Vôos a Torres del Paine

Torres del Paine: só quem vai acampar precisa reservar

Torres del Paine reservas

Muita gente está pensando que agora é preciso fazer reserva ou registro para visitar o parque de Torres del Paine, na Patagônia chilena. Não é bem assim. O que passou a vigorar, desde 15 de outubro, é a necessidade de reserva para quem quer passar a noite nos acampamentos Italiano, Torres e Paso, dentro do parque.

Se você vai apenas visitar Torres del Paine, ou vai pernoitar em hotéis, não precisa de nenhum registro antecipado (no caso de hospedagem, claro, você vai precisar da reserva no hotel ou refúgio).


Torres del Paine reservas
A viagem da leitora

Se você vai acampar num dos acampamentos públicos gratuitos (Italiano, Torres ou Paso), aí sim a reserva é obrigatória. Mas olhe: o procedimento é fácil e grátis. As únicas restrições é que as reservas são nominais, intransferíveis e só podem ser feitas para uma noite por acampamentos. É importante lembrar que quem não tiver feito o processo de reserva previamente não poderá pernoitar ali. As inscrições, que devem ser feitas em www.parquetorresdelpaine.cl, são individuais (até duas pessoas). Não são aceitas reservas para grupos.

Os demais acampamentos dentro do parque Torres del Paine também vão exigir a reserva prévia ainda este ano. Para esses casos, os usuários deverão fazer o processo nos sites das empresas Fantástico Sur (para os campings Serón, Los Cuernos, El Chileno, Central e Francés) e Vértice Patagonia (para os campings Paine Grande, Grey, Dickson e Los Perros). A Fantástico Sur também deve montar um ponto de atendimento dentro do parque, onde os visitantes que não fizeram a reserva online poderão, com emoção, descobrir na hora se há disponibilidade de leitos.


City-tour de parque em Torres del paine, 200x100
The easy way

A burocracia tem motivo. Na temporada passada, mais de 220 mil pessoas visitaram o parque, superando 80.000 acomodações. O aumento de turistas fez com que alguns acessos tivessem de ser limitados. Sabendo previamente quantos viajantes estarão no local em cada dia, a proteção dos recursos naturais das trilhas pode ser mais efetiva.

A medida será aplicada durante a alta temporada – entre outubro e março.

Leia mais:


Torres del Paine reservas

15 comentários

Estou lendo aqui sobre as dificuldades que as pessoas tiveram/estão tendo em reservas as vagas nos refúgios. Alguém pode me dar um feed back sobre que fim deu essa história, se deu tudo certo e o que foi preciso fazer? Pretendo ir em 2019, mas já estou pesquisando sobre tudo e me assustei com a possibilidade de não conseguir lugar. Além disso, alguém pode me esclarecer quanto ao aluguel de equipamentos e compra das refeições nesses lugares? Minha intenção é de acampar mesmo. Obrigada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito