Gramado

Quando ir

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Quando ir a Gramado e Canela?

Não existe época desaconselhável. A Serra, originalmente um destino de inverno, virou um destino do ano inteiro. O Natal Luz, mesmo acontecendo numa época de calor, tornou-se a temporada mais disputada. E mesmo outros meses, a região tem atrações suficientes para não depender mais do frio (e de todo modo, as noites sempre costumam ser agradáveis, mesmo no verão).

Quando ir a Gramado e Canela: verão

Em dezembro, janeiro, fevereiro e março, a temperatura média máxima fica entre 25ºC e 28ºC; e a temperatura média mínima, em torno de 18ºC. Entre dezembro e fevereiro costuma chover em torno de 150mm; em março, chove pouco mais que 100mm. A grande atração natural deste período são as hortênsias, que florescem em novembro e ainda podem ser admiradas até meados e março. Mas o evento que define esta época é o Natal Luz; leia o tópico específico um pouco mais abaixo.

Quando ir a Gramado e Canela: abril

Abril é o mês de transição entre o verão e o inverno. As temperaturas caem (a média mínima é de 15ºC, a média máxima é de 25ºC), mas ainda pode ocorrer um veranico. Chove abaixo de 150mm.

Quando ir a Gramado: maio a setembro

É a época para quem quer pegar um friozinho. Em todos esses meses a temperatura média máxima fica abaixo de 20ºC, e a temperatura média mínima, abaixo de 15ºC (em julho, a média mínima é de 10ºC). Maio é o mais seco da turma (120mm de precipitação), enquanto nos demais meses costumam cair 150mm.

Quando ir a Gramado: novembro e dezembro

Na primavera os termômetros reagem, e a média máxima volta a ultrapassar os 20ªC (mas fica abaixo de 25ºC), enquanto a média mínima fica acima de 15ºC (mas abaixo de 10ºC). Em outubro chove um pouco mais de 150mm; em novembro, um pouco menos.

Quando ir a Gramado: Natal Luz

Na temporada 2017/2018, o Natal Luz vai de 27 de outubro de 2017 a 14 de janeiro de 2018. Os ingressos para os espetáculos já estão à venda -- veja aqui. Para curtir todas as atrações -- incluindo os shows gratuitos do Centro de Gramado -- esteja na região entre 5ª e domingo. (Mas para ver tudo, e ainda aproveitar tudo o que a região tem a oferecer, fique a semana inteira.)

Quando ir a Gramado: Páscoa

Ao lado do Papai Noel, o chocolate é a outra marca registrada de Gramado. No mês da Páscoa a cidade fica toda decorada, e o feriado da Páscoa eleva as diárias dos hotéis. Em 2017, a sexta-feira santa cai dia 14 de abril; o domingo de Páscoa, dia 16 de abril.

[/box]

13 comentários

Dirtsa Souza Monteiro da Silva

Vou com amigos no próximo mês. Fizemos um roteiro e as informações foram ótimas para escolha final do que se ver de acordo com idades e gostos. Parabéns!

PAULA S
PAULA SPermalinkResponder

Olá queridos. Tudo bom? Então, será nossa primeira viagem de avião com nosso filhote que estará com 2 anos e 4 meses (graças a Deus serão vôos diretos do Rio). Iremos para o Natal Luz (nunca fomos), mas tb gostaríamos de aproveitar esse Roteiro de 06 dias na região pq não a conhecemos (aliás, MUITO OBRIGADA). Descontando o dia da ida e da volta, teremos 09 dias inteiros! Vc acha q é possível realizar o roteiro de 6 dias + todas as atracões do Natal Luz + 1 pernoite em Bento Gonçalves nesses 9 dias? Desde já, meu muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! As atrações do Natal Luz são noturnas e podem ser encaixadas perfeitamente nos seis dias de Gramado. Programe dois dias inteiros em Bento (podem ser três noites, daí você faz Nova Petrópolis no caminho de ida).

Paula S
Paula SPermalinkResponder

Obrigada pelo breve retorno, Bóia... Só esqueci de perguntar uma coisa. Como os ingressos ainda não estão sendo comercializados, vc acha imprudente comprar as passagens de avião muito antes de comprar os ingressos? Como nunca fui, não sei se os ingressos são super disputados e se há algum risco de os ingressos esgotarem muito rapidamente...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Se esgotarem na bilheteria online, ainda haverá ingressos disponíveis na bilheteria física e também nas agências de turismo de Gramado.

Paula S
Paula SPermalinkResponder

Obrigada!

Suzana
SuzanaPermalinkResponder

Estive em Gramado em novembro de 2011, mas ainda não tinha desabrochado grande parte das hortênsias. Dezembro seria melhor ou foi só naquele ano?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzana! É uma flor que floresce no verão, então quanto mais tarde no ano, melhor. Lá por abril estarão queimadas.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Boa tarde,
Vou a Gramado em agosto após primeira quinzena e nao sei bem ao certo o que vê lá, pois são tantas coisas que ficamos perdidas antes de ir...rsrs. Vou passar quatro dias e irei com meu esposo comemorar 4 anos de casamento.. Enfim.. Vocês podem me indicar um lugar maravilhoso para passar esses 4 dias?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Você está na página Quando Ir.

Veja nossas sugestões de Onde ficar na página Onde ficar: http://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-gramado

Veja nossas sugestões de O que fazer na página O que fazer: http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-gramado

Camilla
CamillaPermalinkResponder

Riq, Bóia,

Faltou incluir outra época especial no post: os dois últimos fins de semana de agosto, quando acontece o festival de cinema de Gramado.

Acho que inclusive é a época ideal pros solteiros que querem conhecer a Serra Gaúcha, destino tradicional de casais e famílias.

Esse ano vou lá conhecer o Kikito e na volta conto tudo pra vocês!

Beijos

Ana Paula Ramos

Olá ...vou a Gramado no começo de novembro , será q consigo ingressos para o Natal Luz, gostaria muito de assistir o espetáculo no lago ... fiquei sabendo q será no dia 8 /11 e chegarei no dia 6/11

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar