Cusco

Cusco

Primeira viagem ao Peru: 9 noites entre Lima, Cusco e Machu Picchu

Cusco e Vale Sagrado: roteiro completo de 4 noites

Como fazer de Machu Picchu o gran finale da sua viagem ao Peru

Cusco: o que não dá pra perder

29 hotéis em Cusco comentados pelos leitores

Soroche: como combater o mal de altitude

Cusco: uma voltinha roots pelo Mercado Central de San Pedro

Lares Adventure, dia 1: pachamanca e caminhada a Pisaq Alto

Que moeda levar para 50 países

Não perca dinheiro no câmbio

25 comentários

Olá boia. Vou ir a Matchu Pitchu agora dia 21 de abril e gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Chegando em cusco, para ir a Ollan (minha primeira pernoite), eu consigo pegar as vans no aeroporto diretamente, ou é melhor eu ir a Calle Pavitos e fazer a mão por lá? Tem vans a toda hora para Ollan??

Trocar dolares por soles, é melhor no aeroporto em Lima, ou deixo para fazer isso em cuzco?

Nas estações de trem, é facil se achar com horários e locais de embarque?

Obrigado e se surgir mais dúvidas, mando em seguida

    Olá, Leonardo! Não há vans saindo do aeroporto. Reserve um táxi com a TaxiDatum, vai sair 37 dólares (dá também para negociar um táxi fora do aeroporto, mas eu não recomendo). Evite câmbio em aeroporto. Só existe uma plataforma em Ollantaytambo, com um trem saindo por vez. Ninguém deixa você entrar no trem errado, é necessário se identificar antes.

Boa noite,estou com uma viagem marcada para Cusco em agosto,gostaria de saber se e melhor levar real ou dólar?

    Olá, Eliandro! Leve dólares. Além do dólar ser mais valorizado, você pode usar diretamente o dólar em passeios, sem precisar fazer câmbio.

Bom dia!!!

Estou planejando conhecer o Peru-Cusco-Machu picchu em fevereiro 2016. Minha dúvida, é um mês propício? Período chuvoso??

Bom domingo!

    Olá, Luiza! É um mês chuvoso, com risco de interdição da linha de trem. Vá de preferência entre maio e setembro. Evite a todo custo janeiro, fevereiro e março.

Ola Ric, gostaria de alertar os viajantes em relacao a uma casa de cambio em Cusco, numa rua em frente a catedral, onde trocamos 500 pesos e uma das notas de 100 pesos era falsa, so descobrimos isso quando fomos comprar algo no aeroporto e o dono da loja nos provou que a nota era falsa. Cuidado, e era um falsificacao grosseira, entao a Casa de Cambio fez iso de ma fe. Antes havia trocado dinheiro em Lima com aqueles pessoas que trocam dinheiro na rua, vestidas com coletes, e nao tive problema nenhum. Alertem o maximo de pessoas que puderem. Obrigada.

Estou comprando passagens de Salvador para Lima em 20/06 (usando milhas) com retorno em 05/07/15 e terei que comprar passagens dentro do Peru para Cuzco e outras cidades. Mas estou com as seguintes questões:

Se eu pesquisar os preços das passagens pela Lanperu como peruano encontro valores bastante baixos, um terço dos preços praticados para os brasileiros e no site afirma que se eu comprar passagem como residente no Peru e eu não puder provar estou sujeito a uma multa de 177 USD ou ter o embarque negado. Isto está realmente sendo aplicado?

Nos meus planos estão além de conhecer Lima, Cuzco (pretendo assistir a festa do solstício de inverno), Machu Picchu e Lago Titicaca (Puno) e talvez mais alguma outra cidade (talvez Arequipa). Estou pretendendo combinar trechos aéreos e trechos por ônibus buscando preço e em alguns casos agilidade (o trecho entre Cuzco e Juliaca que é próximo a Puno está muito caro e acho que ir de ônibus a luz do dia deve ser um passeio bem interessante, será que vale a pena fazer pelo dia?). Vocês tem algumas dicas de lugares imperdíveis ou qual seria a ordem dos locais que eu deveria visitar (pretendo passar 2 noites em Puno para que não fique muito corrido para conhecer o famoso lago Titicaca que é prioritário para mim)?

Já estive no Atacama e a grande altitude (até 4800 m) não é mais novidade (suportei razoavelmente bem) e já sei quais são as precauções necessárias, mas sempre existem as peculiaridades de cada país e tenho mais estas perguntas:
Quais são os cuidados que eu devo tomar ? Qual é a melhor moeda para se levar, dólar ou real ? É fácil fazer cambio e onde é o melhor lugar para isso ? Qual é o custo médio com alimentação (para 3 pessoas) ? Quanto devo levar de dinheiro para o Peru (por dia de passeio) ? Os passeios são pagos em que moeda ? Aceitam cartão de crédito (o cambio do meu cartão é pelo oficial) ? Os hotéis aceitam cartão ou é melhor pagar em moeda local ?

Por enquanto são estas as minhas dúvidas.

    Olá, Guilherme! Esta é uma página de introdução ao destino. Há vários posts linkados nesta página que você ainda não deve ter lido. Se leu e não encontrou a informação que queria no post, pergunte no post.

    Note que indicamos conteúdos também em outros blogs.

    Primeiro, leia. Depois, pergunte.

Achei o seu blog muito interessante…. preciso tirar algumas duvidas se vc puder me ajuar…
estou pensando em ir para cusco no dia 15/05 , vc acha uma boa ideia??
pretendo ficar 8 dias em cusco e 2 macho picho? vc acha um tgempo legal?
meu roteiro começara em cusco – ai vou montando ele.

tipo
cusco – 8 dias + 2
puno 2 dias
arequipa ?
lima ?
huaraz ?
trujillo ?

acho que da para comecer legal o Peru , o que vc acha ??

se puder responde e enviar por e-mail ficarei agradecido
obrigado

    Olá, Marcelo! Infelizmente não temos como fazer roteiros individuais nem como atender por email.

Bom Dia, estou querendo fazer Peru e Bolívia em 15 dias..
Qual seria o melhor destino para sair de Brasilia ? Peru ou Bolívia ??
Não estou conseguindo iniciar o roteiro.. Obrigada ..

At.

Olá!

Estarei no peru entre 29/12/2014 e 03/01/2015, passarei por lima, cusco e machu picchu. Gostraia de saber como é o clima durante o dia e à noite em cusco, pois estou meio perdida em relação à quais roupas levar rsrs.

Queria saber também se eles exigem a vacina da febre amarela.

Obrigada!!

    Olá, Roberta! Não é necessário vacinar-se.

    Cusco é uma cidade muito alta. Fará bastante frio à noite mesmo no verão; não se surpreenda com mínimas de 10ºC. De dia pode esquentar até 20ºC. A época é chuvosa.

Bom dia! Vi comentários falando que a melhor época para ir a Machu Picchu é até setembro e outros até outubro. Pretendo ir na primeira quinzena de outubro e ficar cerca de uma semana. Vou fazer o pernoite sugerido e depois terei alguns dias em Cusco, podendo ir a lugares que devem ser visitados somente nesta época, pois devo voltar ao Peru e regiões vizinhas em janeiro. O que sugerem para mim?

Estarei em Arica em Outubro e de lá gostaria de ir ao Titicaca e Cusco/ MachuPicchu de carro . Primeira perna Arica / Puno e 2ª perna Puno/Cusco .Um dia para cada trecho . Gostaria de saber se as estradas são boas , muito movimentadas , se é uma viagem tranquila ou pode ser uma pior .

    Olá, Zé Luiz! Em 10 anos de blog, nunca nunquinha recebemos depoimentos espontâneos de quem tenha feito essa viagem de carro alugado (o que já é um indício de que talvez não seja uma boa idéia).

    Vamos compartilhar a pergunta no Perguntódromo; havendo respista, aparecerá aqui.

    José,

    Em Maio deste ano passei quase 20 dias pelo Peru fazendo praticamente todos os trechos por vias terrestres. Por isso, eu não recomendo fazer uma viagem de carro pelo Peru por conta das condições das estradas que cortam o país. As pistas não costumam ter acostamento, a sinalização em alguns trechos pode ser precária e o fluxo de caminhões/ônibus é intenso.

    Viajar de ônibus ou trem pelo país é bem mais tranquilo e você ainda pode descansar e aproveitar a paisagem 😛

    Zé Luiz:
    Fiz o mesmo percurso de ônibus. Mesmo assim quase desmaiei por falta de oxigênio chegando em Puno (se estivesse dirigindo seria complicado). De Puno a Cusco existem ônibus e o trem da Perurail, se não engano o nome. De Cusco a Lima peguei um voo da Star Peru (se não engano o nome). Concordo com a Natalie. Não vá de carro.
    Boa viagem, bons pisco sour.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito