Curaçao

Kenepa Grandi/Grote Knip, CuraçaoPraia com história | Ricardo Freire

Desde o verão de 2010 Curaçao está ligada ao Brasil por vôos diretos. É uma ilha bem diferente dos outros destinos caribenhos oferecidos aos brazucas – e por isso mesmo, bastante interessante.

Para começar, não há praias extensas. As praias são lindas, mas poucas – e pequenas. Nenhuma delas é enfeiada por hotel. Os hotéis à beira-mar tiveram que construir suas praias com recifes artificiais e areia trazida de fora. (Se não te contassem, você provavelmente não descobriria.)

Mas o que distingue Curaçao é seu centro histórico — lindo, com prédios holandeses autênticos, e a mais antiga sinagoga em funcionamento contínuo nas Américas (com chão de areia, para relembrar os anos em que os judeus erraram no Egito).


Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Punda, Willemstad Feira matinal Seaquarium Beach Punda, Willemstad
Assim como Aruba (e Bonaire, Los Roques, Margarita e Cartagena), Curaçao está fora da rota dos furacões. Pode ir em qualquer época do ano sem problemas.

Chove pouco na ilha; a estação menos seca vai de outubro a dezembro. Mas mesmo nesses meses a chuva não assusta (menos de 100 mm). Querendo não perder nenhum dia de praia, venha entre fevereiro e setembro.

A alta temporada – em todo o Caribe – ocorre entre o Natal e a Páscoa. Depois é possível achar boas ofertas tanto de passagens quanto de hospedagem (vale a pena conferir diárias e passagens por conta própria antes de fechar pacote).

A Gol voa de Brasília todo sábado. Na volta há uma escala em Aruba. Dá para usar Smiles: desde 30.000, ida e volta.

Também é possível ir pela Avianca, saindo de São Paulo ou do Rio com conexão em Bogotá.

Se você estava pensando em torrar suas milhas TAM até Caracas e de lá prosseguir, saiba que é dificílimo comprar o trecho Caracas-Curaçao.

Dá para vir de Aruba por várias cias. locais, em pequenos aviões que fazem a viagem em meia hora. Há também ligação aérea com Bonaire e St. Maarten. e não, não há barcos nem para Aruba nem para Bonaire.

Há menos hotelões em Curaçao do que em Aruba. O padrão de hospedagem leva mais em conta o gosto dos europeus do que os americanos.

Se você quer hotéis com infra comparável à dos que você ficaria no Nordeste, cacife os hotéis top.

A maioria deles (Marriott, Hilton) fica na Baía de Piscadera, dez minutos ao norte de Willemstad. O Breezes (all-inclusive) fica na praia do Seaquarium, que é a praia da muvuca, dez minutos ao sul do centro.

Considere hospedar-se no centro: ali você estará perto do complexo de restaurantes do Rif e com transporte fácil para a praia “urbana” do Seaquarium.

É recomendável estar de carro o tempo todo em Curaçao — assim você pode explorar as praias e os tesouros da cidade no seu ritmo.

Willemstad tem muitas atrações de dia. Numa margem do canal, em Punda, os edifícios holandeses, a sinagoga, os casarões de Scharloo, a comida javanesa no Mercado. Na outra margem, em Otrabanda, o lindo museu Kurá Hulanda. E a noite é animada no forte Rif.

Vá as praias selvagens de Cas Abou e Port-Marie (privadas) e Kenepa Grandi (pública). Não perca a praia do Seaquarium, onde você pode visitar o aquário, nadar com golfinhos e se bronzear em clubes de praia como o Mambo Beach.

Deixa a bóia te levar

Referências

Site oficial de Curaçao, em português

Curaçao no New York Times

Precipitação mês a mês em Curaçao no Weather.com

Dormir

Hotéis em Curaçao no Booking

–> no Centro

Renaissance, o mais bem localizado, ao lado do Rif (forte)

Kurá Hulanda, o mais charmoso, num quarteirão tombado

Howard Johnson, básico tipo Ibis

–> na Seaquarium Beach (praticamente urbana)

Breezes Curaçao, all-inclusive

Lion’s Dive

Royal Sea Aquarium Resort, numa ilhota rente à costa

Avila Hotel, entre o centro e a Seaquarium Beach

–> pra lá do Seaquarium

Hyatt Curaçao, recém-inaugurado, meio fora de mão

–> na baía de Piscadera (10 min. do centro, na direção oposta ao Seaquarium)

Marriott Curaçao

Hilton Curaçao

Floris Suite Hotel, a 5 min. de caminhada da praia

–> em Westpunt (ponto para mergulhadores)

Kulá Hulanda Lodge

–> no meio do nada, e com trânsito

Trupial Inn, o mais barato dos pacotes; evite

Comer

Restaurantes por especialidade no Curacao.com

Marsche Bieuw, o mercado (melhor lugar para almoçar na cidade)

Passeios e atividades

Seaquarium

Academia de Golfinhos

Passeio de barco a Klein Curaçao

Buggy adventures

Cavernas de Hato

Fábrica de licor Curaçao Blue

Compras no Curaçao.com

Duty-free Zone

Aluguel de carro

Pesquise aluguel de carros na Rentalcars

Vôos a outras ilhas

Passagens aéreas para Curaçao

Passagens aéreas para Curaçao– Submarino

Insel Air – Aruba, Bonaire, St. Maarten, Santo Domingo

DAE – Aruba, Bonaire, St. Maarten

Tiara Air – Aruba e Bonaire

Relatos

Dúvida: Aruba ou Curaçao? por Ricardo Freire

Pequeno guia para descobrir a sua ilha no Caribe por Ricardo Freire

1.207 comentários para “Curaçao”

  1. Essa página também tá linda! :mrgreen:

  2. Concordo! :-)

  3. RIC (VC ja deve estar de saco cheio de tanta pergunta,)mas sobre curaçao somando aluguel de carro 7diarias(tem q ser todo periodo em curaçao segundo vc)+ pacote de U$ 1500 PELO MENOS +alimentaçao
    fica caro esse pacote (nao estou falando em ficar em pensoes ,e sim pacotes tipo cvc turnet etc).
    Comparando com puntacana, varadero e ate san andres ( all inclusive e sem aluguel de carro),minha pergunta (chata)é as praias de curaçao sao tao mais bonitas q valham o overprice com estes lugares?
    Nao vale responder é tudo questao de gosto ,pois nao conheço nenhum desses lugares
    abçs
    roberto delman

    1. Roberto, cada ilha tem seu modo de usar.

      Duas ilhas em que o carro é fundamental são Curaçao e St Maarten.

      Em St Maarten o carro vale para xeretar todas as praias e ir aos centros gastronômicos de Grand Case e Marigot.

      Em Curaçao o carro é necessário para zanzar entre praias e o centro, porque você ou vai estar num, ou vai estar noutro. As praia de Curaçao são belíssimas, mas sozinhas não são a razão para escolher a ilha. É preciso querer essa combinação de praia com muvuca + praia selvagem + centro histórico + noite no centro para a ilha valer a pena. Se não parece o seu número, é porque não é mesmo.

      Para não precisar alugar carro, recomendo Aruba, Punta Cana e Playa del Carmen.

  4. Prezado Ricardo

    Em dezembro vou para Curaçao com meu marido e meus dois filhos, uma com 9 anos e o outro com 1 ano. Já estava decidindo ficar no Breezes Curacao Resort, mas encontrei várias avaliações recentes negativas. Vc tem alguma informação recente sobre o hotel? Qual outro vc recomendaria para uma viagem com crianças? Agradeço a atenção.

    1. Não há ninguém que tenha ido e passado por aqui para deixar suas impressões.

      Pelas resenhas no TripAdvisor, dá para ver que o Breezes de Curaçao não é um all-inclusive com o grau de satisfação dos da República Dominicana. Os americanos falam muito mal do serviço — mas por outro lado all-inclusive por definição não se caracteriza por serviço espetacular, e em Curaçao não há concorrência; o Breezes está sozinho na categoria.

      A vantagem do Breezes é a localização na praia da muvuca bacana, perto do Seaquarium.

      Outros hotéis por ali são o Royal, que é anexo ao Seaquarium e permite acesso gratuito ao aquário aos hóspedes (mas que funciona também como time sharing, e deve estar meio lotado e/ou bastante caro em dezembro) e o Lion’s Dive.

      Outros hotéis para levar criança são os outros grandes pé-na-areia, como o Marriott, o Hilton e o novo Hyatt.

      Você encontra links para todos esses hotéis na seção “Dormir” aqui mesmo nesta página.

  5. Estive em Curacao com a minha família em Dezembro de 2008. A ilha é encantadora, com ótimas praias para banho. As casinhas coloridas de Punda, que na verdade são lojas e restaurantes,trazem uma alegria e um charme especial. Ficamos no Marriott que dispõe de praia particular com mar bem manso e é um ótimo ponto para quem quer praticar snorkel. Os quartos são amplos, bem equipados e o hotel dispõe de transporte para o centro sem custo adicional.Para outros passeios, como o seaquarium, contratamos um motorista de taxi no próprio hotel que nos levava e buscava aonde quiséssemos ir. Foi mais confortável e não sentimos necessidade de alugar um carro.

    1. O carro é necessário para quem quer ir às praias “de verdade”. Para curtir a praia do hotel (que, conforme eu escrevi no texto, se ninguém te contar você nem sabe que é “artificial”), não precisa mesmo.

  6. Oi Ricardo,irei com minha esposa e um casal de amigos agora dia 03 á 13 de junho para Curaçau/Aruba..mas vendo os comentarios, vamos ficar no Trupial in em Curaçau, levamos em conta o custo, e em Aruba ficaremos no Holiday inn , quais os contras desses hoteis..porque evitar o Trupial?

    1. Porque fica no meio do nada (nem na praia, nem no centro), e com trânsito pesado para chegar a qualquer lugar (praia ou centro). Eu investiria num hotel mais bem-localizado.

  7. Ola,

    estou indo a Curacao e estou programando o tempo la. Queria saber de quem ja foi se um dia e suficiente pra conhecer as praias do norte. Queria conhecer umas 4 praias e o West Point e Boka Tabla. Eh tranquilo fazer isso em um dia, ou fica corrido?

    Tambem gostaria de saber se vale a pena o mergulho com golfinhos no SeaAquarium… Sou mergulhador e pensei em fazer o mergulho com cilindro no mar, em vez de apenas nadar com eles na piscina. Se alguem souber de algo nesse sentido, por favor, me fala…

    Ultima coisa: eh mto ruim estacionar no centro, pra ir nos barzinhos? Tem estacionamentos, ou nao preciso me preocupar com isso, e parar na rua mesmo?

    Estou indo pra Bonaire (Buddy Dive Resort) e Curacao (Marriot). Ja fiz bastante pesquisa, se alguem quiser ajuda, pode perguntar tambem… Quando voltar, deixo meu relato com dicas que talvez ainda nao tenham aqui!

    Ricardo, parabens pelo site, descobri ele agora e ja indiquei pra muita gente como fonte de informacao.

    Muito obrigado!

    1. Eu particularmente acho que fazer muitas praias num mesmo dia é não aproveitar nenhuma… mas isso você vai poder controlar no dia. Se der vontade de ir ficando, fique, porque o melhor de qualquer praia bacana é ficar nela, e não perder boa parte do dia na estrada achando a próxima.

      Acho que você vai ter a resposta para a questão golfinhos na piscina x golfinhos no mar lá mesmo, falando com outros mergulhadores.

      Vou ficar te devendo a resposta do estacionamento, porque eu fiquei hospedado no centro. Mas não acho que seja grave não. Só me lembro de ter dificuldade de estacionar em St Maarten.

  8. Ricardo!
    Muito boa as tuas dicas,e sobre Santa Lucia vc teria alguma coisa a me dizer se vale a pena conhecer?

    1. É um lugar muito chique, mas o visual é mais montanha do que praia caribenha clara. Vá se você estiver afim de algum hotel supertchãs. Mas no gênero eu prefiro ir à Ponta dos Ganchos em Santa Catarina.

  9. Ola Ricardo,

    Estou indo para Curaçao dia 27 com meu namorado.
    Eu gostaria de saber qual é o melhor lugar para compras e quais praias são imperdiveis em termos de beleza.
    Obrigada!

    1. Compras é na Penha e nas ruas do entorno, no centrinho de Punda, em Willemstad. Grifes é no novo centro comercial do hotel Renaissance, integrado ao Forte Rif. As praias são as que estão recomendadas no item “O que fazer” logo acima. Leia a página e clique nos links, por favor.

  10. Obrigada Ricardo!!!!

  11. Ricardo,

    Desculpa encher com mais perguntas, mas não encontrei respostas para estas, não sei se vc pode me ajudar, mas, la vai:

    Vc sabe qual a voltagem para o uso de aparelhos eletrônicos? Se eu levar um 110 volts funciona lá ou preciso de algum adaptador?!
    Qual o fuso horário de Curaçao para São Paulo/Brasília?

    Obrigada,

    1. 220 V.

      Nesta época o horário tem uma hora a menos do que no Brasil.

      Quando entrar horário de verão no Brasil, Curaçao estará a duas horas atrasado.

  12. Oi Ricardo e trips,
    Vou para Curaçao em julho e consegui melhorar a programação da minha viagem com as dicas que encontrei no site. Seu trabalho é excepcional e as dicas dos outros tripulantes completa o serviço!
    Inclusive, entrei em contato com Nara, uma brasileira que mora em Curaçao ( nara_aguiar@hotmail.com ), alguém publicou o e-mail dela anteriormente no site. Ela foi super atenciosa e me deu dicas valiosas e super úteis que me pouparam bastante tempo!
    Obrigada Ricardo, Obrigada Nara e muito obrigada trips!
    Mary

  13. Ricardo, parabéns pelo site… conheci agora e já estou apaixonada!
    Sou cunhada da já citada Nara e ela realmente tem várias dicas “locais” para Curaçau e Aruba. Eu e meu marido já fomos duas vezes para Curaçau e vale o registro: lá é lugar de turista europeu. Por isso, as praias são lindas, mas a proposta é sempre mais intimista. Para mim, o que é imperdível é o sea aquarium, com o mergulho com os golfinhos. Mas o inglês tem que estar afiado para compreender as instruções. Também adoramos as praias particulares, com toda infraestrutura (cadeiras, sombrinhas, espreguiçadeiras, garçons). Não sei se teve a chance de conhecer Port Marie, ela é linda!
    Ahhhhh, e toda vez que vamos alugamos carro. A ilha é até fácil de andar, mas não acho que essa seja uma opção válida para quem vai só a turismo… o trânsito é meio louco e as pistas não são boas! Vale lembrar que a língua oficial é o holandes e todos falam papiamento… isso não ajuda no trânsito!
    Anotei todas as suas dicas de Mendoza, vou para lá agora em julho.
    Obrigada por tudo!
    Raquel

  14. Oi pessoal

    Vim agradecer ao Ricardo e à Nara pelas dicas.
    Fui para Curaçao com meu namorado e voltei ENCANTADA..a cidade é toda colorida..as pessoas são felizes e as praias são paradisíacas!
    O passeio com os Golfinhos foi a melhor experiência da minha vida..imperdível!!!!
    A Nara me ajudou com relação à comida..não AMEI os restaturantes de Curaçao e olha que fiquei 11 dias..tive a chance de ir em vários..amei apenas 2..o Bistrô que fica dentro do Fort Rif e o Governeur, dica da Nara que é sensacional..apesar do costumeiro atendimento lento..a qualidade é maravilhosa e o ambiente é delicioso..aconchegante e ao ar livre.
    Não tive dificuldades com a linguagem..apesar do papiamento..todos eles falam espanhol..inglês..eles entendem boa parte do nosso português..não há grandes dificuldades de comunicação.
    O atendimento em geral na ilha não é aquelas coisas..mas que continue assim..desse jeito a ilha permanece do jeito que está..sem super lotação!
    Em resumo..amei a viagem..amei as dicas!
    Obrigada!

  15. BARBADA – ALUGUEL DE CARROS

    Vi uma dúvida sobre aluguel de carros no início: Fuja das cias. manjadas do aeroporto. Existe uma locadora muito boa e barata administrada por libaneses muito simpáticos aos brasileiros. A filha da dona queria me tocar para ver se eu era de verdade. Foi engraçadíssimo!

    RIDA Car. O pessoal leva o carro onde você está e na devolução ainda te deixa no aeroporto. E mais, pelo preço de um modelo suzuki parecido com o nosso fiat UNO você aluga um Kia Soul.

    Rida car rental. Gosieweg 8A Call: +599 9 738-3635

  16. Qual seria a melhor pedida para o reveillon no Caribe? Alguém já virou o ano em alguma ilha??

    ABs!

    1. Desse meu périplo recente, acredito que Curaçao e Barbados sejam as mais animadas. Mas meu coração fica com a Riviera Maia — Playa del Carmen, Tulum e vizinhança.

  17. Ricardo,

    Novo na área. Gostando muito. Finalmente uma opção ao TripAdvisor (que é ótimo, mas com participantes e comentários muito USA, falta uma tropicalizada).

    Depois do Caderno do Globo de hoje, fiquei de olho em Curação e descobri que não sou o único.

    Vou flanar pelo site e qualquer dúvida eu te pergunto.

    Uma coisa: em outra encarnação, vc foi RF do Xongas, não é?

    Aquela coluna me fez assinar a Época. Acabou o Xongas por que mesmo, hein?

    Abs

    1. Era eu sim. Entrou diretor de redação novo que detestava tudo: o nome da coluna, o texto, o humor. :shock:

      Mas eu continuo escrevendo crônicas quinzenalmente no guia Divirta-se do Estadão. É difícil de achar no Rio, mas eu sempre republico aqui no site.

  18. marcio nel cimatti – Qual seria a melhor pedida para o reveillon no Caribe? Alguém já virou o ano em alguma ilha??

    Ano novo é no Brasil, acho que você não vai encontrar em nenhuma ilha algo parecido com o Brasil. No entanto, quando se trata de México a coisa muda de figura, se eu fosse você iria na dica do Riq. Esqueça Curaçao. Não é tão animado. As coisas mais animadas da ilha são Mambo Beach nas sextas a noite e a pouco falada Jan Thiel a tarde. As praias são lado a lado separada apenas por uma vasta restinga, mas nunca tente atravessar de carro por este caminho, pois pode ser perigoso para quem não está devidamente em um 4×4. Dê sempre a volta pela CaracasbaaiWeg.
    As noites de Curaçao são normalmente fechadas e animadas por festas que algumas vezes pode acontecer na FilaMaria (ao lado do cinema e do estacionamento público) ou em alguma boate de Salinja. Em Mambo Beach o pessoal dos bares sabe sempre informar onde é a melhor opção do dia, mas a cidade possui excelente bares para quem curte uma coisa mais light como eu. Minha dica é o restaurante/bar/longe/disco Ásia de Cuba. Para chegar: Siga pela Schottegatweg até o Shopping da rótula. Ali pode estacionar na primeira vaga disponível pois já está próximo ao Ásia. No mesmo shopping tem um café com música ao vivo bem interessante, mas o nome… não sei. Fica perto do portão de entrada.

  19. Oi Ricardo,
    adorei o site! ótimas dicas… Estou querendo viajar com meu marido no inico de setembro e queria dica de hotel. Nas nossas viagens costumamos passar o dia fora, conhecendo praias, mergulhando e batendo perna, não queriamos hotel caro, já que só usamos para dormir mas tem que ser bem localizado, charmoso e um bom cafe da manhã. O que vc indica? vamos com certeza alugar um carro…. e se possivel dar um pulinho de uns 2 ou 3 dias em Aruba.
    abs e obrigada!

    1. Centro: Renaissance, Kurá Hulanda ou Ávila.

  20. Olá Ricardo,

    estou querendo ir para Curaçao e Aruba com meu marido e filho de 2 anos em janeiro de 2011.
    Vc acha que é um mês ruim? Qual é a temperatura média? E uma outra pergunta: estou vendo que
    as pessoas costumam alugar carro. Como é a documentação, tem que ter carteira internacional?
    Obrigada, Luciana.

    1. É boa época, alta temporada. Está escrito no texto, seção “Quando ir?”

      Não é preciso carteira internacional de habilitação.

  21. Oi Ricardo,

    Tudo bem?

    Vou em lua de mel para Aruba e Curaçao em novembro desse ano. Em Aruba já reservei o Bucuti, mas em Curaçao ainda não achei um hotel legal para ficar. Queria um hotel charmoso, bem localizado e mais tranquilo, sem muita criança… Vc tem alguma dica?
    Obrigada
    bjo

  22. Olá, Ricardo.
    Vou para Curaçao no reveillón mas estou em dúvida quanto ao hotel: Kurá Hulanda (mais em conta e com café da manhã) ou Rennaissance (com praia particular, mas mais caro e sem café da manhã)???
    Alguém me ajuda???

  23. Carol e Vanessa,

    estou me metendo aqui em uma pergunta para o Ric, mas se ele não se incomoda vou tentar ajudá-las.

    No Kurá não é normal ter criança, no entanto mesmo que no Renaissance você possa fazer algum avistamento, no meu entendimento não incomoda em nada, muito menos a ponto de fazer uma escolha baseada neste quesito. Não digo isso pela praia do Renaissance, pois se você ficar muito tempo nela é porque está deixando de conhecer as verdadeiras praias da ilha. Recomendo este porque penso que este hotel é uma espécie de centro de atrações. Cinema, Cassino, hotel, bares, Lojas… uma integração muito interessante. Elegância, perdão para todos os outros, mas é o Kurá disparado!

    * Vale lembrar que o fato de se hospedar em outro hotel não lhe retira o direito de utilizar os bares e outras serviços abertos ao público de qualquer um desses hotéis, tanto o Kura quanto o Renaissance e les distam apenas 800m um do outro.

    Quanto a ida a Aruba e Curaçao (Bonaire também). Em novemmbro é ótimo, passagens baratas e se você for até o dia 20 ainda pega o final da baixa temporada já entrando na alta. Resultado: preços são mais convidativos e as lojas estão quase todas elas em promoção. No centro de Punda é onde ficam as grandes marcas que fazem descontos de até 50% para trocar de coleção e pegar os turistas da alta. Boas compras!

    sds!

    1. Oi Felipe, tudo bem?

      Obrigada pela ajuda!

      Só não entendi qual dos dois é mais legal… Kura Hulanda ou Renaissance? Eu já estou com passagens compradas e hotel reservado em Aruba. Só não decidi o de Curaçao ainda.

      Pensei muito no Baoase, mas estou achando meio caro demais… Mas foi o que eu mais gostei até agora. Queria um no mesmo estilo, mas não tão caro…

      Obrigada!
      bjo

  24. Vanessa neste caso fique no Baoase. Creio que você esteja mais atrás do estilo Hotel Boutique, então é certamente melhor que os dois que havíamos mencionado. E vamos colocar tudo na ponta do papel:

    Esta localização intermediária vêm me agradando pois apesar de ser “longe” do centro de Punda isso não é problema visto que aluguel de carro é praticamente obrigatório na ilha. Podemos adicionar ainda o fato de que no centro de Punda existe um enorme estacionamento público atrás do mercado. Este hotel fica próximo do Mambo Beach e perto da melhor praia urbana (Jan Thiel) e para saídas noturnas fica ainda no caminho de Salinja (siga direto sempre pela Rotterdanweg) e mais uma vez a Mambo Beach (sexta existe festa ao ar livre).

    Bela escolha o Boase!

    1. Legal Fellipe! Mais uma vez, obrigada pela ajuda! :)

  25. Olá Ricardo,

    Adorei seu blog!
    Eu e meu namorado estamos planejando uma viagem para o Caribe e o blog fui super útil para nos ajudar a decidir a “nossa” ilha do Caribe.
    Mas mesmo depois de ler e reler vários dos post ainda estamos com uma pequena dúvida.
    Decidimos ir para Curaçao, e sabemos que queremos um hotel pé no mar, mas estamos em dúvida entre algumas opções. Qual destas você indicaria?
    Hilton, Marriott, Renaissance ou Ávila?
    Obrigada pela ajudinha!

    1. Marriott e Hilton = hotelões; o Marriot está numa praia melhor e tem uma arquitetura mais simpática

      Avila = hotel mais simples, mas charmosinho

      Renaissance = fica no centro, tem praia artificial. Gostei muito e indico, mas não é pé no mar como você quer.

      1. Olá Ricardo!
        Obrigada pela sua ajuda!
        Acabamos escolhendo o Ranaissance, mais pela localização e alguns benefícios…
        Como você mesmo disse as melhores praias de Curaçao não ficam em frente aos hóteis e sim mais distantes. Então pegaremos um carro para visitá-las.
        Acabamos também mudando um pouco os planos e decidimos dividir a viagem entre Curaçao e Aruba.
        Em Aruba estamos entre o Westin, Radisson e o Hyatt, qual é o melhor na sua opinião? O Holiday Inn Sunspree é mesmo muito ruim?! A diferença de valores dele para os outros hóteis é bem grande…
        Outra coisa, vamos passar um dia na ida e outro na volta em Bogotá, li o relato do Dionísio mas queria saber se você tem algum outro hotel para indicar além do GHL Hamilton?
        Mais uma vez obrigada!
        Seu blog e os comentários de todos têm nos ajudado muito no planejamento de nossa viagem!

        1. Em Aruba, o Holiday Inn é de uma categoria realmente inferior. Não posso falar do serviço. Mas tem claramente uma estrela e meia a menos que os outros.

          Westin e Radisson estão melhor localizados do que o Marriott para curtir os shoppingzinhos da rua de trás de Palm Beach. Mas o Marriott é bem bacana, está num ponto praticamente privativo da praia (jantar pé-na-areia ao entardecer é demais), mas demanda uma caminhada maior para ir ao footing (ou um carro).

        2. Amiga,

          nao va ao holliday inn sera uma decepçao.Parece bandejao! fila para tudo, serviço fraquissimo.Se nao quizer se decepcionar esqueça este hotel que pra mim eh pior que pousada POR SER BARATO EH MUITA GENTE, UMA LOUCURA. Paguei all inclusive e nao comia no hotel eh pessimoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PAGUE MAIS CARO E SEJA FELIZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.

          1. Olá Luciane,

            Obrigada pela dica!
            Acabamos escolhendo o Marriot.. assim que voltar conto para vocês minha impressão sobre o hotel.

  26. Olá Ricardo, adorei seu blog.
    Eu vou para Aruba e Curacao em lua de mel em setembro.

    Em Aruba gostei muito do Riu Palace, porém acho que não vai ter mais vaga.
    Em Curacao não decidimos ainda o hotel, estamos entre Marriot e Renaissance.

    Tem como me dizer qual seria melhor para lua de mel.

    Obrigado,

    1. Marriott tem praia, Renaissance está na cidade. Os dois são ótimos, depende de qual for a prioridade.

  27. Oi pessoal

    Vou me intrometer aqui..rs

    Fui p/ Curaçao agora em junho e fiquei no Marriot, paguei 160,00 dolares a diária do quarto com café da manhã.Adorei o Hotel e o café da manhã é muito bom e bem completo. Super indico.
    Tem praia particular, pé na areia.
    E fica bem localizado, ha 5 minutos de carro de Otrobanda e no meio do caminho para as lindíssimas Port Marye..Cas Abao..etc.

  28. Ric, vc chegou a ir na free zone? pois li em um blog q a free zone é super furada e q nao vale a pena, e que, para compras, compensa passear por punda…no quesito compras de roupas e bolsas de grife, perfumes e acessorios, vc sabe se curaçao eh melhor q aruba? Obrigada!

    1. Não sou comprador, Fernanda. Mesmo que eu vá atrás dessas coisas não teria como comparar por falta de experiência prática.

      O que eu posso dizer é: não escolham nenhuma ilha do Caribe por causa especificamente de compras. Todas têm grifes, perfumes, cosméticos, jóias, óculos. Mas nenhuma é Orlando. Escolha a ilha que mais te apetece e tire uma tarde para comprar. O

  29. Alguém que fez mergulho em curação tem alguma escola para indicar? Já sou certificada, então me interesso em saídas com turmas menores e um dive master.
    obrigado.

  30. Olá..
    Primeiramente, parabens pelo site!
    Estou indo em lua de mel para aruba agora em novembro, como nao estou com tanta grana assim, escolhi o Brickell.
    Gostaria de saber se é válido passar 3 dias em curaçao?
    Como já mencionado antes, estou em dúvida entre o Renaissance e o Kura Hulanda. O Renaissance fica R$ 125,00 mais caro?
    Ou teria alguma outra opção de hotel do mesmo nivel.
    Obrigado

    1. 3 dias em Curaçao vale a pena sim.

      O Renaissance é um hotel mais completo do que o Kurá Hulanda do centro. O Renaissance está do lado de um forte onde há bares e restaurantes. O Kurá Hulanda, porém, é mais charmoso. Em ambos você deve se dar bem.

  31. Ricardo seu site é realmente maravilhoso !

    Eu e meu marido estamos indo no Reveillon para Curaçao, não queremos muito agito…
    Já estivemos em Punta Cana,Cancun, Cozumel, Isla Margarita e esse ultimo nos deixou totalmente frustados
    tanto pelo hotel (Hesperia Isla Margarita)principalmente comida e limpeza,quanto pelo lugar…
    Já em Punta Cana,Cancun,Cozumel não temos do que reclamar, só elogiar…
    Enfim, ai vem a minha pergunta, estamos quase fechando com o Breezes (all inclusive) + li em vários foruns que a comida e limpeza não são boas, apesar da ótima localização dele. Aqui no seu “comentódromo” quase ninguém fala dele,a maioria é Marriot e Renaissance…
    Devo “desencanar” do Breezes?
    Obrigado pela ajuda e parabéns + uma vez !

    1. Olha, Sophia pelo jeito o Breezes no Caribe é bem menos bacana do que aqui no Brasil. Em Curaçao até a localização dele “piorou”, porque não há mais acesso direto à praia do Seaquarium.

      Se você quer all-inclusive pode pegar o Marriott e comprar o programa all-inclusive deles à parte.

  32. Sophia
    Eu estive no Breezes em Curação em janeiro de 2008, uma semana depois do Reveillon.

    Quanto a localização, eu achei otima mesmo e com relação a questão de acesso ao Sea Aquarium, continua sendo fácil chegar lá, em vez da praia, é por uma avenida e é super perto (eu e meu marido pegamos uma das bikes que o hotel disponibiliza – de graça – e fomos até lá e depois na destilaria do Curaçao Blue!)

    Quanto a estrutura do hotel, realmente não dá para comparar com o do Brasil. A limpeza do quarto era impecável (minhas crises alergicas nem deram as caras). Quanto ao restaurante, a comida realmente não era nada de mais e com limpeza duvidosa. Nas áreas comuns, era tudo limpo, a praia privada limpa, jardim tb impecável…

    Marriot parece ser mais ajeitado, mas na epoca que viajei o preço era maior, e não cabia no meu bolso…

    Espero ter ajudado.. no meu blog fiz uma descrição do hotel e fotos http://julianatcruz.blogspot.com/2008/02/curaao.html

    RIC, sigo seu blog em silencio há alguns anos… adoro todas suas dicas e dos leitores que por aqui contribuem… Parabens!!!!

    bjs!!

    1. Obrigadíssimo, Juliana! Estávamos precisando mesmo de um depoimento sobre o Breezes Curaçao.

  33. Olá Ricardo!
    Estou programando uma viagem para Aruba e Curaçao no ano que vem.
    Dei uma olhada nas suas dicas e também nos posts e me interessei pelo Hilton. Mas não sei se vale a pena pegar um hotel deste porte ou seria melhor o Howard Johnson, uma vez que as praias são distantes e não aproveitaremos muito o hotel em si.

    Obrigada,
    Mara

    1. Dá certo dos dois jeitos. Releia os posts, fuce os comentários.
      http://www.viajenaviagem.com/2010/08/como-pesquisar-no-site/

    2. Mara
      Qd fui a Curaçao fiquei no Hilton, o que fez a minha viagem ficar perfeita. Nunca vou esuqecer a cama que tinha lá, parecia que ela me abraçava, e o café da manhã fantástico. Não sei se te ajuda a dica! Se ficar no Hilton tem um barzinho na rua ao lado que é bem escondido, dá para ir a pé. Ele é super legal fica de na praia, pé na areia, vale a penaconhecer!!!

      E usei muito as dicas do Ricardo e dos demais que sempre registram detalhes bem legais, o site é Maravilhoso. Parabéns Ricardo!!! e Obrigada!

      1. Muito obrigada, Taionara e Ricardo!

  34. Me casei no final de junho e ficamos 5 dias em Aruba e 5 dias em Curaçao. Como queríamos all inclusive nos dois lugares, acabamos fechando com o Riu em Aruba e só conseguimos o Breezes em Curaçao. Imagine o que é passar 5 dias perfeitos no Riu em Aruba e depois chegar ao Breezes Curaçao. Decepção total! Ao chegar no quarto o cheiro de mofo era insuportável. Espirrava a cada 5 min. Tirei o edredon que fica em cima da cama e escondi atrás do sofá porque estava claramente com cara de que não era lavado há séculos. As cortinas seguem o mesmo padrão do edredon. O banheiro tem os azulejos encardidos e estava sem torneira no chuveiro, o que havia era apenas um ferrinho que movimentávamos para o lado para abrir. Tentei encarar numa boa, mas a comida do restaurante principal era muito ruim. Marcávamos de jantar cada dia num restaurante diferente do hotel porque o principal não dava. Os melhores jantares foram nos restaurantes italiano e japonês. Em Curaçao me arrependi de ter ido a um all inclusive. Fora que a piscina era bem nojenta, cheia de copinhos de drinks boiando, não entrei nenhuma vez… Tem muitas crianças barulhentas e aquelas atividades na beira da piscina.
    Eu adorei Curaçao, mas a grande decepção foi o hotel.

  35. Ricardo,

    Você tem alguma informacao sobre o Floris Suite? Tenho pesquisado sobre ele e ainda nao achei comentários ruins, mas aqui nao vi ninguém fazer nenhum comentário sobre ele (nem positivo, nem negativo). Conhece alguem que foi?

    Obrigado,

    1. Fica na mesma região do Marriott e do Hilton. Não está pé-na-areia (fica do outro lado da estrada), mas tem uma estação própria de praia.

    2. Eu me hospedei no Marriott que é em frente, e fui ao Floris jantar uma noite. Me pareceu bonito. ´Mas dá uma lida nas reviews do trip Advisor, quando li, na época eram bem desfavoráveis, falando até da presnça de ratos nas dependencias.
      Também fui outras vezes lá , pois alugamos a quadra de tenis para meus filhos(estava em péssimo estado, e cheia de coco de algum animal), pois o Marriott estava com a quadra em reformas.
      Depois acabei alugando a quadra do Hilton que estava em excelente estado.
      O jantar foi bom, ambiente agradável e comida boa…mas fiquei meio preocupada quando depois li as reviews falando da sujeira do hotel.
      E tem também o fato, como mencionado acima, de nao ser pé na areia, fica do lado de lá da estrada e a praia que o hotel utiliza está a uns 150 metros caminhando (eu vi a praia).

  36. Estou indo p Curaçao e não dirijo. Posso passear assim mesmo sem carro?

    1. Não é ideal, mas não faltam táxis nem passeios organizados.

  37. Ricardo,
    Estou planejando ir a Curaçao em setembro. Estou em dúvida entre o Hyatt e o Marriot Renaissance Curacao Resort. Qual você recomenda?
    Pensamos em alugar um carro. Sabes quanto custa o combustível em Curaçao?

    1. O Hyatt é novo e é mais luxuoso, mas é longe. O Marriott é mais bem localizado.

  38. Eu fiquei no Royal Sea Aquarium e achei ótimo. Comparando com o Lions Dive, que fica na frente, a relação custo/benefício vale.

  39. Olá,

    tenho 7 dias para passar no Caribe no final de outubro. Gostaria da opinião dos que já foram, divido 4 dias em Curacao e 3 em Aruba ou fico só em Curacao? O que vale mais à pena?

    Desde já agradeço a atenção.

    1. Vou botar a pergunta no perguntódromo, Viviani, mas você precisaria conhecer as pessoas para saber se a resposta vale para você. Muita gente ama uma ilha e detesta a outra, porque têm estilos completamente diferentes. O ideal seria ler todo o material sobre as duas ilhas aqui no site, incluindo todas as caixas de comentários. Dá um trabalhão, mas no final das contas você sai formada sobre o assunto.

      1. Eu acho pouco tempo para dividir. Passei 7 dias em Curaçao e foi um tempo justo para ir a praia, passear, fazer compras, nadar com golfinhos, etc. Acho que chegar, desempacotar tudo, passar 3 ou 4 dias, empacotar tudo, reembarcar…acho um pouco atropelado. Mas é como o Riq diz, isso é muito pessoal, tem gente que adora pular de lugar em lugar e outros de sossegar e curtir.
        Eu acho Curaçao, de maneira geral, mais interessante, mas depende do gosto.
        Boa viagem!

  40. Fiz as duas em menos de 7 dias em 2007. Vale muito a pena dividir, até mesmo porque são lugares com características próprias e paisagens um tanto diferentes (embora estejam ambas próximas). Curaçao é mais estilo europeu e o centro da Capital é lindo. Já Aruba é mais para curtir a praia mesmo, com bons resorts no estilo USA.
    Boa viagem.

  41. Oi pessoal,
    as dicas sobre Curaçao são ótimas e estou aproveitando para programar com carinho a viagem com a companheira agora em setembro. Estamos indo de CVC – sem escala – e o hotel é o Marriot. Como o quarto é um aqueles de pacote – com vista para o resort/interna – , e não sabemos em qual andar será, pensamos em trocar – fazer um upgrade – para um de frente ao mar em um andar mais alto. Aí surge a dúvida: Vale mesmo a pena, pagar mais caro? Alguém saberia informar sobre a real diferença entre os três tipos de quarto: o de frente para o mar, o com vista para o mar e com vista para o resort? O site do hotel não explica muito sobre eles e as fotos todas parecem ser de um mesmo quarto, no caso uma suíte frente ao mar – a mais cara, óbvio!
    Alguém tem alguma dica sobre isso? Claro que os mais caros são os melhores, mas pode ser que não valha tanto a pena assim.
    Ricardo, aproveito para lhe parabenizar pelo excelente serviço prestado a nós viajantes…Grato!

    1. Normalmente nos Marriott os quartos são iguais, só varia mesmo a questão da vista. Para quartos maiores, veja as suítes. Mas o tamanho já do standard já é bom.

  42. Boa tarde,

    Vou para Curaçao no início de Novembro próximo. Gostaria da sua opnião, para um hotel, para casal com criança de 3 anos. Penso em hotel pé na areia, mas também gostaria de ter restaurantes e centro comercial por perto . Você pode me ajudar ? Obrigada.

    1. Não há essa possibilidade. Leia todos os posts desta página e você entenderá Curaçao. O mais próximo disso seria o Marriott.

  43. Boa noite Ricardo!
    Realmente vc é um guia de viagens em forma de gente. Parabens pelo excelente trabalho, tanto nas colunas quanto no blog e nas revistas…
    Decidi que quero passar a lua de mel em curaçao.
    Vc me indicaria algum hotel que seja realmente surpreendente para essa finalidade??
    Abraço.

    1. O hotel mais romântico é o Kurá Hulanda.

      1. Oi! Eu aconselharia o Baose, beeeeem exclusivo, praia privada, e novinho!

        (eu nao sou relacionado com o Baoase, apesar de estar promovendo ele hehehhe… so fui la visitar algumas vezes e eh de cair o queixo!!!)

  44. Pela sua vasta experiencia Ricardo, qual é o lugar mais romantico do caribe?

    1. Minha idéia de viagem romântica é sempre clichê: ou os destinos grandiosos (Paris, Veneza, Praga), ou o bangalô pé-na-areia numa praia exclusiva. Nenhuma das ilhas do Caribe com vôos diretos ou vendidas em pacote tem essa característica.

      Eu escolheria um hotel pequeno e chique na Riviera Maia (pode ser até simples, em Tulum) ou, se estivesse podendo, um hotel de luxo em Anguilla ou Ilhas Virgens Britânicas.

      Mas a ilha mais charmosa que conheço no Caribe é St.-Barth. http://www.viajenaviagem.com/category/st-barth. Nesta eu dispenso o bangalô pé-na-areia.

    2. Em Curacao, o Baoase!

      Quando morei la, passei algumas vezes para “visitar as instalacoes”… FENOMENAL!

      abs

      1. Pois é Fábio, jah visitei o site deles e achei D+ mesmo… Vi até um video no youtube de um casal que passou lua de mel lah e achei encatador o local. Mandei e-mail para o Baoase e fui prontamente atendido.. Me enviaram muitos materias sobre o local, inclusive o preço que é bem salgado diga-se de passagem, mas uma lua de mel merece… Deve ser o locar que eu escolherei…
        Riq vc chegou a passar pelo Baoase??

        1. Não visitei não. `Parece bem charmoso mesmo. Está bem localizado, entre a cidade e a praia do Seaquarium. A praia é artificial, você notou, não?

          1. Quanto a praia foi o que eu imaginei (praia de hotel sempre artificial) mas no meu ponto de vista não abala o encanto proposto. Segue o link com o video do youtube, talvez possa ajudar a alguem indeciso como eu. http://www.youtube.com/watch?v=jsfLcjvKc80
            Até logo.

          2. Todas as praias do curacao sao artificiais :-)

            O lugar era uma pedra….

  45. Olá Riq e pessoal,
    Grandes informações!
    Alguém saberia me dizer alguma coisa sobre a pousada Scuba Lodge? A príncípio gostei muito do atendimento via email. Sei que me parece outro estilo, mas estou em dúvida entre ele e o Ávila Hotel. Qq informação é bem vinda!

    1. em tempo, o olink do Avila está errado, acho que o correto é esse: http://www.avilahotel.com

    2. O Ávila tem praia própria e mais estrutura. Scuba Lodge é uma pousadinha com facilidades para mergulhadores. Fica um pouco mais próxima do centrinho.

      1. Poxa, essa foi na lata! Obrigado Riq!

  46. Ola Riq, acho que qualquer visita ao Curacao que nao inclua o Netto Bar ( http://www.nettobar.com/ ) nao eh uma visita ao Curacao!

    Quando morei la, batia cartao semanalmente, e eh um verdadeiro lugar que se pode experimentar um bar caribenho no curacao, e o seu famoso Ron Berde! Ate o Pele ja passou por la…

    sugiro adiciona-lo aqui!

    abraco!

  47. Ricardo, gosto muito do seu site e antes de viajar confiro sempre o que voce fala é agradeço muito pelas dicas. Minha ultima viagen foi junho para Lisboa e adorei. Estamos querendo passar o reveillon em Curaçao, no hotel Hilton, e gostaria de saber se voce ou algum leitor conhece a agencia Transmar tours, pois foi até agora, a única que ainda tem vaga para apto triplo, saída 25 dezembro.
    Desde já, agradeço
    Maria Amália

  48. Acha uma boa ir no mês de Novembro ou corro risco de ficar uma semana chovendo direto?

    1. Morei la 1 ano inteiro, e nunca choveu muito!!

      abs!

    2. É a época das chuvas, mas dificilmente você vai perder um dia inteiro de praia.

  49. Oi Ricardo, acompanho e consulto seu blog antes de qualquer empreitada pelas praias do Brasil e do caribe.
    Estou fechando o reveillon e pesquisando (considerando $$ também) gostei de Curaçao e queria saber se você recomenda o Kulá Hulanda Lodge… queremos ficar pé na areia e evitar muitos deslocamentos…

    Bjs e obrigada!

    1. Oi :-)

      O Kura Holanda Lodge fica beeeeeeem na pontinha Oeste da ilha, e a praia nao eh muito legal (as vezes a mare leva a areia embora, entao tem umas grades segurando ela no lugar, quando passei por la vendo todos os hoteis da ilha me pareceu meio estranho)…

      O meu preferido na ilha eh o Avila Hotel ( http://www.avilahotel.com) , e eu passei o Revillon la ano passado com a minha familia depois de uma temporada de 1 ano morando na ilha. Este tbm eh o hotel que a familia real holandesa fica quando vai pra Curacao, e fica pertinho de Punda (onde o reveillon eh animado, mas eu passei no hotel mesmo, que foi muito bom!)

      espero ter ajudado,

      Abraco

    2. Acho longe. As praias da ponta oeste são para quem quer mergulhar, já que estão mais próximas dos melhores jardins de corais.

  50. Olá Fábio,
    Muito obrigada pela dica, já vou chegar se possuem disponibilidade! Se não a segunda opção vai ser Marriott mesmo!

    Obrigada
    abs

1 2 3 ... 12

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!