Ipanema, Rio de Janeiro

Praia em maio: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Querendo pegar praia em maio, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo.

Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Veja onde fugir da chuva em maio pegando praia no Brasil e no Caribe.

Praia em maio: a tabela da chuva

Melhores praias maio brasil caribe praiometro
Barra amarela: praia no Brasil | Barra lilás: praia no exterior

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em maio, acima.

Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva.

Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro… Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em maio, depois a do Caribe.

Praia em maio no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!
  • Termômetro | Temperatura média máxima abaixo de 24ºC: pense bem
  • Floco de neve | Temperatura média máxima abaixo de 20ºC: não vá!

Vá!

No Brasil, as melhores praias de maio (até 100mm de precipitação, com temperaturas máximas entre 24ºC e 28ºC) estão entre o Espírito Santo, Búzios e o Rio de Janeiro.

Pode ir:

No que diz respeito ao comportamento de São Pedro, maio marca o início da época mais favorável do ano para ir a qualquer destino ao longo da Rio-Santos: Angra dos Reis, Ilha Grande, Paraty, Ubatuba e São Sebastião

No Nordeste, pense na metade de baixo da Bahia. Considere as regiões de Ilhéus (incluindo Itacaré e Barra Grande) e de Porto Seguro (Santo André, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado).

Já no Sul, a Ilha do Mel e o norte de Santa Catarina (em torno de Balneário Camboriú) também têm tempo predominantemente seco. Dar praia ou não vai depender da temperatura — mas veranicos não são incomuns.

O mesmo vale para a região entre Florianópolis e Praia do Rosa. Em termos de precipitação, esse trecho está na região do “Vá!” — mas para pegar praia, você vai precisar torcer por clima de veranico. É provável, mas não é garantido.

Melhor não ir:

Aqui ficam as regiões cujo registro histórico de chuvas fica entre 200mm e 300mm. Então, se chover, não dá para reclamar.

Na parte alta do Nordeste, estão nesta categoria o Maranhão, o Piauí, o Ceará (Jericoacoara e Fortaleza, mas já com menos chuva do que em março/abril), Rio Grande do Norte (Natal, Pipa) e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Mais embaixo, a faixa entre Aracaju e o extremo norte da Bahia (Costa do Sauípe, Imbasssaí, Praia do Forte) registra um pouco menos de chuva do que os vizinhos de cima (Alagoas, Pernambuco, Paraíba) e de baixo (a região de Salvador).

Torres tem tempo firme, mas temperaturas máximas abaixo de 24ºC.

Não vá!

É inverno em todo o Nordeste. E o ápice de chuvas acontece entre João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió.

Na Bahia, o histórico de chuvas não autoriza esperar boa praia em Salvador, Morro de São Paulo e Boipeba.

Punta del Este, no Uruguai, terá tempo predominantemente seco (está na zona do “Vá!”), mas as temperaturas vão ser convidativas apenas apenas a jogar no cassino.

Praia em maio no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Maio ainda é uma época excelente para ir ao Caribe. Chove pouco na maior parte da região, os furacões ainda estão longe, e os preços são de média temporada, já bem mais camaradas do que entre o Réveillon e a Páscoa.

Pode bater o martelo em viagens a Aruba, Curaçao, Turks e Caicos, Barbados, Tobago, St. Maarten, St. Barth, Anguilla, Cuba, Cancún, Los Roques e Cartagena.

Pode ir:

A umidade aumenta um pouco em Punta Cana, nas Bahamas, em Miami e em San Andrés, com precipitações entre 100mm e 200mm.

Melhor não ir:

Passado o inverno, o litoral do Panamá volta a ter tempo majoritariamente nublado, com chuvas constantes. Considere apenas compras na capital.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros meses:

    Índice de praias no Brasil

    Índice de praias no Caribe

    28 comentários

    Gostaria de saber o melhor lugar pra se viajar em maio que faça um tempo bom a materia e e é
    muita boa mais estou com duvida ainda .

      Olá, Andréa! Para pegar sol, destinos do Rio de Janeiro, sul da Bahia e Caribe. São as únicas dúvidas que você pode ter.

    Gostaria de saber sobre lençois M.. em maio do dia 05 a 13/2022.
    Estou querendo fechar minha viagem.

      Olá, Stefane! Maio marca o fim da época chuvosa. As lagoas já devem estar cheias, mas você arrisca ainda pegar dias nublados ou chuvosos. As chuvas podem “manchar” as dunas, que só ficam branquinhas depois de algumas semanas sem chover.

    Estou com viagem marcada 5 dias em João pessoa,e 5 em Recife pra maio,será que vai dar praia.sempre vejo seus comentários e escuto na rádio,sjcampos.

    Me ferrei rsrs…estou indo a Porto de galinhas em 14 de maio. Agora é torcer para pegar ao menos um nublado sem chuva. Se bem que ano passado estive em Fortaleza em Abril, e chuva constante mesmo só peguei na capital. Nas redondezas o sol brilhou intensamente (Canoa quebrada, Mundaú, Lagoinha, Aquiraz)

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito