Curitiba

Jardim Botânico de CuritibaA primeira da classe | Ricardo Freire

Organizar o trânsito, encontrar uma fórmula eficiente para o transporte público, multiplicar os espaços verdes não foi o bastante. Ao tornar-se uma metrópole-modelo, Curitiba aproveitou também para se lançar como uma cidade turística.
Junto com os corredores de ônibus e os parques vieram novos cartões postais, como a Ópera de Arame, o Palácio de Vidro do Jardim Botânico – e, recentemente, o Museu Oscar Niemeyer. As tradicionais cantinas de Santa Felicidade hoje são apenas um fecho folclórico para tours repletos de atrações.
Nem precisava. A qualidade urbana de Curitiba já faz da cidade um destino de viagem de primeiro time. A trabalho ou a passeio, é um prazer descobrir que existe uma grande capital brasileira que funciona tão bem.

Organizar o trânsito, encontrar uma fórmula eficiente para o transporte público, multiplicar os espaços verdes não foi o bastante. Ao tornar-se uma metrópole-modelo, Curitiba aproveitou também para se lançar como uma cidade turística.

Junto com os corredores de ônibus e os parques vieram novos cartões postais, como a Ópera de Arame, o Palácio de Vidro do Jardim Botânico – e, recentemente, o Museu Oscar Niemeyer. As tradicionais cantinas de Santa Felicidade hoje são apenas um fecho folclórico para tours repletos de atrações.

Nem precisava. A qualidade urbana de Curitiba já faz da cidade um destino de viagem de primeiro time. A trabalho ou a passeio, é um prazer descobrir que existe uma grande capital brasileira que funciona tão bem.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Ópera de Arame Serra Verde Express Batel Morretes
O inverno é bastante frio e relativamente seco. Uma excelente combinação para curtir a culinária dos imigrantes ucranianos, poloneses, alemães e italianos – e tomar um submarino, o chope com um petardo de steinhäger tradicional do  Bar do Alemão, no Largo da Ordem.

Na primavera e no verão a umidade aumenta.

O outono é perfeito para curtir os parques e pegar o tempo mais firme no litoral, a pouco mais de uma hora de viagem.

O maior evento cultural acontece em março: o Festival de Teatro de Curitiba.

O aeroporto fica em São José dos Pinhais, a menos de 20 km. Recebe vôos diretos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro, Campinas, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Brasília, Assunção e Montevidéu.

Por via rodoviária a cidade está a 400 km de São Paulo (apenas 30 kmnão estão duplicados). Joinville está a 110 km; Balneário Camboriú, a 210 km; e Florianópolis, a 300 km.

O melhor acesso à Ilha do Mel é no Pontal do Sul, a 120 km; desça pela estrada para Paranaguá.

Há grande concentração de hotéis entre o Centro velho e as imediações da Estação Rodoferroviária.

A zona hoteleira mais nova e agradável, porém, está na região do Batel. Por ali você vai estar junto ao comércio mais sofisticado e à vida noturna mais animada da cidade. Há hotéis e flats de todas as faixas de preço e conforto.

Existem também hotéis na região do aeroporto, próprios para quem vai trabalhar na região metropolitana.

Em qualquer uma dessas regiões as diárias baixam no fim de semana.

A Linha Turismo, um ônibus turístico de dois andares, vai do Centro a Santa Felicidade, passando por todos os parques e museus (não perca o Museu Ferroviário, o Museu do Perfume e o Memorial Ucraniano).

À noite tome a direção do Batel, um bairro central com inúmeros bares e restaurantes, muitos deles lado a lado na rua Bispo Dom José (continuação da avenida Batel).

Na primeira oportunidade que tiver, pegue o Serra Verde Express, que vai serpenteando pela Serra do Mar até a cidade histórica de Morretes (onde você pode experimentar o autêntico barreado).

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Curitiba por Ricardo Freire

162 comentários para “Curitiba”

  1. Pessoal,

    Infelizmente só vamos ficar sexta-feira e sábado em CWB.

    No Largo da Ordem tem feirinha nestes dias também ou só domingo?

    Quais as melhores feiras de artesanato, etc.. sexta e sábado? A maioria que vi nos posts anteriores são domingo.

    Obg e um abraço!

    1. A feirinha do Largo da Ordem acontece só aos domingos, até as 14h00. Há algumas outras feiras noturnas gastronômicas espalhadas pela cidade, como a feira do Batel às terças e a da Praça da Ucrânia às sextas.

  2. Uma das coisas que eu mais acho lindas em Curitiba é a Ópera de Arame (http://www.locamob.com.br/teatro-opera-de-arame/details). Por ser um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, a estrutura é uma coisa linda, dá vontade de ficar lá por muito tempo! :D

  3. Gostaria de fazer o passeio de trem para Paranaguá. Voce acha que vele a pena?
    Caso sim, poder dar umas dicas?
    Obrigada
    Sonia

    1. Olá, Sonia! É um lindo passeio. O site é o Serra Verde Express.

      http://serraverdeexpress.com.br/

  4. Sônia, se puder cacife o passeio de litorina e não o de trem convencional. O trajeto é o mesmo, mas o vagão é mais luxuoso, confortável e com serviço de bordo.
    Preço de agosto: 290 com almoço (que não provei e por isso não posso recomendar) + volta de van (voltar de trem é muuuuuito, opte pela van/carro).

  5. Esqueci: o trem ou a litorina vão só até Morretes (cidade antes de Paranaguá).

  6. Sobre o passeio de trem ou litorina, gostaria de saber como é o retorno. Vi que de van é mais rápido do que de trem, mas não sei como adquiri-lo. Fecho a van quando chegar em Morretes ou tenho que fechar pacote com a Serra Verde Express? Tem van a toda hora ou tenho que voltar na hora que chegar em Morretes? Vou com um bebê que terá 5 meses, tem bebê conforto na van ou posso levá-lo no colo?

    1. Olá, Hosana! Reserve um pacote com a volta por van incluída com a Serra Verde Express.

      http://serraverdeexpress.com.br/serra/pacotes/Morretes_e_Antonina

  7. Bóia, estarei em curitiba de 8 a 12/10/13; ainda não reservei hotel; existe alguma boa opção de hospedagem para viagem comcrianças? Há resort em curitiba?
    Obrigada!!

    1. Olá, Katia! Normalmente não há resorts em capitais não-litorâneas.

  8. Quantos dias são suficientes para conhecer Curitiba ?? Penso em ir lá no Carnaval do ano que vem, mas ficar por uns 2-3 dias e depois seguir para São Paulo antes de retornar ao RJ.

    1. Olá, Nishan! Em três dias dá para ver muita coisa. No Carnaval, porém, é possível que museus fechem. Tente tirar um dia para fazer o Serra Verde Express a Morretes.

  9. Em novembro passarei 5 dias em Curitiba, incluindo uma segunda-feira…. mas pelo o que pude observar, a grande maioria das atrações da cidade não funcionam nesse dia… alguma sugestão de programa pra ser feito numa segunda-feira?

    1. Olá, Renata! Os parques não fecham na segunda-feira; o Tanguá é bem grande e rende uma manhã ou tarde de passeio. Você também pode aproveitar para dar uma volta no Batel e curtir as lojinhas.

      1. Obrigada, é fácil estacionar em Curitiba nos parques e no centro?

  10. Renata, quase tudo funciona na segunda-feira, você não terá dificuldades para passear.
    Aos domingos à tarde é difícil estacionar no parque Bariguï (cujo programa também neste dia e horário não recomendo, não apenas pelo estacionamento). Mas nos demais dias não é difícil encontrar vagas nos parques.
    No centro não faltarão estacionamentos pagos para estacionar. Se for usar as vias públicas observe o uso do cartão de permanência (EstaR), quando necessário, para evitar multas.
    Inaugurou um shopping novo (Pátio Batel), com lojas de grife e outras comuns, cujo passeio vale a pena.
    Boa viagem!

    1. Obrigada Fabiana S. Graças as dicas do site consegui fechar meu roteiro. Abraços a todos!

  11. Olá, quais cidades/locais próximos à Curitiba, vale a pena conhecer (com exceção de Morretes, pois já fiz esse passeio). Grata,

  12. Irei passar alguns dias em curitiba em janeiro. Gostaria de saber se vale a pena ir à ilha do mel. Obrigada.

    1. Olá, Vera! A Ilha do Mel é um destino de praia rústico bastante interessante. Em janeiro a ilha estará lotada, então se quiser se hospedar, reserve com antecedência. Dê preferência aos dias de semana.

  13. Vera, o passeio vale a pena! Dicas de pousadas:
    Top: Astral da ilha (minha favorita) e grajagan
    Intermediárias: Das Meninas e Pousadinha
    Simples: Plancton

  14. Esqueci: Classificação acima padrão praia rústica e não continente!

  15. Obrigada gente. Acho que não vai dar pra ir pois queria um bate-volta. Abraços.

  16. Amigos,
    Sou de São Paulo.
    É fácil se locomover por Curitiba de onibus? O valor do táxi é barato? ou nível São Paulo?
    Vale mais a pena ir de carro de São Paulo ou ir de avião?
    Obrigado,

    1. Olá, Guilherme!

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/10/curitiba-linha-turismo-onibus-bike-taxi/

      Estar de carro numa cidade grande que você não conhece sempre ocasiona perrengues.

  17. sou de ribeirão preto gostaria de saber se o passeio litorâneo morretes acontece nas segundas feira.

    1. Olá, Marilene! Sim, as partidas são diárias.

  18. Olá pessoal,

    Estou pensando em ir pra Ilha do Mel no Carnaval, vocês sabem se fica muito cheio (insuportável) ou se o clima é agradável mesmo nessa época do ano?
    Saindo de Curitiba, qual é a melhor forme de chegar na cidade para pegar a Balsa?
    Alguma dica de pousada?

    Abs,
    Pam
    =)

    1. Olá, Pam! Todos os vilarejos de praia do Brasil ficam entupidos de gente no Carnaval. Se não está de carro, vá de ônibus ao Pontal do Sul.

  19. Gostaria de conhecer Curitiba porem gostaria de saber qual o mês que está menos frio e para passear.

    1. Olá, Cleide! Maio é um mês agradável porque não está frio e chove muito pouco.

  20. Pessoal, alguém já foi para Curitiba no carnaval saindo de SP de carro?
    Sabem me dizer se tem muito trânsito na estrada??
    Obrigada,
    Fernanda

    1. Olá, Fernanda! O caminho São Paulo-Curitiba tem um gargalo de 20 km não-duplicados na Serra do Cafezal onde sempre há engarrafamentos em feriados.

  21. Gostaria de saber sobre Maringa

    1. Olá, Jessita! No Matraqueando você encontra:

      http://www.matraqueando.com.br/category/brasil/parana/maringa

  22. Olá!
    Curitiba no feriadão de abril será uma boa?
    Um abraço!

    1. Olá, Rodrigo! É ótimo ir em feriadões a capitais pouco turísticas; a hospedagem fica em conta. Tente encaixar uma descida a Morretes pelo Serra Verde Express.

      1. Obrigado!

  23. Rodrigo, a cidade estará vazia de curitibanos, mas tudo funcionará quase normalmente. Em geral apenas no domingo de páscoa alguns locais fecham ou têm horário reduzido.
    Ou seja, não faltarão atividades e locais para aproveitar!

    1. Obrigado Fabiana!

  24. Bóia, meu comentário foi pro fosso!

  25. Olá!

    Quero ir a Curitiba passar o final de semana de 9 a 11 de maio. Não conheço a cidade, e gostaria de saber se o Ibis Batel é uma boa dica para conhecer a cidade sem carro, jantar num bom restaurante e fazer uma turistagem básica. Somos um casal jovem!

    Grato!

    1. Olá, Edson! O Ibis Batel fica numa região bastante agradável, perto de bares e restaurantes para ir à noite, e de lojinhas simpáticas. Ir para as atrações turísticas também é fácil, de táxi ou de ônibus.

      Temos dicas fresquíssimas de passeios em Curitiba. Veja: http://www.viajenaviagem.com/category/curitiba/

      1. Olá A Boia!

        Muito obrigado por responder ao contato e pelas dicas.

        Verifiquei as dicas no link e fiquei encantado com as opções de Curitiba… Não tinha sabia da riquesa de oções culturais, gastronômicas e turismo em geral em Curitiba e no Paraná.

        Pensei em passar o final de semana do dia 11 de maio porque completamos um ano de casamento e não estaremos de férias para sair de minas por mais dias. Acredito que tereos de voltar ouotra vez para conhecer tudo de bom que a cidade tem.

        Mas acredito que essa é uma ótima opção para a data em questão!

        Abraços e obrigado!

        1. corrigindo… “Não sabia da riquesa de opções culturais,…”

        2. Olá, Edson! Aproveitem! :mrgreen: É uma cidade cheia de atrações e muito preparada para receber turistas.

  26. Olá Boia,

    02 dúvidas:

    01 – Dentro da inconstancia do clima jpa mencionado nos comentários, o que pode-se esperar para Outubro?

    02 – Estou em dúvida entre me hospedar no Centro e Batel. Qual a distancia entre os 02 bairros? Aguardo sugestões suas ou de quem conhecer Curitiba.

    Abraços.

    1. Olá, Mosangela! Você pode consultar sobre o clima, na seção “Quando ir” neste mesmo post. Quanto aos bairros, o Batel é mais agradável e charmoso com restaurantes e vida noturna. O centro é o ponto de partida para as atrações turísticas. Ficam distantes 5 a 10 minutos de táxi.

  27. Olá,

    Vale a pena viajar a Curitiba num final de semana para hospedar no Granville Park Hotel, pelo Mastercard Surpreenda com o valor do pacote para casal por 563,00 (aéreo + hotel – standard)?

    Mesmo com as promoções atuais de bilhetes aéreos está tentador ir com mastercard, mas estou com receio do hotel e da localização dele.

    Data da viagem: final de semana do dias das mães (9 a 11 de maio).

    Grato.

    1. Olá, Cinesio! Fica no Centro, onde há uma zona hoteleira bem estabelecida. O bairro mais charmoso é o Batel.

      1. Boa dia A Bóia.

        Valeu pela dica.

        Mas, por gentileza, será que o hotel não é muito ruim? Tem referências dele? Se for simples, mas simpático e limpinho dá pra encarar para não pagar o dobro comprando fora do preço… só os bilhetes aéreos nãos aem por menos de 540,00.

        Isso é pra sair de BH.

        1. Olá, Cinesio! Não conhecemos o hotel. Clique e veja o que dizem dele no Booking.

          1. Obriagdo a Bóia.

  28. Gostaria de sugestão de um roteiro, saiu de Salvador para Curitiba de avião em junho/julho e de lá pretendo alugar um carro e seguir para gramado, vou com duas crianças de 8 e 14 anos, qual o melhor roteiro?
    Pretendo deixar o carro em Floripa ou POA.

    1. Olá, Roberto! Antes de sair de Curitiba, não deixem de fazer o trem da Serra da Graciosa ( http://www.serraverdeexpress.com ).

      Na ida vocês podem ir por Blumenau e Praia do Rosa (para ver baleias); na volta, passem nos Aparados da Serra, Serra do Rio do Rastro, Florianópolis e Balneário Camboriú (de onde vocês podem ir ao Beto Carrero World).

  29. Boa noite,

    Chegaremos a Paris no CDG – 4 adultos, com 1 mala por pessoa.
    Já li que poderemos tomar o HER linha B e depois o Metro – linha 5 para chegar a praça Bastille, onde fica nosso hotel com um custo de 9,75 euros p/p.

    Será possível conseguir um taxi grande para levar todos? Gostaríamos de saber o custo aproximado do taxi?

    Obrigada
    Susan

    1. Olá, Susan! Este post é sobre Curitiba. Apenas assuntos sobre Curitiba podem ser discutidos.

      Leia sobre transporte desde os aeroportos de Paris:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

  30. Vou passar de sexta a tarde a manhã de domigo com minha esposa, pela primeira vez em Curitiba.

    Poderiam me dar uma dica de o que conseguimos fazer neste período tão curto na cidade?

    Qual parque e restaurante não deixar de conhecer?

    Grato,

    Max

    1. Olá, Max! Dê uma olhadinha nos posts mais recentes, eles vão te inspirar:

      http://www.viajenaviagem.com/category/curitiba

      1. Obrigado a Boia.

  31. Max, você não especificou a data da viagem, então farei uma recomendação atemporal.
    Sexta à tarde um passeio pela cidade com o ônibus turístico, parando em seus pontos de referência (sugiro Jardim Botânico, MON e Opera de Arame).
    À noite um jantar romântico em um bom restaurante (opções Edvino, Vindouro, Durski, Terra Madre, dentre outros).
    Sábado uma volta em outros lugares de seu interesse ou, se quiser, um passeio de litorina (melhor que o trem) até Morretes. O city tour em Antonina é dispensável.
    À noite outro jantar gostoso (Terazza 40 é panorâmico, mesmo a comida sendo mediana. O Madero Premium ou o Salumeria no Largo da Ordem valem muito a pena para ver a região à noite, além de serem deliciosos).
    Domingo um bom passeio no Mercado Municipal com direito a almoço no restaurante anarco.
    E não esqueça do casaco! Já está gelado!

    1. Olá Fabiana.

      Nossa viagem será no final de semana de 9 a 11 de maio… final de semana dos dias das mães.

      Adorei as dicas. Ajudarão muito na definição do nosso curto roteiro de viagens em Curitiba.

      Abraços e ótimo dia!

  32. Eram “pontos de preferência”. E se for no Durski reserve.

  33. Max, recomendável reservar restaurante no domingo ou chegar bem cedo. E fuja de Santa Felicidade nesta data! Estará lotada!

  34. Olá estou pensando em ir à Curitiba do dia 2/07/2014 à 7/07/2014, estaremos em plena copa do mundo. O que vc acha desse período vale a pena ? estará frio ?

    1. Olá, Ana Valéria! Estará frio. A cidade não está recebendo nenhum jogo muito importante, não haverá transtornos.

      Leia nossa última série sobre a cidade:
      http://www.viajenaviagem.com/category/curitiba

  35. Vou à Curitiba com meu filho de treze anos, me indique um hotel em boa localização e com preço acessível, pois não vou de carro e gostaria de ficar hospedada em um hotel prox. a pontos de ônibus, táxis. Agradeço!

    1. Olá, Ana Valéria! Recomendamos os hotéis do bairro Batel. Na página seguinte você encontra os links:
      http://www.viajenaviagem.com/curitiba-links-e-posts

  36. Olá Fabiana,

    Estou programando minha primeira viagem a Curitiba (com esposa) em agosto/14 e gostaria de umas dicas/sugestões:

    Chegarei na sexta 15/08 às 11:00 e voltarei no domingo 17/08 às 19:00.

    Ficarei hospedado no Batel.

    O Aeroporto é muito longe do Batel?

    O que priorizar nesse curto tempo?

    Vale a pena fazer a tal viagem para Morretes mesmo com pouco tempo? Qual o tempo de duração desse passeio?

    Vale a pena fazer o passeio do ônibus turístico?

    Enfim, se puder passar um roteirinho básico para esse curto tempo ficaria muito agradecido (não esquecer dos bons restaurantes).

    Grato.

    Marcelo

    1. Olá, Marcelo! Desculpe me meter na conversa :D A gente tem um conteúdo recente com várias dicas bacanas sobre Curitiba. Veja: http://www.viajenaviagem.com/category/curitiba/

  37. Fabiana,

    Esqueci de perguntar sobre o tempo em Curitiba em agosto.

    Grato.

    Marcelo

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!