Alter do Chão

Guia de Alter do Chão

Alter do Chão

Alter do chão mais perto, com o vôo direto de Brasília a Santarém

Alter que enfim!

Alter do Chão: praias e passeios amazônicos, no relato da Miriam

De Manaus a Santarém, em barco de linha

Como aproveitar a Amazônia: a receita do Hugo

Nasce um mito: “Alter do Chão, a melhor praia do Brasil”

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    107 comentários

    Oi!!
    Ouvi hoje se falar em Alter do Chão. Li os relatos da Miriam e me encantei!!
    Seria uma boa opção ir de SP a Belém, passar uns 03 dias e de Belém a Santarém para se chegar em Alter do Chão? Ou o inverso?
    Grata pelas dicas!!!

      Olá, Alessandra! Marajó e Alter ficam para lados opostos. Você vai a Santarém saindo de Belém e voltando para lá. Você pode chegar a Alter por Belém ou por Brasília. Ou seja, pode fazer de São Paulo a Belém, de Belém a Santarém e Santarém a São Paulo via Brasília.

    Observei que época pior, mais chuvosa e cheia seria de janeiro a junho e melhor de agosto a dezembro.
    Costumo viajar em julho.
    Já seria época em que as praias de rio estão à mostra e seriam aproveitáveis?

      Olá, Ana! Em julho as águas estarão começando a baixar. O aparecimento de praias vai depender da intensidade da cheia prévia. Se este ano encher pouco, em julho já haverá praias. Se este ano encher muito, em julho as praias podem ser raras.

    Olá!!!
    Não viajo sem passar por aqui para tirar as duvidas.
    Estou planejando conhecer Alter do chão em fevereiro ou em julho. Qual época seria a mais recomendada?
    Obrigada!!

      Olá, Fernanda! Em julho as praias estão apenas começando a se formar, mas chove menos.

    Oi Boinha, como não viajo pra praia nenhuma sem passar aqui no VnV, só vim perguntar porque Alter do Chão não está listada no praiometro (meu seguro Sol Garantido)… Então, como é o clima em Junho, só viajo se vcs sacramentarem 😉
    Brigadíssima!!!

      Olá, Jackeline! Junho já começa a época de chuvas moderadas (nunca dá pra dizer “seca”, né) no Norte. Mas as praias de rio de Alter do Chão só começam a aparecer em meados de julho/agosto. Dependendo de como foi a época de chuvas este ano (não sabemos), a ilha do Amor pode ainda estar toda submersa em junho.

      Obrigada boinha!!! Então qual a época dos sonhos pra ver aquela praia das fotos que enchem nossos olhos?
      Beijão!!!!

      Olá, Jackeline! Agosto é uma boa época para pegar a praia de rio e ainda poder fazer algum passeio de igarapé e assim ter também um gostinho de Amazônia. De setembro em diante as praias ficam melhores, mas os igarapés secam.

    Fui para Alter agora em outubro/2016. A cidade é maravilhosa, principalmente para quem já mora no Norte, por diminuir os custos e nos fazer sentir em casa. A extensão do Rio Tapajós é imensa e admirável. Ficamos na Pousada em Ponta das Pedras, simplesmente perfeita, o casal de donos nos receberam muito bem e nos deram dicas de como aproveitar e economizar. A praia é super agradável e a vila um amor e calma. Ficamos sem celular e internet, o que nos ajudou a aproveitar ainda mais o momento e relaxar. Os passeios duram o dia inteiro, e o transporte entre os passeios é de barco. Ir no meio de semana é ótimo para ter a praia só para você.

    Eu fui com a família em julho de 2005! Ficamos no BelloAlter na beira de um lago, bem defronte a ilha do amor! Muito confortável Foi uma estadia maravilhosa!

    Ola,estive em Alter em outubro 2014,fiquei na pousada tapajos,muito boa,simples,porem o pessoal é bastante atenciosos,ha quartos coletivos para quem quer economizar um pouco e privativos.Eu fiquei 4 dias,mas ficaria mais com certeza,fiz passeios de barco indo para varias praias e lagos,com a barqueira Selma que contratei la na frente da praia do amor,muito atenciosa e tb uma caminhada na floresta tapajos,jari e umpasseio até Santarem de onibus coletivo para ver o encontro do amazonas com o tapajos.Volto novamente esse ano,amei.

    Fui para Alter do Chão em janeiro e gostei bastante. A temperatura da água é uma maravilha e a cor verde também. A água é muito limpa e a extensão do rio Tapajós é imensa. Fiz um passeio de barco (voadeira) que levou o dia todo e compensou muito. Recomendo especialmente a ponta Negra, a ponta do Cururu e o lago verde (ou negro não tenho certeza). Fiz o transfer de Santarém a Alter do Chão com o Donaldo que foi muito prestativo e agradável e conhece bem a região pois é de lá. O contato dele pode ser obtido no Hostel Pousada do Tapajós. Há ventos constantes o que torna a temperatura muito agradável além de não haver mosquitos devido à acidez da água. Cheguei na 3ª feira à noite e retornei na 5ª feira à noite mas achei o tempo curto. Soube que é mais recomendável ir durante a semana.

    Estou ansiosa por maiores detalhes. Alguma previsão da conclusão desta página? Grata, Fabiola.

      Olá, Fabiola! O Ricardo Freire está viajando pelo Brasil e esta e outras páginas serão aos poucos atualizadas 😉

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito