Madri

Entre tapas e museus

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Madri tem pelo menos três grandes museus de arte obrigatórios – o clássico Prado, o eclético (e recheado de Rodins) Thyssen-Bornemizsa, o moderno Reina Sofía (onde está o Guernica).

Um rosário de lugares incontornáveis – as cidades muradas de Toledo, Segóvia e Ávila; o complexo de El Escorial; o palácio de Aranjuez – também clamam por um tempinho na agenda do visitante.

Não desanime. Basta ter tempo suficiente, e Madri é uma delícia para turistar. Entre um lerê e outro você sempre vai passar por algum lugar divertido.

Os madrilenhos devotam mais tempo a beber e petiscar do que qualquer outro povo que você vá encontrar na Europa. Misture-se a eles e você vai ter uma estada repleta de diversão e arte.

Quando ir

Dizem que Madri tem duas estações: o inverno e o inferno.

É um exagero, claro. Mas indica que as temperaturas invernais (entre 2 e 11 graus) são mais baixas do que em Barcelona ou na Andaluzia (certamente porque a capital está numa altitude bem mais elevada). E no verão faz o calor que você espera da Espanha.

Maio, junho, fim de setembro e outubro são bastante agradáveis. Chove pouco o ano inteiro.

O Réveillon tem uma virada razoavelmente animada na Puerta del Sol; de lá, o pessoal dispersa para a balada.

Como chegar

Você pode voar direto a Madri desde São Paulo (TAM, Iberia, Air China), Rio (Iberia) e Salvador (Air Europa). Todas as outras companhias européias levam à cidade com uma conexão.

O pessoal da imigração já não implica mais como antes. De todo modo, tenha todos os seus documentos em ordem (passagem de volta, reservas de hotel, seguro-saúde, extrato atualizado com saldos e limites dos cartões ou 65 euros em espécie por dia).

De trem só vale a pena vir de Barcelona ou da Andaluzia, que têm trilhos rápidos para a capital. De Portugal e outras regiões da Europa, venha de avião.

Onde ficar

Por mais que isso possa acarretar um pouco de barulho, nada combina tanto com Madri quanto se hospedar perto de algum foco de movida. Se eu fosse você, procuraria hotel nas imediações da Plaza Santa Ana, que é uma zona boêmia bacaninha, ou em Chueca, onde rola a muvuca dos modernos.

Ao reservar um “hostal”, tenha em mente que em espanhol isso é o equivalente (melhorado) da nossa “pensão”. São hoteizinhos que normalmente ocupam um andar inteiro; na Gran Vía um mesmo prédio costuma ter vários hostales. Sem banheiro no quarto, fica tão barato quanto albergue.

Para alugar apartamento, procure em Malasaña e Conde Duque, que oferecem vida de bairro mas ficam próximos ao agito.

Daqui pra onde

Bate-voltas de trem: Toledo (meia hora), Segóvia (meia hora), Aranjuez (45 min.), El Escorial (1h15), Ávila (1h30). Córdoba está a 1h45, mas você pode deixar para fazer um pit stop a caminho de Sevilha (guarde a bagagem no guarda-volumes da rodoviária, atrás da estação de trem). Salamanca está a 2h40 e merece uma noite (a caminho de Portugal).

As continuações naturais de viagem são Barcelona (2h40 no direto ou até 3h30 com paradas — dá para interromper a viagem em Zaragoza) e Andaluzia (Córdoba a 1h45, Sevilha 45 min. adiante).

Madri no Viaje na Viagem

163 comentários

Perla Galdeano

Olá Bóia. Qual é a melhor forma de deslocamento, com malas, da estação de trem Puerta de Atocha até o Aeroporto Barajas? Vi em um post mais antigo que a melhor opção seria um ônibus expresso, mas o link indicado no texto não funciona. Procurei informações no site do aeroporto sobre esse ônibus expresso mas não encontrei.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Perla! Com malas o mais cômodo é sempre táxi, em qualquer aeroporto do mundo. Malas não sobem sozinhas em trem e às vezes precisam ser carregadas para dentro do ônibus.

Dito isso, o trem é uma excelente opção entre o aeroporto e Atocha. É da linha cercanías, faz o percurso em 25 minutos.

http://www.aeropuertomadrid-barajas.com/transportes/como-ir-en-tren.htm

Perla Galdeano

Obrigada Bóia. Só mais uma pergunta. Estou pesquisando passagens no site da Renfe, para o início de junho deste ano, para um bate volta até Segóvia, e o preço está 19 euros o trecho. Esse preço está descontado ou devo esperar um pouco mais para comprar e ver se aparecem preços melhores?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Perla! Se você comprar os dois trechos, a volta terá 50% de desconto.

Maria Alice Susemihl

Seguindo sugestão de Denise Mustafa fomos ao Isabela Gourmet Store mas infelizmente ele fechou.

Vitor
VitorPermalinkResponder

Olá Bóia! Chegando em Madrid, iremos direto para Salamanca. Passaremos duas noites por lá. Na volta, gostaríamos de sair pela manhã e passar por Segovia, porém não achei em nenhum lugar, se tem algum guarda volumes na estação de trem para podermos deixar nossas malas. Você pode nos ajudar? Abs e Parabéns, sempre pegamos muitas idéias boas por aqui!

Thalita Querim

Boa noite Ricardo.
Estou programando as minhas férias para 15/Fev a 15/Mar de 2017 e gostaria de saber sobre o clima em Madri nessa época, muito frio ou dá para suportar?
Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Quem responde é A Bóia. Se não quer passar frio na Europa, viaje entre finzinho de maio e iniciozinho de outubro. O inverno vai até 20 de março e temperaturas abaixo de 10ºC não seriam inusitadas em Madri.

Kaio
KaioPermalinkResponder

Olá Bóia. Gostaria de saber se o mês de agosto é bom para visitar Madri. Ouvi dizer que é alta temporada e que os preços são altos. E gostaria de uma dica de site para comprar passagens de trem. Gostaria de fazer alguns do bate e voltas recomendados por você e talvez passar dois ou três dias em Barcelona. Pretendo ficar com mha esposa 8 dias na Espanha. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kaio! Ê alta estação nas praias. Nas capitais os preços são bons. Mas estará muito cheio e quentíssimo. Em agosto recomendamos o norte da Europa - Paris, Holanda, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Escandinávia.

Lia
LiaPermalinkResponder

Madri é um forno no verão - pense temperaturas de 37 C , podendo chegar a 42 C , sem contar a falta de umidade e a quantidade de concreto que tem na cidade (não tem sombra naquele lugar) -.-

Não faça como eu fiz ano passado - a família quis aproveitar e ir pra Madri em junho , porque a gente ia de Iberia pra Lisboa - eu odiei a cidade com todas as minhas forças porque o calor era absolutamente insuportável (e olha que em teoria o verão ainda não tinha começado).

E Toledo conseguiu ser ainda mais sofrida que Madri - eu quase chorei de tanto calor e dor nas pernas

cristina
cristinaPermalinkResponder

Madri é uma cidade que adoro. ja fui em setembro e o clima é excelente. este ano fomos em fevereiro na segunda quinzena pegamos muito frio mesmo para nos brasileiros. mas mesmo assim madri é sempre muito bom. ficamos sempre no mesmo hotel pertinho da estação de metro marangon(acho que é assim que se escreve) super pratico e o metro é excelente tbem. boa viagem!!!!!

Shirley Arantes

Olá, eu vou para Toledo em junho. Gostaria de saber como faço o traslado do aeroporto Barajas para Toledo? Qual a forma mais prática e sem pagar caro.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Shirley! Trem direto do aeroporto para a estaçao Atocha, novo trem de Atocha a Toledo.

João.
João.PermalinkResponder

Olá, Bóia.
Estou tentando comprar Sao-Mad pela Air China desde sexta-feira, preencho todo o formulário, mas a compra não se efetua: solicita que faça contato com o banco.
Não há qualquer problema com o cartão e o escritório da empresa não responde!
Como posso proceder? O que pode estar havendo?
Obrigado, João.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Apenas um palpite, não tenho certeza: pode ser que a compra direto no site da Air China seja internacional e você precise estar com o cartão desboqueado para compras internacinais.

João.
João.PermalinkResponder

Olá, Bóia.l
Consegui contato com a AirChina e me recomendaram não usar o Google Crome (o Google é proscrito na China!), somente o Internet Explorer ou o Firefox.
E desligar o firewall também.
Espero que ajude!
Abs.

João.
João.PermalinkResponder

Bóia,
muito grato pela pronta resposta!
Fiz contato com o banco e com o cartão e ele está desbloqueado. Inclusive usei-o em viagem à Itália recentemente.
Não entendo o que possa estar acontecendo...
Se tiveres alguma outra sugestão, agradeço.
Abs, João.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

RenatoRenato
RenatoRenatoPermalinkResponder

Recentemente tive o mesmo problema com a Air China. Solução : faça a compra por telefone. Saiu um pouco mais caro, mas vc paga em reais, sem iof.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Há um burburinho em alguns forums especializados que a Air China vai deixar de voar para o Brasil, seguindo a Korean e a Singapore. E creio que isso faz sentido.
Busquei ontem passagens para a Tokyo para o final do ano, e o preço deles está MUITO abaixo dos demais, e estranhamente, não aparece nos agregadores (Decolar, submarino, etc...).
Eu não recomendaria comprar uma passagem direto com eles não, mas sim via agência ou agregador, pois, em caso de encerramento das operações no Brasil, legalmente o intermediário deve realocar o passageiro em outra cia.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá Riq e Bóia!
Olha eu aqui de novo para agradecer sempre!!
Acabei de voltar de Madri e levei todas as dicas do VnV comigo! Muito obrigada mesmo! Minhas viagens sempre viram "uma brastemp!" com suas indicações!!
Só senti falta das boas indicações de restaurantes...fui ao Toma Jamon e foi decepcionante... fomos super maltratados pela garçonete...e a paella decepcionante...Riq, moro em Salvador...te convido para uma paella aqui em casa...se gostou daquela, você precisa conhecer a que fazemos aqui!! Rsrsrs
Brincadeiras à parte...o Isabela Gourmet Store está fechado....não sei se no período ou se fechou as portas mesmo...
Conhecemos um restaurante muito bom, além do já famoso e delicioso Botim (o restaurante mais velho da Europa!): "Los porfiados" próximo ao Reina Sofia, handmade food, excelente, comida de chefe com preços acessíveis!
Mais uma vez obrigada!
Até a próxima!!

Ah, o convite para o almoço em Salvador não foi de brincadeira não, viu?

Diana Espindola

Boa Tarde! Em setembro viajarei para Lisboa com conexao em Madrid. Gostaria de saber se farei imigração em Madrid ou Lisboa, e qual o prazo minimo de validade do passaporte para entrar na Espanha. Sei que em Portugal são 3 meses, no entanto na Espanha estou encontrando 3 e 6 meses... Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diana! Para entrar no Espaço Schengen você precisa de um passaporte que tenha validade pelo menos por 3 meses depois da sua data declarada de retorno. Se a sua passagem de volta estiver marcada para 7 de setembro, o seu passaporte precisa ter validade até 7 de dezembro.

http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem

Filipe F
Filipe FPermalinkResponder

Boa noite! Estou indo pra Madri, mas ficarei a maior parte dos dias na casa de um amigo português em Lisboa. Esse meu amigo mora na Argentina, a casa esta vazia. A minha dúvida é como comprovar que tenho onde ficar? A carta convite serve nesse caso, já que ele não mora lá? Só tenho reservas de alguns dias para Madri. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Filipe! Peça a carta-convite a seu anfitrião. Sem ela, você precisaria de reservas de hotéis para todos os dias. A probabilidade de pedirem é remota, mas todos devem estar preparados.

JOÃO.
JOÃO.PermalinkResponder

Olá, Bóia.
Começando a programação para Madri e Barcelona em outubro...
Gostaria de perguntar: 1) sabes se tem fundamento o "burburinho" de a AirChina parar de voar para o Brasil?
2) as passagens para bate-voltas em Madri devem ser compradas com antecedência ou podem ser adquiridas lá mesmo, tornando mais flexível a programação?
Grato pela atenção de sempre! João.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! A gente não é muito insider nessas coisaa de aviação, não. Já postaram esse rumor aqui, mas não temos como averiguar. Compre os bate-voltas com alguma antecedência para garantir os melhores horários para ir e voltar.

JOÃO.
JOÃO.PermalinkResponder

Pois é... fica a dúvida, então.
Tomara que, pelo menos até o final do ano a situação não mude. Tenho ida em 27/10 e volta em 10/11 pela AirChina!
Obrigado, João.

Guioni
GuioniPermalinkResponder

Olá, eu e meu marido visitamos Madri no mês de agosto, ficamos uma semana em Madri, encaramos calor de 40C. Também visitamos Ávila, Segóvia e Barcelona. O que posso dizer é que amamos tudo!!! Um país incrível, cidade linda, comida gostosa, pessoas cordiais. Desejo que vc goste e aproveite tanto quanto nós. Boa viagem!!!

Rosa Maria
Rosa MariaPermalinkResponder

Olá, Bóia! Já encontrei dicas excelentes no Viaje na Viagem. Mas, preciso saber de alguém que realmente conhece a Espanha, se junho já faz muito calor por lá. Pesquisando, parece que só esquenta mesmo em junho e agosto. Mas, gostaria de ter certeza! Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! Na Europa inteira você só encontra calor entre junho e setembro. Na Espanha, sobretudo na Andaluzia, o calor é extremo em julho e agosto.

Margarida
MargaridaPermalinkResponder

Olá Bóia!
Voce saberia me dizer porque não consigo comprar bilhetes de trem Madri/Barcelona para o mês de março/2017, nem Renfe nem Aireuropa, nenhum site está vendendo, será que não estou nos sitis correto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Margarida! Os trechos ainda não devem estar no sistema. Continue monitorando semanalmente.

Leo Giunco
Leo GiuncoPermalinkResponder

A dica de comprar um chip para celular é uma otima ideia, principalmente em tempos de facilidades como o whatsap, mas cuidado com pegadinhas. Ao desembarcar em Madri nem pense em comprar dentro do aeroporto ainda na zona das esteiras de bagagem. Ali tem quiosques que cobram preços exorbitantes aos desavisados. Um pouco mais a frente, ja na estacao de metro do proprio aeroporto voce vai encontrar quiosques vendendo o chip infinitivamente mais barato.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Gostaria de saber se a feira El rastro funciona no feriado de 1º de maio de 2017?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Abre. O mercado tem por característica funcionar em todos os domingos e todos os feriados.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Obrigado por sua resposta.

Carmen Carolina Monte Vicente

Marquei minha viagem em Agosto, com minha mãe uma senhora de 79 anos, cardíaca. Minha mãe sempre viveu em uma cidade muito quente, Santa Fé do Sul-SP, mas agora fico preocupada porque parece que este período as lojas fecham e fico em duvida do tempo= Chove muito? Chega aos 40 graus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmen! Não chove nunca no verão. As temperaturas atingem sim 40ºC. Recomenda-se almoçar e fazer a sesta, como fazem os espanhóis. Escurece tarde, só lá pelas 9 da noite.

Marcelo Zeni
Marcelo ZeniPermalinkResponder

Voltei da Espanha (Madrid e Barcelona) há menos de 12 horas; como muito das informações para minha viagem foram retiradas daqui, me sinto compelido a compartilhar algumas impressões para auxilio aos viajantes que utilizam este site, que é o melhor site de viagem que encontrei até hoje!

1) viagem - companhia aerea Air China - serviço de bordo regular/padrão, com bebidas alcoolicas na classe economica inclusive, atendimento padrão; tem alguns poréns: tripulação toda chinesa, com atendentes que não falam bem o inglês (nao, nao foi coincidencia... pq foi assim tanto na ida como na volta); o sistema de entretenimento a bordo é MUITO RUIM: todos os programas (e até as musicas!!) com filmes antigos (ghost, o resgate do soldado ryan...) e programas da TV estatal chinesa, E TODOS EM MANDARIM (no máximo em ingles, mas com legendas em mandarim); acaba se tornando uma viagem demasiada longa e monotona (sao 11 horas de voo sp - madrid....)

2) imigração: nenhum problema. Demorou questao de segundos. Unica pergunta feita foi "quanto tempo ficarao na Europa"

3) Pequenas "furadas":
- se preocupar em pre-agendar as visitas em Barcelona, com medo de filas... nao tivemos filas em NENHUM lugar; talvez seja por ser inverno (talvez no verao isso seja diferente...)... a pre-determinacao de horarios para nossas visitas acabou atrapalhando e nos engessando um pouco, porque como ha muito o que se ver, voce fica restrito e acaba não curtindo o melhor das ferias: RELAXAR.

- Nao posso dizer que isto é uma "furada", mas Barcelona é 30-40% mais cara que Madrid; visitar tudo sobre Gaudi poderá ser cansativo e caro. Recomendo visita à Sagrada Família e, no máximo, à Casa Batlló... Park Guel e La Pedrera são altamente dispensáveis e creio serem interessantes apenas aos amantes da arquitetura

- Não vá sob hipótese alguma aos restaurantes situados na marina revitalizada de Barcelona, o chamado "Porto Olímpico": caros, de baixa qualidade, ambiente hostil (estilo Copacabana - gente te puxando pra dentro dos restaurantes, insistindo; cobrança até do pãozinho de couvert, coisa que não vimos em nenhum outro lugar da viagem)

- Visitação à cidade de Sant Sadurni D´Anoia, terra das cavas espanholas e da Freixenet: não perca seu tempo de viagem indo até esta cidade que nao tem NENHUM infra-estrutura turistica; nao ha taxis na cidade, nao ha transporte publico. O deslocamento acaba se tornando cansativo (são mais de 2 Km entre as duas principais vinicolas da cidade, a Codorniu e a Freixenet) ou caros (conseguimos um taxi, que deitou e rolou em cima de nos...). Impressionante como uma regiao tão importante para a produção de vinhos no mundo nao ofereça NADA para o turista (exceto a visita à Freixenet, que tambem nao é nada demais....). Nosso Vale dos Vinhedos na região sul (bento gonçalves) dá de 10000 a zero em Sant Sadurni D´Anoia. Não recomendo perder tempo de viagem para tao pouco, sendo que há tanto para se ver em Barcelona.

- Em Madrid, se você der uma olhada no site dos principais museus, verá que todos eles tem horários de acessos gratuitos. Então, a não ser que você seja um aficcionado da arte (e ai precisara de um dia de viagem por museu, e ate mais de um dia para visitar o museu do prado), não vejo motivos para pagar ingresso em todos os museus (talvez apenas o Prado, que é o maior, e tem horários de visitação gratuita de apenas 2 horas no final dos dia)

Abraços, e obrigado.

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Olá!
Preciso muito de uma ajuda vocês, por favor.
Vou ficar 22 dias na Itália, parte destes em casa de uma amiga.
O vôo é pela Iberia, conexão em Madri. As informações disponíveis (de turistas e as oficiais) me deixaram um pouco confusa:
1) A carta convite pode ser escaneada e enviada por email, dispensando registro em cartórios, delegacias e tradução juramentada? - Este é o tópico mais polêmico, porque o consulado espanhol diz que sim; o italiano não é claro e vários viajantes relataram a desnecessidade de tal procedimento cartorário.
2) A imigração se dá em Madri? Tem sido tranquila? Alguma informação relevante a respeito?...
Agradeço muitíssimo! Feliz viagens a todos nós!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Não há formulário para carta-convite, nem é preciso tradução juramentada ou registro em cartório. A imigração é em Madri.

http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem

Marcelo Felipe

Oi Letícia, em janeiro fiz exatamente como você, fui para a Itália,pela Ibéria, passando por Madrid e não tive problema algum. Fiz a imigração em Madrid e foi tudo rápido e tranquilo. Eu e minha esposa também ficamos apreensivos com a entrada pela Espanha, mas foi tudo muito bom.

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Muito obrigada, Bóia!
Você é um anjo!

Marilene veloso

Boa noite! Vou de AVE ( trem rápido)de madri pra Barcelona em 06/04 e só hoje conseguir ver o valor da passagem 75,40 euros...será que consigo um preço melhor comprando lá em madri, direto na renfe? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilene! Quanto mais em cima da hora, mais caro fica.

jcarlos
jcarlosPermalinkResponder

por gentileza, em Madri dias 01 e 02 de maio tratam-se de feriado. Como fica a cidade ? Tudo fechado ? Vazia ? Sem atrações ? Ou normal para turistas ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, JCarlos! Na Europa inteira, museus fecham no dia 1º. O comércio também não costuma funcionar. Mas a maioria dos restaurantes abre. É um bom dia para fazer um bate-volta que não dependa de visitas a museus, como Toledo. Compre sua passagem com muita antecedência.

Eduardo Ladeira

Bom dia!!

Pretendo fazer uma viagem para Lisboa. Pretendo viajar até Madri e depois pegar outro voo para Lisboa.

Há algo com que eu me deva preocupar para não ter problemas com a imigração espanhola?

Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Não há imigração entre países do Espaço Schengen.

claudia
claudiaPermalinkResponder

Boa tarde! Vou para a Espanha e Portugal em junho. Estou pensando em ir de trem de Madri a Coimbra fazendo uma parada com pernoite em Salamanca. É uma boa ideia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! A única ligação de trem entre as cidades é noturna, pelo Trenhotel. Sai à 1h da madrugada de Salamanca e chega às 4h45 em Coimbra. Se você fizer mesmo isso, reserve o hotel em Coimbra desde a véspera e avise que você vai chegar às 5 da manhã. Se reservar só para o dia da chegada, ficará sem dormir até poder entrar no quarto, às 14h. Além disso, a cidade só vai começar a funcionar lá pelas 8 ou 9, até lá você ficará ilhada na estação.

claudia
claudiaPermalinkResponder

Entendi. Você teria alguma dica de uma cidade no meio do caminho entre Madri e Coimbra em que pudéssemos pernoitar com o objetivo de deixar a viagem mais confortável?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! As ligações ferroviárias entre a Espanha e Portugal são limitadíssimas. Localizei agora um ônibus entre Salamanca e Lisboa, 4h40 de trajeto, saída às 12h45, com baldeação em Albergaria.

Compre em http://www.goeuro.com .

claudia
claudiaPermalinkResponder

Valeu! Acho que será uma boa opção! Obrigada!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar