Munique

Guia de Munique

Munique

25 hotéis em Munique comentados pelos leitores (com mapas!)

Como comprar o Bayern Ticket e fazer bate-voltas baratinhos

Bate-volta ao Zugspitze, o topo nevado da Alemanha

Como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

Mercado de Natal em Munique: Dezemberfest?

Stadtgründungsfest, o aniversário de Munique, por Vladimir

9 dias na Europa: roteiros básicos (inclui Munique)

Como é dirigir na neve, na Alemanha: o relato do Carlos Henrique

Tela a tela: como comprar passagens no site da Deutsche Bahn

Primeira viagem ao Leste Europeu: monte seu itinerário

Bate-volta: de Munique a Garmisch-Partenkirschen e Zugspitze, por A. L.

De Munique a Garmisch-Partenkirschen e Füssen: as dicas do Vladimir

Alsácia, Baviera, Rota Romântica e Berlim: o roteiro da Lu (inclui Munique)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Que moeda levar para 50 países

    Não perca dinheiro no câmbio

    180 comentários

    Desculpe mas eu comentei aqui em Munique. A não ser que tenha havido algum problema que não percebi. Também não vi qualquer comentário meu no link citado acima. Foi feito agora em outubro. Se não for possível localizar eu repito.

    Grato.

    Boa noite. Ouço sempre elogios a esse site. Fiz um questionamento recente o qual apareceu de imediato na página. Voltei agora todo empolgado para ve se já havia algum comentário e não vejo sequer a minha colocação.
    Desculpe mas cometi algum erro?
    Att.

    Boa Noite,
    Pretendo fazer a rota romântica de carro, saindo de Frankfurt. É uma rota tranquila para ir de carro? Digo, em relações as placas na saída de Frankfurt e para chegar nas cidades. Outra dúvida, é sobre aonde dormir. Penso em Wurzburg e Rothenburg, o que acham? Mais um dúvida. Precisava de um pitaco de vocês no meu roteiro pela Alemanha: Berlim (3), Bate Volta Hamburgo(1), Dresden (1 dia e 1/2), Colônia (1 dia e 1/2), Frankfurt (apenas buscar o carro),Rota Romântica (2 ou 3), Munique (3), Dachau Bate Volta(1) e Salzburg Bate Volta(1). O que acham?
    Muito Obrigado,
    Abraços Guilherme.

      Olá, Guilherme! Se vai dirigir, leve um GPS do Brasil ou use o do seu celular. As estradas são bem sinalizadas, mas hoje não se imagina mais dirigir num lugar que não conhecemos sem GPS.

      Colônia está a 4h30 de trem de Berlim. Würzburg, a 2h20 de trem de Colônia (pelo trem rápido ICE). Você pode retirar seu carro em Würzburg, não precisa entrar e sair de Frankfurt só para isso. Devolva o carro ao chegar a Munique. Dresden pode ser feita como bate-volta desde Berlim. Junte esses dois meios dias que e fique uma noite a mais em Colônia.

    Eu e minha esposa gostamos de viajar e, por isso, estou sempre consultando este site que é, de longe, o mais completo, simpático, interativo, bom e confiável no gênero. Bem, desta vez, a questão é a seguinte: viajarei para a Europa, de 06 a 27 de abril (sempre começo minhas viagens conseguindo, primeiro, passagens com milhas – agora achei 2 idas com AF para Munique e 2 voltas com KLM de Budapeste – tudo por 140.000 milhas – classe econômica, mais 550 reais de taxas). Assim definidos os pontos de chegada e volta e os dias disponíveis (20 dias inteiros), pretendo dividí-los entre Munique, Praga, Viena, Budapeste e os arredores dessas cidades. Aí começam as dúvidas: a) quantos dias devo ficar em cada uma delas, levando em consideração os melhores e eventuais bate-volta que cada uma propicia – e se devem ser feitos ou não, tendo em conta os dias já definidos (pelo que já vi Munique permite visitas à Saltzburg, Fussem e castelos e Garmish/Zugspitze – alpes suíços; em Praga é possível ir a Kutná Hora e Cesky Krumlov; em Viena estaremos próximos à Bratislava; e nada consta perto que valha a pena bate-volta em Budapeste). b) Pretendo fazer os deslocamentos Munique/Praga/Viena/Budapeste de trem, mas li que alguns desses se faz melhor (= mais rápido, mais barato e mais confortável) de ônibus. Qual escolher em cada trecho? c) Por fim, os hotéis: em Munique o Novotel Munique City – 4* (proximo ao Deuthches Museum – 1,5 km Marienplatz – quarto 23 mts ²) tem preço parecido (ambos com café e wifi por +- 145 euros/dia) com o aqui mencionado Hotel Blauer Block – 3* (vizinho ao Viktualienmarkt – quarto 12 mts²); em Viena, o Pertschy Palais Hotel parece bem situado; em Praga e Budapeste ainda nada visto. Tendo em conta que pretendo usar trem (e/ou onibus) quais as melhores escolhas a fim de facilitar chegada/saída de cada ponto? Bem, muitas dúvidas, é certo, mas conto com a paciência, boa vontade e a experiência de todos os participantes. Desde já grato. José Carlos

      Olá, José Carlos! Viaja-se de ônibus entre Praga e Munique porque não há trens diretos mais. E é um ônibus da cia. ferroviária alemã, que está sendo usado para substituir temporariamente o trem. Não queira economizar tostões — não existe comparação entre o conforto, a praticidade e a rapidez do trem e a falta de conforto, a falta de rodoviárias estruturadas e a imprevisibilidade de tempo de viagem do ônibus.

      Cada uma dessas cidades demanda três dias inteiros para serem visitadas. Note que haverá um dia comprometido com deslocamento, em que muito pouco poderá ser feito. Sobrará apenas um dia por cidade para bate-volta. Você pode dividir a permanência irmãmente, tirando um dia de Budapeste para acrescentar a Munique, criando então a possibilidade de dois bate-voltas desde Munique.

      Em Munique a estação de trem é uma região prática de hospedagem. Viktualienmarkt é interessante. Deutsche Museum é fora de mão.

      Na página de hotéis você encontrará hotéis comentados por leitores em todas essas cidades:
      https://www.viajenaviagem.com/resenhas/

      Boa, muito obrigado por seu tempo e atenção! Acho que, dentro do que vc sugeriu, o jeito será mesmo deixar: a) meio dia da chegada mais 2 dias inteiros Munique, mais 2 daytrip Fussem e Saltzborg; b) 1 dia Mun/Praga; c) 3 dias inteiros Praga e 2 daytrip Kutna Hora e Cerky Krumlov; d) 1 dia Praga/Viena; e) 3 dias inteiros Viena e 1 daytrip Bratslawa; f) 1 dia Viena/Buda; g) 3 dias inteiros Buda. Sobre o trem, poderia dizer de onde obteve a informação de que estão suspensos? No site da companhia tcheca de trens (www.cd.cz/eshop) continua a venda tanto de trens diretos (que demoram 5 hs e 30 min) quanto ônibus (que demoram 4 hs e 30 min), sendo que o busão é bem mais caro (3 Xs mais). Neste caso, ao menos, seria no trem que poderíamos economizar muitos tostões, além das outras vantagens que vc bem destacou (naturalmente se não se confirmar a suspensão dos trens de que vc disse ter notícia…). E vou rever minhas opções de hospedagem…depois volto a comentar por aqui – mas ninguém noticiou ter ficado no Novotel…se alguém teve a experiência, gostaria que divulgasse. Mais uma vez grato, ficam saudações a todos.

      Ola Jose Carlos, tenho algumas dicas de Munique e compra de tickets de trem. Para economizar uns trocados o melhor é comprar diretamente no site da Deutsche Bahn: http://www.db.de, com 90 dias de antecedencia para conseguir as melhores ofertas. Já pode ir simulando com datas dentro dos 90 dias para saber ao certo a melhor opcao. Tambem pode utilizar um só ticket para mais de um destino. Por exemplo, se for de Munique para Viena ou Budapeste, pode fazer algumas paradas de ate 48 hs pelo caminho. Salzburgo é uma opçao para ficar algumas horas deixando a bagagem em lockers na estaçao ou até mesmo pernoitar.
      Também pode fazer esses bate- volta de Munique utilizando o Bayern ticket ( 23,00/ pessoa ou 27,00/2 pessoas) que vale para o dia e tem uma grande abrangencia na Baviera ate mesmo para Salzburgo( já é Austria). Como morei em Munique, nunca fiquei em hoteis, mas realmente a região da estacao é mais pratica para fazer as viagens, mas nao é uma regiao muito agradavel e como tem muitos hoteis, tem que escolher bem. Na regiao central, tem um muito bom e bem localizado, e com pouca bagagem dá para caminhar tranquilamente ate a estacao: Motel One – Sendlinger Tor. Uma amiga ficou lá e fui algumas vezes ve-la, entao posso recomendar. Ultima dica: 2 dias é pouco para Munique, eu diminuiria um dia de Praga ou Budapeste…
      Uma ótima viagem!!

      Jose Carlos, ano passado fiquei hospedada nesse hotel que a Anna indicou, Sendlinger Tor, super bem localizado, ia a pé pra Marienplazt, pra Oktoberfest…

      Olá, José Carlos! Obrigada pelo link. Está explicado: a rota de trem direta é feita por uma cia. privada, que usa os trens Alex. Até há pouco esses trens não apareciam na Deutsche Bahn. Agora, até lá estão aparecendo.

      Ana e Bóia, grato por sua atenção! Hoje travei minhas datas, reservando os hotéis da viagem (07 a 12/04/15 em Munique – Eurostars Book; 12 a 18/04 em Praga – Hotel Pod Vezi; 18 a 23/04 em Viena – Best Western Premier Kaiserhof Wien; e 23 a 27/04 em Budapeste – Iberostar Grand Hotel. Agora é esperar a época em que os tickets de trem ficarão disponíveis – lá por meados de janeiro/15 e comprar os ingressos das atrações mais complicadas, como óperas e outros. Desde logo agradeço outras dicas atualizadas sobre o que é bom antecipar (a compra de euros antes da “inflacão eleitoral” eu infelizmente não fiz…). Saudações a todos.

      Ah…Anna, sobre o passe para Fussem e Saltsburg pretendo usar mesmo o Bayern (estou em casal é será a melhor opção nesses dois trajetos). Vou tentar fazer o melhor da cidade de Munique em 2 dias e meio, além de ir a Fussem e Saltzburg. Optei por ficar no Eurostars Book, a 400 mts da estação Haupbahnhof, uma vez que vou usar o trem para vir do aeroporto, para ir a Fussem e Saltzburg e para ir a Praga. Mais uma vez agradeço suas dicas.

      Ola Jose Carlos, mais uma informaçao em Munique, já que vai chegar no aeroporto. A opçao do trem(S-bahn) para a cidade não é ruim, mas eu prefiro o onibus que vai direto para a estaçao central também e é mais confortavel, pois as malas vao no bagageiro e no trem você precisa acomodar e carregar as malas. Dá uma olhada:https://www.airportbus-muenchen.de/en/home/
      Se comprar ida e volta tem um desconto.
      So uma observaçao, o onibus pára na rua ao norte da estaçao e seu hotel fica ao sul da estaçao, mas de qualquer maneira chegando de trem teria que atravessar a estaçao para a saída correta.

    Adorei o site e já salvei no favoritos vários tópicos para me ajudar no planejamento da minha próxima viagem.
    A ideia é viajar no Natal de 2015, indo, de preferência antes, para pegar as ferinhas de Natal de Munique.
    A minha dúvida é: como é passar os dias do Natal (24 e 25) em Munique?
    Eu já ouvi dizer que em Londres, o dia 26, por exemplo, é perdido. Ocorre o mesmo em Munique? Esse dia seria o equivalente a um domingo lá?
    (eu já fui a Munique sozinha em nov/dez de 2008, mas voltei dia 22 de dezembro. A ideia agora é ir a família toda passar o Natal lá)
    Se não valer a pena o dia de Natal em Munique, vocês indicam algum outro lugar na Europa?

      Muito obrigada pelas dicas!!!
      Pelo o que eu percebi, o dia do Natal é quase um domingo, certo?
      (aproveitando, dou uma dica: Mittenwald é uma cidadezinha lindinha, que fica no Spitze. Só não vá em um domingo, pq vira cidade fantasma, tipo faroeste, com aquele rolinho de feno)

    Minha próxima viagem para a Europa, nesse mês, inclui Munique, que na versão 2.0 do VnV ficou mais fácil de achar as informações. Parabéns para a nova roupagem. Vida longa ao VnV!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito