St Maarten

Caribe multinacional

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A divisa entre St. Maarten e St.-Martin está bem marcada no mapa, mas na vida real não passa de uma placa no acostamento.

O lado holandês nem é tão holandês assim: o inglês é a língua oficial, o dólar é moeda corrente e a influência americana é grande. O lado francês faz mais jus ao nome – mas todo mundo também fala inglês e não reclama se você pagar em dólar.

Não importa em que lado da ilha você esteja, você sempre estará perto de alguma praia excepcional.

E, à diferença do que ocorre em outras ilhas de areias privilegiadas, em St. Maarten ou St.-Martin você não precisa estar hospedado num hotel seis estrelas ou a bordo de um poderoso iate para chegar às praias mais bonitas.

Basta fazer entre St. Maarten e St.-Martin aquilo que você já está acostumado em Maceió ou Florianópolis: alugar um carro e não esquecer toalha e protetor solar.

34 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Matheus Carvalho

Bom dia, adorei as dicas sobre St Maarten / St Martin, já tinha vontade de conhecer e agora já estou planejando a minha viagem para o mês de Março de 2015. Mas fiquei com uma dúvida. Como são os preço lá? Tipo alimentação, os passeios, transporte? Para saber quanto vou gastar lá (fora as passagens, hotel e aluguel de carro) para minha esposa e eu podermos aproveitar sem sustos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Para estimar possíveis despesas de viagem, leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Matheus Carvalho

Muito obrigado, li o artigo que me enviou e vai ser bom para todas as minhas viagens. E para quem ta acostumado com os preços de São Paulo vai ser difícil se assustar em outros lugares.

igia
igiaPermalinkResponder

como eh o clima por la no fim do ano?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Igia! A época mais chuvosa vai até novembro. Veja médias de chuvas:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Consulte a temperatura média mês a mês: http://www.worldweatheronline.com/v2/weather-averages.aspx?q=SXM

Giselle arico
Giselle aricoPermalinkResponder

gostaria de saber ual sua recomendacao para conhecer st barth e st martin na mesma viagem. quantos dias em cada ilha >? temos 9 dias no total indo a partir de Miami.

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giselle! O importante é começar a viagem por St.-Martin, para não experimentar um "downgrade". Planeje a permanência em cada uma de acordo com as atividades que pretende fazer. Em St.-Barth você vai aproveitar para descansar mais. Em St.-Martin/St.-Maarten existem mais possibilidades de passeios.

Fulvio Rodrigues

Olá, bom dia!!

Preciso de visto para entrar em Saint Martin? meu vôo seria SAO PAULO/BRASILIA/TOCUMEM/SAINT MARTIN...há necessidade de visto/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fulvio! Você só precisa de visto para entrar em St. Maarten se desejar ficar mais de 30 dias por lá. Menos que isso, não precisa.

ligia
ligiaPermalinkResponder

ola,
vi que há um voo da Copa, para S. Marteen via Panama ,onde o intervalo de espera/troca de aeronave eh de 43min. Eh viável para 04 pessoas trocarem de aeronave neste tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ligia! É apertadíssimo. Mas, sendo as passagens vinculadas, a cia. aérea tem a responsabilidade de alocar os passageiros em outro vôo caso haja algum imprevisto.

Eduardo Barros Leal

Pode falar sobre os preços de refeições, taxis e passeios ? Quero planejar uma viagem para algum país caribenho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Os gastos em uma viagem são muito pessoais. Tudo vai depender dos restaurantes em que você quer comer, dos passeios, se você for em alta ou baixa temporada. Para ajudar a calcular os gastos de uma viagem, leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Bruno Moterani

Oi Ricardo,

Acabei de voltar de uma estadia em Saint Martin e as dicas do seu site foram fundamentais! Ótimo trabalho!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Agradecemos o feedback!

Thainá
ThaináPermalinkResponder

Boa noite, gostaria de saber qual é a maior idade em saint martin, lado holandês e a partir de quantos anos é permitido ingerir bebida alcoólica, frequentas cassinos e baladas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thainá! 18 anos. Há lei seca, porém.

ALFREDO
ALFREDOPermalinkResponder

olá...
Eu estou a trabalhar em saint-barthelémy..
Gostava de saber como é o custo de vida em s.martin.
E se arranja trabalho fácil ?
Sem sér nas obras.
Aí á trabalho em fábricas ? de qualquer fabrico...
o salario medio aí, quanto é ?
Sempre trabalhei em fábricas, aqui trabalho nas obras, mas nao gosto do trabalho, nas obras...se me puder ajudar, informar, eu agradeço-lhe...

Atenciosamente.

Alfredo Silva..

Muito obrigado....abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alfredo! Somos um site de viagens e não sabemos informar sobre trabalho.

lucimara
lucimaraPermalinkResponder

Não falo nada de inglês sera que terei problemas para viajar para St.-Martin

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucimara! Pode ir sim. Se for ficar mais tranqüila, hoje em dia existem vários aplicativos de tradução simultânea para celular. wink

Leia mais: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/nao-falo-ingles-posso-viajar-ao-exterior-mesmo-assim

Felipe
FelipePermalinkResponder

Boa noite, gostei muito do seu blog, estou com muita duvida para uma viagem em dezembro de 2014. Gostamos de passeios e vida noturna, o que acha melhor st mateen ou st barh? Andei pesquisando tambem turks e caicos sabe sobre la? Abraco aguardo resposta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! St. Maarten tem tem atividades diurnas mais diversificadas, St.-Barth tem uma vida social mais intensa, mas não necessariamente balada.

Leia sobre St.-Barth:
http://www.viajenaviagem.com/destino/st-barth

A maior diferença entre os dois é que St.-Barth é um destino mais sofisticado.

Bernardo
BernardoPermalinkResponder

Ola
Estou indo a St Maarten/St Martin no final de novembro/inicio de dezembro e tenho algumas duvidas. Ja li no seu blog que o melhor é alugar um carro. Mas como (quase) todos que vão ao Caribe estarei de ferias e como todo mortal gostaria de tomar umas cervejas na praia....ja li algumas coisas sobre beber e dirigir la e me decidi por usar um taxi (tentar fidelizar um motorista seria ideal). O que acha? Gostaria de saber como é a fiscalização de transito na ilha...(mais especificamente há fiscalização com bafômetros)...pergunto porque vou sozinho....
Outra coisa: Estou indo sozinho e tenho receio de deixar minhas coisas (objetos, algum dinheiro, celular, etc...) na mesa na hora de ir mergulhar......existe realmente algum problema, ou quem vai a praia no Brasil, especificamente no Rio de janeiro, está mais do que vacinado em relaçao a isso e pode ir tranquilo a St Martin/St Maarten?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bernardo! Existe fiscalização à noite, no lado francês. A ilha é grande e não há tantos táxis assim, a brincadeira sairá cara. É arriscado deixar pertences na areia enquanto mergulha, sim. Compre um porta-dinheiro/documentos impermeável, você encontrará em lojas de esportes náuticos.

No seu caso o melhor é alugar carro e se hospedar em Grand-Case. Assim você zanza pela ilha de dia e não precisa usar carro à noite.

ignacio
ignacioPermalinkResponder

Gostaria de saber qual local legal para passar a virada do ano novo. (restaurante, boate, bar.....)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ignacio! O seu hotel deve ter uma festa planejada e também pode te indicar outros lugares para passar o ano novo. Se informe com eles. wink

Aline S R Medeiros

Ola! Estou indo à saint matin na segunda quinzena de dezembro. Primeiro quero saber se lá faz frio essa época. E em segundo lugar quero saber o que fazer la em um dia, pois estou indo em um cruzeiro q sai de miami, minha passagem por la será muito curta, um dia apenas.
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Frio não vai fazer, não se preocupe. Para saber mais sobre o inverno no Caribe, leia: http://www.viajenaviagem.com/2010/11/vou-para-o-caribe-e-me-dei-conta-que-e-inverno-e-agora

Veja a seção " O que fazer" no guia acima para dicas de passeios. wink

Rafael M.
Rafael M.PermalinkResponder

Boa Noite! Parabéns pelo site, é sempre muito bom poder planejar uma viagem com a ajuda de vocês!
Dúvida St. Marteen:
Considerando que pretendo alugar um carro, e estou em dúvida se fico no Sonesta Maho ou Sonesta Great Bay:
- Estou com uma tendência a ficar no Maho, pela localização. É do lado de uma praia bacana, e consigo fugir um pouco do trânsito pelo que entendi. Mas eu vi que no site dele não consta garagem gratuita. E no Great Bay consta que tem. Tenho medo de deixar um carro alugado lá na rua. Dizem que furtam carros alugados por turistas.
Vocês conseguem me ajudar com esta?! Será que existe estacionamento pagando a mais no Maho?! Quanto a mais?! Será que por isso compensa o Great Bay?!
Dúvidas cruéis...
Obrigado!
Abraço
Rafael

Rafael M.
Rafael M.PermalinkResponder

Quanto ao estacionamento, acabo de trocar e-mails com o Sonesta Maho. Existe um estacionamento e são cobrados 5 dólares por dia para pernoitar o carro!
Pelo menos existe e é barato!
Mas caso alguém tenha mais alguma consideração a fazer sobre uma compração destes 2 hotéis... agradeço!
Obrigado
Rafael

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! O Ricardo Freire acha a localização Maho muito melhor do que Philipsburg:

http://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-st-maarten

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Lendo a descrição do Sonesta Maho no Booking, há a informação de que eles dispõem de estacionamento público no local (não necessita de reserva), a um custo de USD 5 por dia. E na descrição do Sonesta Great Bay Beach, também no Booking, a informação é de que o estacionamento é gratuito. Faça as contas.

Rafael M.
Rafael M.PermalinkResponder

Legal Bóia!!
Obrigado pelas infos!!
O Great Bay tem suas vantagens e desvantagens, mas considerando o notório conhecimento de vocês, acho que vamos acabar fechando no Maho mesmo!!
Valeu!