Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    752 comentários

    Olá Bóia!
    Estou indo pra Itália em novembro, chego dia 07 e parto dia 19, então terei 11 dias inteiros. Me deslocarei entre Roma – Florença – Veneza – Milão, pois meu voo de volta sai de Milão. Ficarei hospedada em hostels e sou bem econômica em todos os sentidos, gosto de passear a pé, andar de trem, comer na rua.. E o que eu gostaria de saber é se 2000 euros é o suficiente pra esses dias, pois é o meu orçamento entre $ e VTM, além do cartão de crédito. Não tenho muita noção pois é minha primeira viagem fora da América.

    Olás uma pergunta , vou viajar pela Itália 15 dias agora em Setembro e sempre me sinto insegura com os taxis desde que fui passada para trás em paris . Como são os taxis na Itália ? Na maioria honestos ??? Obrigada

      Olá, Valeria! Na maioria, em todo lugar, são honestos. Isso não significa que você não possa pegar um enrolão.

    Olá Bóia e pessoal,

    estou viajando para Roma no dia 15 de outubro. Consegui através do site de vocês as dicas para a visita a Necrópole e já consegui reservar o dia. Estou com algumas dúvidas de roteiro e queria pedir muito a ajuda de vocês.

    Chego dia 16 (quinta) e saio dia 19 (domingo)
    Quinta: seria um dia morto, pois chegaríamos pela tarde provavelmente exaustos. Teria algo que poderíamos fazer bem light sem usar o Roma Pass?
    Sexta: Vaticano e Necrópole
    Sábado: Coliseu e tudo que envolve a primeira gratuidade do romapass.
    Domingo: Galeria Borghese e (noite) ir embora da cidade

    Minhas dúvidas são:

    – falam que domingo e quarta são os dias em que o papa fala. Sabe a hora que ele faz isso? É possível visitar a galeria borghese (se eu conseguir agendar o horário mais cedo de domingo) e depois dar um pulo para ver o papa falar?
    – Não vi no site de vocês dicas para comida (me corrijam se eu que não consegui ver). Vocês indicariam alguns lugares em conta para comer? Adoraria provar da culinária Italiana, mas no meu roteiro ainda estou perdido nesse quesito.
    – Há algum lugar que possa se visitar à noite? Como chego na quinta poderia ver algo pela noite. Vocês indicariam algum lugar free?

    Obrigado!

    oi .. Ricardo vou para Itália final de outubro..e gostaria de saber se vale a pena visitar Milão..? ou Roma seria mais interessante pois terei apenas 9 dias para passera..e ainda uero conhecer veneza..e tb nao sei qual melhor lugar e mais em conta para se hospedar em roma.. e vc acha qu consigo ir em 1 dia e volar em veneza?…

    Bóia, gostaria de uns pitacos na minha viagem.
    Agora em setembro vou para Milão, Veneza, Florença e Roma.
    Roma é o X da questão.
    Chego na 6a feira dia 19 de manhã e fico até dia 27 a noite, ou seja tenho 7 dias cheios.
    Já agendei visita noturna ao Museu do Vaticano e Capela Sistina para o dia da chegada.
    Penso em ir na Galleria Borghese no dia 25 e comprar o ingresso pelo site, já com horário agendado – não usar o Roma Pass
    Talvez um bate e volta para Pompéia e Nápoles dia 21, depende da disposição, na hora vejo.
    Capri estou para desistir, acho que fica muito cansativo e frustante, provavelmente ficará para a próxima.
    Qual roteiro voce me sugere pra ver Roma bem vista, com calma, tomando uns capuccinos vendo a vida passar , no esquema de separar por bairros?
    E quanto ao uso do Roma Pass, compro? Passe de ônibus? Compro o Roma Pass lá?
    Obrigada mais uma vez, pessoal!

      Olá, Mônica! No post sobre o Roma Pass a gente dá um roteirinho com as principais atrações da cidade. Dá uma olhada lá 😉

    Bom, como eu disse eu outro post daqui, estou indo à Roma em novembro e já li todos os relatos sobre a região do Termini.. Já sei que não é uma área bonita, que é a mais barata e como você disse, é mal encarada.. Uma amiga minha que esteve em Roma há umas três semanas me disse pra eu ficar pelo menos umas cinco quadras longe do Termini, porque dá pra ir andando de dia sem problema e de noite, não fica muito próximo. Eu queria saber se essa informação da minha amiga procede, Bóia, Ricardo.. Até agora não consigo resolver o lance da hospedagem…

    Olá, antes de tudo quero agradecer às dicas de voces, tanto no blog como nos comentários, já que tiro mts dúvidas.
    Em novembro farei o circuito Roma-Florença-Veneza retornando de navio. Acho que será uma linda viagem, pois será a 1ª vez na Itália e já anotei várias dicas de vcs. Mas agora pintou uma dúvida. Recebi um email do Booking informando sobre um imposto citadino em Roma, que será aplicado a partir de setembro a todos os clientes de hotelaria.
    Vc sabe me informar que imposto é esse?

      Olá, Iracy! Não consegui localizar essa informação na internet. Mas se o Booking diz que tem, tem.

      Iracy, também recebi esse email, e por isso enviei uma mensagem para o hotel que vou me hospedar em outubro. A resposta deles confirma o email do booking.com, e a partir de 01/09 a taxa cobrada será de 3 euros por dia.

    Estarei chegando em Roma dia 17 de Janeiro de 2015 e ficarei até 19. Já estive em Roma três vezes. Depois vou a Florença, Sorrento e Verona. Estou preocupado com o frio. Não estou muito acostumado. É verdade que por volta das 16 horas começa a escurecer? Chove muito nestas cidades nesta época?

    Olá, escrevo para agradecer as inúmeras dicas que muito facilitou a viajem que eu e minha família fizemos em junho pela Itália .Começamos por Veneza onde a chegada de barco táxi recomendada pelo site funcionou de forma impecável.Em Florença fizemos um passeio pela Toscana com a empresa Viator. Passeio honesto e muito organizado. Concordo que em Roma é necessário ter preparo físico. A cidade é enorme e com inúmeras atrações imperdíveis.Contratamos os serviços da Elmocar transfer e turismo que facilita de forma impecável os passeios pela maravilhosa Roma.O passeio noturno é imperdível !!!!! Mais uma vez o meu muito obrigado pelas dicas. Abraços, Márcia

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito