Por que é importante confirmar vôos antes de viajar

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

confirmar voos

Confirmar vôos antes de viajar é um hábito importantíssimo que perdemos com o tempo. Comprar passagens aéreas foi ficando mais fácil, e-tickets foram substituindo os bilhetes de papel, e assim acabamos confiando que qualquer alteração de vôo seguramente chegaria em nossos endereços de e-mail, devidamente cadastrados no momento da compra online.

Mas a verdade é que nem sempre eventuais avisos de troca de horário, cancelamento de rota ou alteração de número de vôo chegam até o passageiro – tendo a compra sido feita em um portal de venda de passagens aéreas ou diretamente através do site da companhia. E, embora comunicar sobre mudanças nos vôos seja uma responsabilidade das cias. aéreas, é melhor se prevenir do que ter qualquer surpresa no balcão de check-in. Ninguém quer que as férias terminem em um processo na justiça, não é mesmo?

Como confirmar vôos

  • Pelo site da companhia aérea;
  • Pelo SAC da companhia aérea;
  • Através do site (ou app) CheckMyTrip da Amadeus.

Sobre confirmar vôos: minha experiência pessoal

Procuro saber com alguma antecedência se está tudo em ordem com os meus vôos desde que li o relato da Mari Campos sobre quase perder uma viagem inteira por alguma falha no sistema da Lan. Desde então, no meu ritual pessoal de viagem, eu dou uma olhadinha no status do vôo uma ou duas vezes antes de fazer o check-in antecipado pela internet.

Neste Carnaval, foi assim que descobri um problema com o meu vôo Santiago - Rio de Janeiro, que sucedia um vôo Calama - Santiago. Comprado através do site da TAM, e operado pela Lan, constava como não confirmado uma semana antes da viagem. Em ligação para o call center, descobri que o vôo partiria no mesmo dia e horário, mas seria operado pela TAM. A atendente fez a troca e reconfirmou as passagens.

Na véspera do vôo não consegui fazer o check-in online pela mesma questão, e no dia da viagem tive uma série de problemas pelos sistemas das companhias aéreas não se comunicarem, apesar da fusão recente das duas empresas. Mas ao menos tinha um documento para me ajudar na argumentação, e alguma idéia de por que minha reserva poderia não estar sendo encontrada.

No final deu tudo certo -- mas se eu não tivesse conferido o status do meu vôo dias antes de embarcar, provavelmente teria passado muito mais perrengue.

E você? Costuma confirmar vôos antecipadamente ou viaja contando com a sorte? Alguma vez já passou por apuros? Conta pra gente!

Leia mais:

36 comentários

Gabriel Britto

Sim, confirmo e também acho fundamental.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

... e lá fui eu, antes de comentar, conferir se meus voos das férias estão confirmados wink

Eu tenho por hábito chegar com mais tempo de antecedência em aeroportos. Na última viagem isso foi muito útil porque deu algum problema com a passagem de Caetano e não conseguimos fazer o checkin com antecedência. Como tinha uma paralização afetando os voos domésticos na França, achamos que era por isso, mas não, o problema era na passagem dele, algum erro do sistema. Levamos um tempão no guichê para resolver. No fim, liberados, esperamos pouquinho pelo voo.

Mineiro não perde trem... nem avião hehehe grin

Perla Galdeano

Sem dúvida é necessário. No ano passado, fui a Las Vegas pela Copa. Meu voo sairia de LV as 5h30 da manha, mas o voo foi alterado para 23h do mesmo dia e a Copa não me comunicou. Como não conseguia fazer o web check in do voo de jeito nenhum (o sistema dizia que o voo não existia), entrei em contato com a Copa e só então fui informada sobre a alteração. Saber antecipadamente da mudança me permitiu solicitar um check out late no hotel, estender a locação do carro e passar mais um dia em LV. Se eu não verifico antes, teria feito check out as 4h da manhã, devolvido o carro e teria que passar o dia inteiro no aeroporto. E de fato, foi o que aconteceu com vários passageiros, que eu encontrei no aeroporto na hora de embarcar, e que que soube que também não foram avisados pela Copa.

Natasha martins

Não confirmo, e já tive problemas. Emiti milhas para mim e meu marido, minha filha a epoca não pagava passagem, foi só a taxa de embarque. O sistema simplesmente "sumiu" com ela, embora eu tivesse o e-ticket emitido. Mesmo sendo de colo, não queriam embarca-la. Precisou a super bam bam bam gerente acessar o sistema para localiza-la. Quase perdemos o voo, mesmo chegando com 3 horas de antecedencia para um voo nacional!!

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

Eu confirmo tudo! Hospedagem eu entro em contato diretamente com o hotel ou anfitrião alguns dias depois de reservar pelo site do hotel ou via booking, airbnb. Quanto aos vôos, dou uma olhadinha no CheckMyTrip de quando em quando.

Se eu não fosse tão obcecado teria tido um problemão numa viagem para Buenos Aires em 2009.
Na época havia um vôo FLN-EZE com escala em POA que partia cedo pela manhã e retornava a noite. Um horário ótimo, dava para aproveitar bem o dia de chegada e de partida.
A Gol alterou esse vôo, não informaram nada, descobri pela minha checagem de rotina. Fiquei horas com o atendente pelo telefone que só me apresentava opções de conexão em São Paulo ou uma esdrúxula que saia de Curitiba, ia ao Paraguai e depois para Argentina que me fariam perder o dia da chegada e o de retorno. Até que eu descobri que o que tinha acontecido: o vôo que eu havia comprado passou a sair de POA, bem cedinho.
Resultado: Insisti para que me colocassem no último vôo do dia anterior de FLN-POA e no primeiro do dia seguinte ao retorno. Duas noites no Salgado Filho no auge dos meus 20 e poucos mas mantive a programação original.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Sim. Confirmo sempre: passagens no site da companhia e hospedagem diretamente com o hotel.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Confirmo sim. Meu voo mais recente foi alterado, e antecipado para o dia anterior. Como descobri já liguei e remarquei para outro voo, que sai no mesmo dia e faz uma conexão.

Yuri Torres
Yuri TorresPermalinkResponder

Admito: tenho TOC e confirmo todos os dias antes de viajar razz

Thiago Augusto

Confirmo sempre. Mas só comecei a fazer depois de passar sufoco numa viagem de férias. Algumas semanas antes do voo, fui informado por email de uma pequena alteração no horario de partida. Poucos minutos, aceitei a mudança e fiquei tranquilo. Acontece que após qualquer mudança, o e-ticket muda e a companhia aérea só costuma (ou costumavam, não sei) emitir os novos bilhetes na semana do voo. Bem, num dessas eles emitiram os bilhetes de minha esposa e de minha filha mas não o meu. Resultado, eu não estava na lista. Foi uma confusão e acabaram emitindo meu bilhete na loja do aeroprto, depois de muito aperreio. Era Julho e por sorte o voo não estava lotado. O pessoal do aeroporto falou que se o voo estivesse lotado, eu não conseguiria embarcar ...

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Eu não confirmava até ter tido uma péssima experiência em Paris com a KLM, ano passado. Estava em Nice e no dia seguinte teria que voltar para Paris para pegar o voo para São Paulo. Fiz o check in normal e somente depois, quando voltei na página de check in pra conferir o limite de peso da mala verifiquei que o dia do meu vôo estava errado, era um dia antes. Resumindo: Eles cancelaram o vôo, disseram que me enviaram email avisando e como eu não fiz a remarcação, me colocaram em outro vôo um dia antes. Já era mais de 10 da noite, eu estava em Nice, nenhum telefone da companhia estava funcionando e a única salvação foi o suporte do facebook. Eles foram super eficientes, me responderam na hora e conseguiram alterar meu vôo para o dia correto. Agora eu sempre confirmo o vôo, sempre!

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Vi essa coluna e fui entrar no site da Ethiopian pra dar uma olhada na minha viagem de daqui a 3 semanas... Tudo desconfirmado ! Tenho que ligar lá urgente!

Obrigada, gente!

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Faz muito tempo que não confirmo. Inclusive na viagem pela Asia, com várias pequenas cias, nunca lembrei de confirmar. Mas sempre dou uma olhada na internet pra ver se está td certo. Enfim, acho que dei muita sorte. Vou começar a tomar mais cuidado.

Marcio Fiocchi

Olá boia! gosto muito do seu site, ele sempre me ajuda a organizar minhas viagens... Vamos ao que interessa... Eu costumo confirmar minha viagem apenas pelos apps da cia aérea e as vezes pelo próprio site. Fico sempre acessando, ora com o localizador, ora com o número do bilhete a fim de que caso tenha alguma divergência no sistema ou informação, eu possa detectar. Nunca precisei entrar em contato com o atendimento.
Acho que a confirmação é super importante, inclusive e principalmente, para hotéis.
Já tive reserva efetuada por sites de reservas que mesmo estando tudo ok, impresso etc, qdo cheguei ao local, não havia a reserva. Por sorte, não precisei entrar em contato com o atendimento, e consegui resolver na hora. Agora eu sempre entro em contato com o Hotel mesmo e principalmente tendo efetuado a reserva por sites de terceiros.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Ai ai ai. Eu nunca confirmo, mas sempre faço o check-in eletrônico com antecedência e chego muuuuito antes no aeroporto (pq mineiro não perde trem, e muito menos avião, como a Adri aí em cima lembrou).
Só que resolvi chegar AGORA, e lóoooooooogico que mudou tudo. O meu vôo da TAP que saía às 22:15h agora sai às 17:40h. E a minha conexão lindinha de 2h30 virou uma chatíssima de 6h30. A volta que era às 15h agora é às 10h (ainda bem que já vou estar na cidade, senão era um drama). Dona Tap simplesmente alterou o horário do vôo CNF-LIS e sequer avisou aos pobres passageiros... Pode isso, Brasil?
Pelo menos vi antes - obrigada Mariana!

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

PS: será que tem jeito de alterar o horário da conexão? Alguém sabe qual legislação ou norma se aplica nesses casos?
Brigadim!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dani! Tem que negociar via atendimento telefônico, Facebook ou Twitter... se não rolar, só mesmo nas pequenas causas. Com a crise no Brasil, todas as cias. internacionais estão "readequando a malha"...

Erica A
Erica APermalinkResponder

Uns familiares acabaram de voltar de uma viagem pela TAP. Se não fosse pela minha tia confirmar tudo da viagem de maneira obssessiva - ela confirma tudo todos os dias até o dia da viagem -, eles estariam muito lascados. Até a última vez que falamos desse assunto tinham mudado os horários deles três vezes! A pior mudança era um voo que seria tipo 8h e foi para as 21h.

Nick
NickPermalinkResponder

Oi Dani, também tive mudança de horário num vôo da TAP Viracopos/Lisboa agora pra maio. Como o seu, o meu também foi antecipado e como tinha uma conexão para o Porto, liguei e eles mudaram esse vôo diminuindo o tempo de conexão.

Erica A
Erica APermalinkResponder

Não vou falar sempre, mas 90% das vezes confirmo, ainda mais se for viagem de férias.

Eu nunca passei apuros, mas meu pai, coitado... Na época que meu avô estava em estado terminal meu pai todo mês passava uma semana com ele. Então era um mundo de passagens para administrar. Uma vez ele comprou a ida e volta separadamente. A ida foi tranquila, sem problemas. Ao chegar em Guarulhos para fazer o check-in da volta ele descobriu que a reserva foi cancelada, reembolsaram e não avisaram nada. Foi aquele desespero até que alguém sugeriu ele comprar a passagem com milhas, o que foi feito prontamente e conseguiu voltar para casa e para poder trabalhar no outro dia. Na época nem dava para fazer muita coisa. Ele não tinha smartphone, não tinha internet na casa da minha avó, o sinal de celular lá é muito ruim para ligar para a empresa - mas ficou a lição. Desde então sempre que me lembro de alguma viagem futura dou uma olhadinha no site da empresa para ver como as coisas estão.

E nessas a Delta me manda um e-mail que quase me mata de susto informando sobre uma alteração na minha viagem. Já penso mil coisas terríveis, quando vou ver era um voo que foi adiantado cinco MINUTOS. Se não fosse por esse e-mail, eu nunca iria reparar nessa mudança.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Uma vez a COPA simplesmente trocou o meu voo em mais de 2 horas e não me avisou. Ainda bem que eles depois garantiram a minha conexão!

Samira B
Samira BPermalinkResponder

Sinto-me alertada!! nunca confirmo e nem chego assim com tanta antecedência, mas até hoje isto não me deu problema. Pelos relatos acho que tive sorte. Quando tive meu voo alterado recebi um e-mail da cia aérea .

Lu
LuPermalinkResponder

Há mto nem penso nisso! Só mmo na hr de fazer ch in on line e q vou tomar conhecimento do assunto. Sempre q houve mudanças fui informada pela cia aérea.
Mas agora, c esse post, voltarei a incluir nas tarefas prévias dar uma conferida. Mto bem lembrado!!

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Realmente isso é importante . O que pode ocasionar a perda da passagem . E mais : acho errado quando se perde o horário do vôo de ida , perde a volta também ! Um absurdo permitido nas regras da aviação . Se a pessoa perde o voo de ida e consegue outro , se vai de carro, carona ou de jegue , a passagem de volta deveria estar disponível . O que acontece é que tem sempre a loja no aeroporto com as simpáticas vendedoras que te cobram caríssimo para voltar ... Um dia espero que isso mude .

Eleonora Engler Faraco

Comigo aconteceu uma história diferente.
Compramos através da Web Viagens as passagens para a Europa em Maio de 2015 para viajar em Setembro.
Usamos cada um o seu cartão de crédito. No meu começaram a descontar no outro mês mas no do meu marido não
Passagens confirmadas semanalmente por mim no site da TAP.
Pra resumir depois de vários contatos com a Web eles dizendo que às vezes os cartões demoravam pra cobrar, dois meses antes da viagem me ligaram dizendo que houve um erro e que a passagem tinha sido emitida sem pagamento mesmo! Agradeceram minha honestidade e começaram a cobrar! Poderia ter viajado de graça se quisesse

joaum
joaumPermalinkResponder

comprei passagem pela CVC on line CWB X MADRI pela Gol/Air europe para julho 2014.Confirmei , porém ao fazer check in junto a Gol, só a minha filha embarcou.Para não perder a conexão em GRU e não largar nossa filha, comprei passagem que deveria ser meu lugar, valor absurdo, que tentei recuperar, mas ñ consegui até hoje.Tive q recorrer a judiciário.

Christina
ChristinaPermalinkResponder

Sempre! E nunca deixo de fazer o check-in online, além de evitar filas, facilita tudo ?

Luiz Guilherme

Em 2009 eu e minha esposa tivemos um vôo da Lufthansa GRU-MUC, comprado via agencia, cancelado. A agência não me informou e ficamos 7 horas no aeroporto aguardando o novo vôo, com conexão em Frankfurt.
A companhia, ao menos, nos ofereceu uma sala VIP pelo transtorno.

De lá pra cá, confiro tudo: vôos, datas, hotéis, passeios, quase que paranóico. E todos os comprovantes em papel, no pen drive e no email, pra não arriscar ficar sem.

Phillip
PhillipPermalinkResponder

Além do app CheckMyTrip, uso também o My Flights.

José Antônio L Oliveira

Nas nossas viagens, eu e minha esposas, temos o hábito de comprar nossas passagens aéreas, de todo o roteiro, com antecedência. Mas foi a partir de um problema em Amsterdam que começamos a checar com antecedência nossos voos. Lá a atendente nos disse que passou nossos lugares para outros passagenriso pois não havíamos confirmado com 24 horas nossos voos, mesmo argumentando que já tínhamos comprado as passagens à vista com 4 meses de antecedência.
Tentaram de tudo, ofereceram 300 euros para que pegássemos outro voo no dia seguinte, ofenderam voos separados, estávamos em três pessoas. Enfim depois de muita discussão conseguimos embarcar no fechamos do gate.
A partir desta situação, confirmação de embarque sempre com antecedência.
Nunca mais tivemos problemas.

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Sim, ótimo post, essas confirmações são muito importantes. Tive problemas em 2014 pelo mesmo motivo. Voos de ida e volta para Santiago operados pela Tam e pela Lan. Os voos saíam do Galeão (RJ) e o retorno tinha conexão em Guarulhos (SP), essa conexão simplesmente foi cancelada sem quaisquer justificativa, o que cancelou toda a minha reserva, tive que bookar tudo novamente, sem custos adicionais, obviamente, porém foi uma dor de cabeça desnecessária.

Erika - blog Próxima Trip

Eu nunca confirmo nada, somente faço check-in online, sempre com a maior antecedência possível. Já tive alguns casos de alteração de horários, mas sempre fui avisada com antecedência pelas companhias aéreas, por e-mail.

Cris
CrisPermalinkResponder

Das poucas vezes que tive um voo alterado (no máximo questão de 5 a 10 minutos no horário de partida do voo, por exemplo), sempre recebi a confirmação da companhia aérea.

O caso mais complexo que eu tive foi um voo Berlim - Paris pela Lufthansa, em que houve troca do aeroporto de partida (era para ser no novíssimo aeroporto de Brandemburgo, mas como ele não pode ser inaugurado na data prevista - e ainda nem foi - trocaram para o Tegel). Mas me avisaram direitinho com bastante antecedência, e eu só precisei confirmar que aceitava a mudança.

De qualquer forma, eu SEMPRE verifico a cada semana (!!!) o status do voo no aplicativo do CheckMyTrip e nunca tive problemas.

Mas, como fazer com companhias que não gerenciam suas reservas pelo sistema Amadeus (o do CheckMyTrip)? A Gol e a Air France, ao que eu saiba, não usam esse sistema para gerir as reservas, ou pelo menos eu nunca consegui inserir reservas dessas companhias no aplicativo ou na pagina da web.

E acho que as low cost tipo EasyJet e Vueling também não usam. Acho que o código de reserva da Esayjet inclusive tem mais do que os 6 caracteres alfanuméricos do sistema Amaneus ....

Abs,

Cris

Henrique Melo
Henrique MeloPermalinkResponder

Sempre confirmo, algumas vezes até tento fazer o checo in antes do prazo.
Em dezembro de 2015 fiz uma viagem para Orlando, com uma passagem comprada com sei meses de antecedência.
O voo original era Brasilia-Manaus-Orlando.
Uma semana antes vou no CheckMyTrip e o voo não existia.
Ligo para dona TAM e me mandam ligar para a agência que vendeu. A agência descobriu que dona TAM cancelou os voos.
Consegui ser transferido para um voo Brasilia-Orlando direto.
Na volta, gato escaldado, fomos de novo confirmar os voos com antecedência.
O voo que era Orlando-Miami-Brasilia não tinha a parte doméstica dos EUA (Orlando-Miami).
Toca fazer ligação internacional para a agência no Brasil.
O voo Orlando-Miami que era as 11:50h não tinha mais lugar, tínhamos que viajar as 17h quase 18h, chegando em Miami com
pouquissimo tempo para a conexão, já que o voo Miami-Brasilia estava agendado para as 21h.
Mesmo assim fomos para o aeroporto de Orlando como se fossemos viajar no horário original das 11h50.
E para nossa surpresa havia lugar no voo das 11:50h, diferente do que havia nos informado a agência no Brasil.
Enfim, chegamos tranquilos em Miami com tempo de sobra para a conexão e sem maiores sobressaltos.

viviane
vivianePermalinkResponder

nunca confirmo, e nunca tive problemas, nem com hotel, nem com vôos, mas pelo que li nos relatos, é muito mais prudente confirmar antes.

Angelo Pavan
Angelo PavanPermalinkResponder

Me lasquei por não confirmar o voo no começo deste ano!
Compramos um pacote para Buenos Aires/Bariloche pela CVC em agosto de 2015, para viajem em janeiro de 2016.

Por algum motivo, conforme informação da Aerolineas Argentinas, a operadora de turismo alterou a reserva em setembro do mesmo ano, para o retorno num voo 6 horas ANTES! E como estávamos confiando no voucher impresso por eles dias antes da viagem, resultado: "perdemos" o voo!!

Começou então o perrengue em terra estranha para conseguirmos voltar pra casa logo sem ter pagar uma montanha de dinheiro pela remarcação do voo! conseguimos para 24 horas depois, sem diária extra de hotel... E por muito pouco não pagamos pela remarcação, e então hoje estaríamos esperando o reembolso... Provavelmente na justiça...

Embora não tenhamos gasto pelas "novas" passagens, o "dia extra" em Bariloche foi extremamente tenso e estressante. Nunca mais deixo de confirmar reservas e voos... wink

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu confirmo hotel depois que pelo hotéis.com fiquei sem hotel na minha 2a lua de Mel em plena Veneza e tive que compartilhar banheiro no único quarto disponível no meio da noite (na viagem que encontrei c o comandante) Avião nunca mas vou comecar pela próxima que é a primeira do meu bebê.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar