Inhotim

Onde comer

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

No Inhotim

O restaurante mais charmoso do parque é o Bar do Ganso, um bistrô mineiro com cardápio à la carte. Fica à altura do ponto A10 do mapa, no circuito amarelo.

O Tamboril fica um pouco mais adiante (à altura do ponto A5 do mapa) e, além dos mesmos pratos à la carte do Bar do Ganso, tem também um buffet sem balança (o buffet de sobremesas é cobrado à parte).

O restaurante mais econômico do complexo é o Oiticica, que funciona no sistema a quilo e fica à beira-lago em frente à Magic Square de Hélio Oiticica (ponto A12 no circuito rosa).

Salpicados pelos circuito amarelo e laranja encontram-se lanchonetes -- junto às Galerias True Rouge (G2) e Fonte (G4), uma pizzaria colada ao Galpão Cardiff & Miller (G11) e um quiosque de cachorro quente vizinho à Galeria Adriana Varejão (G7).

Para começar ou terminar sua visita com um café, vá ao Café do Teatro, que fica relativamente perto da recepção (e junto do jardim de narcisos de Yayoi Kusama, ponto A17 do mapa).

Atenção para os horários:

- Os restaurantes funcionam das 12h às 16h (sábado, domingo e feriado até as 17h).

- Lanchonetes, pizzaria e café abrem das 9h30 às 16h (sábado, domingo e feriado até as 17h).

Fora do Inhotim

Nas imediações de Brumadinho, o restaurante mais gastronômico é o Nova Instância, da pousada Nova Estância. Seu cardápio é autodefinido como ítalo-caipira. Fica no distrito de Córrego do Feijão, a 10 km do centro de Brumadinho (5 km em estrada de terra). Recebe de 19h às 22h, mediante reserva: tel. 31/9984-2923.

Na entrada da cidade, o restaurante da pousada Dona Carmita tem buffet mineiro e pizzas, e costuma atender grupos (tel. 31/3571-3862).

As regiões de Casa Branca (Serra do Rola-Moça) e Retiro do Chalé (Serra da Moeda), a 30/40 km de Brumadinho, têm muitos restaurantes. Fora das pousadas, porém, costumam funcionar somente no fim de semana, para atender aos belo-horizontinos que vêm passar o dia.

O restaurante mais cultuado da região é o árabe Casa de Abrahão, em Casa Branca, que abre de sexta à noite a domingo e atende mediante reserva (tel. 31/9205-5139). Já o Topo do Mundo, no Retiro do Chalé, que funciona junto a um ponto de salto de vôo livre, é mais conhecido pela vista do que pela qualidade da comida. Abre de 4ª a domingo (tel. 31/3575-5545).

12 comentários

oswaldo tostes da silva

Gostei, e pode ter certeza que irei a qualquer hora.
Oswaldo

Carmelita Chaves

Que pena que não conheceu o restaurante Abóbora em Casa Branca. É um dos restaurantes mais charmosos do redor da Capital Mineira e de Inhotim. Fica a beira de um riacho, com rede debaixo das árvores.
A Comida oferecida em Buffet no fogão e em panelas de pedra - é de dar água na boca. Uma variação de mais de 50 opções de pratos, entre saladas, petiscos, feijoada, comida mineira, contemporânea, vegetariana e doces caseiros, tudo isto harmonizado com chope artesal, cervejas no ponto, uma boa carta de vinhos e, principalmente, pelas famosas caipis do publicitário e também bar tender Tunico - uma verdadeira alquimia de aromas e sabores. Oferece também muitas opções de petiscos, porções e pratos à la carte.

eduardo godoy
eduardo godoyPermalinkResponder

Prezado Ricardo
Sou seu ouvinte (CBN) e consumidor (do site). informaçoes previas às viagens funcionam muito (Parabens) e as consumadas coincidem (feed-back bacana).
Sou entusiasta do Inhotim (que conheço desde o começo, sem o CACI ainda).
O seu comentário sobre a surpresa de estarmos no Brasil é das constataçoes mais frequentes. Tenho uma casa na roça e nenhum negócio de turismo (só os amigos) próximo. Gostaria de acrescentar dois restaurantes que frequento (e sugerir ao autor) -Em Corrego do Feijao: Casa Velha (veja as redes de dormir no quintal, alem da otima cozinha) - Em Piedade do Paraopeba (distrito vizinho do retiro do Chalé, com qq. estrada asfaltada) o restaurante Madoma Pietà, de Cenira Achiropita e Flavio (connaisseur de vinhos). Na mesma estrada, distrito de Melo Franco(junto ao Aranha) o restaurante Rapa de Angu ganhou o festival Brutiquim (trad: BrumadinhoButiquim). desculpe o tamanho da msg. Vou me entusiaismando. Continue assim. Muito útil e simpático. Até...

Antonio Abrahao

Caro Roberto: sentimo-nos honrados pela menção de nossa querida Casa de Abrahão em mais de uma oportunidade em seu blog. Gostaríamos de ressalvar que a Casa de Abrahão fica na localidade de Palhano, próximo ao condomínio Retiro do Chalé e não na localidade de Casa Branca como consta do texto acima. Com abraço de todos nós da Casa de Abrahão.

Antonio Abrahao

O Casa de Abrahao Bistrô Árabe agora funciona somente às sextas feiras entre 19:00 horas e 00:00 e aos sábados entre 15:30 e 00:00 horas. Para feriados, consulte no blog: casadeabrahao.blogspot.com.br

Michelle Costa

Oi Ric,
Restaurante Casa Velha, Restaurante Abóbora e Restaurante Casa de Abrahão são realmente ótimos. Agora, Topo do Mundo não dá. Comida congelada e comprada de supermercado. Pousada Nova Estancia, socorro! Comecei minha viagem por lá e fique somente uma noite. É horrível.
Brumadinho não é um local para se hospedar.

Ana Carla Sena

Sério que você não gostou da Nova Instância? Fiquei lá 3 dias e adorei, tanto o atendimento, quanto a suite a qual fomos alocados, além da comida estar impecável nos três jantares que fizemos. O Topo do Mundo tem uns pratos deliciosos, não são todos, tem alguns melhores que os outros (óbvio), mas a vista faz a comida valer a pena, além de ter uma carta de vinhos bastante interessante. O abóbora que não me encantou muito. O ambiente é realmente agradável, os drinks são deliciosos, mas a comida em si deixou muito a desejar. Incrível como as percepções sobre os lugares são diferentes de pessoa para pessoa né?!

Val
ValPermalinkResponder

Utilidade Pública: o Ponto Gê existe e fica em Brumadinho, no quintal da casa da Dona GÊ - que é a simpatia em pessoa! que comida!!!
Por favor, não percam.
Terminar o dia de visitas com o jantar da Dona Gê não tem preço ( na verdade tem, 40,00 e come-se o quanto quiser)

Karine
KarinePermalinkResponder

Ia fazer o mesmo comentário. O Ponto Gê é muito bom! A dona Gê faz vários tipos de comida mineira (e até faz para vegetarianos). Tudo delicioso.

Cynthia
CynthiaPermalinkResponder

Estive em julho de 2016 e o Oiticica Sérvia buffet a preço fixo, com 2 opções de carne e sobremesa. Um preço justo para a qualidade da comida e a beleza do lugar ( acho que em torno de 30 reais por adulto)

Renata
RenataPermalinkResponder

Acabei de voltar de Inhotim, é uma das experiências mais incríveis foi comer no ponto gê (Instagram #pontogê_inhotim)
Jeito mineiro de cozinha, servido no fogão a lenha, cardápio vegetariano/não vegetariano... Comida incrível, atendimento diferente (dona gê recebe todos os clientes no fogão, explicando o cardápio da noite) caipirinha maravilhosa!!

Alex Balint
Alex BalintPermalinkResponder

Comi uma pizza boa (com queijo mineiro, claro !) no Emporio Fazendinha na estrada na entrada de Brumadinho. Preços honestos e gostei do atendimento. Anexo tem uma pousada e uma loja de doces e queijos.

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 2 de outubro de 2017. Obrigado pela compreensão!
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar