Introdução a Jericoacoara

Guia de Jericoacoara

Jericoacoara

Jericoacoara continua a mudar. Aquele vilarejo de pescadores escondido entre dunas nos confins do litoral cearense, onde os hippies vinham dormir em redes nas casas dos moradores, já há muito tempo não existe mais.

A primeira mudança aconteceu em 1987, quando o Washington Post citou Jericoacoara numa reportagem sobre praias remotas – e a repercussão da matéria revelou Jeri para os brasileiros.

A segunda mudança veio entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2000, quando Jericoacoara se tornou uma meca de esportes a vela – primeiro o windsurf, depois o kitesurf. A vila começou ali a se estruturar para o turismo.

Nos anos 2010 Jeri ganhou um upgrade de conforto, com uma nova leva de hotéis e restaurantes que de rústicos não têm nada. Sair à noite se tornou o novo esporte da vila.

A inauguração do aeroporto de Jericoacoara, em 2017, foi mais consequência do que causa da mudança do perfil de visitantes. A transformação que o aeroporto vai trazer é a dos projetos imobiliários já à venda na Lagoa do Paraíso e na Praia do Preá.

O importante para curtir a viagem é não ir em busca de uma Jericoacoara que não existe mais. Jeri é uma festa – você só precisa aceitar o convite.

A Bóia recomenda:

Deu no Washington Post: “Uma das 10 praias mais bonitas do mundo” (só que não)

Em 1987 Jericoacoara não passava de um vilarejo de pescadores isolado por dunas nos confins do oeste do Ceará.

Seu destino começou a mudar em março de 1987, quando o Washington Post resolveu fazer uma matéria para sua revista de domingo sobre praias exóticas e desconhecidas.

Um dos correspondentes do jornal tinha estado recentemente em Jericoacoara, e emplacou a praia na reportagem — que continha mais duas: Sanibel Island, na Flórida, e Mombasa, no Quênia.

Àquela altura, pouquíssimos brasileiros já tinham ouvir falar de Jeri. Numa época em que não havia internet, a revista Visão resolveu turbinar a notícia, anunciando que “o Washington Post elegeu Jericoacoara como uma das 10 mais bonitas praias do mundo”.

Só que não. Lendo a matéria original, você não vai encontrar nenhuma menção a ranking.

(Na capa da revista, porém, havia a chamada ‘As melhores praias do mundo estão chamando’).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mas a história das “10 mais bonitas” pegou, e não há quem tire o título do curriculum vitae de Jericoacoara.

    Se você quer entender todo o mal-entendido, leia esta matéria do ‘Guardian’ britânico, que inclui uma entrevista com o autor da reportagem original.

    291 comentários

    Olá pessoal,
    Estou indo com meu namorado para Jeri no Carnaval, chegamos em Fortaleza no dia 14/02 lá pelas 10h, alguém que chega no mesmo dia para dividirmos o transfer! rs =P

      Oi Erika, tudo bem? Duas amigas minhas chegarão nesse mesmo dia e horário. Me manda email para passar o contato. [email protected] Depois voltaremos em 3 no dia 18/2… Abraços

    Olá! Estou em Jericoacora e um guia nos disse que a lagoa do paraíso está poluída (os moradores estão escoan esgoto até la), acredito que ele tenha avisado, pois estamos com crianças. Já ouviu falar algo a respeito?

      Olá, Viviane! Não nos falaram nada. Confirme com outras pessoas. Para vender um outro passeio, um guia poderá contar ou aumentar lorotas.

    Olá, sou nova por aqui. Estou escolhendo um roteiro para as férias e Jericoacoara me chamou muita atenção. Devo ir sozinha em 23/02/2015? Gostaria de dicas de pousadas. E também saber, qto tempo e o valor do transfer de Fortaleza a Jeri?

      Olá, Luciana! O transfer custa R$ 500 em carro privado. Recomendamos ir de ônibus com a FretCar. Fevereiro é época chuvosa já. Há dicas de pousadas no post sobre pousadas, por favor clique nos posts listados e veja nosso conteúdo sobre o destino.

    Indo para Jericoacoara no dia 5 de fevereiro. Alguém querendo dividir o transfer? Chego em Fortaleza às 17h. Grata.

    Pessoal, fui para Jericoacoara com o pessoal da 4×4 adventure e foi muito bom. Nosso transfer era com o André, numa camionete Triton nova e ele foi muito atencioso e nos proporcionou passeios maravilhosos pelas praias e dunas. Voltamos de Jeri pelas praias, com duração de mais ou menos 10 horas, mas foi MARAVILHOSO…. Fomos tb a Canoa Quebrada pelas praias e foi muito bonito.

      Oi mary! Estou indo pra Jeri em abril e tenho algumas duvidas. Vc fez o transfer de ida e volta com essa empresa, sendo a volta pela praia? Quanto ficou? Pq queria fechar pacote tbm, me ofereceram inclusive o transfer de ida e volta mais 2 dias de passeio em pontos turísticos, mas não sei se é muito necessário. O q vc acha?

      Paula, tb quero fechar o tranfer.. vou chegar em Fortaleza 20/4 as 3h. É este dias q tb estará? Tenho interesse em dividir o transfer para diminuir os custos. Vou com mais uma pessoa. Se tiver interesse me add no whats app 21 996510620

      Oi Jessica! Vou chegar em fortaleza dia 19/04, mas fico lá ate 21. Esse dia q vou pra Jeri. Se tiver interesse me fala!

      oi Paula! Vi seu comentário anteriormente. Também irei para Jeri no dia 21. Já estarei em Fortaleza ( mais precisamente Cumbuco) desde o dia 16. Também tenho interesse em dividir o transfer. Caso tenha interesse, me passa seu e-mail.

    Pessoal,viajei a Jeri Recentemente.A principio eu e minha família optamos pelo ônibus,mas temos filhos e não conseguimos lugares próximos para o dia em que desejávamos.Não considerávamos a possibilidade do transfer porque tínhamos receio.Mas recebi algumas indicações de amigos e gostaria de agradecer os contatos que postaram aqui no site.Nos foi muito útil e de inteira confiabilidade.Entrei em contato com o ISAAC o numero que vi aqui,que me passou o contato do CLAUDIO(seu irmão).Ele nos buscou no aeroporto de Fortaleza e nos levou até o hotel.O hotel se chama My Blue que também super recomendo. Sobre o Transfer,o Claudio atende no telefone e Whats app (88)97127535.O veículo em ótimo estado e a viagem muito agradável,além doque mais adorei,a facilidade de combinar tudo por Whatsapp.Com certeza repetiremos a viajem.

    Caros,
    Estou indo para jeri, com uma prancha de stand up, é melhor ir no meu carro ou de transfer?

      Olá, José Carlos! Nâo há o que fazer com seu carro em Jeri. Arranje um trânsfer que leve sua prancha. Fale com sua pousada.

    Olá pessoal, viajei para Jericoacoara e estou aqui para divulgar o Sr. Isaac, o qual me levou até Jeri e me trouxe de lá. Ele foi muito pontual, nos levou com muita responsabilidade, e a viagem foi muito confortável. Pra quem se interessar deixo aqui os seus contatos: (85) 97521670 (88) 99045636. Ele possui uma página no facebook: facebook.com/isaacjeri4x4 . Estou divulgando pois para mim é muito importante o trabalho que ele faz, e faz muito bem.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito