Los Roques

Caribe em estado puro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Los Roques é o mais próximo de um Caribe selvagem que você pode encontrar.

O arquipélago é um parque nacional. Apenas uma ilha, Gran Roque, é habitada. Não há nenhuma construção mais alta que dois andares. Os hotéis se chamam “posadas” (nenhuma tem mais que dez quartos). Não há carros. É como uma Caraíva, só que com o mar caribenho.

Para aproveitar o paraíso, porém, é preciso passar pelo purgatório do aeroporto de Caracas, da viagem de teco-teco, dos preços altos (pense numa relação custo x benefício à la Fernando de Noronha) e da necessidade de fazer câmbio no mercado negro.

(O dólar no paralelo paga 10 vezes mais do que o câmbio oficial -- veja o valor atualizado aqui. Leve dólares para os seus gastos do dia a dia e troque com o contato indicado pela sua pousada ou operadora.)

Em compensação, seu álbum de fotos no Facebook vai ser alvo da inveja, da admiração e da incredulidade do seu círculo de amigos. (A Bóia do Viaje na Viagem nasceu lá: foi avistada na minha primeira viagem ao arquipélago, em 2003.)

Caraca!

  • Precisa passaporte? Sim.
  • Precisa visto? Não.
  • Precisa seguro-saúde? Não é exigido, mas não é esperto viajar sem.
  • Precisa vacina contra febre amarela? Não.
  • Precisa habilitação internacional? Não.
  • Que moeda eu levo? Dólar. Leia mais.

71 comentários

Leonardo Costa

Olá. Estou considerando emitir os bilhetes por milhas, mas para o ano que vem. Estou tendo certa dificuldade no site do smiles, pois para cada dia só aparece uma passagem, e não mais que isso. Quero comprar logo, pois acho que a demanda é alta e pode esgotar, mas preciso emitir duas passagens, pois não irei só.

Sou do Rio e já vi que é possível emitir dois bilhetes por São Paulo. Mas já se trata de um voo cansativo (conexão em Buenos Aires) e eu ainda teria de ir à capital paulistana... realmente não sei.

Alguém sabe se é tranquilo esperar mais uns meses e ver se abrem mais assentos nos voos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! A política de liberação de assentos-prêmio das cias. aéreas é imprevisível. Não vale a pena ir até Buenos Aires para voltar a Caracas.

Leonardo Costa

Pois, é, Bóia. Ontem consegui emitir bilhetes para duas pessoas pelo smiles (via Aerolíneas Argentinas) fazendo Rio x Buenos Aires x Caracas, saindo de madrugada do Rio de Janeiro e chegando 12:00 hs em Caracas. Só depois vi sua resposta. Esse esquema de voo é muito ruim? Considerando que peguei uma promoção e gastei bem poucas milhas, considerei interessante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Não é o ideal, mas se foi interessante pra você, aproveite!

Leonardo Oliveira

Olá Leonardo, já fiz este trajeto via Buenos Aires e foi cansativo. Porém é uma das poucas maneiras de comprar atualmente com poucas milhas. A crise do setor aéreo na Venezuela continua e conseguir passagens está muito difícil e caro. Você disse que sai do RJ de madrugada, conexão em EZE ou Aeroparque? O meu saiu do GIG de noite, chegou em EZE tipo 2300 e pra CCS só às 0730 do outro dia! Realmente me senti o Tom Hanks no filme O Terminal. Rsrsrs. Se sai de madrugada para B Aires está beeeeeem menor a espera. O custo benefício é muito bom. Chega de tarde em CCS e ainda da tempo de outra conexão se necessário. Ufa! Qualquer dúvida estou às ordens xará.

Marcella de M. Ferreira

Leonardo, você conseguiu emitir a volta também com milhas? Pela Aerolíneas, mesmo simulando várias datas, só aparece a ida....

Leonardo Costa

Marcela, desculpe a demora na resposta. Sim, emiti tudo com milhas. Acumulei milhas nos últimos anos sem nunca utilizar e como me caso em breve aproveitei as milhas pra fazer um roteiro pela América Latina. Consegui pela Aerolíneas mesmo. Ida Rio x Buenos Aires x Caracas e volta consegui apenas Caracas x Buenos Aires. Tive de emitir outro bilhete (também com milhas) de Buenos Aires para o Rio. Lamentavelmente tive de torrar essas milhas, mas não teve jeito. Já estava uma fortuna comprar passagens para ou de Los Roques... Espero ter ajudado!

Leonardo Costa

Fala, Leonardo! Tudo bem?

Desculpe a demora na resposta... não vi que tinham novas mensagens...

Sim, o vôo sai do RJ (Galeão) de madrugada e a conexão é no Ezeiza.

01:40 - saída do Galeão
05:00 - chegada em Ezeiza
07:00 - saída de Ezeiza
12:35 - chegada a Caracas

Logicamente é cansativo, mas considerando que foi com milhas...

Bom, espero que dê certo. Se puder deixar umas dicas de Los Roques, te agradeço, rsrs

Grande abraço

Sueli Peutra Dias

Devido a situação política atual da Venezuela, é recomendado (do ponto de vista de segurança) visitar Los Roques agora? Existe uma agência que vcs recomendam para organizar o pacote todo sem passar por Caracas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sueli! É impossível não passar por Caracas.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/como-chegar-los-roques

Não há problema de insegurança em Los Roques. Não temos notícias de desabastecimento na ilha. A Venezuela está uma tristeza, mas a paisagem em Los Roques vale a pena.

Tha
ThaPermalinkResponder

Vc teria alguma indicação de hotel, digo "posada"? bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tha! Para dicas de "posadas", veja a nossa seção "Onde Ficar": http://www.viajenaviagem.com/destino/los-roques/onde-ficar-los-roques

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Boa noite, saberia me dizer como obter informações para se hospedar em um veleiro em Los Roques?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carolina! Encontramos este link no Google:
http://www.windward-islands.net/en/yacht-charter-venezuela-los-roques/Catamaran

Haira Marinho
Haira MarinhoPermalinkResponder

Ola... Gostaria de dicas de viagem saindo de Manaus Am? Ja fui na Ilha de margarita. E achei uma delicia que conhecer outros lugares. Mais queria mais facilidades de transportes

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Haira! Você pode voar a Caracas com a Copa, via Panamá.

valter caetano

Olá
Vou a Los Roques no fim deste mês.
Estou a pensar ficar na pousada caracol. Recomenda? Há melhor?

Pode dar-me algumas dicas do que posso fazer em Los Roques? Pontos estratégicos para fotografias ou o que seja?

Obrigadoo =))

Valter Caetano

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valter! Na seção "Mais Los Roques" clique em "Onde ficar" e "O que fazer" para dicas de hotéis e passeios. wink

cris
crisPermalinkResponder

olá..estou planejando minhas férias de fevereiro e los roques seria uma das opções. Quanto se gastaria numa viagem de 1 semana por lá? terias alguma média d valor? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! A maioria das pousadas têm pensão completa, o que facilita o seu cálculo.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Claudio Vinicius de Godoy

Ola.
Eu e minha esposa ja estamos com as passagens pra Venezuela compradas com ida dia 25/12 e volta dia 04/01. Nossa ideia e passar o Reveillon em Los Roques, mas antes de irmos pra la gostaríamos de fazer a trilha do Salto Angel, começando no dia 26/12 e terminando dia 28/12, pra depois irmos pra Ilha. Sabemos que fica distante, mas queremos uma opinião sua pra saber se e possível, pra dai programarmos e fecharmos o transporte e hospedagem pra Los roques.
Valeu.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! Não temos conteúdo sobre Salto Ángel. A Jackie do Viaje Sim foi ao Salto Ángel e recomenda viajar com o suporte de uma agência local:

http://www.viajesim.com/2014/09/salto-angel-dicas-sem-perrengue.html

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá! Estou passando por aqui para dizer que já estive duas vezes em Los Roques e tanto a pousada La Corsaria qto a La Cigala são boas!!! Quem vai uma vez com certeza volta! É simplesmente único aquele lugar!
Estamos pensando na terceira.... rs
Ilhas paradisíacas e bancos de areia onde se vcs derem sorte ( tive nas duas vzs que fui) terão só para vcs!!!!!

Polliany
PollianyPermalinkResponder

Oi Daniela!
Quando você foi?

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Boa noite,
Estou tentando organizar meu roteiro de ferias pelo caribe. Pretendo ir a St Maarten, Curação, Aruba e pretendo incluir Los Roques mas gostaria de ir de barco. Vc acha possível? Tenho 20 dias ao todo. Será que consigo conhecer tudo ou tiro algum lugar?

Gil B
Gil BPermalinkResponder

Gostei muito das dicas. Queria saber se tem como ir de los roques a porlamar direto e, se houver, quais os dias que tem. Estarei por lá no início de março/2015. Obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gil B! Em Margarita vendem-se passeios bate-volta de avião para passar o dia e voltar. Não sabemos como comprar fora da Venezuela, não.

Gil B
Gil BPermalinkResponder

Obrigado, A Bóia! Acho que vou fazer o sentido inverso - de Porlamar - Los Roques. Dicas muito boas suas. Valewww

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Oi, Em Los Roques consigo visitar mais de uma ilha por dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Você pode fazer passeios com mais de uma parada... mas incluído na diária está apenas um traslado para uma ilha.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-los-roques

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Quando visitei Los Roques, havia traslado incluso para as ilhas/praias mais próximas. Acho que era Fracisqui, Madrisqui e mais uma que eu não fui (preferi ir a Cayo D'agua que eu tive que pagar por fora). Veja com a pousada na qual vc vai ficar pra ver exatamente o que está incluso.

José Ricardo
José RicardoPermalinkResponder

Estou querendo conhecer Los roques e preciso saber :
Qual a melhor época do ano para viajar para Los Roques? Maio é um bom mês?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Veja a melhor época para visitar Los Roques na seção "Quando ir" deste guia: http://www.viajenaviagem.com/destino/los-roques/quando-ir-los-roques

Menescal
MenescalPermalinkResponder

Boa Noite! Estou pensando em ir à Los Roques em abril combinando a estada com Isla Margarita (somos um casal de mergulhadores), uns 15 dias no total. Já conhecemos Aruba, Curaçao, Grand Cayman e Cozumel, do ponto de vista do deslocamento, é viável essa combinação sem transformar os deslocamentos num calvário? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Menescal! Ilha Margarita não tem praias do nível das outras ilhas do CAribe que você conhece. Melhor investir os quinze dias em Los Roques. Se você mergulha, vai querer ficar ainda mais.

Menescal
MenescalPermalinkResponder

Estou com o mesmo problema da Josiane (comentário abaixo), poderia indicar uma Operadora séria que opere para Los Roques? Me indicaram a VENEBRASIL, mas não respondem às solicitações de Cotações, as venezuelanas (poucas) que possuem site não inspiram a menor confiança. Agradeço a ajuda, já cancelei meu planejamento de ir à Isla Margarita, acho que quanto menos andar por lá melhor.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Menescal!

Dê uma olhadinha nos comentários deste post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/10/pousadas-em-los-roques-os-relatos-dos-leitores

MANOEL ESTRELLA

Nos somos uma agencia brasileira especializada em Venezuela, por isso caso deseje viajar conosco nos poderemos atende-los com maior prazer. Estamos em Roraima extremo norte do Brasil

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Vc não deixou o site ou e-mail. Como saberemos como entrar em contato?

Maria Helena
Maria HelenaPermalinkResponder

Só clicar em cima do nome que te envia direto pro site deles!

Josiane Silveira

Olá!!
Estou indo para Los Roques dia 13.2.2015 e nunca passei tanto trabalho para viajar, e olha que conheço bastante lugares neste mundo. As companhias de turismo não respondem, e estou tendo que fazer tudo sozinha. Te mandam contas para depósito na Flórida, por exemplo (AeroTuy). Nem sei como fazer isso. Alguém sabe? Outra dúvida que fiquei lendo o blog é se há ligação interna entre o aeroporto internacional e o doméstico, pois na chegada chego à 1h da manhã e meu vôo para Los Roques é as 6h. Pensei em ficar em um hotel por perto mas creio ser pouco tempo e muito arriscado sair do aeroporto no meio da madrugada e ter de voltar poucas horas depois no meio da madrugada também. Alguém sabe sobre o corredor de ligação dos aeroportos e sobre o pagamento em conta na Flórida? Socorro!! Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josiane! Para fazer uma transferência para a Flórida você pode usar o seu banco, uma casa de câmbio ou empresas como Western Union.

Há ligação interna entre os dois terminais sim.

Armando Boni
Armando BoniPermalinkResponder

Josiane, dizem que para se chegar no paraíso temos que passar pelo inferno!
A coisa é complicada mesmo mas existem algumas pessoas que podem te ajudar. Além do Viaje na viagem, culpado por me mandar para Los Roques, tem no Facebook alguns "grupos de ajuda", dê uma busca lá em Dicas de Los Roques ou Los Roques conhecendo. Lá tem muita informação atualizada. Mas não deixe que essas dificuldades te atrapalhem, vai que vale muito a pena!

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Josiane, pelo que percebi eles não são afeitos a cartão de crédito por lá. Já tentou ver com a pousada q vc vai ficar? Uma amiga recomendou a Movida, o dono resolve as passagens do voo doméstico e te ajuda caso precise ficar em Caracas na ida ou na volta... E o pagamento é feito via paypal

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Josiane,

No aeroporto de Caracas, para ir do terminal internacional para o doméstico vc tem que ir pela "rua". Na prática, é no mesmo prédio, mas não tem (pelo menos não tinha em 2011 quando eu fui) passagem por dentro. Mas é tranquilo. A região está cheia de soldados e provavelmente vc será abordada pelos "carregadores de malas" que querem mesmo é que vc troque dolares com eles (câmbio negro).

Não acho que vale a pena fazer o pernoite em hotel. Vc terá pouquíssimo tempo e os hotéis não ficam muito perto. Sem falar que o que não falta é história de gente que teve problema com os taxistas por lá.

Sobre a transferência, tb achei muito difícil organizar a viagem a Los Roques. Acabei fazendo com uma agência venezuelana, mas definitivamente não recomendo. Eles quase me deixaram na mão, em cima da hora. O que compensou é que o lugar é simplesmente FANTÁSTICO!!! Absolutamente lindo!!!! Vale a pena o esforço.

Se eu puder te dar um conselho, se esforce para conseguir contato com a pousada. As melhores lá podem organizar o seu transfer e te ajudar MUITO. Insista.

Adriana Souza
Adriana SouzaPermalinkResponder

Thiago, qual foi a agência que te deixou na mão?
Obrigada

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Adriana,

Foi uma tal de Explore Partners. Nem sei se eles ainda existem.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá Bóia, estou pensando em ir em Los Roques do dia 14 ao dia 21 de outubro. Pelo "praiometro", Los Roques se encontra no primeiro da lista com pouquíssimo risco de chuva. Esta informação procede? Outra coisa, pra lua de mel seria um bom lugar pra passar? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Outubro a dezembro são os meses mais chuvosos, mas mesmo neles chove muito pouco.

Veja onde ficar:
http://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-los-roques

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Juliana, Los Roques é absurdamente LINDO. Realmente um lugar fantástico. Mas para Lua de Mel, sinceramente, EU (minha opinião) não iria. Vc tem que passar alguns perrengues já ditos no texto (aeroporto de Caracas, trocar dinheiro no câmbio negro, voar em teco-teco), além do que não há um hotel confortável/luxuoso na ilha. Os melhores são agradáveis, bonitinhos, mas a ilha não tem qualquer estrutura. Se a pegada do casal for mais assim, tudo bem, mas, via de regra, não é o que se espera de uma lua de mel né? smile

Em todo caso, recomendo a visita a Los Roques em algum momento. Apesar do perrengue, o lugar vale a pena.

Carla Andreia de Siqueira Guimaraes

ja comprei uma passagem pra Caracas de 12 a 19/02, meu destino final é Los Roques. Como faço pra compar? Nao consegui por aqui
Será que tento comprar isso na hora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Veja as dicas na seção "Como chegar" deste guia: http://www.viajenaviagem.com/destino/los-roques/como-chegar-los-roques

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Boa tarde, quero muito ir a Los Roques esse ano, mas tá dificil comprar com milhas smiles, ja pesquisei pro ano inteiro, porque eu só acho a ida, mas quando tem a volta a 35.000 milhas achei caro, é pela Delta e pelo que pesquisei a Delta para no EUA e eu não possuo o visto americano, e quando eu seleciono somente a ida aí a passagem não existe, tem algum esquema pra achar as passagens?

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Vc está pesquisando direto para Los Roques? Se for, vai ficar difícil mesmo. Pesquise indo para Caracas e vc deve achar uma quantidade de milhas bem mais razoável (e direto pela Gol, sem necessidade de visto). Aí vc tem adquirir o trecho Caracas/Los Roques separadamente. Só tome cuidado com o tempo de intervalo, para não ter problema com atrasos ou cancelamentos entre um vôo e outro.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Estou procurando sp caracas!!!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Flávia, fiz uma pesquisa em um dia aleatório (no caso, 12/09/2015) e achei indo com a Aerolíneas por 10 mil milhas o trecho SP - Caracas. A volta não tinha, mas não fiquei pesquisando. Dá uma olhada melhor nisso.

P.S. Como vc disse que tinha olhado o ano inteiro eu chutei setembro, mas deve ter em outras datas tb. Ainda mais com tanta antecedência. wink

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Então o problema é a volta mesmo, que só acho pela Delta 35.000 milhas sad

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Veja se o preço da passagem Caracas - SP não compensa para pagar em dinheiro.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Flavia, tô com o mesmo problema que vc, tô procurando agosto e setembro, mas só acho a ida. Se achar alguma volta me avise, por favor, e eu farei o mesmo por vc.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Aiiiii 1.727,00 fora as taxas para uma pessoa, acho que vou desistir de ir para Los Roques, to pensando em Aruba sad

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Uma pena, mas por esse preço não dá mesmo. E pra Aruba tem por milhas para ir e voltar?

Ney
NeyPermalinkResponder

Flavia, coloque todos os custos na balança. Talvez, Los Roques ainda saia mais barato. O custo de vida lá é muito baixo. Fiquei em uma boa pousada ao custo de um hotel mediano em Aruba, com todas as refeições inclusas + passeios para as ilhas mais próximas. Também não temos custo com aluguel de carro, como em Aruba.

Mas, sem dúvida, seja qual for sua escolha, vc vai gostar muito.

Luciana Moreira Faria

Fui a Los Roques, realmente vale a pena. Praias lindas, povo atencioso. Uma viagem inesquecível. A pergunta agora é: para onde ir?

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Depois de Los Roques é difícil mesmo. Estou pensando em Maldivas, mas tá faltando patrocínio....rs wink

Ney
NeyPermalinkResponder

Amigos,

Estive em Los Roques no mês passado. Escolhi o lugar após ouvir a coluna do Ricardo Freire na Band FM, dizendo que era o lugar mais bonito do Caribe. E realmente, dentre os que conheci, é verdade.

Algumas dicas:

Conseguimos câmbio na Venezuela com um local, graças a um amigo que conhecia uma pessoa de lá. Ele nos recebeu no aeroporto e fizemos a troca no hotel com uma taxa de 200 BSF (bolívares) para cada dólar. Em Los Roques, nos ofereceram até 230 BSF (melhor ainda) na única farmácia do local. Mas somente dólar, nem pense em levar Real.

500 dólares deu e quase sobrou (minha mulher deu um jeito de resolver esse "problema") para 2 dias de hospedagem em Caracas (no Eurobuilding), refeições em Caracas e Los Roques, passeios que fizemos para praias mais distantes que tivemos que pagar por fora, cerveja extra para os passeios, drinks à noite, lembrancinhas para os parentes, e tudo que foi preciso.

A vantagem é que o custo de vida na Venezuela é muito mais barato que o nosso, até em Los Roques. Uma cerveja, custava 60 BSF (~1 real), uma garrafa de água era 15 BSF (~0,25 R$), drinks por volta de 600 BSF (10 reais).

Um problema: imaginem que troquei 500 dólares por 100 mil BSF (1 para 200). Agora, saibam que a cédula de maior valor é de 100 BSF... Ou seja, recebi 1000 notas. Literalmente, um pacote de dinheiro. Tive que usar uma mochila... E esse valor é muita grana para os venezuelanos. Fiquei um pouco preocupado, mas deu certo.

Ao final, por conta da moeda desvalorizada, achei o passeio bem em conta, se comparado a outros lugares do Caribe. Gastei cerca de 10.000 reais (para o casal) para 8 dias de viagem. Se considerar que 5 mil foram somente as passagens aéreas...

Uma dúvida que tinha: Fiquei com medo de usar cartão de crédito na viagem, pois não sabia qual seria o câmbio. Mas descobri que o câmbio para turista era de 1U$ para 192 BSF). Mas não contem com o cartão. Diversos lugares não aceitavam ou a maquininha não funcionava.

Outra dica: todos recomendam voar de Chapi Air, uma vez que a Aerotuy é famosa pelos atrasos e cancelamentos de voos. Bom, voamos de Aerotuy porque minha mulher jamais entraria em um avião para 8 passageiros, incuindo os pilotos (eles também tem um de 14 lugares). Se você voar aos finais de semana, é pouco provável de ter voos cancelados. Nossos voos foram pontuais. E além disso, a franquia de bagagem é de 15 quilos, contra 10 da Chapi Air. Na Aerotuy não pesam as bagagens de mão, não sei como é na Chapi Air. E dá pra comprar passagem na Aerotuy pela internet.

Sds

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Amigos viajantes,

Cheguei de Los Roques dia 07 de Julho. Vou atualizar algumas informações para quem tiver interesse:

Sobre o câmbio (estes foram os valores que me propuseram, para cada dólar):
Câmbio oficial, no aeroporto: 197,00 BsF
Cambio "paralelo", no aeroporto: entre 300,00 BsF e 380,00Bsf
Cambio "paralelo", em Los Roques: entre 400 BsF e 430 BsF

Ou seja, troque pouca coisa ao chegar na Venezuela e deixe para trocar o resto em Los Roques, à medida que for precisando (troque nas próprias pousadas, na farmácia e etc....).
Não se desesperem fazendo cambio negro com qualquer pessoa no aeroporto, tendo que se esconder no banheiro (como alguns relatos que li aqui). Na Venezuela, todo mundo faz cambio. Se você abordar o assunto com qualquer pessoa, certamente vão lhe indicar alguém. Se for pernoitar em Maiquetía, pergunte em seu hotel e certamente vão lhe indicar alguém que poderá fazer o câmbio no próprio hotel (é mais tranquilo e menos arriscado).

Viajei de Chapi Air, num avião para aproximadamente 10 pessoas, partindo de Higuerote. O voo foi muito tranquilo, tanto na ida quanto na volta! Eu e minha esposa adoramos viajar no teco-teco da Chapi! O traslado até Higuerote foi feito pelo motorista da agência Venebrasil, com a qual fechamos o pacote (não arrisquei ir por conta própria pois estava em Lua de Mel). Inclusive tenho o contato do motorista, para quem quiser ir por conta própria e contatá-lo (o cara é muito gente boa e o carro é excelente, um Ford Fusion).

Sobre Los Roques...eu e minha esposa adoramos!!! É um paraíso mesmo! o local inteiro é lindo e para nós os destaques foram Cayo de Água e Carenero.

Até a próxima!

Paulo
PauloPermalinkResponder

Gustavo,
Parabéns (e obrigado) pelo relato. Morro de vontade de voltar àquele paraíso na terra, mas ultimamente os voos para lá estão muito caros. Minha pergunta: você pagou pelo voo Brasil-Venezuela ou emitiu com milhas? caso seja com milhas, como fez? (tanto no site da Tam quanto Gol não permitem visualizar quantas milhas seriam necessárias para os voos). Obrigado!

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Olá Paulo. Realmente, Los Roques deixa saudade! Eu não utilizei milhas para o trecho internacional. Minha passagem saiu por R$ 3.200,00 para duas pessoas, pela Avianca (comprei no início do ano, quando o dólar estava aproximadamente R$ 2,60). Na ida, fizemos conexão em Bogotá (Colômbia) e na volta a conexão foi em Lima (Peru). O voo com a Avianca foi ótimo, não tivemos nenhum tipo de problema.

Adriana Souza
Adriana SouzaPermalinkResponder

Paulo, tudo bem?
Para visualizar quantas milhas são necessárias você precisa estar cadastrado no programa Smiles. Pelo site direto da Gol não conseguirá saber mesmo. No programa Smiles www.smiles.com.br você só verá em milhas. A quantidade de milhas varia muito, eu consegui para setembro deste ano por 38.000 milhas ida e volta(é um valor razoável, às vezes somente o trecho chega a ser mais de 40.000).
O ideal é se planejar e fazer isso com bastante antecedência, eu reservei as passagens em novembro/14, hoje as mesmas datas saem por 82.000 ida e volta.
Eu não uso muito o site da Tam, mas pelo o que já vi, você não precisa estar inscrito no programa de fidelidade para saber a quantidade de milhas, basta selecionar a opção "quero utilizar meu pontos multiplus" e ele mostra a quantidade de milhas necessária por trecho. Você não precisa ser associado para visualizar isso, mas precisa se associar para emitir as passagens. Espero ter ajudado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar