Brexit: turismo em Londres

Guia de Londres

Brexit

Brexit: o que muda para turistas brasileiros?

Desde o dia 1º de fevereiro de 2020, o Reino Unido não faz mais parte da União Europeia. O Brexit, aprovado em plebiscito em 2016, finalmente se concretizou.

Num primeiro momento, o Brexit traz insegurança jurídica para os imigrantes europeus que vivem no Reino Unido (e os emigrantes britânicos que vivem na Europa). A união alfandegária continua por um período de transição de 11 meses que, quando terminar, pode trazer uma crise de desabastecimento, um pouco de inflação e alguma desvalorização da libra.

Para brasileiros em viagens a turismo no Reino Unido, porém, o Brexit não traz nenhum impacto.

Para o turista brasileiro, não muda nada

Para quem viaja ao Reino Unido com passaporte brasileiro, o Brexit não causa nenhuma alteração significativa.

Veja:

Nada muda no controle de imigração

Andar com passaporte

O Reino Unido nunca aderiu à zona européia sem fronteiras internas, o Espaço Schengen. Brasileiros sempre precisaram fazer imigração ao entrar no Reino Unido, mesmo vindo de outros países europeus. Isso continuará igual.

As exigências do Espaço Schengen nunca valeram para entrar no Reino Unido. Nos países europeus que fazem parte do Espaço Schengen, é preciso apresentar passaporte com validade de pelo menos 3 meses depois da data prevista de saída, passagem de volta, seguro-saúde no valor de 30 mil euros e prova de 65 euros por dia para se manter. Além disso, a permanência máxima é de 90 dias a cada 180 dias.

No Reino Unido nada disso é exigido. O passaporte só precisa ter validade para o tempo previsto de permanência. A permanência concedida na entrada pode chegar a 6 meses. E não há regras escritas do que é preciso levar para ser admitido no país. (Mas não se deve vacilar: eu explico por que aqui.)

A moeda não muda

Que moeda levar para o Reino Unido

Apesar de ser membro da União Europeia, o Reino Unido nunca adotou o euro. Nunca foi possível usar euros no comércio britânico. Sempre foi necessário comprar libras no Brasil, trocar euros por libras nas casas de câmbio ou fazer uso de cartões. Continuará igualzinho. Nenhuma novidade aqui.

Será que entrada no Reino Unido vai ficar mais difícil?

Londres como chegar: Gatwick

Sem dúvida, o Brexit aconteceu numa onda de ressentimento anti-imigrantes. Turistas de países subdesenvolvidos podem ser vistos como imigrantes clandestinos em potencial? Sim. Mas já corríamos esse risco antes do Brexit.

Quando Theresa May (a antecessora de Boris Johnson) se tornou primeira-ministra em 2016, chegou a mencionar explicitamente que pretendia passar a exigir visto para turistas brasileiros. Mas a proposta não foi adiante e nunca se falou nisso.

Em princípio, não há por que temer um endurecimento da recepção de turistas brasileiros no Reino Unido por causa do Brexit. Visitantes do Leste Europeu, que emigraram legalmente durante as duas últimas décadas, devem ser alvo do maior escrutínio, assim que o período de transição terminar.

Mas por via das dúvidas, leve para o Reino Unido os mesmos documentos que você apresentaria no Espaço Schengen. Passagem de volta, comprovante de reserva de hotéis por toda a estada (ou carta-convite do seu anfitrião, com nome, endereço, telefone e email) e outras provas de que sua viagem é de turista — passagens internas, ingressos, tours, tudo o que você tiver comprado antecipadamente. (Faça também seguro-viagem — não é obrigatório, mas você não quer ficar doente em libras, quer?)

Em resumo: não há por que temer o Brexit

Brexit: turismo em Londres

Na prática, a única mudança que podemos experimentar no Reino Unido são maiores filas na imigração, quando o período de transição de 11 meses da união alfandegária terminar, e os viajantes europeus passarem a sofrer o mesmo controle minucioso que nós, não-europeus, sempre sofremos.

Não desista de viajar ao Reino Unido por causa do Brexit. Para nós, nada mudou.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    28 comentários

    Olá boa noite !

    Uma dúvida eu moro recentemente na Irlanda, estou a trabalho com visto de 2 anos. Tenho meu passaporte brasileiro e meu green card venceu mais está com apontimento marcado. Preciso ir em Londres semana que vem, será que eu indo com o passaporte, meu visto e levar o green card vencido e o e-mail de pontimento e as reserva de hotel, consigo entrar tranquilo?. Vou ficar só 2 dias

      Olá, Thiago! O nosso conhecimento se limita a turismo de brasileiros morando no Brasil. Essas questões de permanência no exterior são mais complicadas. Acredito que você conseguirá esclarecimento numa comunidade de expatriados.

    Olá Bóia,
    Excelente conteúdo, desde sempre. E cada dia melhor.
    Tenho 2 perguntas:
    1) Houve alguma mudança sobre o reembolso / devolução do VAT para compras de estrangeiros no Reino Unido depois do Brexit?
    2) Tenho conta em outro banco, não o WISE, e usei nos EUA. Para abastecer, coloca em dólar e pronto. Mas não consigo encontrar opção para Libras esterlinas. Será que é só abastecer com compras em dólar mesmo e o próprio sistema faz a conversão do dólar em libras?

    Obrigado e novamente parabéns pelo trabalho!

      Olá, Rodrigo! Você ocnsegue a devolução do VAT nos casos em que isso é possível na saída do país. Seu cartão funcionará em dólar.

    Olá, bóia! Adoramos seu trabalho, tem sido fundamental em nossas viagens!
    Em dezembro deste ano, eu, esposa e dois filhos adolescentes passaremos a semana do natal em Londres. Já temos London pass (3 dias) e ingressos para London eye e madame tussauds (seguindo as dicas do blog). Temos uma dúvida ainda, quantas libras por dia/pessoa devemos dispor para os gastos de alimentação e transporte (em média, é claro). Além das feiras natalinas, alguma dica especial sobre o Natal?
    Muito obrigado!

    Olá Bóia!!! Sou seu fã!!
    Por favor, estarei em Londres do dia 31/12 ao 05/01 e em Zuriche do dia 05 ao dia 06/01.
    Estou acompanhando a cotação da libra esterlina e do dólar, vale a pena eu esperar para ver se o dólar tem uma queda considerável para eu comprar e trocar em londres por libra ou compro libra aqui no Brasil?
    É necessário eu comprar Franco Suiço ou pela curta estadia consigo me virar com euro?
    Muito obrigado!!!

    Olá, mas se caso queira ir para o Reino Unido em 2021 através da cidadania italiana, altera alguma coisa? (Indo para o Reino Unido com o passaporte brasileiro, chegando lá ir para Itália conseguir a cidadão italiana).

      Olá, Renata! Sim, altera. Em princípio o seu passaporte italiano valerá tanto quanto o brasileiro, a menos que sejam prorrogadas as prerrogativas dos visitantes da União Européia. Talvez como “italiana” você esteja sujeita a menos perguntas do que como brasileira, mas isso é só uma suposição.

    Fico pensando: o povo tem preguiça de ler o tópico ou o problema é de interpretação de texto? Está muito bem explicado no texto que, até o momento, o Brexit não mudou nada para turistas brasileiros!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito