Los Roques

Caribe em estado puro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Los Roques é o mais próximo de um Caribe selvagem que você pode encontrar.

O arquipélago é um parque nacional. Apenas uma ilha, Gran Roque, é habitada. Não há nenhuma construção mais alta que dois andares. Os hotéis se chamam “posadas” (nenhuma tem mais que dez quartos). Não há carros. É como uma Caraíva, só que com o mar caribenho.

Para aproveitar o paraíso, porém, é preciso passar pelo purgatório do aeroporto de Caracas, da viagem de teco-teco, dos preços altos (pense numa relação custo x benefício à la Fernando de Noronha) e da necessidade de fazer câmbio no mercado negro.

(O dólar no paralelo paga 10 vezes mais do que o câmbio oficial -- veja o valor atualizado aqui. Leve dólares para os seus gastos do dia a dia e troque com o contato indicado pela sua pousada ou operadora.)

Em compensação, seu álbum de fotos no Facebook vai ser alvo da inveja, da admiração e da incredulidade do seu círculo de amigos. (A Bóia do Viaje na Viagem nasceu lá: foi avistada na minha primeira viagem ao arquipélago, em 2003.)

Caraca!

29 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Leonardo Costa

Olá. Estou considerando emitir os bilhetes por milhas, mas para o ano que vem. Estou tendo certa dificuldade no site do smiles, pois para cada dia só aparece uma passagem, e não mais que isso. Quero comprar logo, pois acho que a demanda é alta e pode esgotar, mas preciso emitir duas passagens, pois não irei só.

Sou do Rio e já vi que é possível emitir dois bilhetes por São Paulo. Mas já se trata de um voo cansativo (conexão em Buenos Aires) e eu ainda teria de ir à capital paulistana... realmente não sei.

Alguém sabe se é tranquilo esperar mais uns meses e ver se abrem mais assentos nos voos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! A política de liberação de assentos-prêmio das cias. aéreas é imprevisível. Não vale a pena ir até Buenos Aires para voltar a Caracas.

Leonardo Costa

Pois, é, Bóia. Ontem consegui emitir bilhetes para duas pessoas pelo smiles (via Aerolíneas Argentinas) fazendo Rio x Buenos Aires x Caracas, saindo de madrugada do Rio de Janeiro e chegando 12:00 hs em Caracas. Só depois vi sua resposta. Esse esquema de voo é muito ruim? Considerando que peguei uma promoção e gastei bem poucas milhas, considerei interessante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Não é o ideal, mas se foi interessante pra você, aproveite!

Leonardo Oliveira

Olá Leonardo, já fiz este trajeto via Buenos Aires e foi cansativo. Porém é uma das poucas maneiras de comprar atualmente com poucas milhas. A crise do setor aéreo na Venezuela continua e conseguir passagens está muito difícil e caro. Você disse que sai do RJ de madrugada, conexão em EZE ou Aeroparque? O meu saiu do GIG de noite, chegou em EZE tipo 2300 e pra CCS só às 0730 do outro dia! Realmente me senti o Tom Hanks no filme O Terminal. Rsrsrs. Se sai de madrugada para B Aires está beeeeeem menor a espera. O custo benefício é muito bom. Chega de tarde em CCS e ainda da tempo de outra conexão se necessário. Ufa! Qualquer dúvida estou às ordens xará.

Marcella de M. Ferreira

Leonardo, você conseguiu emitir a volta também com milhas? Pela Aerolíneas, mesmo simulando várias datas, só aparece a ida....

Sueli Peutra Dias

Devido a situação política atual da Venezuela, é recomendado (do ponto de vista de segurança) visitar Los Roques agora? Existe uma agência que vcs recomendam para organizar o pacote todo sem passar por Caracas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sueli! É impossível não passar por Caracas.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/como-chegar-los-roques

Não há problema de insegurança em Los Roques. Não temos notícias de desabastecimento na ilha. A Venezuela está uma tristeza, mas a paisagem em Los Roques vale a pena.

Tha
ThaPermalinkResponder

Vc teria alguma indicação de hotel, digo "posada"? bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tha! Para dicas de "posadas", veja a nossa seção "Onde Ficar": http://www.viajenaviagem.com/destino/los-roques/onde-ficar-los-roques

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Boa noite, saberia me dizer como obter informações para se hospedar em um veleiro em Los Roques?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carolina! Encontramos este link no Google:
http://www.windward-islands.net/en/yacht-charter-venezuela-los-roques/Catamaran

Haira Marinho
Haira MarinhoPermalinkResponder

Ola... Gostaria de dicas de viagem saindo de Manaus Am? Ja fui na Ilha de margarita. E achei uma delicia que conhecer outros lugares. Mais queria mais facilidades de transportes

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Haira! Você pode voar a Caracas com a Copa, via Panamá.

valter caetano

Olá
Vou a Los Roques no fim deste mês.
Estou a pensar ficar na pousada caracol. Recomenda? Há melhor?

Pode dar-me algumas dicas do que posso fazer em Los Roques? Pontos estratégicos para fotografias ou o que seja?

Obrigadoo =))

Valter Caetano

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valter! Na seção "Mais Los Roques" clique em "Onde ficar" e "O que fazer" para dicas de hotéis e passeios. wink

cris
crisPermalinkResponder

olá..estou planejando minhas férias de fevereiro e los roques seria uma das opções. Quanto se gastaria numa viagem de 1 semana por lá? terias alguma média d valor? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! A maioria das pousadas têm pensão completa, o que facilita o seu cálculo.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Claudio Vinicius de Godoy

Ola.
Eu e minha esposa ja estamos com as passagens pra Venezuela compradas com ida dia 25/12 e volta dia 04/01. Nossa ideia e passar o Reveillon em Los Roques, mas antes de irmos pra la gostaríamos de fazer a trilha do Salto Angel, começando no dia 26/12 e terminando dia 28/12, pra depois irmos pra Ilha. Sabemos que fica distante, mas queremos uma opinião sua pra saber se e possível, pra dai programarmos e fecharmos o transporte e hospedagem pra Los roques.
Valeu.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! Não temos conteúdo sobre Salto Ángel. A Jackie do Viaje Sim foi ao Salto Ángel e recomenda viajar com o suporte de uma agência local:

http://www.viajesim.com/2014/09/salto-angel-dicas-sem-perrengue.html

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá! Estou passando por aqui para dizer que já estive duas vezes em Los Roques e tanto a pousada La Corsaria qto a La Cigala são boas!!! Quem vai uma vez com certeza volta! É simplesmente único aquele lugar!
Estamos pensando na terceira.... rs
Ilhas paradisíacas e bancos de areia onde se vcs derem sorte ( tive nas duas vzs que fui) terão só para vcs!!!!!

Polliany
PollianyPermalinkResponder

Oi Daniela!
Quando você foi?

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Boa noite,
Estou tentando organizar meu roteiro de ferias pelo caribe. Pretendo ir a St Maarten, Curação, Aruba e pretendo incluir Los Roques mas gostaria de ir de barco. Vc acha possível? Tenho 20 dias ao todo. Será que consigo conhecer tudo ou tiro algum lugar?

Gil B
Gil BPermalinkResponder

Gostei muito das dicas. Queria saber se tem como ir de los roques a porlamar direto e, se houver, quais os dias que tem. Estarei por lá no início de março/2015. Obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gil B! Em Margarita vendem-se passeios bate-volta de avião para passar o dia e voltar. Não sabemos como comprar fora da Venezuela, não.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Oi, Em Los Roques consigo visitar mais de uma ilha por dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Você pode fazer passeios com mais de uma parada... mas incluído na diária está apenas um traslado para uma ilha.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-los-roques