Onde ficar no Atacama?

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Atacama

Para escolher onde ficar no Atacama, antes de mais nada, é preciso saber em que cidade ficar.

Embora a porta de entrada para o deserto seja o aeroporto de El Loa, em Calama, e nesta cidade exista um número razoável de hotéis, a base ideal para se hospedar é San Pedro de Atacama, a 100 quilômetros dali.

onde ficar no atacama san pedro de atacama

San Pedro de Atacama (foto: Caru Muricca)

San Pedro de Atacama é um simpático povoado de 5.000 habitantes que tem uma posição mais privilegiada do que Calama em relação às principais paisagens do deserto, além de mais estrutura turística (Calama está mais voltada para o viajante de negócios). De San Pedro de Atacama saem os passeios diários para desbravar os arredores, e o centrinho do povoado é tomado por restaurantes, minimercados, locais de câmbio, lojas de artesanato e agências de receptivo.

Em um vilarejo tão pequeno, é compreensível que não se dê muita bola para a localização na hora de reservar o hotel. Mas é importante saber que quaisquer 15 minutos a pé entre o seu hotel e a parte mais central de San Pedro de Atacama podem ser 15 minutos dividindo ruas de terra com caminhonetes 4x4 levantando muita, mas muita poeira. De dia, há pouca sombra, e de noite, falta iluminação.

Ficar fora do centrinho só é boa idéia quando se é hóspede dos hotéis mais bacanões – aqueles que organizam os próprios tours e oferecem diárias com refeições inclusas.

E onde está o centrinho de San Pedro de Atacama? A rua principal do vilarejo se chama Caracoles. Comércio, restaurantes e demais serviços se concentram no trecho entre as ruas Domingos Atienza e Toconao. A área mais conveniente para se hospedar é o mais próximo possível do retângulo que essas três ruas formam com a rua Gustavo Le Paige.

Onde ficar no Atacama com bom custo x benefício

onde ficar no atacama san pedro de atacama

Calle Caracoles

No centro de San Pedro de Atacama existem pequenos hotéis bem charmosinhos. O Terrantai Lodge, o Pascual Andino e o Poblado Kimal são aconchegantes e têm quartos decorados com bom gosto. Sobretudo, são hotéis muito bem localizados: saindo de qualquer um deles, bastam alguns passos para encontrar o que se precise no pueblito.

Há ainda por ali um punhado de opções de hospedagens mais econômicas que servem a quem prefere poupar na estadia para conseguir contratar tours mais bacanas. Se for este o seu caso, procure pelos hostals, que em San Pedro de Atacama funcionam como um misto de pousada e albergue. O enxuto Hostal Lickana tem quartos com banheiro privativo.

O valor médio das diárias de pousadas e hotéis no Atacama vai ser sempre maior do que em locais de nível de conforto semelhante no Brasil. A culpa não é (apenas) do nosso real desvalorizado, mas das dificuldades de se manter um pólo hoteleiro em um lugar tão inóspito. Fique tranqüilo: chegando lá, você entende, e paga com menos pesar.

Onde ficar no Atacama com mordomias

A 400 metros da rua Caracoles, o intimista NOI Casa Atacama tem jeito de hotel-boutique. Já mais distante, o bem equipado Cumbres tem amplas áreas comuns. Ambos organizam passeios exclusivos para hóspedes e têm restaurante próprio, mas por cobrar por estes serviços à parte, costumam oferecer tarifas de hospedagem interessantes.

hotel no atacama tierra atacama

Tierra Atacama

O bonitão Alto Atacama e o rústico-chic Tierra Atacama funcionam em sistema all-inclusive; a hospedagem contempla passeios, refeições e bebidas. O serviço é de alto padrão e as tarifas não são nada baratas, mas vai ser difícil encontrar um hóspede arrependido de ter bancado a extravagância.

hotel no atacama tierra atacama

Tierra Atacama (foto: Caru Muricca)

Assim como não costumam se arrepender os hóspedes do Explora, o mais luxuoso dos hotéis da região (e que está atualmente em reformas, após ter sofrido um incêndio.)

Não faz falta ficar longe do centrinho, nesses casos. É comum que os hotéis mais bambambãs emprestem bicicletas ou tenham serviços de shuttle para que seus hóspedes vão e voltem da rua Caracoles. Uma ou duas visitas ao vilarejo bastarão para matar a curiosidade, tirar fotos e fazer compras de lembrancinhas de viagem. No mais, é descansar dos passeios no bem-bom do hotel.

E você? Tem dicas de onde ficar no Atacama? Conte sobre o hotel em que se hospedou pra gente!

Leia mais:

21 comentários

Gi
GiPermalinkResponder

Discordo em parte com o post.
Dá sim pra ficar fora do centrinho, e digo que existem duas boas opções (mais econômicas inclusive):
- Hostal Pablito - fiquei nele, e adorei: donos simpáticos, piscina, bebedor com água à vontade para os hóspedes pegarem (item muito importante!)
- Hostal Pueblo de Tierra - Fica em frente ao Hostal Pablito....era minha primeira opção de hospedagem, só não fiquei nele, pois a estadia era um pouco mais cara que o Hostal Pablito. Mas também parece ser um pouco mais luxuoso que o Pablito.
Dentre os hotéis bem localizados faltou citar o Hotel Pata Hoiri e o Hotel Dunas.
E na minha pesquisa de hospedagens, o que era mais recomendado entre os mochileiros e mesmo não-mochileiros foi o Hostal Campo Base.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ficamos no Hostal ELIM e adoramos. Ótimo custo beneficio. Banho quente e muito bom. Bem localizado. Recomendo!

Renata Santana

Hotel Pat'ta Hoiri! A localização é muito boa, numa rua perpendicular à Caracoles, num lugar calmo e próximo a vários restaurantes, agências e lojinhas. Além disso, o hotel tem um serviço espetacular. A decoração rústica por fora, compatível com o resto da cidade, esconde quartos bastantes limpos e confortáveis dentro. Já me hospedei lá duas vezes e recomendo a todos.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Eu fiquei no Terrantai. Gostei de tudo. O quarto era muito aconchegante, todos os equipamentos funcionaram direitinho (aquecimento, chuveiro, etc etc), serviço muito cordial, café da manhã variado e gostoso.

Ele é bem perto de tudo, aproveitamos bastante San Pedro.

Coisa linda é o Atacama, vontade de voltar... *suspiro*

Marco Aurélio

Também fiquei no Terrantai e gostei. Tinha um bebedouro na área comum no qual você podia abastecer sua garrafa e no dia do passeio para os Geiseres del Tatio, que sai umas 04h da matina, prepararam um kit com café da manhã. É bem próximo a Caracoles e de vários restaurantes, menos de 5 minutos de caminhada. O quarto apesar de pequeno e bem decorado. Atendimento foi bom. Tinha uma área comum perto da piscina muito agradável à noite, com iluminação especial e tal que ficava bem aconchegante e charmosa para passar uns minutos e tomar algo antes de sair para o jantar. Recomendo!!!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Ah! E o barman fazia um coquetéis com ervas locais que eram uma delícia. grin

Régis Sá
Régis SáPermalinkResponder

Faz algum tempo que ficamos no Altiplânico, na Domingo Altienza, há uns 800m da Calle Caracoles.
Quarto sensacional, serviço excelente, possui restaurante (que utilizamos somente para o café-da-manhã), piscina (que em maio não estava "convidativa"), arquitetura típica da região e construído inteiramente em adobe.
Foi muito boa estadia e, apesar da pouca iluminação pública na rua entre o hotel e o centrinho não houve qualquer problema. Super Recomendo!

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Ficamos no La Casa de Don Tomas. Não fica no centrinho, mas tbm não fica longe... Pra sair a noite carregávamos uma lanterna, pq realmente as ruas ficam bem escuras..
Mas vale a pena, pq o atendimento é excelente, o café da manhã é ótimo e o quarto é bastante confortável. No último dia, como íamos sair bem cedo pra ir pra Calama, avisamos na noite anterior e nos prepararam um "café da manhã pra viagem", com lanche, suco...

Jose
JosePermalinkResponder

Ainda existe o hotel cuja a dona era uma australiana? Lembro-me que era o melhor que existia a 30 anos atrás. Era o único com gerador e tinha uma piscina com vista imbatível do Vulcão Licancabur. Não me hospedei lá, fiquei em um cujo telhado era feito de galhos e entre as frestas era possível ver o céu. Lembro-me de que à noite não havia luz na cidade, mas de que tão estrelado o céu, nem era necessária. Essa é uma das lembranças mais vivas que tenho dessa ida a San Pedro.

Gabriele
GabrielePermalinkResponder

Em novembro/2015 fui para o Atacama e me hospedei no Hostal Campo Base.
Fiquei em quarto compartilhado, e minha experiência foi excelente. Ótimos corbetores, travesseiros, café da manhã (preparam panquecas e ovos mexidos na hora), trocam toalha todos os dias, e caso você precise, pode pedir mais uma toalha para os passeios.
Além, claro, do ótimo atendimento.

Nada a reclamar, super recomendo.

Carol Perão
Carol PerãoPermalinkResponder

Estive no Deserto em 2011, na época pesquisando aqui, Ricardo falou maravilhas do Tierra Atacama e foi nele que me hospedei. O dólar era menos que R$1,60 então não ficou caro. Agora com este dólar nas alturas, tem que ter dinheiro sobrando para se hospedar lá.
Mas o Hotel é esplendido, não tenho nenhuma reclamação, é perfeito em todos os detalhes. Até hoje foi o quarto de hotel mais lindo que pude estar, as refeições são ótimas, funcionários mega atenciosos, as excursões estão inclusas na diária. Um dia eu volto... Hotel e lugar maravilhoso!

Livia
LiviaPermalinkResponder

´Há 1 ano atrás fiquei no Pascual Andino que é super perto da Caracoles, café da manhã bom, a cama é gigante, o quarto tem uma decoração muito bonita, chuveiro excelente. O que senti falta foi de um ventilador de teto porque o quarto é quente e de um frigobar para deixar a água geladinha.
O staff é muito atencioso e simpático, sempre deixam um lanche caso você saia antes do café da manhã que inicia às 8hs. O que é quase sempre, pois são muitos os passeios para sair de madrugada. E também fornecem as toalhas para os passeios com água. Não é barato, mas nenhum hotel no Atacama é.

Diego Ernan
Diego ErnanPermalinkResponder

Fiquei no Hostel Mamatierra, excelente!!! E por um bom preço em quarto compartilhado.
Nos dias que o passeio saia muito cedo, eles preparavam um café da manhã pra viagem para levarmos. São muito atenciosos com os hóspedes.
Quando fui ao Salar de Uyuni, deixei minha mochila maior no Mamatierra, e quando retornei no quarto dia, eles me deixarem usar todas as dependências do hostel, tomar banho, usar cozinha, Wi-fi, tudo, exceto dormir...hehehe.
Recomendo para todos, excelente opção em San Pedro de Atacama.
Abraços!

Sandra c
Sandra cPermalinkResponder

Estive no Atacama em 10/15 e fiquei no Parina Atacama. Gostei muito, equipe super atenciosa, quarto confortável , com bom café da manhã.Bom custo beneficio, os hotéis lá são caros. Bem localizado, cerca de 10 min de caminhada até o centro.Recomendo!

Luciane Aquino

Nós ficamos no Kimal e foi muito bom. É uma boa dica para quem vai com filhos: o hotel tem um quarto que acomoda quatro pessoas sem aperto.
Contratamos os passeios com eles, na chegada, e foram ótimos. Boa van, poucos passageiros, bons guias e sem correria.
Nesse link postamos às fotos do Kimal: http://www.vouviajar.blog.br/2015/09/onde-ficar-em-san-pedro-do-atacama.html

Samanta
SamantaPermalinkResponder

Irei ao Atacama em junho próximo e meu vôo chegará em Calamá às 22h. Gostaria de saber o que é melhor fazer: pegar um transfer na mesma noite ( há transfer para San Pedro depois das 22h?) ou pernoitar em Calamá e seguir a San Pedro no dia seguinte? Aguardo ansiosa por respostas para poder fechar minha hospedagem. Grata desde Já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samanta! Até hoje não chegou aqui relato de ninguém que tivesse pernoitado em Calama por causa de horário de chegada de vôo. O site da Licancabur, a concessionária oficial de trânsfers do aeroporto, não fala em horários. Acreditamos que os trânsfers funcionem coordenados com as chegadas de vôos.

Preencha o formulário da cia., se não funcionarem nesse horário eles responderão.

http://www.translicancabur.cl/

Mas vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

Adivaldo Junior

Existem umas três empresas que fazem o transfer. Na semana santa peguei do aeroporto para SPA às 20 horas. A maioria das pessoas não reserva, mas você pode reservar com a Licancabur pelo site que eles confirma por email. É tranquilo. Existe a Trans Pampa também.

Samanta
SamantaPermalinkResponder

Muito obrigada pela atenção!!! Vou preencher o formulário da empresa de transfer e assim que conseguir uma resposta compartilho com vcs!!!

Camille Casarini

Samanta, fechei com a Licancabur e meu voo chegava 21h15, pode ficar tranquila. O email de reservas é reservastransfer@gmail.com.Boa viagem!

Luciane Aquino

Samanta, é isso mesmo que o pessoal está contando: reserve antecipadamente com a Licancabur. Eles fazem o transfer tarde da noite no sentido contrário também (San Pedro > Calama).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar