Montevidéu

Doce deleite

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Oficialmente o Oceano Atlântico só começa em Punta del Este, mas o rio da Prata está tão presente em Montevidéu, que todos se referem a ele como ‘mar’.O Prata contorna a península onde está o centro histórico e então desenha uma orla de balneário para os bairros residenciais. A arquitetura conta a história da expansão de Montevidéu, dos prédios clássicos da Ciudad Vieja à elegância anos 60 dos bairros da orla.

Em Punta Carretas e Pocitos estão shoppings e restaurantes; em Buceo, a marina, os novos escritórios e os bares mais animados; em Carrasco, mais afastado, o grandioso cassino, restaurado.Montevidéu a maior metrópole do mundo gaucho – um lugar onde ninguém vive sem carne e mate (e dulce de leche). Um destino na medida para explorar num fim de semana.

189 comentários

ivan ribeiro
ivan ribeiroPermalinkResponder

Nao alugue carro com a Europcar, recebi o veiculo com um atraso de mais de 8hs e por isso perdi mais da metade do meio dia de passeio. Os carros sao sujos e por vezes amassados e bem usados. Pessimo serviço

Wilson Ramos
Wilson RamosPermalinkResponder

Pessoal,
Tem alguma locadora de carro (confiável) que aceita devolução aos domingos no centro de montevidéu? Pelas locadoras que consultei só é possível devolver no aeroporto!
Se alguém puder me ajudar, agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wilson! O centro de Montevidéu morre no fim de semana. É natural que as locadoras não abram.

Wilson Ramos
Wilson RamosPermalinkResponder

Vou ver o que faço, pois modificar o roteiro é mais complicado que andar de ônibus/táxi.
Obrigado, Bóia.

Mariana D`Angelo

Montevidéo é linda! Realmente um fim de semana é um bom tempo para conhecê-la e comer o doce de leite é obrigatório!!! Fiz um texto sobre minha experiência por lá: http://www.queroirla.com.br/uma-escapadinha-para-montevideo/
Parabéns pelo site, sempre pego muitas dicas por aqui! =)

Paulo Henrique

Não precisa alugar carro lá. Se você ficar no bairro de Pocitos, Punta Carretas ou Bueco - pode pegar ônibus para andar pela cidade.

Acredito que seja um custo desnecessários. Eu fiquei no bairro Pocitos e de lá fiz tudo de ônibus! Centro, Mercado do Porto e Mercado Agrícola.

Até pro Aeroporto eu fui de ônibus - esse diferenciado, com poltronas confortáveis e não estava lotado.

clarissa
clarissaPermalinkResponder

Oi, Paulo!
esse onibus que você pegou do aeroporto pro seu hotel, pode me falar dele? nome, passa em vários bairros? ...

Tanismare
TanismarePermalinkResponder

Olá...
Ficarei em Montivideo durante a escala do meu voo, algo em torno de 8 horas. Gostaria de uma agencia que faz um passeio nos principais pontos turísticos partindo o aeroporto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tanismare! Pegue um táxi até o Mercado do Porto e embarque ali no Bus Turístico.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-montevideu

Ewertono
EwertonoPermalinkResponder

Boa noite!Sempre acompanho suas dicas, foi uma "mão na roda"em minha viajem anterior p Buenos Aires.Agora em Junho/15 estarei indo c minha ,mulher para Montevideo onde ficaremos do dia 30/05 a 08/06.Pretendo ir p Colonia do Scramento e Punta del este.Gostaria de algumas dicas, tipo onde e melhor ficar mais dias, ja q fechei os voos e ainda não fechei os hotéis, quantas noites em cada cidade, etc- lembrando q será um passeio a dois.Grande abraço, e parabéns pelo site!

Rogério Medeiros

ola Ricardo boa tarde, em Abril ( 08/04 ) estarei completando 20anos de casado e gostaria de fazer uma surpresa para minha esposa ( Ela nunca saiu do Brasil ) termos pouco tempo no máximo 4dias ( Quinta a Domingo ) , você poderia me ajudar com um roteiro bacana , lembrando que será uma data muito importante para nos ! E claro com custo baixo. Fico no aguardo , Grato !

Raida Campos
Raida CamposPermalinkResponder

Rogério, 4 dias dá para fazer um roteiro entre Montevidéu e outras cidades como Punta del Este e Colonia, precisando de ajuda, fico à disposição!

Giselle
GisellePermalinkResponder

Olá, Ricardo. No próximo dia 9 irei a Montevidéu com meu marido. Retornaremos no dia 16, logo pela manhã. Optamos por começar a viajem conhecendo a capital, onde ficaremos até quinta, dia 12. Reservamos um carro na Dollar para irmos a Punta. Sairemos de lá no domingo, de volta a Montevidéu só para passar a última noite antes do embarque. Mas agora, lendo seu blog, já não estou bem certa se fizemos a melhor escolha. Entendi bem? O auge do carnaval local é na semana anterior ao nosso? Ou seja, justamente na semana que escolhemos? Seria melhor inverter a programação e ficar o fim de semana na capital? Um abraço e obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giselle! Quem responde é A Bóia. O que você leu está correto, Montevidéu estará vazia.

maria cecilia
maria ceciliaPermalinkResponder

Olá. Gostaria de saber se, no período de 07 a 11/02, haverá algum tipo de carnaval em Montevideo. E se a festa ocorre no Barrio s Oi, Ricardo.
Adorei suas dicas. Tenho ido bastante ao Uruguay e constato que todas as suas dicas são exatamente o que acontece por lá. Contudo, gostaria de saber mais a respeito do carnaval lá.
Att,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cecilia! Quem responde é a Bóia. Pelo que sabemos o carnaval em Montevidéu acontece exatamente nessa semana anterior ao Carnaval, sim. Informe-se ao chegar.

Silvia Jardim Dutra

Boa tarde! Estou com viagem marcada para Montevidéu, de 10 a 15/03/15. Vou por agência de viajem, e já tenho o passeio para Punta de Leste incluído no pacote.Gostaria muito de ir a Colônia de Sacramento. É perto? Vou ficar no Holliday hinn.Como somos um casal de meia idade,gostaria também de dicas de restaurantes e pontos que pudéssemos ir a pé. Obrigada,Silvia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! De Montevidéu até Colônia del Sacramento, são 2h30 de carro. Vocês podem alugar um táxi ou pegar um pacote/excursão.

Para dicas de restaurantes veja a nossa página "Onde Comer":
http://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/onde-comer-montevideu

Use mapas como o Google Mpas para saber se eles são perto do seu hotel. wink

Julieta Passeri

Estivemos, meu marido e eu, hospedados no My Suites, em Montevideo, no período de 12.01.2015, com previsão de saída para 19.01.2015. Digo previsão porque saímos antes. O hotel é HORRÍVEL. Limpeza péssima, lodo no banheiro, toalhas encardidas e puídas. O café da manhã é lastimável. Chão sujo, aparador com as comidas também sujo. Tomamos o café somente na primeira manhã. Parece uma pensão de quinta categoria. Não se hospedem lá. Propaganda enganosa desse hotel. O quarto também é sujo. Os vidros das janelas, um nojo. Em compensação, passamos uma semana fantástica no Mantra, em Punta del Este. Maravilhoso em todos os sentidos. Mas FUJAM do My Suites.

izeno bichara
izeno bicharaPermalinkResponder

olá...existe algum tipo de tour para atravessar o rio ate buenos aires?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izeno! Não é um tour, mas você pode ir de ferry: http://www.viajenaviagem.com/2014/11/bate-volta-buenos-aires-montevideu

maria cristina gouvea barioni

Gostaria de saber se pegar taxi sozinha em montevideo é seguro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Por que não seria?

ney diniz
ney dinizPermalinkResponder

gostaria transporte aeroporto hotel smart qual o transporte e o valor em reais.grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ney! O táxi é tabelado, mas também há vans compartilhadas. Veja - http://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/como-chegar-montevideu

Renata bayma remos

Ricardo estou indo com meu marido 13/02 a 18/02 pra montivideu e Punta del este.Tem alguma atração por la nessa epoca?/Carnaval?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Respondemos uma pergunta muito parecida com a sua um pouco acima. Veja aqui:
http://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/comment-page-2/#comment-459623

luciano
lucianoPermalinkResponder

Ricardo boa tarde,

Estamos procurando para contratar serviço de motorista, até agora não conseguimos encontrar. Como estaremos com uma van e um carro alugado, e muitas pessoas, não faz muito sentido pagar o passeio pra 10 pessoas com uma van de turismo.

Estamos atrás de motoristas para guiar os dois carros para fazermos as visitas nas vinícolas. E como beber e dirigir n ta com nada, estamos atrás de dois motoristas para fazer uma diária conosco. Tem alguma indicação ou de onde podemos ir atrás?

Obrigado pela atenção

Marília França

Boa Noite Ricardo. Parabéns pelo site! Praticamente minha estada em Montevidéo está arrumadinha graças as suas dicas. Ficaremos por lá de 25 fev a 01 mar 15 e iremos a Punta del Leste e a Colônia. Minha dúvida é quanto ao horário de funcionamento do Mercado del Puerto, Eles atendem nos domingos? Em que horário? Obrigada. Valeu! Marília

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! O Mercado del Puerto abre aos domingos. O site oficial não informa os horários, mas vá para o almoço.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bóia, pra Montevidéu eu devo levar dólares ou compensa mais chegar com reais e trocar por pesos lá?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé! Para tirar as suas dúvidas sobre que moeda levar para Montevidéu, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/moeda-levo-uruguai

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Gostaria de saber o valor dos produtos em peso uruguaio! Qual é a media de uma refeição num restaurante?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Os preços são similares aos do Brasil.

Gustavo Cossich

Ola! Conheci seu programa na Band News e gostaria de parabeniza-lo, pois e' muito bom! Gostaria de uma ajuda, vou passar uma semana em montevideo e Punta, com minha esposa e um casal de amigos. Vale a pena pegar um chip pre-pago? Se sim, indica alguma operadora local? Vamos procurar seguir seus roteiros e se tivermos alguma sugestao, deixaremos aqui. Abracos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Aqui quem responde é A Bóia. Só você pode saber se vale a pena ou não. Você pode usar o wi-fi grátis dos seus hotéis e restaurantes ou se preferir ficar conectado o tempo todo, compre um chip pré-pago. Para saber mais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/chip-local-no-exterior

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Olá Bóia, estou programando uma viagem para Montevideu com minha esposa em Outubro/2015, mais especificamente de 02/10 à 13/10, vou por agência, mas não comprei pacote turístico com passeios, somente passagens e hotel, gostaria de umas dicas do que fazer por lá, fiquei sabendo que é possível pegar uma balsa e ir até Buenos Aires que demora em torno de 2:30 horas, vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! Veja aqui um roteiro completo de Montevidéu:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-montevideu/

Um bate volta de Montevidéu para Buenos Aires não vale a pena. O ideal seria você terminar sua viagem em Buenos Aires e de lá retornar para o Brasil, assim não perderia tempo voltando para Montevidéu. Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/01/de-montevideu-a-buenos-aires-todas-as-possibilidades

Magali Viajante

Oi Evandro, que legal essa surpresa que está planejando para a sua esposa. Tenho certeza que ela vai amar.
Para dicas sobre Montevidéu, dá uma olhada neste post:
http://magaliviajante.com/2014/02/18/o-que-fazer-em-montevideu-cidadezinha-legal-demais/
Lá tem várias dicas do que fazer e de onde comer...
Boa viagem!!!!

Raida Campos
Raida CamposPermalinkResponder

Evandro, talvez seria melhor já chegar com a programação feita, já que será uma surpresa para sua esposa, se precisar de informações ou dias, fico à disposição!

Priscila Alvarenga

Olá!! Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelas excelentes dicas! Irei ao Uruguai em março e esta é a terceira vez que organizo o meu roteiro com base nas suas sugestões!! Vou fazer um bate e volta de Montevidéu a Punta, já li suas dicas para alugar um carro na península, mas no meu caso não é viável. Você acha que devo contratar um serviço desses de city tour saindo de Montevidéu ou dá para conhecer Punta à pé/táxi/bicicleta? Existe ônibus de linha dentro de Punta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Em Punta del Este o ônibus não leva ao principal ponto turístico, que é a Casa Pueblo. Se não vai alugar carro, pegue um passeio organizado, você compra no seu hotel.

Priscila Alvarenga

Muito obrigada Bóia! Você indica alguma empresa para esse serviço?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Não, mas o seu hotel pode indicar uma empresa de confiança deles. wink

Raida Campos
Raida CamposPermalinkResponder

Olá Priscila, se precisar de informações sobre passeios e traslados, fico à disposição!

amilton
amiltonPermalinkResponder

ola, estou indo para o Uruguai no final de abril. vou ficar so 6 dias. vale a pena descer para Punta ou subir para Carmelo além de Montevideu claro. dizem que nesta época Punta morre.Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amilton! O agito em Punta del Este acontece até o Carnaval, mas fora de temporada também há atrações a visitar. Temos dicas para a continuação da sua viagem aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/08/uruguai-onde-ir-alem-de-montevideu-punta-e-colonia

Talita
TalitaPermalinkResponder

Acabei de chegar do Uruguai e posso dizer que a viagem superou as minhas expectativas. Fiquei na capital, Montevideo, e fui um dia à Punta del Este.
Montevideo é uma cidade muito bacana. Fiquei no bairro de Punta Carretas, hospedado no hotel Armon Suites, que super indico. Não há necessidade de alugar carro para ficar em Montevideo, fiz todos os meus passeios de ônibus ou à pé.
Para ir à Punta del Este, decidi ir de ônibus de viagem, e foi uma experiência boa... A viagem é tranquila e foi feita em 1h e 45 minutos ( desde do Terminal Rodoviário de Montevideo até o Terminal Rodoviário de Punta).
Meu único " perrengue" foi o uso do meu cartão de debito internacional, pois em alguns momentos ele não passava de jeito nenhum, e com isso fui obrigada a fazer saques internacionais, o que resultou em pagamentos de taxa para o meu banco ( Santander, que cobra 20 reais por cada saque internacional). A mesma coisa aconteceu com minha amiga, que tinha um cartão de débito internacional do Banco do Brasil, e que em muitos momentos não passava também, sendo "obrigada" a fazer saques. O cartão de credito funcionava normalmente.
Lá o real é super aceito, me arrependi de não ter levado muito dinheiro em real.

Rita
RitaPermalinkResponder

Oi Talita, como você fez para conhecer Punta, você alugou carro por lá?

Nathan
NathanPermalinkResponder

Olá Bóia, tudo bem?

Estou planejando minhas férias para outubro/2015. Gostaria de ir a Montevideo, mas quero uma opção de viagem econômica. Você sabe quanto gastaria em uma viagem de 5, 6 dias de SP para Montevideo? Contando hospedagem, passeios e passagens.

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathan! É muito difícil passar um valor aproximado. Mas você pode calcular preços de passagens aéreas no Submarino Viagens e hotéis em sites como o Booking.

Para dicas de como calcular gastos de passeios e restaurantes, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

João Neto
João NetoPermalinkResponder

Boa tarde. Sabe me dizer se os táxis comuns aceitam Reais ? Abs João.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! O táxi do aeroporto é e você pode pagar com o cartão de crédito, dólar ou reais. Para saber mais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/como-chegar-montevideu

Os táxis de rua esperam ser pagos em pesos. Você pode até perguntar antes se aceitam reais ou dólares, mas eles podem ou não aceitar. Se aceitarem, pergunte a cotação.

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Olá, Bóia! Boa noite. Estou programando uma viagem em junho com meu namorado para curtirmos o frio, e nas pesquisas surgiu uma possibilidade de irmos para Montevidéu. Sabemos que lá é frio nesta época, mas não achei nada sobre roteiros de inverno lá. Sabe nos dar alguma dica neste sentido? Conhece alguma estação de esqui lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Não há estações de esqui no Uruguai. Mas faz frio.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-montevideu

Raida Campos
Raida CamposPermalinkResponder

Olá Silvia, mesmo não tendo estação de esqui, aqui possui muitas atrações para curtir o frio, precisando de dicas, fico à disposição!

Emanuelle
EmanuellePermalinkResponder

Bom dia!

Em montevidéu tem parque aquático?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emanuelle! Existe um parque aquático, o Acuamanía, na cidade de Salto, que fica a 500 km de Montevidéu. E em Punda del Este, o Splash Aqua Park.

Luiz Amaral
Luiz AmaralPermalinkResponder

Tenho viajado sempre com as dicas do Viaje na Viagem( por exemplo :4 dias a pé em Paris - espetacular), Estou saindo do sul do RS para Montevidéu de carro. Pretendo deixar o carro em Montevidéu, perto do porto do Buquebus para ir a Buenos Aires. O carro ficará estacionado por 7 dias. Gostaria de alguma dica sobre melhor alternativa de local para o estacionamento. agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! O próprio Buquebus tem um estacionamento.

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá, Boia!

Sei que agora o site é moderado e que vocês não estão mais respondendo à maioria das perguntas, mas apenas por curiosidade e para ter parâmetros de comparação, qual seria o preço médio "normal" para uma passagem ida e volta Porto Alegre - Montevidéu para o final do ano? Entre 21-12-15 a 05-01-16, digamos. Como eu nunca fui para as "bandas orientales", apesar de morar aqui do lado, eu não tenho nem idéia dos preços, ainda mais na época de final de ano. Encontrei por mil reais aproximadamente, pela Gol, mas queria saber se esse preço é o preço normal para a época ou se posso conseguir mais barato ou me preparar para encontrar mais caro mais adiante.

Gracias! Se não for possível responder, pode ser colocado no perguntódromo?

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Cris,

Está caríssimo! Ano passado encontrei por menos de R$500. Recomendaria pegar um ônibus até Punta, curtir a cidade, e depois ir para Montevideo. Seria uma viagem bem mais legal, foi o que acabei fazendo.

Abs,
Leo

Márcia Balassiano

Olá, Cris, acho cedo para comprar passagem para o final de ano, a menos que apareça uma super promoção. Fique de olho no Site Melhores Destinos, se cadastre nele, que toda hora você recebe uma notificação no celular de alguma super promoção. Comprei passagem baratíssima para a Europa pela KLM, num bug de sistema, através deste site e já estou de olho numa passagem de 400 dolares que apareceu para o final do ano pela AZUL para Miami.

Liliane
LilianePermalinkResponder

Oi Bóia, por acaso, tem algum lugar com indicação de motoristas que façam o translado para as vinícolas em Montevidéu? Já li todo o material disponível por aqui e não vi... Quando fui à Mendoza, contratei por indicação aqui do VnV.
Obrigada,
Liliane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liliane! O seu hotel arranjará motoristas de confiança.

Arnaldo Pereira

Olá Boia, gostaria apenas de parabenizar e agradecer a você moderadores do blog. São dicas maravilhosas e muito úteis. Através dessas dicas, já comecei minhas viagens de aventuras com muito pouco dinheiro e bastante motivação.... kkkk, primeiro pela Argentina, depois Chile, agora Uruguai dia 09/05, se Deus quiser.... Muito obrigado

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bóia, pode indicar um Simcard para eu entrar no VnV e usar o WAZE por uma semana no Uruguai?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! A maior operadora é a Movistar.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Obrigado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar