roteiros leste europeu

Primeira viagem ao Leste Europeu: monte seu itinerário

Está montando seu itinerário pelo Leste Europeu (ou, como eu prefiro chamar, Europa Central)?

Neste post você encontra esquematizadinhos os deslocamentos mais racionais e convenientes entre Berlim, Munique e Viena e as principais cidades do antigo Leste Europeu — Praga, Budapeste, Cracóvia, Varsóvia, Zagreb, Bratislava e Ljubljana.

Como comprar a passagem aérea

Com o fim, a partir de outubro, da rota direta entre São Paulo e Munique, o Brasil não será ligado por vôos diretos a nenhuma das cidades citadas neste post. Mas isso absolutamente não é problema.

O ideal para qualquer roteiro picado pela Europa é comprar uma passagem na modalidade múltiplos destinos, oferecida por todas as cias. aéreas em seus sites (e também por algumas agências online).

Numa mesma passagem, você compra a ida para o primeiro destino a ser efetivamente visitado, e a volta desde o último destino a ser efetivamente visitado.

O itinerário aéreo será resolvido com uma escala na ida e outra na volta. Por exemplo: uma passagem múltiplos destinos com ida Brasil-Budapeste e volta Berlim-Brasil comprada na KLM terá conexão na ida e na volta em Amsterdã; comprada na Lufthansa, terá conexão na ida e na volta em Frankfurt; e assim por diante.

Você economiza o tempo e o dinheiro (e eventualmente gastos com hospedagem) que precisaria investir nos trajetos entre o ponto de chegada/partida do vôo direto e os lugares que você vai efetivamente visitar.

E tem a segurança de todas as conexões serem vinculadas e, por isso, garantidas: se o primeiro vôo atrasar e você perder o segundo, a cia. aérea se responsabiliza por encaixar você num outro vôo. Veja o passo a passo neste post ou use os serviços de um agente de viagem.

Trem ou ônibus?

No antigo Leste Europeu, devido à precariedade das linhas ferroviárias, o transporte rodoviário sempre foi uma boa alternativa.

Mesmo com a modernização de alguns trilhos, viajar de ônibus continua uma alternativa interessante — mais econômica e com tempos de percurso equivalentes (e às vezes até mais rápidos) aos dos trens.

O Viaje na Viagem tem uma preferência quase ideológica pelo trem, por ser o mais europeu dos meios de transporte e proporcionar uma experiência inigualável de viagem. Mas em alguns trechos desta região o ônibus acaba se revelando a melhor alternativa, mesmo.

Carro alugado é uma boa?

Nem todas as locadoras permitirão que você atravesse fronteiras no chamado Leste Europeu. Sempre pergunte sobre essa possibilidade, já que rodar por territórios não-autorizados pode implicar em multas previstas no contrato e anulação do seguro.

Dito isso, alugar um carro para fazer um roteiro entre cidades grandes não é uma boa idéia em lugar nenhum da Europa.

Entrar e sair de cidades grandes, estacionar em cidades grandes, guardar o carro à noite em cidades grandes — tudo isso toma seu precioso tempo de férias e encarece sua viagem.

Vai por mim: só alugue carro num país onde você vá percorrer estradas secundárias e rotas panorâmicas, fugindo das cidades grandes e das grandes estradas.

Se o seu roteiro incluir o interior da Alemanha, da Áustria, da República Tcheca, da Eslovênia ou da Croácia, alugue e devolva o carro localmente, seguindo viagem de trem ou ônibus para a próxima capital.

Onde ficar em Praga

Leste Europeu/Europa Central: monte seu itinerário

Saindo de Berlim

Saindo de Bratislava

Saindo de Budapeste

Saindo de Český Krumlov

Saindo de Cracóvia

Saindo de Dresden

Saindo de Innsbruck

Saindo de Ljubljana

Saindo de Munique

Saindo de Praga

Saindo de Varsóvia

Saindo de Viena

Saindo de Zagreb

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leste Europeu/Europa Central: o roteiro mais redondo

    Este roteiro classicão não tem erro. A seqüência é bacana, os deslocamentos são fluidos. Siga as permanências mínimas recomendadas e sua viagem vai ser um sucesso.

    • Compre passagem aérea múltiplos destinos (veja aqui) com ida Brasil-Budapeste e volta Berlim-Brasil
    • Fique 3 ou 4 noites em Budapeste; vá de trem a Viena (2h40)
    • Fique 3 ou 4 noites em Viena; continue de trem a Praga (4h) ou vá de ônibus a Cesky Krumlov (3h30), fique uma noite e prossiga no dia seguinte a Praga de ônibus (3h)
    • Fique 3 ou 4 noites em Praga; siga de trem a Berlim (4h25); faça um pit-stop em Dresden
    • Fique 4 a 6 noites em Berlim; volte ao Brasil

    591 comentários

    Olá Ricardo. Eu, meu marido e filha queremos viajar no final de setembro próximo para Berlim, Cracóvia, Praga e se der pra Budapeste. Por favor me oriente qto ao trajeto e se é melhor fazer de trem ou avião. Muito obrigada.

    Gostaria de saber qual a melhor forma de Cracóvia para Budapeste

      Olá, Andréia! São 8 horas de ônibus, de 8 a 10 horas de trem com baldeação ou 3h30 de avião com conexão em Varsóvia.

    Somos duas idosas muito dispostas, com 23 dias disponiveis, chegando em Varsovia passando em Cracovia, Eslovaquia, Budapeste, Viena, Praga, Berlim, finalizando em Varsovia. Pergunto se opçao carro por esse periodo é pratico (ou opçao citytour) e se é facil encontrar pousadas (com reservas de 3/4 dias de antecedencia) enquanto passando nesses locais…

      Olá, Grace! Carros em cidades grandes são um estorvo, não recomendamos. E se você deixar para reservar de última hora, pode sobrar somente a xepa.

    Boa Tarde! Estou com dúvida de como ir de Split(Croácia) para Budapeste.

      Olá, Valquiria! Você teria que ir de ônibus a Zagreb e de lá de trem. É melhor ir de avião.

    Olá Ric! Vou fazer uma viagem com meu marido partindo de Budapeste para Munique de o de volto pra o Brasil por 18 noites em agosto/setembro . Queria tentar inserir Praga mas achei meio fora de mão… fiquei com dúvida se vale a pena acelerar. Outra dúvida é se tem um barco de Budapeste para Viena com pradas ou não … abraços ! Sempre sigo seu blog em minhas viagens há anos !

      Olá, Guilherme! Quem responde é a Bóia. Existe uma linha de barco de Viena a Budapeste com parada em Bratislava, mas o barco vai a 60 km/h e você vai apreciar pouco a paisagem por causa do spray da água no vidro. Vocês podem fazer Budapeste-Viena-Praga-Munique, todos os trechos de trem.

    Olá, bom dia!
    Estou numa grande duvida. Terei 15 noite. Chego por Berlim e volto por Viena. Pensei em Berlim/Praga/Buda/Bratislava (dormir 1 noite ou fazer bate de Viena e finaliza por Viena. Acha que vale incluir Munique ou Cracóvia? Tenho receio de ficar muito puxado… Muito obrigada!

      Olá, Thais! Para incluir Munique o ideal seria voltar por Munique. Dada a sua passagem, eu recomendaria fazer o bate-volta a Bratislava quando hospedada em Viena.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito