste nordestina. Não reclame se pegar muita chuva da Paraíba a Alagoas — entre João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió

Torres, no Rio Grande do Sul, e Punta del Este, no Uruguai, têm tempo bom mas temperaturas máximas abaixo de 20ºC.

Praia em junho no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Junho é o mês mais úmido do primeiro semestre. Mas os furacões ainda estão longe. Os preços continuam ótimos, e algumas ilhas não sentem muito o aumento da umidade.

Os destinos mais secos do mês são Aruba, Curaçao, Los Roques, Turks e Caicos, Barbados, Tobago, St. Maarten, St. Barth e Anguilla.

Pode ir:

Apesar de chuvas entre 100mm e 200mm, dá para considerar viagens a Cuba, Cancún, Cartagena e Punta Cana.

Melhor não ir:

Com um histórico de chuvas acima de 200mm, é arriscado programar viagens em junho às Bahamas e San Andrés.

Miami e Panamá também estão mais para compras do que para praia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros Meses

    Índice de praias no Brasil

    Índice de praias no Caribe

    22 comentários

    Olá
    Já tenho viagem marcada do dia 01 a 06/06 para Maragogi, e vi a previsão estendida dessa semana e o tempo parece q estará bom, além da maré baixa em alguns dias!
    Será possível isto?

      Olá, Christiane! A maré é um dado físico, acontecerá exatamente nos horários previstos, seja inverno, seja verão. Quanto à previsão do tempo, tomara que você dê sorte, mas é bastante cedo para saber ao certo como o tempo se comportará daqui a 12-18 dias.

    Vou no final de junho pra Porto Seguro. Devo levar roupa de meia estação?

      Olá, Janice! À noite pode ficar fresquinho, mas de dia será quente.

    Estou pensando em ir para Guarapari em junho, alguém sabe me informar se nesse mês tem sol por lá.

    Bom dia, vou sair de Férias em junho gostaria de conhecer Ubatuba e Parati, é uma boa ideia????

    Estou tentada a ir para Itaúnas em junho de lua de mel e talvez conhecer Vila Velha e Guarapari, meu receio é a temperatura da agua nao consigo com agua fria/gelada =( ….

      Olá, Ingrid! Então pense em estados mais ao norte, como Alagoas e Pernambuco.

    Alguém sabe se heim junho faz calor em Recife maragogi ? É uma boa escolha ?

      Olá, Emerson! Faz calor o ano inteiro no Nordeste. Em junho chove pra burro tanto em Recife quanto em Maragogi. Não é uma boa escolha. Aliás, Pernambuco e Alagoas estão entre as 3 piores escolhas do mês entre 42 destinos, dê uma olhada na tabela.

      Não perca tempo de ir para maragogi. Fiquei 11 dias em março/22 em maceió e maragogi e peguei 05 dias inteiros de chuva, não parou 1 minuto. Não dava pra fazer nada

    Segundo o praiômetro junho é uma boa época para visitar Angra/Ilha Grande, pois chove menos. Mas e a temperatura? É boa em junho também? Será que dá praia lá mesmo sendo inverno? Estou pensando em conhecer Ilha Grande no feriado de Corpus Christi em junho, ou no feriado da Padroeira em Outubro, mas estou insegura com relação as temperatura, será melhor ir em junho ou setembro?

    Fui a Porto Seguro este ano (2019)final de junho,,,,,fiquei 10 dias e só choveu no dia de voltar,,,,muito sol, praias maravilhosas!!!!!

    Fui ano passado (em 2016) no mês de junho ao Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e me dei mal. Não sei se voltaria de novo mesa época. Pegamos temperatura maxima de 19 graus. Não peguei chuva, mas também não dei sorte se pegar um dia sequer de sol. O tempo esteve nublado o tempo todo

    Em Guriri, no ES, tem sol o ano todo e nesta época só chuva passageiras. Ainda podemos dar uma esticadinha até o sul da Bahia, em Prado, que fica bem perto da divisa com ES e conhecer belíssimas praias dessa região.
    Se a meteorologia falhar, não se preocupe, no ES tem montanhas – Pedra Azul, Domingos Martins, … – que tem um visual impressionante e gastronomia de ótima qualidade.
    Conto tudo no meu recém inaugurado blog: http://www.viagemabordo.com

      Estou pensando em ir para Porto Seguro agora em Junho, será uma boa escolha? Ou pode estar frio?

      Olá, Fernanda! Pode fazer uma temperatura bastante agradável à noite.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito