Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Panamá agora exige vacina contra febre amarela; mais países da América Latina devem passar a exigir o certificado

Vacina contra febre amarela para viagem

Vai ao Panamá? Saiba que:

  • Desde 6 de fevereiro de 2017 o certificado internacional de vacinação contra febre amarela é exigido para quem vai desembarcar no Panamá
  • A vacina não é necessária para quem apenas fizer conexão sem sair do aeroporto

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

82 comentários

Meu filho quer ir pro Panamá no fim desse mês, só o comprovante da vacina é o suficiente? Pois o certificado demora um pouco.

Olá, gostaria de saber se pessoas com mais de sessenta anos precisam tomar vacina da febre amarela? Caso não precisem , como pedir a isenção? Basta só preencher o formulário, ou ele ainda precisa de alguma aval da Anvisa?

Olá. Gostaria de relatar minha experiência. No início de maio fui para Orlando, fiz conexão no Peru e na Colômbia. Não saí do aeroporto e nem passei por nenhuma imigração, somente em Orlando, mas ao embarcar no Peru para Colômbia, os funcionários da Avianca me pediram o certificado internacional de febre amarela, por precaução eu tinha tomado e tinha o certificado, sendo que minha cidade não estava com surto e nenhum funcionário da avianca tinha me informado que seria obrigatório, já que eu não sairia do aeroporto.

Por favor, como os comentários acima datam de mais de um mês, indago se ainda é válida sua informação sobre a desnecessidade de vacina para conexão no Panamá, viajando com destino a Cancun pela COPA. As informações do consulado e da Copa totalmente desencontradas. Uma lástima !!!

    Olá, Alessandra! Numa conexão você em momento nenhum vai passar por autoridades da imigração do Panamá: ao desembarcar no aeroporto do Panamá, ficará na área de trânsito e embarcará no próximo vôo. Você só mostrará seu passaporte para funcionários da Copa. Quem decide o seu embarque é a Copa. Vale a informação da Copa, de que não é preciso vacina para conexões curtas. Apenas em conexões que exijam a sua saída do aeroporto você precisará da vacina para embarcar, porque para sair do aeroporto você precisa passar pela imgração. Se esta informação estivesse errada já teriam aparecido aqui inúmeras reclamações.

    Agora: se você tem tempo, vacine-se e tire essa preocupação de todas as suas viagens pelo resto da vida. A gente fala isso há anos, mesmo antes de tantos países passarem a exigir a vacina.

galera, eu nao posso tomar a vacina e irei com um certificado de isençao dado pelo meu medico. vcs sabe se terei que passar por algum procedimento especial? obrigado!

    Olá, Marcus! Até hoje ninguém que usou o certificado de isenção voltou para contar sua história. Em princípio, ou eles aceitam, ou não aceitam. Pelo jeito, aceitam, porque ainda não apareceu ninguém para dizer que foi barrado com ele.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito