Riachão

Guia da Chapada das Mesas

Chapada das Mesas

Apesar de ser vendida como a última bolacha do pacote das Chapadas, uma espécie de Jalapão 2, A Missão nos confins do Maranhão, a verdade é que a Chapada das Mesas é bem menos selvagem do que a imprensa de viagem faz parecer.

O lugar é um pólo turístico bem estabelecido, com balneários e cachoeiras que, nos fins de semana e feriados, lotam com visitantes das cidades da próspera região agrícola entre o norte de Tocantins e o sul do Maranhão, como Araguaína, Imperatriz e Balsas.

Chapada das Mesas - 
 Carolina

E com razão: pelo menos três atrativos são sensacionais (Encanto Azul, Poço Azul e Cachoeira do Santuário).

Poço Azul

Fora do circuito mais turístico, a área do Parque Nacional da Chapada das Mesas tem atrativos off-road, mas devido à pouca procura e à pequena estrutura de apoio, o ecoturismo autêntico acaba saindo caríssimo.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Para curtir os atrativos mais bonitos, é bom estar de carro. E se quiser fazer também as atrações dentro do parque nacional, aonde não se chega de carro convencional, o melhor é encaixar-se num pacote que inclua hospedagem e passeios; assim não ficará tão caro.

    35 comentários

    Olá! E possível eu comprar apenas a passagem aérea e pegar Uber para os pontos turisticos? Ou moto táxi? Posso ir sem esse pacote completo (caro para meu baixo poder aquisitivo) e contratar aí alguma lotação?

      Olá, Isilda! Uber não tem. Informe-se localmente sobre o transporte de van.

    Xará, tudo bem? Chapada das Mesas estará fechada ou aberto no feriado de 12 de outubro de 2020. Sabe me dizer?

    Abraço!

      Olá, Ricardo! Quem responde é A Bóia. É possível que sim, mas não dá para garantir. Neste momento tanto Pedra Caída quanto o Poço Azul estão fechados. Note que, ainda que estejam abertos, é bastante difícil manter distanciamento social num balneário num feriadão. Não é um tipo de turismo muito compatível com o momento da pandemia.

    É minha cidade. Nasci em uma das casas que aparece na foto da avenida principal em frente à mangueira centenário. Há 60 anos saí de lá mas Carolina nunca saiu do meu coração.

    Olá! Gostaria de saber o nível de dificuldade pra se chegar nos atrativos! Pois queríamos ir com nossos filhos de 7 e 9 anos.
    Na verdade eles estão um pouco acostumados a fazer trilhas: já foram conosco pra Bonito ( que as trilhas são tranquilas) e pra chapada dos veadeiros ( que as trilhas já não são tão fáceis)
    Grata, Deborah

    Fui passar o Reveillon na chapada das mesas e foi muito bom!!! Fiquei uns dias na Pousada Candeeiros no centro de Carolina para conhecer o Poço Azul e Encanto Azul (que na verdade ficam em Riachão), Cachoeiras de Itapecuru e outros balneários com cachoeiras menores mas também bonitas. Todas as visitas são pagas. Apenas para o Poço e Encanto Azul contratamos o serviço de agencia (Torre da Lua) porque precisa de carro 4×4 e saiu R$ 180,00/pessoa.
    Do dia 30.15 a 02.16 ficamos no Santuário Ecológico de Pedra Caída, um hotel/resort onde ficam várias outras cachoeiras, inclusive a mais bonita que achei, do Santuário. Lá você tem a opção de várias piscinas, teleférico, tirolesa de 1.400m, jogos e etc. Valeu muito a pena conhecer a região do cerrado!!

    Mais um lugar lindo no Brasil. As cachoeiras são o ponto alto. Pena que, quando eu fui, o Poço Azul estava com a água turva.

    Só queria dizer que, profissionalmente, eu me inspiro no Ricardo Freire, mas sou fã mesmo é da Bóia e suas respostas nem sempre tão pacientes nos comentários. Bóia <3

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito