Rothenburg ob der Tauber

Rota Romântica

Rota Romântica no Viaje na Viagem

Rota Romântica: roteiro completo em 22 dicas dos leitores

Rota dos Contos de Fada: um roteiro de Frankfurt a Hamburgo #ad

Alsácia, Baviera, Rota Romântica: a viagem da Lu

Tela a tela: como comprar passagens no site da Deutsche Bahn

9 dias na Europa: roteiros básicos (inclui Rota Romântica)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem


Que moeda levar para 50 países
Não perca dinheiro no câmbio

Passagens mais baratas para Munique no Kayak

Encontre seu hotel em Rothenburg no Booking

Encontre seu hotel em Munique no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro na Rota Romântica na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões pela Rota Romântica com a Viator

111 comentários

Marcela, já fui aos 3 roteiros com meu marido em oportunidades distintas. Posso dizer que é uma bela escolha para lua-de-mel, são lugares super românticos. Dentre essas, destaco Rothembur ob der tauber, fiquei no Burg hotel, um hotel de charme no muro da cidade medieval. FANTÁSTICO. Dê uma olhada nos posts:
Rota romântica na Alemanha:
https://www.atravessarfronteiras.com/2009/05/rota-romantica-na-alemanha.html
https://www.atravessarfronteiras.com/2009/05/estamos-na-idade-media.html
https://www.atravessarfronteiras.com/2014/04/mais-hoteis-maravilhosos.html

Praga:
https://www.atravessarfronteiras.com/2012/11/praga-cosmopolita-e-linda.html
https://www.atravessarfronteiras.com/2014/03/os-top-hoteis-para-mim.html

Amsterdam:
https://www.atravessarfronteiras.com/2012/11/em-amsterdam-faca-como-os-holandeses.html
https://www.atravessarfronteiras.com/2015/01/pedalar-em-viagens-unindo-o-util-ao.html

Minha dica é: caso você não tenha escolhido hotel em Amsterdã, eu e meu marido amamos o park hotel. Amsterdã é super romântico 🙂

Marcela,
Sugiro tirar um dia de Amsterdam e colocar em Rothenburg ODT.
Durma em Fussen sim. A vista dos dois castelos iluminados à noite combina muito com lua-de-mel!
Saia de Colonia, passe em Wurzburg para conhecer o Residenz(imperdivel) e já durma direto em Rothenburg. Deste modo , você ganha mais uma noite em Munique.
Belo roteiro para lua-de-mel!
Abs.

    Oi Marcela! Não tire mais dias de Amsterdam, de jeito nenhum! Você só tem 2 dias inteiros lá, é o mínimo necessário para o básico!
    Munique também está muito corrido, eu tiraria uma noite de Colônia, que além da bela catedral pouco oferece, para aproveitar mais a linda capital bávara.

    Neftali, creio que o pernoite em Colonia seja mais por uma questão logística do que pelo turismo em si. Acho que ficaria bem pesado pegar 2h30m de trem, passear pela cidade e depois dirigir 300 km até a próxima parada. Nesse aspecto, acho que o pernoite em Colonia é necessário.

    Marcela, eu e outros achamos furada o pernoite em Fussen. Uma amiga esteve lá e detestou, bastava ter conhecido o castelo. Vc pode aproveitar esse pernoite na Rota Romantica (me parece que Rothenburg é o must), em Munique ou mesmo (outra sugestão) ir domir em Garmish, que mantêm o clima bucólico da região, mas é maiorzinha. Eu preferiria uma das duas primeiras opções. Pensa aí o que é melhor pra vc.

    Oi Thiago. Sem dúvida um pernoite em Colônia se justifica, até pelas razões logísticas que você comenta. O meu pitaco é que dois pernoites na cidade, conforme o roteiro original da Marcela, estão sobrando, principalmente quando a estadia em Munique, cidade maior, mais bonita e com mais atrações, está muito curta.
    No mais, eu tentaria evitar tantas mudanças de hotel na Rota Romântica, como o Ronaldo comentou. É uma lua-de-mel, relax!
    Fora esses detalhes, o roteiro está muito bom. Vai ser uma viagem linda, Marcela!

    É verdade Neftalí, agora que reparei e concordo contigo. São 2 pernoites em Colônia, tb acho que não vale a pena. Eu usaria esse dia em Rothenburg e o de Fussen em Munique.

Olá, boa noite a todos.

Gostaria de pedir aos leitores e à Boia pitacos no meu roteiro de lua-de-mel. A viagem deverá iniciar-se aproximadamente em 30 de agosto de 2016.

Dia 1 – Embarque Brasil rumo a Amsterdam
Dia 2 – Chegada Amsterdam
Dia 3 – Amsterdam
Dia 4 – Amsterdam
Dia 5 – Amsterda – Colônia (trem – 2h30 – período da manhã)
Dia 6 – Colônia
Dia 7 – Alugar carro em Colônia e dirigir até Würzburg (300 km)
Dia 8 – Würzburg – Rothenburg odT (64 km)
Dia 9 – Rothenburg odT – Augsburg (186 km)
Dia 10 – Augsburg – Füssen (100 km) (passeio a Neuschwanstein após check in)
Dia 11 – Füssen – Munique (133 km) (devolver carro)
Dia 12 – Munique
Dia 13 – Munique – Praga (trem – 4h30)
Dia 14 – Praga
Dia 15 – Praga
Dia 16 – Praga (meio dia) – retorno ao Brasil

Agradeço contribuições 🙂

Obrigada.

Marcela

    Olá, Marcela! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi Marcela,

    Acho que seu roteiro está bacana, mas já que vc quer pitacos, aí vai o meu:

    Fussen não tem nada pra fazer além do castelo e muita gente costuma pegar passeios vindos de Munique. Considere ir de Augsburg para Munique (79 km) e deixar o carro e fazer o castelo em passeio. Com isso vc “economiza” uns 150 km de estrada (e uma diária do aluguel do carro) e ainda não perde sua noite em Fussen (podendo passá-la em Munique).

    Marcela, o roteiro está ótimo, eu apenas tiraria essa pernoite em Fussen e deixaria um dia a mais dentro da Rota Romântica ou em Munique. Não há nada para fazer em Fussen além do Castelo. Se vcs estarão de carro, um turno é o suficiente. Considere o campo de concentração de Dachau, perto de Munique e guarde mais tempo para as 5 cervejarias de lá!

    Olá, fiz algo parecido na minha lua de mel, e apesar de ter sido uma das melhores viagens da minha vida, foi um pouco chato mudar de hotel todo dia (arruma mala, check-out, check-in, arruma mala…), então minha dica seria tentar estabelecer uma base na Rota Romântica, como Rothenburg odT ou Augsburg, e de lá fazer bate-voltas.

    Oi, Marcela!

    Seu roteiro está muito bacana, mas, como pede alguns pitacos, seguem alguns que consideraria!

    Primeira coisa que penso é que a quantidade de dias é pouca para o tanto que desejam conhecer..

    O que faria diferente:
    – Caso minha chegada à Colônia fosse de manhã, sairia para os 300km, no fim da tarde (pegaria estrada à noite, o que não sou fã), não é o ideal, mas, ganharia a manhã do dia seguinte. Se resolver ficar em Colônia, depois da Catedral, vá até uma das pontes que consegue belas fotos! Também tem um Parque bacana, que entra qdo estiver beirando o Rio. De qualquer forma ficaria no máximo 1 noite, a não ser que tenha coisas específicas que queira fazer por lá.

    – Francamente, nem iria à Köln, mas direto para Rothenburg. Iria direto de trem para Frankfurt ou Heidelberg e lá alugaria o carro para passar a noite em Rothenburg! Minha opinião! Ou de avião, Amsterdam-Munique e já pegava o carro no aeroporto para seguir para Rothenburg.

    – Bem! Chegando em Rothenburg, faria desta minha base, durante duas ou três noites. Escolheria os bate-volta que faria, entre Heidelberg, Wurzburg, Augsburg, Nuremberg, etc. Num bate-volta puxado dá para fazer um circuito envolvendo Rothenburg-Nuremberg-Wurzburg-Rothenburg, acabei de ver no google maps. Lembrando que é ideal ter um dia exclusivo para Rothenburg, por isso eu ficaria 3 noites (dois dias e meio se sair cedo de Colônia).

    – Sairia de Rothenburg, cedo, para o Neuschwanstein, faria a visita ao Castelo, no máximo em 2 horas (eu só conheci por fora, da Ponte Marienbrücke, descendo pela trilha, pois, por dentro o Linderhof e o Residenz de Munique dão de 10 a 0… minha opinião, ok?). Então, seguiria para Garmisch-Partenkirchen, onde fica o Topo da Alemanha (Zugspitze), e/ou o Wank, que tem a melhor vista do Topo da Alemanha. Esse é um local fantástico com um toque de atração diferente durante a sua viagem!!! Ga-Pa é Sensacional!!! Se não houvesse tempo de subir (Wank ou Zugspitze), no dia da chegada, subiria na manhã do dia sehuinte, partindo em seguida para Munique. Para Garmisch, tempo bom é fundamental, se não estiver bom nesses dias, vá para Munique após o Castelo e faça como bate-volta quando o tempo clarear!

    – Sobre Munique sou suspeito pra falar, porque eu sou um fã de carteirinha da cidade! A dupla Teatro Cuivilles/Residenz é imperdível e leva umas boas 3h para visitar com direito! Eu e minha esposa simplesmente amamos todo o clima da cidade!!!

    Um post, aqui no Vnv, do bate-volta que fiz de Munique-Garmisch-Neuschwanstein-Munique, em Junho de 2012.

    https://www.viajenaviagem.com/2012/09/munique-bate-volta-garmisch-neuschwanstein

    Dicas de Munique! Entenda que dá para ficar 10 dias em Munique, conhecendo a cidade e fazendo bate-voltas, como Salzburg, e outros:

    https://www.viajenaviagem.com/2013/02/stadtgrundungsfest-festa-em-munique

    Parabéns pelo Casamento e Excelente Lua de Mel,
    Vladimir.

Olá, tô pensando em fazer o percurso da rota romântica começando por Fussen, mas vejo os roteiros terminando lá. Tem algum prejuízo começar em Fussen e seguir ao norte?

Olá
Wurzburg pode ser conhecida sem carro? como vou chegar de trem, pensei em pernoitar lá e só pegar o carro alugado no dia seguinte.
Obrigado.

Ola. Vou de Berlin a wurzburg para iniciar a rota romântica. Gostaria da sua opinião se vale mais a pena fazer esse trajeto de carro ou de trem
Obrigado.
Adoro p site!
Marcelo

    Olá, Marcelo! O Ricardo Freire faria de trem qualquer trecho que não envolver exploração de estradas secundárias. Se é para usar apenas a auto-estrada, o trem será bem menos cansativo para o motorista e para quem acompanha.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito