Portão de Brandenburgo

Guia de Berlim

Berlim

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.

Quando ir

Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Como chegar a berlim

Como chegar

De avião

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

Veja como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld.

Trânsfers privados com nosso parceiro Viator 

De trem

Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45.

Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20).

Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

De carro

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

Onde ficar

A maioria dos monumentos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental de Berlim. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.

Hotel 25 Hours Berlim

Destinos para combinar com Berlim

Quantos dias em Berlim

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Para entender Berlim você precisa de no mínimo 3 dias inteiros. Com 5 dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam em um bate-volta (26 min. de trem urbano (S-Bahn). Veja como fazer por conta própria um bate-volta a Dresden saindo de Berlim.

Combinar Berlim com Europa Central

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, continue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhagen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Passeios de 1 dia e tour privados com nosso parceiro Viator

Berlim no Viaje na Viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    414 comentários

    Ola Ricardo!
    Estou indo com meu marido para Berlim no dia 12/09 (daqui uma semana) e gostaria de saber se tu tens novidades e atualizacoes da cidade. Ficaremos 6dias la.
    Obrigada!

      Olá, Fernanda! Quem responde é A Bóia. Vá ao oarque Tempelhof e à região do canal Landwehr, em Kreuzkölln.

    Olá!!
    Tenho 13 dias disponíveis e penso em visitar as seguintes cidades: Berlim, Praga, Munique e Frankfurt. Alguém tem alguma sugestão?
    Qual a melhor forma de se deslocar e quanto tempo em cada cidade?
    Já agradeço antecipadamente quem puder me ajudar!

    Olá Ricardo, após passar o Natal em família em Munique, passaremos o Réveillon em Berlin, minha dúvida é se faço o trajeto entre as duas cidades de trem ou de avião pois tinha intenção de apreciar belas paisagens nevadas. Que dica você me dá?

      Olá, Alexandre! A viagem de trem leva mais de 5 horas, então em princípio tanto faz ir de avião ou trem. Nesta época, porém, o trem é mais confiável do que o avião. Para ver belas paisagens nevadas com certeza, faça um bate-volta de Munique a Garmisch-Partenkirshen:

      https://www.viajenaviagem.com/destino/garmisch

    Na Alemanha qual caminho de trem passa pela Floresta Negra.

      Olá, Sérgio! A rota Offenbach-Donaueschingen-Kontantz funciona como um trem panorâmico (apesar de ser um trem regular). O trem leva 2h15 para fazer todo o percurso.

    Ola, irei a Berlim em Outubro so que vamos em 3 adultos e estou tendo dificuldades em encontrar quarto triplo em que a terceira cama nao seja um sofa cama.. obrigada

    Olá! Vou a Berlim na segunda quinzena de Setembro. Devo me preocupar com o frio? Comparando com Paris e Amsterdã, Berlim é cara? Vou passar 7 dias na capital. Alguma sugestão bate-volta? Estou perdido… O Hop on / Hop Off vale o custo?

      Olá, Pedro! Faz frio, mas um bom casaco e cachecol resolvem. Berlim é mais barata que Paris e Amsterdã. Use as dicas do nosso guia para passeios e bate-voltas. 🙂 Hop-on hop-off não é indispensável; faça se curtir esse tipo de passeio.

    Boa noite. Irei para Berlim para uma feira e consegui o finde livre para aproveitar por la. O que voce recomenda? Fico no mitte? Quais sao os 4 passeios imperdiveis? Abs felipe

      Olá, Felipe! O Ricardo acabou de voltar de Berlim e em breve este capítulo ganhará mais corpo. Use as informações do item “O que fazer” que você já tem pano pra manga desses 4 dias 🙂

    Olá,

    Farei a rota romantica de carro de Frankfurt à Fussen em 4 dias a partir de 12/10, depois passadinha rapida em Innsbruck e de carro até Munique, de Munique para Berlim iremos de trem e chegaremos a tarde para tentar ver a Filarmonica a noite e ficaremos até segunda pela manhã. Minhas perguntas são: 1) domingo as lojas de departamento abrem em Berlim? não dará tempo de fazer compras sábado a noite nem segunda pela manha pois o trem para Frankfurt parte 12h, se sim quais? 2) Tentei comprar ingressos para um show pela internet mas ao final pede senha do cartão e da internet do banco, fiquei preocupada e não finalizei a compra, isso é comum ? É seguro? 3) 4 dias de carro pela rota romantica é tranquilo? Dá pra fazer sem falar alemão fluente? 5) Iremos a Áustria de carro só por um dia, sei que tem que comprar o selo do pedágio, mas fora isso é uma viagem tranquila de carro? Desculpe o tanto de perguntas mas pesquisei muito e não encontrei nada a respeito. Obrigada

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito