João Pessoa

Guia de João Pessoa

João Pessoa

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    João Pessoa: farol de Cabo Branco

    Os pessoenses se orgulham do título de ‘uma das cidades mais verdes do mundo’, mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.

    Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse ‘nariz’ do Nordeste) está uma hora adiantada — o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.

    É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.

    275 comentários

    Olá Boia, gostaria de saber se as praias do litoral sul Jacuma, Praia do Amor, Carapibus e Tabatinga tem comunicação uma com a outra para poder vir caminhando de Tabatinga até Jacuma. E a mesma coisa no litoral norte de Bessa a Areia Vermelha.

      Olá, Ines! Sabemos que dá para ir a pé de Tabatinga a Coqueirinho, mas não sabemos se o caminho é desimpedido (leia-se: pedras, rios) às outras praias. Provavelmente não será possível — até porque a Praia do Amor é muito distante.

      O caminho pela areia também é interrompido depois do Bessa. Você precisará voltar à avenida/estrada e fazer um vaivém. Não é um trecho para andarilhos. Deixe para andar entre Poço e Camboinha. Areia Vermelha é um banco de areia, você precisará ir de barco.

    Olá, A Bóia,

    Estou indo para João Pessoa na 2º quinzena de Abril, nesse período chove muito,pretendo ficar no hotel Nord Luxxor João Pessoa é uma ótima opção tanto de localização como de comodidade

    Ola A Boia, por gentileza poderia nos dar algumas dicas, estamos indo para João Pessoa em Maio com nossos filhos e gostaria de saber onde seria mais indicado para ir com eles, e se nesse mes costuma chover muito, estaremos ai na segunda quinzena do mes.
    Desde ja obrigado por nos informar.

    Olá, A Bóia!
    Estou indo com meu marido para Jampa no período do carnaval e é o único período que teremos para viajar. Jampa custuma ficar muito lotada no carnaval? Não encontramos muita coisa sobre o Carnaval de Jampa.
    Outra coisa, procurando sobre passeios vi que tem as piscinas de Picaozinho e Piscina natural do Seixas, é o mesmo lugar? Se não for, qual vale mais a visita?
    Desde já, obrigada!

      Olá, Bia! Não ouvimos falar da piscina natural do Seixas, não. Se existir, deve ter acesso a partir da Ponta do Seixas. Pode ser que seja mais interessante que a do Picãozinho por não ter tanta gente.

      João Pessoa não tem carnaval, por causa da proximidade com Recife e Olinda. Muitos moradores debandarão, mas a cidade estará certamente cheia de turistas.

    Pessoas maravilhosas, poderiam citarem preços de cerveja, água de coco e petisco nas praias de cabo branco, não achei nada que relatasse os preços, é ruim ir sem ter ideia do custo de refeições e outros, agradeço se puderem postar.

      Olá, Simone! Não colocamos preços porque é uma informação que se desatualiza com rapidez. Você pode pesquisar preços nos sites de bares ou restaurantes.

    Olá, A Bóia!
    Eu e meu marido estaremos em João Pessoa na última semana de junho deste ano (dia 22 a 30) e gostaríamos de ter uma ideia de um roteiro para fazer em Jampa, tipo “o que fazer no primeiro dia?”. Chegaremos na madrugada do dia 22 e ainda não sabemos por onde começar! É possível?
    Também não sabemos se é melhor alugar um carro ou fazer os passeios de buggy.
    Ficaremos em Manaíra, no Village Confort.
    Obrigada!

      Olá, Elaine! Junho é época chuvosa e os bugues não podem circular na areia. O melhor é estar de carro. Não há segredo em João Pessoa: escolha uma praia por dia, escolha um dia sem nuvens para ver o pôr do sol na praia do Jacaré, não deixe de visitar o centro histórico.

    Mais uma dúvida!! rsrs… Onde é aquele lugar da primeira foto, aqui na capa da página???

      Olá, Juliane! É o caminho entre Coqueirinho e Tabatinga, pela areia (só dá para fazer a pé).

    Olá!! Indo de Pipa a João Pessoa, tem algo interessante que valha a pena dar uma parada? Seja para uma visita rápida ou até para uma pernoite??
    Obrigada!

      Olá, Juliane! No caminho tem a estação do projeto Peixe-Boi em Barra de Mamanguape.

      Querendo fazer o caminho mais longo, você pode ir por Barra de Cunhaú, atravessando por balsa em Sibaúma.

      Dá para programar um almoço no Sagi.

      Dá para entrar por Barra de Camaratuba e atravessar por balsa a Baía da Traição.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito