Cancún

Guia de Cancún

Onde ficar em Cancún

Ao escolher onde ficar em Cancún, esta é a primeira questão que se impõe: vale a pena escolher um hotel ou resort all inclusive? Tudo depende da sua programação de passeios.

Se você quer fazer um passeio diferente a cada dia (Isla Mujeres, Chichén Itzá, Xcaret, Tulum, Cozumel + Playa del Carmen), tenha em mente que você vai ficar muito pouco no hotel. O all-inclusive vai ser aproveitado mesmo só à noite.

E se for um all-inclusive baratinho (“ah, tava o mesmo preço de um hotel sem café da manhã!”), vá ciente de que a comida não será grande coisa, e as bebidas serão genéricas.

O all-inclusive faz sentido se você planejar aproveitar o hotel. Nesse caso, escolha um hotel entre os mais luxosos (Le Blanc, Paradisus, Live Aqua), descolados (ME by Meliá, Hard Rock, Secrets The Vine), com mais atividades para as crianças (Iberostar, Club Med) ou em trechos calmos da praia, se você quer entrar n’água sem receio (os Riu estão).

Para passear e aproveitar o all-inclusive, o melhor é dividir a estada, programando os primeiros dias num hotel sem refeições e mais bem-localizado para passear (por exemplo: em Playa del Carmen) e os últimos dias descansando num all-inclusive em Cancún.

Uma alternativa meio-termo é hospedar-se direto num all-inclusive na Riviera Maia, onde a boa parte dos passeios pode ser feita em meio turno, permitindo que você também aproveite o hotel e a praia (que sempre será melhor na Riviera do que na Cancún urbana).

Ainda em dúvida? Leia os posts abaixo para saber mais sobre all-inclusive.

onde ficar em cancun

Diferenças das localizações em Cancún

Praia calma e all-inclusives baratinhos

Os hotéis assinalados em amarelo no mapa estão nas praias de mar calmíssimo, voltadas para a baía de Isla Mujeres. A faixa de areia é estreita mas a água é transparente e nunca há ondas. Por ali estão all-inclusives baratinhos (não espere nada da comida e da bebida) como o Occidental Costa, antigo Barceló Costa (km 4,5) e o Oasis Palm (km 4,5).

E outros com boa relação preço x qualidade, como o The Royal Cancún (km 4,5) e o complexo Riu Caribe/Riu Palace Península (km 5,5).

Praia calma e agito

O grupo marcado em vermelho tem duas vantagens: a praia continua calma e o agito (os clubes Coco Bongo e Dady O, e os bares animadões Carlos n’Charlie’s e Señor Frogs) está à porta: dá para ir caminhando. Por ali estão os all-inclusive Riu Palace Las Américas (km 8,5), Riu Cancún (km 9), Grand Fiesta Americana Grand Coral Beach (km 9) e Dreams Sands.

Se você não quer a companhia dos americanos que passam o dia nos bares do hotel para chegarem calibrados às discos, escolha um dos hotéis sem refeições incluídas: o correto Krystal Cancun e seu vizinho mais confortável, o Krystal Grand (antigo Hyatt Regency), no km 9.

Os três já estão na faixa de praia voltada para o leste, mas o mar ali naquele canto é tão calmo quanto na costa norte. Uma outra bela opção para quem quer sair para passear fora da cidade todos os dias e curtir a noite ao voltar é o Aloft, um hotel novo e moderno que está do outro lado da estrada (ou seja, não tem praia em frente).

Mar variável

Os hotéis em azul-claro ficam entre o pólo do agito e o shopping a céu aberto La Isla. O mar aqui tem comportamento variado: pode estar calminho ou agitado dependendo das condições atmosféricas. A cor será linda, mas não terá a mesma transparência das praias lá de cima.

Entre os destaques desta área estão os luxuosos Le Blanc (all-inclusive, km 10) e Live Aqua (all-inclusive, km 12,5), o moderninho ME Cancún (all-inclusive, km 12) e o recém-convertido Hyatt Zilara (era um Royal; all-inclusive, km 11,5).

Nesta região também fica um resort básico, com all-inclusive básico, que é basicamente oferecido como o chamariz dos pacotes das operadoras: o Flamingo Cancun Resort (km 11,5).

Se você não procura all-inclusive e quer hotelaria de primeira, o Westin Lagunamar não decepcionará (km 12).

Mar com ondas e grandes resorts

Os hotéis verdinhos estão abaixo do shopping Kukulcán Plaza. Esta foi a última região a ser ocupada pelos resorts, que tendem a ocupar espaços maiores e por isso serem mais completos. O mar tem ondas e, quanto mais para baixo na costa, mais repuxo.

É uma região para quem gosta mais de piscina do que de praia. O JW Marriott (km 14,5) não é all-inclusive.

Os outros que eu pesco aqui são all-inclusive: o charmoso Secrets The Vine (km 14,5), o animado Hard Rock Hotel (km 14,5), o sofisticado Paradisus Cancun (km 16,5) e o superfamília Iberostar Cancun (km 17).

O marcador rosa volta a marcar um trecho de praia tranqüila: a do Club Med, que tem uma prainha protegida na ponta de baixo da zona hoteleira.

All-inclusive na Riviera Maia

onde ficar em cancun ou tulum

Como eu já disse lá em cima, o melhor aproveitamento para uma hospedagem all-inclusive é quando você escolhe um resort na Riviera Maia. Você não precisará sair do hotel para pegar praia boa (as praias na Riviera são melhores do que as da zona urbana de Cancún) e muitos dos passeios poderão ser feitos em meio turno (cenote, Tulum, visita a Playa del Carmen, pulinho em Cancún). Só Xcaret e Chichén Itzá serão programas inevitavelmente de dia inteiro.

Na região entre Puerto Morelos e Playa del Carmen, considere o Zoëtry Paraíso de la Bonita (romanticíssimo e sofisticaderrérrímo), o Dreams Riviera Cancun e o Iberostar Grand Paraiso.

O Secrets Maroma Beach, o Hyatt Zilara Riviera Maya (os dois não aceitam crianças) e o Catalonia Playa Maroma e o Hyatt Zilara Riviera Maya.

Em Playa del Carmen, os novinhos Paradisus La Perla (não aceita crianças) e Paradisus Playa del Carmen estão na ponta norte da cidade, numa praia ótima, a cinco minutos de carro do centrinho.

O Hilton Playa del Carmen (não aceita crianças) e o Gran Porto Real estão na divisa entre o centro e as praias mais legais. Ao sul do centro (5 minutos de táxi), o condomínio Playacar é o endereço de complexos Riu e Iberostar.

Já entre Playa del Carmen e Tulum, dê uma olhadinha no Dreams Puerto Aventuras e no Catalonia Riviera Maya (ambos no densamente construído complexo Puerto Aventuras).

Consulte também no complexo Barceló Maya (na belíssima praia de Xpu-ha), no Catalonia Royal Tulum Beach (num trecho isoladão de Xpu-ha), no complexo Grand Palladium Katenah e no Gran Bahía Príncipe Akumal (um pouco ao sul de Akumal).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Riviera Maia sem all-inclusive

    Se puder, cacife um hotel top, como o Belmond Maroma (do braço hoteleiro da rede Orient-Express), o Banyan Tree Mayakoba ou o Esencia, em Xpu-ha (que é onde eu iria em lua de mel).

    Querendo pegar leve na carteira, fique em Playa del Carmen, que oferece o melhor custo x benefício do Caribe. Veja minhas recomendações em Playa no post destacado abaixo.

    87 comentários

    Ola Boia!

    Vou para Cancún e optei por um all inclusive. Estou penando no Riu Latino. Eh uma boa escolha?

      Olá, Kelma! Este hotel fica em Costa Mujeres, uma praia ao norte de Cancún (na direção oposta à Riviera Maia). Não conhecemos ainda.

    Oi!!
    Boa tarde!!
    Eu vou viajar para Cancun em julho, e minha intenção é fazer passeios de dia e curtir a noite alguns dias e não tenho intenção de alugar carro. Estou vendo hotéis bem simples, vcs me indicariam algum? Já vi alguns no centro da cidade, o centro de cancun é uma boa localizaçao?

      Olá, Janine! A localização é muito ruim para passear e até para ir à praia. Pesquise hotéis simples no centrinho de Playa del Carmen. Você estará perto da praia e do ponto de embarque para passeios.

    oi Boia! tudo bem?
    Pensando em viajar com o meu filho de 16 anos para Cancum , porém nao dirijo. É facíl realizar os passeios atráves de agências e passear sem alugar carro? Há uber em Cancun?

      Olá, Renata! Todos os passeios têm traslado incluído. Também dá para se deslocar de Uber.

    Ricardo li seu post, mas preciso de uma sugestão mais direcionada.
    Estamos programando em viajar em julho com 2 crianças, gostamos de sair a noite e fazer alguns passeios, acredito que a melhor opção seria hotel c/café da manhã. Para crianças nesta região qual vc indica ?

      Olá, Alessandra! Quem responde é A Bóia. Procure hotéis com ótimas piscinas, porque se tiver sargaço vocês não vão querer usar a praia. HOje em dia com Uber ficou mais fácil se locomover para restaruantes à noite.

    Olá, mais uma vez recorro a vocês e ao grupo de participantes dos comentários, p/ uma indicação de local p/ ficar uma noite em Cancun. Vamos ficar em Playa del Carmen de 27/4 a 2/5, em seguida, iremos para Merida, ficando até dia 4/5, quando retornaremos para Cancun, já que no dia 5/5, partiremos para NY. Alguém possui indicação de hotel para apenas 1 noite em Cancun? No dia 5 sairemos cedo do hotel, para devolução de carro e embarque no terminal 3. Desde já, muito obrigada.

    Olá Bóia,
    Vou a Cancun e preciso escolher entre 4 hotéis (tenho um voucher e precisaria ser um destes). Queria sua opinião sobre qual(is) escolher. Somos um casal com 1 filho de 6 anos e valorizo a gastronomia (restaurantes alla carte) como ponto mais importante:
    – Park Royal Beach, Occidental Costa Cancún, Crown Paradise Club Cancun e Cancun Bay resort.
    Se achar que nenhum faz sentido, pode ser sincera.
    Obrigado pela ajuda

      Olá, Eduardo! Verifique a localização de cada um deles e confira o que dizemos sobre o trecho.

      Elimine os mal localizados e depois pesquise preços e notas no Booking. Escolha o que for mais caro (nirmakmente terá a melhor comida em sistema all inclusive) e/ou a melhor nota.

      Infelizmente não temos como fazer isso oor você.

    Olá Bóia! 🙂

    Eu e minha esposa precisamos de alguma recomendação de passeio para uma época do ano que é a mais cara no Brasil para comprar passagens, o Reveillon.
    Queremos ir para o Caribe. Minha ideia era conhecer praias da Venezuela.
    Mas, as passagens aéreas estão caríssimas para todas as praias do Caribe.
    Do Caribe já conhecemos San Andres e Cancun.
    De repente, vocês podem ter alguma informação privilegiada que indique preços não tão elevados.

    Obrigado pela atenção!

      Olá, Rogério! A alta temporada no Caribe vai do Natal à Páscoa. Os preços não enloquecem no Réveillon como no Brasil, mas são os mais altos do ano. E as passagens ficam ainda mais cara para nós por causa da altíssima demanda para viajar no Réveillon.

    Ola! Poderia comentar sobre o rigor do “no shorts”, para o traje dos restaurantes a la carte, especialmente para homens. Pergunto pq ja vivemos situações em que o traje era uma restrição (trousers mesmo em um calor de 40C) e outras em que carregamos peso extra de maneira desnecessária. Me parece que a descrição “resort casual” não é unanime. Obrigada!

      Olá, Kenya! Se você mesma já viveu as duas situações, dá para ver que cada resort terá a sua política. Você pode entrar na página de comentários recentes do Booking de cada resort e tentar localizar esses comentários. Ou pesquisar “dress code” ou “no shorts” associado ao nome do resort. Ou levar uma (uma) (01) calça na mala.

    Olá
    Eu e meu noivo, casaremos em novembro, estamos planejando nossa lua de mel para Cancun, iriamos entre 7 e 15 de novembro 2022, a duvida é se dividimos uns dias meia pensao (ou só cafe) e outros no regime all inclusive, pois queremos uns 2/3 dias aproveitar uma ilha, baladinha, shopping e tal, e nos demais relaxar. Gostariamos de ficar no elo do “7”, na regiao que marcou os hoteis em vermelho. O que me diz? Como dividir isso? Vale fazer essa divisão?

      Olá, Marina! É uma boa divisão. Comecem pelo hotel sem all-inclusive, depois descansem no all-inclusive.

      Boia, vou para cancun passar 10 dias.

      Vou com esposa e filha de 8 anos. Estou com algumas dúvidas:

      – Para 1 parque, Chichen Itza, Cozumel, Tulum, 2 Cenotes, Isla Mujeres e uns 3 dias off de tudo descansando 10 dias é muito tempo?

      – Quantos dias em Carmen e quantos em Cancun? Vi que em Cancun somente Isla Mujeres seria um passeio por perto. Pensei em ficar 6 dias em playa del Carmen em hotel mais em conta e investir 3 a 4 dias num resort.

      – Qual melhor parque: Xel há, Xplor ou Xcaret?

      Tenho direito a uma alteração na Aeromexico, então poderia diminuir a viagem se necessário.

      Obrigado

      Ola, Thiago! Separe um dia para cada passeio, pense em alguns dias de descanso. O melhor parque vai depender do que você curte mais. O mais completo é o Xcaret, o mais natural é o Xel ha, o mais radical é o Xplor.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito