Florianópolis

Florianópolis

Nos últimos tempos nenhuma cidade emplacou com tanta força no imaginário nacional quanto Florianópolis.

A combinação do número cabalístico “42 praias” com a expressão mágica “qualidade de vida” faz de Floripa um destino desejado tanto para passar férias quanto para viver. Auto-estradas, túneis e viadutos têm sido construídos para acomodar o crescimento da cidade, que segue atraindo migrantes de alta escolaridade e poder aquisitivo.

Florianópolis: Lagoa da Conceição

É uma cidade exemplar na acomodação de diferenças: aprendeu a receber os hermanos argentinos, convive com uma babel de sotaques dos próprios moradores e é simpática ao público LGBT (que acorre em massa no verão e no carnaval). O orgulho manezinho, porém, nunca esteve tão em alta: Floripa já sabe o seu valor.

Florianópolis: Praia Mole

A transformação da capital sonolenta de antigamente na moderna metrópole de hoje não afetou a diversidade da ilha. Vilarejos açorianos, colônias de pescadores, praias selvagens e matas preservadas continuam onde sempre estiveram, a poucos minutos do centro da cidade — ou a muitos minutos do centro da cidade, se você vem nas engarrafadíssimas férias de verão.

Vai por mim: Florianópolis

Florianópolis: Dunas da Joaquina

Escolha Florianópolis por tudo que a cidade tem, mas leve em conta o que a cidade não tem. Você não vai encontrar em Floripa um calçadão na praia com barzinhos enfileirados, como em outras capitais litorâneas. É uma cidade carente de atrativos culturais — se não der praia ou estiver muito frio para atividades na natureza, você vai acabar se refugiando em restaurantes ou nos shoppings. E se você vier com crianças e o Beto Carrero World estiver na sua programação, vai por mim: considere ao menos um ou dois pernoites em Balneário Camboriú.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    392 comentários

    Vou passar a semana do réveillon em Florianópolis. Devo ficar hospedado em alguma praia do norte (talvez ingleses). Depois de ver os fogos na Av Beira Mar qual seria a melhor forma para voltar para o meu hotel ? Estarei de carro mas, pelos comentários ruins sobre o trânsito que li aqui, acho que não deve ser uma boa opção ir de carro para o centro para facilitar o retorno. Eu consigo pegar algum ônibus/taxi ou é impossível ? É uma boa opção ir de carro para o centro pela manhã e passar o dia por ali até a hora da virada para facilitar o meu retorno ? Se alguém puder ajudar eu agradeço.

      Olá, Reinaldo! O mais inteligente é festejar em Ingleses mesmo. Nenhuma queima de fogos vale uma no trânsito para voltar para o hotel de madrugada.

    Bom dia,
    eu e mais duas primas estamos qrendo passar o período do carnaval em floripa,qual praia e hospedagem vc nos indicaria?qremos uma pousada ou hotel mais em conta,somos solteiras e qremos curtir a cidade tanto na praia como a noite.

      Olá, Luanna! Veja dicas de hospedagem na seção “Onde ficar” do guia acima.

    Vou de férias com minha esposa e filha adolescente viajar para o sul do Brasil e pretendemos conhecer um pouco dos três Estados, só tenho 10 dias, a partir de 21 de janeiro.
    Pretendo ir de carro, pois terei maior mobilidade entre os Estados, afinal as distâncias entre eles não são muito grandes.
    Reservei um modesto orçamento em torno de R$ 6.000,00, livres para hospedagem, alimentação e lembranças. Combustível e pedágios não estão neste montante.
    Qual a sua dica para dividir este tempo?

      Olá, Mauro! O Brasil é grande. O Sul do Brasil também. Com 10 dias, em pleno janeiro, quando o litoral de Santa Catarina está lotado e engarrafado, você não conseguirá fazer 3 estados. Nessa época, se você quer se deslocar, pense em Curitiba + Foz do Iguaçu ou Balneário Camboriú + Gramado.

    Olá!
    Sou ouvinte diário do quadro na Band News!
    Gostaria de destino para um jovem solteiro nesse fim de ano, entre natal e ano novo. Pensei em Floripa, Porto Seguro, Londres. Prefiro um pouco de badalação.
    Obrigado e viaje na viagem!!!

    Olá, estarei em Floripa no período de 06/12 a 14/12/14, me hospedarei na praia dos Ingleses. Tem algumas dicas de passeios para nós que vamos em família, com crianças?….Tem ônibus por perto, além de táxi e aluguel de carro?

    Pessoal bom dia.
    Quero passar de 4 a 7 dias a partir de 07/01/2015, alguém pode me recomendar um hotel num preço bom e que seja de fácil acesso para boas praias e lugares animado.
    Obrigado pessoal

      Olá, Junior! Leia acima as seções “Onde ficar” e “O que fazer” e decida qual a melhor região da ilha para você.

      Para pesquisar hotéis, use sites como o Booking.

    Quais as dicas de festas e hotéis em Floripa no Reveillon? Vou ficar no Hotel Oscar no centro! Não sei qual festa comprar! As festas em jurerê são as melhores? vale a pena? Mas como ir até lá?!

      Olá, Ana Maria! As festas em Jurerê são as mais badaladas.

      No Centro tem a queima de fogos na Beira-Mar.

      Mas o que compensa mais para quem ficará no Centro? Ir em alguma festa no centro ou em Jurerê?

      Olá, Ana Maria! A badalação está em Jurerê. Se ver os fogos bastar, fique no Centro.

    Olá,

    Queria fazer o seguinte roteiro:
    Curitiba – Bombinhas – saindo dia 22 cedo e ficando dia 22 e 23 Janeiro
    Dormir em Florianópolis do dia 23 ao 24
    E sul da ilha no dia 24, 25 e 26 – para visitar principalmente a ilha do Campeche e a Lagoinha do Leste.

    Minha mãe acha que eu vou posso pegar 10 horas de trânsito de Curitiba à SC, mas será que por ser final de Janeiro e no meio da semana eu ainda corro esse risco?
    Se eu for de ônibus não conseguiria explorar os lugares que eu quero, né?

    Obrigada!
    Anne

      Olá, Anne! O problema não vai estar na BR 101, mas nos acessos a Bombinhas e a Florianópolis.

      Janeiro não é uma boa época para ir de praia em praia, por causa do trânsito e também do clima, que tende a ser chuvoso. Uma estratégia mais realista e menos estressante é escolher a praia que você quer mais aproveitar e ficar nela, saindo para passear apenas se tempo e trânsito estiverem favoráveis.

      Oi, Anne, dois dias para Bombinhas é pouco pois lá é lindo demais e o trânsito vai te comer boa parte deste tempo. 🙁 Em Florianópolis, tente achar uma pousada na praia do Campeche, ou Armação ou Pântano do Sul. Instale-se lá e você estará bem pertinho dos seus dois objetivos: a Ilha do Campeche e a Lagoinha do Leste! Bons passeios.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito