St. Maarten / St.-Martin

Praia de Mullet Bay, St. MaartenCaribe multinacional | Ricardo Freire

A divisa entre St. Maarten e St.-Martin está bem marcada no mapa, mas na vida real não passa de uma placa no acostamento. O lado holandês nem é tão holandês assim: o inglês é a língua oficial, o dólar é moeda corrente e a influência americana é grande. O lado francês faz mais jus ao nome – mas todo mundo também fala inglês e não reclama se você pagar em dólar.

Não importa em que lado da ilha você esteja, você sempre estará perto de alguma praia excepcional. E, à diferença do que ocorre em outras ilhas de areias privilegiadas, em St. Maarten ou St.-Martin você não precisa estar hospedado num hotel seis estrelas ou a bordo de um poderoso iate para chegar às praias mais bonitas.

Basta fazer entre St. Maarten e St.-Martin aquilo que você já está acostumado em Maceió ou Florianópolis: alugar um carro e não esquecer toalha e protetor solar.


Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer?
Grand-Case, St. Maarten Maho, St. Maarten Praia de Baie Longue, St.-Martin, vista do hotel La Samanna Calmos Café, Grand-Case, St.-Martin
O tempo é mais seco de dezembro a maio. É quando a ilha fica mais cheia – inclusive de passageiros de cruzeiro, que aportam em meganavios em Philipsburg.

No verão do Hemisfério Norte (o meio do ano) a umidade aumenta. A temporada de furacões dura oficialmente de junho a novembro, mas o período mais arriscado começa em agosto. A incidência de furacão é rara. Em 2010 a ilha viu a passagem de apenas um, o Earl, no final de agosto. Leia sobre clima e furacões aqui.

Os preços são mais altos entre o Natal e a Páscoa. Na baixa temporada – em especial durante a temporada de furacões – os preços de hospedagem baixam significativamente.
Os vôos diretos da Gol (de São Paulo, via Manaus) deixam de operar em março de 2011. Restam duas rotas indiretas.

A panamenha Copa voa de São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Manaus (a partir de junho, de Porto Alegre e Brasília também) via a Cidade do Panamá. O trecho final é operado às terças e sábados. Dependendo da cidade, é preciso pernoitar no Panamá na ida ou na volta.

Tendo visto americano, você pode voar via Miami (American e United), Nova York (American e Continental), Washington (United) e Charlotte (USAir).

Brasileiros não precisam de visto de entrada, mas precisam de certificado de vacina contra febre amarela.
A hotelaria não é o ponto forte da ilha. Com exceção dos mais caros (como La Samanna, Radisson e Westin), os hotéis são bem medianos. Não espere o padrão de Aruba ou os resorts de Punta Cana. Leia sobe hotéis aqui.

Há uma grande oferta de apart-hotéis e condomínios; bom para quem não viaja de pacote (nem faz questão de luxo).

A melhor localização é St.-Martin – por conta de Grand-Case, o centro gastronômico e noturno mais bacana. Já a capital de St. Maarten, Philipsburg, vive em função do porto, e morre à noite.

Considere dividir a sua estada com alguns dias (os últimos) na vizinha St.-Barth.
Apesar do trânsito – horroroso –, alugar um carro é fundamental. A razão para ir a St. Maarten/St.-Martin é aproveitar as praias, e você vai precisar de rodas. Leia sobre as praias aqui.

Orient Beach e Grand-Case são ótimos lugares para almoçar. Para jantar, vá a Grand-Case. No lado holandês, dê uma chegadinha na área de Simpson Bay (melhorzinha) ou Maho (conveniente para quem já está lá). Leia sobre restaurantes aqui.

Assistir ao pouso dos aviões no aeroporto é um programa clássico. Os outros têm a ver com atividades aquáticas (leia aqui).

É possível fazer bate-voltas de um dia a St.-Barth (de avião ou barco) e Anguilla (de barco).

Leia também:

–> Links úteis – hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a St. Maarten / St.-Martin e ao Caribe por Ricardo Freire


120 comentários para “St. Maarten / St.-Martin”

  1. Olá, estou programando uma viagem de lua de mel para mim e meu noivo. E, quero muito de ir para o Caribe,será que poderia me dar umas dicas para onde ir?
    Obrigada.

    1. Alô, Sarilla! Temos muitas dicas sobre o Caribe. Comece pesquisando por aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

  2. Boia, tudo bem
    Preciso saber se é necessário andar em San Martin para Anguila e St. Barths com o passaporte original ou posso portar uma xerox, deixo o original guardado no cofre do hotel?

    1. Olá, Ricardo! Você precisará do passaporte original para embarcar e desembarcar. São trajetos internacionais.

  3. Ricardo e Boia,

    Estou montando minha viagem de lua de mel para nov/2012.
    Inicialmente eu iria fazer Los Roques, Curaçao e St Martin (indo para Anguilha e St Barth).
    Pesquisanddo na internet cheguei num bloq que parece ser de uma pessoa conceituada e me deparei com um post bem ruim sobre St Martin:

    http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2008/12/17/st-martin-st-maarten-franca-e-holanda-com-vista-pro-mar-do-c.html

    Gostaria da opinião de vcs sobre esse assunto. Relamente vale a pena ir? Recomendariam ir para outro lugar?

    Obrigado desde já!

    1. Olá, Thiago! Respeitamos a opinião do Arnaldo, ele é amigo do Ricardo Freire.

      O que o Ricardo Freire pensa sobre St. Maarten está nesta seção. O Ricardo Freire fala bem das praias e do charme rústico de Grand-Case. Fala mal do trânsito e da hotelaria. Nem todo mundo gosta de todos os lugares, cada pessoa tem o seu gosto e as suas prioridades.

      1. Agora fiquei numa dúvida terrível!!

        Dá uma ajuda ai po rsrsrsrs

        Los Roques e Curaçao são certos! Já St Maarten não sei mais….

  4. Se eu usar uma companhia aerea americana que faça rio-miami-sant maarten terei que ter visto americano? Grata

    1. Olá, Cybele! Terá, sim.

  5. o trânsito em st. maarten na época de baixa temporada é tão ruim como nas outras épocas?

    1. Olá, Paulo! O trânsito em St Maarten é complicado não por causa dos turistas, mas pelo fluxo local mesmo. Encrenca sempre na hora do rush da tarde (16h-18h) e sempre que acontece a elevação de uma das duas pontes da Baía Simpson (o trânsito forçosamente pára). Achar um lugar para estacionar em Philipsburg é um martírio o ano inteiro.

  6. bóia é o seguinte, gostei muito destes posts sobre o caribe, já li todos eles, aliás todo o site. Porém ainda tenho uma dúvida cruel: em que ilha ficar? quero ir de lua de mel, gosto muiiiito de andar (a pé ou de carro), curto um pouco (não muito) balada, curto muito (muito mesmo) passeios e coisas diferentes do que faria onde moro. também procuro passeios e viajens BBB, e quero ir em baixa temporada. Aí eu vi que em todas as ilhas do caribe se encaixa COMIGO, porém ainda não consegui tirar uma conclusão. se tiver alguma opnião pode dar. Obrigado…

    1. Olá, Paulo! O destino mais completo do Caribe, com praia, passeios e balada, é a Riviera Maia mexicana. E ali, Playa del Carmen é a opção BBB.

      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

      Sem tanta ênfase em balada, e gastando um pouco mais, pense em Barbados.

      http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/barbados-ricardo-freire

      Com menos ênfase em passeio, tente Curaçao.

      http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

      Em St. Maarten, descarte os passeios diferentões e restrinja a expectativa de balada. O grande negócio em St Maarten é a diversidade de praias.

  7. Olá!

    Eu arranho no entendimento de inglês, não falo nada. Já meu marido arranha algumas coisinhas, digamos que ele não passaria fome, estamos querendo ir para o Caribe; Inglês fluente é fundamental?

    Abs.

    1. Olá, Joyce! Em St Maarten seria interessante falar um pouquinho de inglês.

      Leia sobre isso neste post:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/09/caribe-para-principiantes/

  8. Bóia, Olá,
    estou com viagem marcada para St. maarteen.
    Queria uma dica para aluguel de carros e se posso ir somente com a carteira de motorista do Brasil.
    Parabens pelo site. muito completo
    abs
    Ali

    1. Olá, Alberto! Já respondemos que pode, no post em que você perguntou. Por favor não repita perguntas em posts diferentes, nós lemos tudo e respondemos tudo.

      Cote seu carro em sites como http://www.expedia.com .

  9. Pretendo viajar para St Martins em outubro e tenho dois filhos (8 e 7 anos )quero saber quais os melhores hotéis para família e se as praias são apropriadas?

  10. Antes de perguntar, clique e consulte esta página:

    Índice de posts de St. Maarten/St.-Martin (organizados por assunto)