Los Roques

Caribe em estado puro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Los Roques é o mais próximo de um Caribe selvagem que você pode encontrar.

O arquipélago é um parque nacional. Apenas uma ilha, Gran Roque, é habitada. Não há nenhuma construção mais alta que dois andares. Os hotéis se chamam “posadas” (nenhuma tem mais que dez quartos). Não há carros. É como uma Caraíva, só que com o mar caribenho.

Para aproveitar o paraíso, porém, é preciso passar pelo purgatório do aeroporto de Caracas, da viagem de teco-teco, dos preços altos (pense numa relação custo x benefício à la Fernando de Noronha) e da necessidade de fazer câmbio no mercado negro.

(O dólar no paralelo paga 10 vezes mais do que o câmbio oficial -- veja o valor atualizado aqui. Leve dólares para os seus gastos do dia a dia e troque com o contato indicado pela sua pousada ou operadora.)

Em compensação, seu álbum de fotos no Facebook vai ser alvo da inveja, da admiração e da incredulidade do seu círculo de amigos. (A Bóia do Viaje na Viagem nasceu lá: foi avistada na minha primeira viagem ao arquipélago, em 2003.)

Caraca!

7 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Leonardo Costa

Olá. Estou considerando emitir os bilhetes por milhas, mas para o ano que vem. Estou tendo certa dificuldade no site do smiles, pois para cada dia só aparece uma passagem, e não mais que isso. Quero comprar logo, pois acho que a demanda é alta e pode esgotar, mas preciso emitir duas passagens, pois não irei só.

Sou do Rio e já vi que é possível emitir dois bilhetes por São Paulo. Mas já se trata de um voo cansativo (conexão em Buenos Aires) e eu ainda teria de ir à capital paulistana... realmente não sei.

Alguém sabe se é tranquilo esperar mais uns meses e ver se abrem mais assentos nos voos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! A política de liberação de assentos-prêmio das cias. aéreas é imprevisível. Não vale a pena ir até Buenos Aires para voltar a Caracas.

Leonardo Costa

Pois, é, Bóia. Ontem consegui emitir bilhetes para duas pessoas pelo smiles (via Aerolíneas Argentinas) fazendo Rio x Buenos Aires x Caracas, saindo de madrugada do Rio de Janeiro e chegando 12:00 hs em Caracas. Só depois vi sua resposta. Esse esquema de voo é muito ruim? Considerando que peguei uma promoção e gastei bem poucas milhas, considerei interessante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Não é o ideal, mas se foi interessante pra você, aproveite!

Leonardo Oliveira

Olá Leonardo, já fiz este trajeto via Buenos Aires e foi cansativo. Porém é uma das poucas maneiras de comprar atualmente com poucas milhas. A crise do setor aéreo na Venezuela continua e conseguir passagens está muito difícil e caro. Você disse que sai do RJ de madrugada, conexão em EZE ou Aeroparque? O meu saiu do GIG de noite, chegou em EZE tipo 2300 e pra CCS só às 0730 do outro dia! Realmente me senti o Tom Hanks no filme O Terminal. Rsrsrs. Se sai de madrugada para B Aires está beeeeeem menor a espera. O custo benefício é muito bom. Chega de tarde em CCS e ainda da tempo de outra conexão se necessário. Ufa! Qualquer dúvida estou às ordens xará.

Sueli Peutra Dias

Devido a situação política atual da Venezuela, é recomendado (do ponto de vista de segurança) visitar Los Roques agora? Existe uma agência que vcs recomendam para organizar o pacote todo sem passar por Caracas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sueli! É impossível não passar por Caracas.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/como-chegar-los-roques

Não há problema de insegurança em Los Roques. Não temos notícias de desabastecimento na ilha. A Venezuela está uma tristeza, mas a paisagem em Los Roques vale a pena.