Florianópolis

Florianópolis

Nos últimos tempos nenhuma cidade emplacou com tanta força no imaginário nacional quanto Florianópolis.

A combinação do número cabalístico “42 praias” com a expressão mágica “qualidade de vida” faz de Floripa um destino desejado tanto para passar férias quanto para viver. Auto-estradas, túneis e viadutos têm sido construídos para acomodar o crescimento da cidade, que segue atraindo migrantes de alta escolaridade e poder aquisitivo.

Florianópolis: Lagoa da Conceição

É uma cidade exemplar na acomodação de diferenças: aprendeu a receber os hermanos argentinos, convive com uma babel de sotaques dos próprios moradores e é simpática ao público LGBT (que acorre em massa no verão e no carnaval). O orgulho manezinho, porém, nunca esteve tão em alta: Floripa já sabe o seu valor.

Florianópolis: Praia Mole

A transformação da capital sonolenta de antigamente na moderna metrópole de hoje não afetou a diversidade da ilha. Vilarejos açorianos, colônias de pescadores, praias selvagens e matas preservadas continuam onde sempre estiveram, a poucos minutos do centro da cidade — ou a muitos minutos do centro da cidade, se você vem nas engarrafadíssimas férias de verão.

Vai por mim: Florianópolis

Florianópolis: Dunas da Joaquina

Escolha Florianópolis por tudo que a cidade tem, mas leve em conta o que a cidade não tem. Você não vai encontrar em Floripa um calçadão na praia com barzinhos enfileirados, como em outras capitais litorâneas. É uma cidade carente de atrativos culturais — se não der praia ou estiver muito frio para atividades na natureza, você vai acabar se refugiando em restaurantes ou nos shoppings. E se você vier com crianças e o Beto Carrero World estiver na sua programação, vai por mim: considere ao menos um ou dois pernoites em Balneário Camboriú.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    392 comentários

    Estou indo a Floripa neste fim de semana, gostaria de algumas dicas, ficarei hospedado na Lagoa, mas vi alguns comentários sobre ficar no continente ou na Ilha, alguém pode me explicar? E quais os melhores passeios, estou indo com meu filho de 13 anos e esposa.
    Desde já Obrigado

      Olá, Jorge! Veja dicas de hospedagem na seção “Onde ficar” e clique nos links indicados para sugestões de passeios.

    Olá Bóia, acabei de descobrir o site e gostei muito das dicas. Vou passar o reveillon com algumas amigas agora em Floripa e ficaremos em Cacupé. Gostaria de saber quais as melhores opções de praias la por perto. E também a melhor forma de transporte pras praias do Norte como Jurerê e Canasvieiras seria ônibus? Obrigada!

      Olá, Renata! O transporte urbano em Florianópolis é feito usando estações de transbordo espalhadas pela ilha. Informe-se localmente sobre as linhas de onde você estará. Cacupé fica na costa oeste da ilha, com praias que não são próprias para banho. As praias mais próximas são as do norte as do leste, via Lagoa da Conceição.

    Olá. Eu e meu namorado estamos querendo passar a semana santa (28/03/2015 até 05/04/2015).
    Vocês acham que vale a pena? Nos disseram que essa época é muito cheio e não dá para aproveitar.
    Outra pessoa nos disse que é a melhor época para ir. Como nunca fomos, estamos na duvida.
    Outro detalhe, um amigo nos disse que é melhor ficar próximo a lagoa ou praia mole. Mas essa lagoa é qual? Barra da Lagoa ou Lagoa da Conceição?
    Obrigada pelas dicas.

      Olá, Maria! As duas informações estão corretas. A época climaticamente é ótima para ir a Santa Catarina. No entanto o litoral inteiro estará lotado devido ao feriadão.

      “Lagoa” quer dizer sempre Lagoa da Conceição (mais precisamente o “centrinho da Lagoa”). As derivações são trechos — Barra da Lagoa, Canto da Lagoa, Costa da Lagoa.

      Leia sobre onde ficar no tópico “Onde ficar”, mais acima.

    Estou formando grupo para dividir as cotas do aluguel de uma casa na Barra da Lagoa no periodo do carnaval/2015 (11 a 20/02), por 750 reais por pessoa. A casa já está alugada e acomoda 10 pessoas. Restam 06 vagas. Quem tiver interesse, entre em contato!

    Dando algum pitaco…

    Há duas praias imperdíveis além da Lagoinha de Ponta das Canas, já citada.

    A praia do Matadeiro é linda e o caminho (curtinho) para chegar até lá ainda mais. Estacione na praia da Armação, atravesse o riozinho no canto direito da praia e siga o fluxo. Escolha o bar, estique-se e aproveite a mordomia. E o mar.

    A segunda é meu programa favorito, a praia do Forte. Depois de Jurerê Internacional, no fim da praia, suba o morro e estacione no alto ou desça até a praia. Conheça o Forte que vale pelas lindas fotos (acredite, o visual do mar a partir do pátio dos canhões é incrível nos dias de sol!). Depois disso é descer e relaxar com uma(s) caipirinhas na areia.

    PS: Moro no Campeche e tenho evitado o Riozinho (crowdeado e a estrutura de bar se resume a um microtrecho, no mais é torcer por um ambulante quando estiver com sede).

    Ola bóia.
    Vou me hospedar na praia da Joaquina, estarei próximo da lagoa e da praia mole?e quais lugares mais em conta vou poder fazer minhas refeições.

      Olá Lais!!
      A Joaquina esta próximo do centro da lagoa e Mole, porem fica afastado do comercio e dos bares e restaurantes. A movimentação acontece mesmo no centrinho da lagoa, vou passar o Reveillon pela terceira vez em Floripa, fico sempre no Hotel Don Zepe, bem na rua principal (que eu gostoooo)! Tem acesso facil pra praia Mole (minha preferida). Nos vemos em floripa! feliz ano novo boia!!!

      Ola Fabiana obrigada pelas informações, iremos de carro quanto tempo VC acha que demora ate os restaurantes e bares?

      Olá Lais! Eu também daria preferência às pousadas do centrinho da Lagoa, mas a localização não chega a comprometer a viagem. Como já foi dito e reforçado, o trânsito próximo às praias é caótico no verão, mas há jeito de contornar. Acorde cedo. No começo da manhã é tranquilo para se movimentar e a praia muito agradável. Estando na Joaca aproveite também a praia na Mole (fácil para conseguir vaga nos estacionamentos pagos) ou na Barra da Lagoa (menos movimentada e vale ir almoçar depois nos agradáveis restaurantes do canal). De carro ao centro da Lagoa e à Rendeiras é muito fácil. Relaxa.

      Mesmo encarando algum trânsito não deixe de conhecer Santo Antônio de Lisboa (de jeito nenhum!) e a arquitetura açoriana do Ribeirão da Ilha (lugarzinho fofíssimo onde fica o Ostradamus, o restaurante que por si só vale a visita!)

      Olá, Lais! Tanto a Lagoa quanto a Praia Mole estão há uns 15/20 minutos de carro da Joaquina.

    Boa tarde, tenho 18 anos e vou com meus pais a nossa viagem anual. Gostaria de mais animação, mas eles querem resort brasileiro. Qual recomenda?
    Estávamos olhando o Sauípe Fun e o Grand Palladium Imbaseai. O que acha? Existe mais algum que pode ser recomendado?

      Olá, Lorraine! São resorts de faixas de preço, e portanto de conforto e qualidade de comida e bebida, diferentes. A animação dos resorts brasileiros é do tipo familia. As boates dos resorts que têm boates estarão tomadas por adolescentes que foram viajar com os pais. Club Med, Iberostar e Palladium têm tradição em shows noturnos bem produzidos.

    Amigos, desejo viajar com a minha mãe de 80 anos para Paris, seria melhor um pacote pronto? mas estou com medo dos atropelos de pacotes, de ir rápido e sair rápido ou compro tudo separado e lá vou aonde quero com mais tranquilidade com a minha querida mãe?

    Gostaria de saber a respeito do carnaval de navegantes.obrigada.

      Olá, Maria Célia! Infelizmente não temos conteúdo sobre o carnaval de Navegantes.

      Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito