Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    756 comentários

    Olá Bóia!
    Primeiramente, gostaria de registrar que o site me ajudou e ainda está ajudando muito a fazer o roteiro por Roma e Florença, viagem que eu e meu marido iremos realizar em novembro/2014.
    Tenho algumas dúvidas quanto ao Vaticano, tenho 2 possíveis dias para visitá-lo, sábado ou domingo e gostaria de saber qual desses dias é o mais indicado? No domingo corremos o risco de estar muito lotado? E o museu do Vaticano abre nesses dias?

    Desde já agradeço o retorno!

    Estou indo a Roma em novembro próximo e gostaria de dicas:
    Como comprar ingressos para o Museu Vaticano?
    Onde comer bem e com preço acessível?
    Vale a pena ir ao Coliseu? e onde comprar ingresso?

    Obrigado pela atenção.

      Olá, Osman! Clique nos posts que estão ao pé do texto (“Roma no Viaje na Viagem”), você obterá todas essas informações. Obrigada!

    Bom dia, estarei viajando em outubro com minha esposa mais dois casais e iremos passar por Lisboa, Madri, Barcelona, Nice e Roma, as viagens serão sempre aéreas sendo que alugamos uma Van em cada cidade. Gostaria de saber se fiz a coisa certa, já que nenhum de nós já fez este passeio, ou se seria melhor abandonar a locação do carro e contratar empresas locais para nos guiarem. Teria como nos ajudar nos roteiros? Serão praticamente de dois a três dias em cada cidade.
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    Boa noite, Bóia!
    Queria saber se vou pegar muito frio se for pra Roma em março, penso em ficar lá por uma semana no meio do mês… também queria tirar uma dúvida: tô quase fechando um apartamento pelo Airbnb localizado na Via Norico (uns 15 minutos a pé do Coliseu e Circo Maximo, bairro San Giovanni). É legal por ali?

    Muito obrigado 🙂

      Olá, Guilherme! Março ainda é inverno, estará bastante frio. San Giovanni é um bairro animado. Tem restaurantes baratos e também tem a rua que é o point GLS de Roma.

      Acho que vou alugar esse mesmo, então. Obrigado pelas dicas! Sempre que vou pra fora me baseio nas dicas de vocês. 🙂

      Boia, olha eu aqui de novo. Queria tirar uma dúvida. Lá em Roma (e em Paris) existem aqueles chips pré-pagos que você usa internet 3G no iPhone e tudo mais, igual fazem em NY? Obrigado!

    Olá,

    Amei todas as dicas do site. Estou super seguindo como base para me programar.
    Vou visitar uma amiga que está morando em Amsterdã. A partir daqui, vi um outro link sobre algo que estava pesquisando: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/
    Mas os comentários estão encerrados.
    Tinha dúvidas quanto a carta-convite, que neste link afirma: ” Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail”. Gostaria só de uma confirmação: a validade dessa informação. Sabem me dizer se, HOJE, ainda é aceita a carta escaneada por e-mail?
    Obrigada.

      Olá, Luciana! Não sabemos de nenhuma nova diretriz. O importante é que seja assinada.

    Vou passar o natal em Roma, poderias me ajudar indicando restaurantes para eu jantar naquela noite com minha esposa?

    Na verdade é uma pergunta: é necessário retirar Visto para viajar para a Itália?
    Desde já obrigada e saiba q o site me ajudou mto a planejar a viagem.

      Olá, Claudia! Brasileiros não precisam de visto para viajar a países da Europa Ocidental.

    Olá!!! Gostaria de uma ajuda, por favor. Somos uma família de 10 pessoas e pretendemos viajar por 18 dias pela Itália partindo de Roma. Ainda não sabemos ao certo a data nem o roteiro. Pretendemos alugar uma van pela internet e contratar um motorista para dirigir por todo o percurso. Será que conseguimos? Vc poderia nos ajudar?

      Olá, Clovis! Desculpe, não sabemos como ajudar. Procure um agente de viagem.

    Olá. Bom dia.
    Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao tópico ‘Daqui pra onde’, pois estou indo para Itália em janeiro..ficarei 21 dias por lá. Em relação aos bate-volta entre as cidades..quais as opções de transporte para se fazer isso? E os preços?
    Obrigada 🙂

    Olá, Bóia.
    Chegarei à Roma, de avião, na manhã do dia 11, às 7h. Acredito estar livre, após acomodação no hotel, após as 10h. Pensei em caminhar buscando local para comer e depois visitar o Coliseo, o Fórum Romano e o Monte Palatino. Li por aqui, em algum lugar, que posso e devo usar o Roma pass para estas 3 visitas ( que contam como 1 só ) , como primeira atração não paga. Gostaria de saber qual a duração aproximada para estas 3 visitas, pois pretendo iniciar às 13 h e quero calcular o que fazer depois. Grata.

      Olá, Maria Cristina! As visitas contam como uma só no Roma Pass, sim:
      https://www.viajenaviagem.com/2012/06/roma-pass

      A visita ao Fórum é bastante exaustiva. Se for o seu dia de chegada, lembre-se de que não terá dormido direito e terá um fuso de 5 horas contra você. As três visitas são possíveis numa tarde longa, mas não programe nada para depois que não seja um jantar.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito