St Maarten

Caribe multinacional

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A divisa entre St. Maarten e St.-Martin está bem marcada no mapa, mas na vida real não passa de uma placa no acostamento.

O lado holandês nem é tão holandês assim: o inglês é a língua oficial, o dólar é moeda corrente e a influência americana é grande. O lado francês faz mais jus ao nome – mas todo mundo também fala inglês e não reclama se você pagar em dólar.

Não importa em que lado da ilha você esteja, você sempre estará perto de alguma praia excepcional.

E, à diferença do que ocorre em outras ilhas de areias privilegiadas, em St. Maarten ou St.-Martin você não precisa estar hospedado num hotel seis estrelas ou a bordo de um poderoso iate para chegar às praias mais bonitas.

Basta fazer entre St. Maarten e St.-Martin aquilo que você já está acostumado em Maceió ou Florianópolis: alugar um carro e não esquecer toalha e protetor solar.

17 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Matheus Carvalho

Bom dia, adorei as dicas sobre St Maarten / St Martin, já tinha vontade de conhecer e agora já estou planejando a minha viagem para o mês de Março de 2015. Mas fiquei com uma dúvida. Como são os preço lá? Tipo alimentação, os passeios, transporte? Para saber quanto vou gastar lá (fora as passagens, hotel e aluguel de carro) para minha esposa e eu podermos aproveitar sem sustos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Para estimar possíveis despesas de viagem, leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Matheus Carvalho

Muito obrigado, li o artigo que me enviou e vai ser bom para todas as minhas viagens. E para quem ta acostumado com os preços de São Paulo vai ser difícil se assustar em outros lugares.

igia
igiaPermalinkResponder

como eh o clima por la no fim do ano?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Igia! A época mais chuvosa vai até novembro. Veja médias de chuvas:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Consulte a temperatura média mês a mês: http://www.worldweatheronline.com/v2/weather-averages.aspx?q=SXM

Giselle arico
Giselle aricoPermalinkResponder

gostaria de saber ual sua recomendacao para conhecer st barth e st martin na mesma viagem. quantos dias em cada ilha >? temos 9 dias no total indo a partir de Miami.

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giselle! O importante é começar a viagem por St.-Martin, para não experimentar um "downgrade". Planeje a permanência em cada uma de acordo com as atividades que pretende fazer. Em St.-Barth você vai aproveitar para descansar mais. Em St.-Martin/St.-Maarten existem mais possibilidades de passeios.

Fulvio Rodrigues

Olá, bom dia!!

Preciso de visto para entrar em Saint Martin? meu vôo seria SAO PAULO/BRASILIA/TOCUMEM/SAINT MARTIN...há necessidade de visto/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fulvio! Você só precisa de visto para entrar em St. Maarten se desejar ficar mais de 30 dias por lá. Menos que isso, não precisa.

ligia
ligiaPermalinkResponder

ola,
vi que há um voo da Copa, para S. Marteen via Panama ,onde o intervalo de espera/troca de aeronave eh de 43min. Eh viável para 04 pessoas trocarem de aeronave neste tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ligia! É apertadíssimo. Mas, sendo as passagens vinculadas, a cia. aérea tem a responsabilidade de alocar os passageiros em outro vôo caso haja algum imprevisto.

Eduardo Barros Leal

Pode falar sobre os preços de refeições, taxis e passeios ? Quero planejar uma viagem para algum país caribenho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Os gastos em uma viagem são muito pessoais. Tudo vai depender dos restaurantes em que você quer comer, dos passeios, se você for em alta ou baixa temporada. Para ajudar a calcular os gastos de uma viagem, leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Bruno Moterani

Oi Ricardo,

Acabei de voltar de uma estadia em Saint Martin e as dicas do seu site foram fundamentais! Ótimo trabalho!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Agradecemos o feedback!

Thainá
ThaináPermalinkResponder

Boa noite, gostaria de saber qual é a maior idade em saint martin, lado holandês e a partir de quantos anos é permitido ingerir bebida alcoólica, frequentas cassinos e baladas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thainá! 18 anos. Há lei seca, porém.