Frohe Weihnachten! Berlim já tem mercado natalino funcionando no início de novembro 1

Frohe Weihnachten! Berlim já tem mercado natalino funcionando no início de novembro

Berlim mercados de natal

Fotos | Divulgação

Berlim é a menos típica das cidades alemãs. Mas quando chega perto do Natal, adere com tudo à mais pitoresca das tradições alemãs: os mercados natalinos. São muitos, espalhados pela cidade. Os mais apressadinhos — da Igreja Samaritana e da Potsdamer Platz — começa am funcionar dias 3 e 4 de novembro, respectivamente. A maioria abre dia 21. Confira os principais mercados da cidade e suas datas de funcionamento. Aí é só se preparar para muitas luzinhas coloridas, vinho quente (Glühwein) e pão de mel (Lebkuchen).

Na véspera e no dia de Natal os horários de funcionamento costumam ser diferentes. Lembre-se também de que mochilas muito grandes podem fazer com que você perca um tempo precioso na segurança das feiras.

Potsdamer Platz (4/11 a 1/1/2017)

Berlim mercados de natal

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Berlim vira um grande parque temático de neve com um tobogã de 70m que proporciona medinho (e uma linda vista da região do Portão de Brandenburgo) e uma pista de patinação em que crianças entre 4 e 7 anos podem ter aulas gratuitas antes de se aventurarem no gelo. Outras atividades também acontecem na área, que oferece também um chalé austríaco com comidinhas típicas. A partir das 19h, rola festa com DJ. Entre 21/11 e 26/12, o mercado de Natal de Alte Potsdamer Straße vende presentinhos, artesanato e comidinhas, sendo possível ao público ver os artesãos trabalhando.

Christmas Garden Berlin, no Jardim Botânico (17/11 a 1/1/2017)

Por um caminho de 1,5 km, florestas encantadas, contos de fadas e personagens natalinos são retratados em estátuas e zilhões de luzinhas coloridas. O tranquilo passeio convida o visitante a uma atmosfera mais calma do que a encontrada nos tradicionais mercados de Natal, mas promete ser tão encantadora quanto para crianças. Comidinhas típicas, uma pisa de patinação e outras atrações também fazem parte do passeio.

Igreja Memorial Kaiser Wilhelm (21/11 a 1/1/2017)

Em sua 33ª edição, este mercado de Natal reúne mais de 100 estandes com artesanato, decoração de Natal, roupas de inverno, brinquedos e acessórios feitos especialmente para comemorar essa época do ano. Waffles, amêndoas em geral e outras comidinhas típicas também podem ser encontradas. O espaço tem um pavilhão fechado para quando as temperaturas estiverem mais difíceis de tolerar. A igreja do Imperador Guilherme é aquela que não foi restaurada para relembrar os bombardeiros da 2ª Guerra, e que durante muito tempo foi o principal cartão-postal de Berlim Ocidental.

Mercado de Natal da Alexanderplatz (de 21/11 a 26/12)

berlim mercados de natal

Debaixo da Torre de TV, inúmeros artesãos mostram aos visitantes como são elaboradas suas peças, ótimas sugestões de presentes de Natal. Mas a grande estrela do mercado é a estrutura em forma de pirâmide com mais de 5000 luzinhas em que é possível tomar vinho e comer no térreo e ter uma vista panorâmica do primeiro andar, enquanto no alto figuras clássicas dão o tom da festa.

Berliner Weihnachtszeit (Berliner Rathaus) (21/11 a 29/12)

roten-rathaus-mercado-natal-berlim
Este nome impronunciável significa ‘Tempo de Natal em Berlim’ (e Berliner Rathaus significa Prefeitura de Berlim). Atrás da Alexanderplatz e pertinho da Neptunbrunnen você encontra o mais nostálgico dos mercados de Natal. Aqui dá quase para se sentir na Berlim de séculos passados, com música de órgão clássico, vinho, um presépio em tamanho real e uma padaria ao estilo medieval que também serve hidromel numa taverna que usa até taças feitas de barro. Há também roda-gigante, pista de patinação, um trenzinho que passeia por uma floresta encantada e, é claro, Papai Noel em pessoa.

Palácio Charlottenburg (21/11 a 26/12)

charlottenburg-mercado-natal-berlim
O palácio, as árvores, a cerca… tudo fica decorado com luzinhas que tornam todo o ambiente romântico. Tendas com comidinhas e bebidas quentes, além de artesanatos decorativos dividem espaço com atividades para crianças, como a área Winterwald, que tem carrossel, balanços, trenzinho e até algumas oficinas. Combine uma ida ao mercado de Natal com uma visita pelo palácio.

Mercado de Natal de Santa Lúcia, na Kulturbrauerei (21/11 a 22/12)

Uma homenagem a Santa Lúcia, este mercado natalino é focado em tradições nórdicas, e traz comidinhas e entretenimento típicos dos povos desta região. Um de seus itens mais característicos é um grande aquecedor que fica disponível na feira para que os visitantes se esquentem sem precisar exagerar no Glühwein… Funciona no pátio interno da Kulturbrauerei, um complexo cultural no muvucado bairro de Prenzlauer Berg.

WeihnachtsZauber, na Gendarmenmarkt (21/11 a 31/12)

gendarmenmarket-mercado-natal-berlim
A praça mais linda de Berlim, a Gendarmenmarkt, tem o mercado mais procurado da cidade. Tem estandes de artesanato, com exibições de pessoas fazendo velas, joias, sopradores de vidro, origamis e outros itens que dão bons presentinhos de Natal. A gastronomia não é esquecida, e vários chefs oferecem pratos elaborados e quentinhos. A entrada custa 1 euro.


Natal Luz 2016
Natal germânico sem passaporte

Wintertraum, em Am Alexa (Jannowitzbrücke) (21/11 a 23/12)

O Wintertraum (‘Sonho de Natal’) é ao mesmo tempo a maior feira anual de Berlim e um simpático mercado de Natal. Há uma série de atividades disponíveis, além de diversas barraquinhas de crepes, vinhos e outros pratos alemães típicos. A localização é na Jannowitzbrücke, a ponte próxima à Alexanderplatz.

Spandauer Weihnachtstraum (Spandau) (de 23/11 a 27/12)

Um passeio a Spandau fica mais rico com uma passadinha no seu mercado natalino — um dos mais típicos da região. Acontece em frente à Prefeitura de Spandau.

Nostalgic Christmas Market, em Opernpalais (de 23/11 a 25/12)

Vários estandes vendem de decoração em madeira para a árvore de Natal iluminada por velas a pratos típicos de várias regiões da Alemanha. Uma roda gigante de mais de um século de idade e “contação’ de histórias para crianças fazem parte dos atrativos.

Mercado Ambiental de Natal, na Sophienstraße (26/11 a 18/12)

Em sua 21ª edição, esse mercado de Natal tem todas as características de um mercado tradicional, só que oferecendo peças sustentáveis como sugestões de presentes. Mesmo nas comidinhas o conceito é reproduzido, com produtos regionais e ingredientes colhidos pelos próprios vendedores.

Mercado de Natal da Klunkerkranich (26/11 a 18/12)

Hipster também comemora Natal? Na hipsterlândia de Neukölln, claro que sim! Este mercado de Natal funciona no terraço da Klunkerkranich, um centro cultural do bairro do momento.


Berlim
De volta ao Ocidente

Mercado de Natal da Späth’sche Baumschule (26/11 a 18/12)

Fundado em 1720, o Späth’sche Baumschule é a escola maternal mais antiga da Alemanha. Na época do Natal o local se torna cenário de um dos mercados da cidade, com uma variada programação cultural, além de presépios, decorações temáticas, artesanato e comidinhas típicas. A entrada custa 3 euros.

Mercado Verde de Natal, na Kollwitzplatz (de 27/11 a 18/12)

Outra opção ecológica de mercado de Natal. Tecidos, brinquedos, óleos de massagem e outros itens estão à venda, na praça mais charmosa de Prenzlauer Berg.

KiezWeihnacht na Samariterkirche (3 a 11/12)

Mais de 60 barraquinhas vendem artesanato decorativo e oferecem oficinas para crianças, além de concertos de músicas típicas. É um Natal ‘de bairro’, no entorno da Igreja Samaritana em Friedrichshain. Os pequenos que se comportaram bem durante o ano podem inclusive encontrar o Bom Velhinho.

Conto de Fadas Nórdico, no Schloss Britz (9 a 18/12)

O cheirinho de canela toma o ar dos jardins do palácio Britz na época natalina. A proposta é fazer com que os visitantes viajem no tempo vendo tradições seculares em um ambiente medieval. Tem até um carrossel operado com a força dos músculos. Personagens de contos de fadas podem ser encontrados contando suas próprias histórias. O ingresso custa 3 euros.

Cachorrinhos também têm seu próprio mercado de Natal em Berlim. O Mercado de Natal Para Cães acontece em Forsthaus Paulsborn (3 e 4/12) oferecendo diversos produtos natalinos para os peludos. Donos comportados também podem comer e bebericar nos estandes disponíveis.

Leia mais:


Munique

3 comentários

Que delícia! Estou exatamente procurando por mercados natalinos pra visitar neste período e tinha completamente ignorado Berlim. Ótima dica, pessoal!

Eu fui na Alemanha ano passado no final de novembro e os mercados de Natal pelas cidades foi uma das melhores coisas da viagem!!! Comida barata, vinho quente, os alemães tão alegres confraternizando… Tantas coisas legais que é difícil de resumir. Ok que em alguns lugares atrapalhou um pouquinho as fotos de algumas atrações, mas nada que realmente que tenha comprometido.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito