Puerto Varas

Índice de posts

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Puerto Varas & Puerto Montt no Viaje na Viagem

Puerto Varas: o que fazer, onde ficar, onde comprar

Puerto Varas: 3 hotéis cheios de charme

Lagos Andinos: roteiro completo de 4 dias

17 hotéis nos Lagos Andinos comentados pelos leitores

Verão nos Lagos Andinos: o que fazer

Almoço em Puerto Montt, sobremesa em Frutillar

Cruce Andino: 10 perguntas e respostas sobre a travessia

Lagos Andinos | Prazer: Llanquihue, Puyehue e Todos los Santos

2 países, 3 barcos, 4 ônibus: como é o Cruce de Lagos

De Santiago a Puerto Montt de carro: onde parar?

Réveillon em Puerto Varas

Primeira viagem a Santiago (inclui os Lagos Andinos)

#Linkódromo | Pucón, Puerto Varas e Chiloé em blogs brasileiros 

57 comentários

Manuela
ManuelaPermalinkResponder

Boa noite! Irei ao Chile com meu marido em novembro. Estamos planejando Santiago e puerto varas. Quanto tempo indicaria em cada local? Nossa viagem será um total de dez dias. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manuela! Neste post você encontra a permanência mínima que indicamos em cada região do Chile:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Gilberto Guimarães

Estou na dúvida em qual hotel ficar em Puerto Varas. Hotel Patagónico ou Gran Hotel Colonos Del Sur. O primeiro está mais afastado do centro e o segundo está bem no cochicho, que opinião vc me dá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilberto! Os prós e contras são evidentes; escolha o afastado se o hotel for incrível e você quiser ficar sossegado sem necessariamente ir à cidade à noite e o do centro se quiser estar no bochicho...

Rossana Galvao

Agradecida pelas dicas da viagem p os Lagos Andinos. Ficamos num hotel maravilhoso Bella Vista, de frente para o Lago, perto de tudo. Usamos o transporte publico dos Chilenos, bom, barato e interragindo com o pessoal local.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Olá! Vou a Puerto Varas no final deste ano e gostaria de sugestões de vocês para bate-voltas (ida e volta no mesmo dia, pois estarei de carro alugado). Seguindo as sugestões dos posts, já programei Frutillar, Osorno e Saltos de Petrohué. Pensei em Chiloé, até a pinguinera de Puñihuil. O que acham?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Dá pra fazer tudo isso. Tente combinar a visita aos Saltos de Petrohué com um passeio no lago Todos Los Santos. A ida a Chiloé fica mais aproveitável com pernoite, se você puder esticar a passagem por lá.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Muito obrigado pela sugestão!

Emilio Peral
Emilio PeralPermalinkResponder

Boa Tarde, estarei em Puerto Varas de 22 a 26/09, gostaria de saber como é o clima nesse periodo. Obrigado

Gilberto Guimaraes

Bóia, qual a dica para passar o reveillon em Puerto Varas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilberto! Temos uma dica aqui: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá, boa tarde! Gostaria de saber se na época do carnaval é propicio para ir para Puerto Varas no Chile.. detalhe...com duas crianças de 8 e 12 anos. Beijo grande.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! É uma época boa; é verão por lá.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Vale a pena ir a Puerto Varas no inverno? O risco de ficar preso no hotel por conta de mau tempo é muito grande?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Muito brasileiros visitam a região no inverno. Existe uma pequena estação de esqui com 2 pistas. Os passeios de barco continuam funcionando mas caminhadas vão requerer disposição extra para suportar o frio.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Bóia. A estação de esqui do Vulcão Osorno até que não é tão pequena, ela tem 12 pistas de várias dificuldades e cinco teleféricos:
http://www.volcanosorno.com/2012/index.php/features/mapa-de-pistas
A região de Puerto Varas é muito bonita! Saludos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neftalí! Obrigada pela correção! wink

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Obrigado pelas dicas!

Minha intenção é passar uns 4 dias por lá com meus filhos (5 e 6 anos) e meus pais. Já estive em Santiago uns anos atrás e agora gostaria de levar as crianças para conhecer a neve e também ver paisagens diferentes.

Meu medo é ficarmos presos sem poder fazer os passeios por conta de chuva ou frio excessivo.

Sds!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Aproveitando a oportunidade: vocês saberiam dizer se há algum passeio de barco pelos lagos que tome até umas 4 horas?

Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Sim, há passeios de até 3 horas no lago Todos los Santos. Você compra em Puerto Varas.

Siperdí !!
Siperdí !!PermalinkResponder

Marcelo, acabei de voltar de lá, no Lago Todos os Santos havia embarcações de todos os tipos e oferecendo passeios até de 30 minutos.
Lá existe um Porto com uma cabana que vende os passeios, além de vários barqueiros que te abordam ao chegar, bem parecido com o Brasil.
Mas é verão, não sei se no inverno a oferta é tão intensa. De qualquer forma, como vc está com crianças, acho que vc deveria ir até o Lago e na hora escolher o tipo de barco e passeio, pois alguns são bem pequenos e sem muita proteção contra o frio.
Se quiser contratar antes, em PVaras, peça para ver fotos da embarcação e certifique-se que o nome da embarcação esteja no voucher.

Paulo José
Paulo JoséPermalinkResponder

Rio, 29.12.2014.

Ao Ricardo Freire - Viaje na Viagem,

Por favor, poderia - se possível - dizer qual a diferença básica (além do preço naturalmente) do circuito - de 1 dia - entre o Cruce Andino e o Trasandino Cordillerano?

Obrigado.

Paulo José, Rio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo José! Quem responde é A Bóia. O Transandino cruza apenas dois lagos, o Llanquihue e o Nahuel Huapi. Entre o Chile e Villa La Angostura o trajeto é feito por terra, pela passagem na cordilheira.

Lucilia
LuciliaPermalinkResponder

Irei para o Chile na próxima semana e passarei uns dias na região de Puerto Varas ou Puerto Mont. Qual das duas cidades é mais conveniente para ficar hospedada? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucilia! Fique em Puerto Varas! Veja dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2014/09/lagos-andinos-roteiro-4-dias

Siperdí !!
Siperdí !!PermalinkResponder

Nossa contribuição depois de pegar boas informações aqui.
Viajamos eu e minha esposa, P Varas de 07 a 11dez14, ótima época, céu aberto na maior parte do tempo, não choveu, temperatura - frio leve, permite as vezes apenas algodão manga longa e outras horas foi preciso agasalho mais pesado.
Avião - de Santiago a P Montt sente-se do lado esquerdo, na volta do lado direito e vc verá todos os vulcões famosos, fotos legais.
Leve dólar para pagar o hotel apenas, economiza o IVA de 21%, restante melhor nos cartões, conversão ficou em R$1 para 234 Pesos Chilenos.
Ficamos afastados do centro, Casa Molino, lugar calmo, romântico, para casal, vista linda, precisa de carro, restaurante do hotel de padrão ótimo, vista para os Vulcões espetacular, nosso quarto (Suite Puerto Fonck) era possível ver o Osorno até sentado fazendo o nº 2! (filosófico). Atendimento do Diego é anormal, sabe tudo! Não serve para fazer os outros ouvir suas musiquinhas e sonzinho de game nem para crianças, por favor!
Frutillar vale muito a pena e também pode ser base para quem quer sossego, mais barato que P Varas.
Estradas boas, sinalizadas, pedágios de 500 ou 600 pesos cada vez que vc sai da estrada principal - Ruta 5 e entra em alguma cidade, sem pedágios pela rota costaneira que margeia o Lago Llanquihue.
Gasolina 800 pesos o litro.
Restaurantes, comemos 2 vezes em Frutillar, o melhor foi o Andes quase em frente ao Teatro do Lago, e no hotel depois dos passeios.
Fui desaconselhado pelos chilenos de comer em P Montt, nos restaurantes de Algemó, questões de reaproveitamento da comida servida, utilização de refugo dos pescados e higiene, até onde é verdade? não sei!
Chilenos são muito simpáticos, nos recebem muito bem!
Fizemos a travessia p Argentina pelo Paso Samoré, escrevo no post próprio, incluindo aluguel do carro.

Grato a todos!

Ivanildo
IvanildoPermalinkResponder

Prezados,
Eu e minha esposa iremos viajar em Fevereiro para Puerto Varas estou com dúvidas em dois itens, se alguem puder me ajudar agradeço.
Qualquer turista deverá pagar o iva? Fui informado que deverei apresentar o carimbo de turista obtido no avião, e com isso serei isento. Essa informação procede?
Caso eu queira levar algumas roupas, seria viável comprar lá?

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivanildo! A informação procede, mas apenas para pagameto de hospedagem. Não vale para compras. Além disso, é preciso pagar o hotel em moeda forte (dólar ou cartão internacional).

Fernanda Mendes

Olá! eu e meu marido queremos ir para Puerto Varas em março, saindo de ônibus a partir de Santiago. Entrei no site da Tur Bus mas não consegui finalizar a compra. Qual empresa podemos compras as passagens rodoviária saindo do Brasil?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

www.ventapasajes.cl , www.condorbus.cl , entre outras...

Maria
MariaPermalinkResponder

Oi bom dia! Muito bom o seu site! Parabéns! Preciso da ajudinha de vocês, tenho algumas dúvidas, eu e meu marido iremos a Puerto Varas na terceira semana de junho/15 e ficaremos em média uns 4 dias, é muito frio nessa época? Tem neve? Vcs me indicariam algum hotel bom?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Para mais hotéis, use sites como o Booking.

Silvio Carlos Cury

É bem frio e deve ter neve sim. Ficamos em um excelente hotel chamado Bella Vista. Abraços.

Aimara
AimaraPermalinkResponder

Olá!!! vamos para Puerto Varas em março, partindo de Santiago.Nos disseram que é impossível comprar as passagens de ônibus aqui no Brasil pois eles pedem a tal da Rut ( carteira de identidade) que é diferente da nossa.Existe outra saída?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aimara! Você poderia comprar ao chegar em Santiago, mas a melhor idéia é ir de Santiago a Puerto Montt de avião, e de lá seguir a Puerto Varas de ônibus. Os vôos não são caros.

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Olá, estou planejando minha viagem saindo de Bariloche para Santiago passando por Puerto Varas. Vamos cruzar de ônibus, pois o custo do cruce é muito caro (ainda mais com o dólar nas alturas) e faremos os passeios internos. Vocês acham que vamos perder muito dessa forma? Ficaremos 1 dia e meio em Puerto Varas, como vai ser um tempo curto, o que não podemos deixar de fazer lá? E a volta para Santiago vimos o preço bem mais em conta na ski do que na lan. Alguém já vôo por essa companhia? É realmente confiável?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Rafaela. A Sky é confiável, voa com os mesmos aviões da Lan, os Airbus 320, e não tem nada de low cost, serve até refeições quentes. Pode viajar sem medo. Está atualmente com ótimas promoções para voar dentro e fora do Chile. Santiago-Lima a 145 dólares ida e volta, por exemplo.

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Olá! Parabéns pelo site. Não viajo sem conferir tudo por aqui. Minha dúvida é sobre hospedagem em puerto varas: hotel Bella vista ou cabana de del lago? A diferença de valor é mínima. No mais, não consigo achar um post (são muitos, as vezes a gente se perde rsrsrs) que faça um roteiro do que fazer estando hospedada lá por 3 noites. Estarei de carro alugado. Chego dia 25 de abril a tarde e volto dia 28 de manhã (voo puerto montt -Santiago). Nessa época, qual o clima? Desde já, obrigada!!!

Paulo
PauloPermalinkResponder

Ola, vamos de Santiago para porto Varas(avião) começo abril, e pretendo ficar 3 dias, então quais passeios vc me recomendaria, desde já Grato.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Paulo, vc acessou os links que estão no alto dessa página?

gilson
gilsonPermalinkResponder

Pessoal,

Estou indo para Puerto Varas final de setembro, algum tem ideia da cotação do Real e do Dólar na região do lagos? E sobre aluguel de carro não é preciso passaporte, certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilson! Para fora de Santiago, não leve reais. Leve dólares.

Aline Freire
Aline FreirePermalinkResponder

Olá,

Eu tenho dúvidas sobre onde passar o Reveillon, se em Pucon ou Villa Rica?

Pode me ajudar?

Eu já vou passar o Natal em Pucon e queria mudar de cidade para passar o Reveillon mas sem perder a graça da virada, com fogos e confraternização.

Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Aline! Pucón e Villarrica são cidades vizinhas (26 kms distância). Pucón é mais bonita e turística, Villarrica mais "cidade", sem tanto charme porém mais barata. Eu ficaria em Pucón para o reveillón mesmo, principalmente se estiver hospedado lá. Mas não espere grandes festas!
Porém eu não ficaria tanto tempo (uma semana) em Pucón, e sim aproveitaria esse tempo para conhecer outro lugares do Sul do Chile, como Huilo-Huilo, Puerto Varas ou até Chiloé.
Lembrando que essa é a época do tábano do Sul do Chile, a mosca mais chata do mundo, que pode incomodar nos passeios mais campestres próximos a Puerto Varas, como nos Saltos de Petrohué ou Cochamó. Na cidade e de noite ela não perturba, e em Pucón também não costuma incomodar. Esse moscão anabolizado aparece em dezembro e desaparece por volta de 20 de janeiro.

SERGIO
SERGIOPermalinkResponder

Inicialmente, parabéns pelo verdadeiro oráculo que é o VNV.
Agora, um pedido de ajuda. Estarei em Puerto Varas a partir de 21 de dezembro próximo, por 8 dias, e estou planejando alugar um carro nos 3 finais. Alguma recomendação de locadora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Nosso parceiro Rentcars faz cotação em várias locadoras para você decidir.

SERGIO
SERGIOPermalinkResponder

Obrigado pela dica.
Só não encontrei opção na Rentcars de receber e devolver o carro em Puerto Varas...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! É bastante improvável que haja locadoras grandes na cidade. Tente Puerto Montt.

Yves Damacena Galvão

Olá,

Estou indo para Puerto Varas em algumas semanas mas estou com uma dúvida: um colega da minha namorada não alugou carro e fez os passeios com pacotes fechados. Gostaria de saber se vale a pena fazer isso ou alugar um carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yves! Ao chegar verifique os passeios disponíveis durante a sua estada.

Emylle
EmyllePermalinkResponder

Boa noite, estou indo para Santiago dia 10 de junho e pretendo ir em Puerto montt e Bariloche. Gostaria de saber como faço para comprar passagem Santiago/Puerto Montt e Puerto Montt/Bariloche de ônibus

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emyle! http://www.recorrido.cl e http://www.plataforma10.com . Ou direto nos sites de TurBus e Pullmann (chilenas), Cata e Andesmar (argentinas).

Ticiana Aguiar

Boa noite, vou a Puerto Montt em 24/07/2007 e neste mesmo dia a tarde gostaria de ir para Bariloche de ônibus. Retorno a Puerto Varas em 29/07/2017 também de ônibus, porém estou impossibilitada de fechar hospedagem e aluguel de carro nestas duas cidades, já que as empresas de ônibus somente comercializam passagens com 60 dias de antecedência da data da viagem. Gostaria de saber se vocês sabem informar onde poderei ao menos ver quais sao as empresas que operam esses trechos, informações de horários diários e preços para que eu possa me programar. Teria algum órgão oficial de informação ao turista em Puerto Varas, Puerto Montt e Bariloche que eu pudesse contactar ?Grata desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ticiana! Veja horários em http://www.recorrido.cl

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 2 de outubro de 2017. Obrigado pela compreensão!
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar