Ásia A-Z

O conteúdo está organizado por ordem alfabética de países. Os links em azul levam a a todos os posts já publicados sobre o país ou a cidade.

408 comentários para “Ásia A-Z”

  1. Ola pessoal. Estou querendo montar um roteiro por tailandia, vietnã, laos e camboja. Só que muitas das pessoas que vão conosco não falam ingles, sera que consigo guias em espanhol nestas cidades? Voces tem algum contacto? Obrigada
    Roseli

    1. Olá, Roseli! Não é tão fácil conseguir guias em espanhol. Tente montar sua viagem com a Diethelm Travel, que é o maior receptivo da região: http://www.diethelmtravel.com

  2. Como organizar 30 dias de férias entre Vietnã, Laos e Cambodja?

  3. Olá! Alguma dica sobre o Cazaquistão?

    Abs,
    Marcelo.

    1. Olá, Marcelo! Se tivéssemos, estaria no índice.

      Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

    2. Oi Marcelo, o Eder do 4 Cantos do Mundo já foi, não sei se fez posts. Qualquer coisa pergunta no blog http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/ Abraços

  4. Olá pessoal, alguém tem dicas ou sugestões de passeios para 2 a 3 dias em Taipei?
    Obrigado!

    1. Olá, Vanessa! Dê uma olhadinha no New York Times:
      http://travel.nytimes.com/travel/guides/asia/taiwan/taipei/overview.html

  5. Ola, tenho uma viagem marcado de 12 de dezembro a 13 de janeiro para Asia. No dia 06 de janeiro pegaria um voo de Singapura para Manila (escala) e de Manila para Caticlan onde pegaria um barco para ir a Boracay. Como houve o tufão que destruiu algumas regiões das Filipinas gostaria de saber duas coisas: Primeiro, se essas regiões foram atingidas? Pesquisei e não achei nada muito especifico a respeito. Se estiver tudo bem, ok. Segundo: caso não seja aconselhável ir para essa região em janeiro de 2014, conseguimos reembolsos de passagens e hotel? Fizemos sem agencia de viagem, tudo por nossa conta. Obrigado

    1. Olá, Alexandre! Nossos meios de pesquisa são exatamente os mesmos que os seus. O jeito é googlar e googlar até descobrir o que exatamente houve na região que você quer visitar.

  6. Bom dia à todos,

    Já tenho meu roteiro fechado para Natal e Ano Novo no sudeste asiático, muito com a ajuda de vocês aqui do site. Porém, nessa reta final me surgiu uma dúvida com relação transporte de valores: VTM é bem aceito na Ásia? Perguntei nos hoteis que fiz reserva e eles afirmaram só aceitar cartão de crédito, mas o sistema da visa não é o mesmo para as duas operações?

    Agradeço quem puder me ajudar.

    1. Olá, Joyce! Ao pagar hotéis com cartão pré-pago você corre o risco de haver um bloqueio maior do que o valor da conta, até o quarto ser vistoriado e a hospedagem efetivamente encerrada. Você pode sacar do caixa e pagar em dinheiro vivo.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/10/como-funcionam-cartoes-internacionais-pre-pagos/

  7. Obrigada Bóia! Será que é bem acessível os caixas na Ásia? Ao menos nas capitais.

    1. Olá, Joyce! Sim, nas capitais são facilmente encontráveis.

  8. Ola Riq, boia e trips!
    Em maio farei uma viagem à china e japao. Montei um roteirinho com basenas muitas leituras e agradeco se alguem puder opinar. Segue:
    01- pequim- chegada as 09
    02- pequim
    03- pequim
    04- pequim-xian ( voo apos as 18h)
    05- xian
    06- xian- tayian- pingyao ( a partir daqui teremos acompanhamento de um guia ) visita templo jinci em tayan
    07- pingyao ( visita a cidade)
    08- pingyao- datong ( visita aos templos suspensos e pagode de madeira de yingxian)
    09- datong- xangai ( visita as grutas de yungang, parede dos nove dragoes,… e translado ao aeroporto) fim do acompanhamento com guia
    10- xangai
    11- xangai
    12- xangai- hong kong
    13- hk
    14- hk-macau-hk
    15-hk
    16- hk-osaka-kyoto
    17- kyoto (cidade)
    18- kyoto – nara- kyoto
    19- kyoto
    20- kyoto
    21-kyoto- hiroshima
    22- hiroshima-miashima
    23-hiroshima-takayama
    24- takayama-tokio
    25- tokio
    26- tokio
    27- tokio
    28- tokio- voo volta brasil as 21h

    Nos faremos tudo de forma independente, exceto dos dias 06 a 09 quando teremos um tour privativo. Fiequei com receio de fazer esse trecho por conta propria em razao da dificuldade de comprar passagem de trem.
    Nada no roteiro esta fechado, exceto a primeira e ultima cidades ja que o aereo internacional ja foi emitido.
    Agradeco quem puder dar um palpite.

    1. Olá, Izabel! Compartilhamos sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    2. Ola Izabel, parabéns por escolher uma viagem interessante! Eu fui ao Japão, e conheci, Kyoto, Osaka e Tokyo. O que posso dizer e que se vc acordar cedo e apertar o passo conhecera toda a parte cultural de Kyoto em 4 dias, e que talvez vc queira passar mais de um dia em Osaka por ser um polo comercial, recomendo visitar o Observatório do Jardim Flutuante- Ed Uemeda Sky. Em Tokyo aprecie o teatro Kabuki-za, tem tradução do espetáculo por fones (inglês). Talvez eu consiga te ajudar mais… entre em contato por e-mail

    3. Oi Izabel,
      Gostei do roteiro… pode dar pitacos?
      1- Eu fiz Xian por conta e voamos ao inves de ir de trem. Fizemos somente Xian e não o restantes (Datong e Pingyao)- escrevi sobre nossa experiência aqui: http://www.mikix.com/um-dia-em-xian-com-os-guerreiros-de-terracota-parte-i/
      2- Hong Kong: Nos dias que você chega e parti de HK, vc terá horas pra passear? Eu achei HK incrível e acho que merece mais que 2 dias inteiros.
      3- Acho que vai ficar puxado Takayama… e ir a Takayama e não conhecer Shirakawa-go é judiação.
      4- Eu fiz o bate-volta a Hiroshima desde Quioto… foi puxado (e levamos cedo e voltamos a noite), mas deu tempo de fazer a ilha e depois os monumentos da cidade (não perca o bolinho de hiroshima, uma delicia). Digo isso caso não queira ficar mudando de hotel.
      Vamos nos falando!
      Abs

      1. Oi Mirella!
        Por favor, os pitacos são muito bem vindos.
        Nós vamos a Xian de avião também e por conta própria. Só fiquei com receio de Pingyao e Datong porque não teríamos como ir de outra forma que não trem.
        Bom saber que vocês conseguiram fazer Hiroshima e Ilha a partir de Quioto. Eu estava com essa dúvida pois pretendia justamente fazer o bate-volta que comentou.
        Quanto à HK, estou numa dúvida cruel. Se eu aumentar os dias, terei que excluir algum dia no Japão. Mas ao mesmo tempo gostaria de aumentar um dia em Takayama para ir a Shirakawa…
        Não tinha colocado muitos dias em HK porque achei que seria uma cidade bem cosmopolita, o que não é muito o nosso foco (para você ter uma ideía, por incrível que pareça, não sou muito fã de NY!!). Mas diante de tantas opiniões positas, vou pesquisar mais um pouco e quem sabe repenso.
        Muito obrigada pelas dicas.

        1. Izabel,
          Se você não é muito chegada em cidade grande, acho que os dias que reservou pra HK já funciona, e vc ainda vai a Pequin, Xangai e Toquio… de repente a ida a Takayama e Shirakawago cairia como uma luva… lé é tudo pequeno, alguns quarteirões você vê tudo, mas eu deixei pra curtir lá um hotel tradicional japones (o ryokan)… se der experimente o Hida Beef, é feito naquela região e é muito melhor que o Kobe ou wagyu…
          Eu conheci Shirakawa-go em meio-dia (incluindo o onibus – saimos cedinho) e o resto da tarde passamos andando por Takayama… numa noite comemos no hotel em estilo japones e na outra comemos num restaurante surreal o tal hida beef, o restaurante não tinha nada a ver com o japão, mas a carne… dos deuses!
          Qualquer coisa estamos por aqui ou lá no mikix :)

          1. Ah sim… isso é super pessoal, mas eu confesso que gostei mais da China que do Japão :)
            (não conta pra ninguém!)

    4. Izabel,

      Estive na China em 2011 e gostei demais. Fiz uma parte independente e uma parte comprei uma excursão aqui do Brasil. A parte que fiz de excursão foi Pequim, Xian e Shangai. Foi espetacular. O preço foi ótimo, ficamos somente em hotéis 5 estrelas chiquérrimos e deslumbrantes, todos muito bem localizados. Além disso, todos os guias tem nível universitário e durante os trajetos fomos conhecendo muito sobre a cultura deles. O tempo foi bem otimizado, levaram-nos aos lugares principais e ainda não pagamos excesso de bagagem porque eles passavam as malas para nós. Um casal de amigos fez essa viagem com guia particular, pagou muito mais caro e não gostou. Sugiro que voce faça uma cotação com as agencias aqui do Brasil e avalie.

      1. Oi Miriam! O trecho que estamos programando fazer com agência e turismo também estamos vendo aqui no Brasil, com a queensberry. Só não quis fazer toda a viagem com grupo pq a operadora me informou que o grupo médio é de 35 a 40 pessoas. Como sou meio avessa a grupos, achei que acabaria me incomodando e optei por fazer um tour privativo somente para o trecho mais difícil.
        Você poderia me falar com qual operadora contratou seu tour? Se não quiser publicar pode mandar para o meu email: ms.amorim@gmail.com
        Obrigada!

  9. Oi Izabel! Muito bacana sua viagem!

    Eu fiquei por quase 1 mês a turismo na china (out/nov 2013) e gostei muito. Eu e meu marido fizemos a viagem 100% independentes, inclusive compramos passagens de trem-bala, tudo por lá mesmo.

    Um site que me ajudou muito porque tem informações para quem vai fazer tudo por conta própria é o http://www.travelchinaguide.com. Apesar de ser um site que vende passeios locais, eles dão dicas preciosas para quem quer fazer tudo sozinho. Além disso, disponibilizam chat e um serviço de perguntas e respostas para tirar dúvidas, e eles sempre respondem muito rápido (e em inglês).

    Eu não sei seu gosto em peculiar, mas um lugar que eu amei foi Hangzhou e o West Lake, patrimônio mundial da Unesco. A visita pode ser feita em um bate-volta de Shanghai de trem bala (2 horas p/ir e 2 hs p/voltar) mas eu ficaria 1 noite se tivesse mais dias.

    convido você a acompanhar minha série de posts da China (que ainda está só no começo) no meu blog:

    http://www.proximatrip.com.br/category/china/

    abs!

    1. só complementando, acho que Hong Kong está muito corrido, é uma cidade bem legal, acho que mereceria ao menos 4 dias, ainda mais que vc vai fazer o bate-volta a Macau. mas tb paciência né :D

  10. Oi Izabel,
    Fiz duas viagens para lá. Uma em 2004 e outra no verão passado que estou relatando ( http://www.cumbicao.com.br/search/label/China ).
    Sugiro passar mais tempo em Hong-Kong, pois é um lugar incrível e cheio de passeios bacanas para fazer.
    Passaria também mais tempo em Tokyo, utilizando-a como ponto de apoio para daytrips. É uma cidade agitada para ser curtida em vários dias.
    Acho que a quantidade de dias em Beijing lhe permitirá ver o essencial (Cidade Proibida, Praça da Paz Celestial; Templo do Céu e Muralha). Tenho um post fresco de como visitar a Muralha, e principalmente como chegar lá! Confira.
    Já tive oportunidade tanto de ficar em Kyoto quanto fazer o bate-e-volta. Como você vai esticar para Nara numa day trip, tenho certeza que o bate-e-volta não é uma opção. Em Nara, não perca o parque dos cervos e os seus templos.
    Shangai passei apenas um dia, mas acredito que dois bastem para conhecer a cidade cujas atrações são bem próximas e conta com um excelente sistema de metrô.
    Infelizmente não conheço os demais destinos na China.
    Bem, certamente será uma viagem e tanto. Curta muito!
    Qualquer dúvida estamos todos por aqui!

  11. Oi, Izabel, fizemos uma viagem a China, ano passado, completamente independente, sem qualquer problema. A passagem de trem é realmente um trabalhão, pois achei apenas um site, mas o pagamento era com cartões de crédito chineses (!!!). Escolhi o trem no site indicado acima, travelchinaguide (eles disponibilizam o timetable), e comprei os bilhetes com a cits.com (email). Tudo certo, mas só emitem os bilhetes 10 dias antes (um amigo q morou la me disse que só abrem a venda para os estrangeiros 10 dias antes da viagem). Nos ficamos cinco dias em Pequim (trem para aeroporto + metro = transporte perfeito), mas alguns “must see” ficaram para próxima viagem, pois nao deu tempo. Nas cidades menos turisticas, pegavamos transfers do hotel/aeroporto, em Pequim pegamos um guia para muralha e distrito 798, e em Chengdu, para ver os Pandas e ir ao Grande Leshan Buddha. Salvo engano, a travelchinaguide tb organiza pacotes para viagens locais (tipo Datong). A Quensbery é uma excelente operadora mas vc com certeza pagara mais caro do que comprar direto na China. HKG visitamos um ano antes e tb adoramos (se vc for de trem para aeroporto, check in das companhias aereas pode ser feito nas estações no centro da cidade. Apesar do choque cultural (banheiros, fila, língua), amamos a China. Em três semanas, partimos para o Japão.

  12. Olá pessoal,

    Pretendo tirar o Visto Chines daqui 1 semana e já organizei todos os documentos pedidos, passagem ida-volta Brasil-Shanghai, hotéis, carta convite de 1 amigo que me receberá também, etc, etc.
    Tenho apenas 1 dúvida. Já montei um roteiro com 5 dias em Pequim e 3 em Xián, mas PRECISO COMPRAR AS PASSAGENS INTERNAS NA CHINAS MESMO ANTES DE TER O VISTO??? POSSO CONFIRMAR OS DAY TOURS APÓS O VISTO??

    Outra grande dificuldade é que muitos sites de compra de passagens travam!!! já tentei várias vezes no http://www.english.ctrip.com por exemplo e a coisa não anda!!!
    Alguem pode me dar um help???
    Dica de outro site…

    também pensei em fazer o trecho Shanghai-Pequim de trem High-Speed, até pra sentir como é viajar a 300km/h mas pelo que vi não consigo comprar a passagem via Brasil… é isso mesmo???

    Estou em contato com uma agência de turismo de lá mas a coisa está meio lenta pra ser honesta!

    Agradeço desde já por qualquer outra informação!!!
    Marisa

    1. Olá Marisa!

      Quando fui para a entrevista do visto fui com todas as passagens já compradas. As internacionais e os trechos internos. Não tive qualquer dificuldade para comprar no site da Air China, Hainan e Hong Kong Airlines, comprei pela internet e paguei com cartão de crédito.

      Quanto aos day tours, se pretende fazê-los, não precisa fechar nada antes. No dia da entrevista do visto eles querem apenas um roteiro das cidades pelas quais vc vai passar, e não o que vc vai fazer em cada dia em cada uma delas!

      quanto ao trem bala, considerando que vc quer um dos trechos mais disputados, teria que arriscar a comprar lá. Foi o que eu fiz, mas não para este trecho que vc quer, foram trechos entre cidades menores, então pude comprar no dia mesmo ou com 1 dia de antecedência. A venda das passagens só abre 10 dias antes, e claro que os chineses tem preferência. Mesmo que vc pague a uma agência local para comprar para vc, não é garantido que eles vão conseguir.

      Te daria 2 dicas: se quer a experência de andar com o trem bala, faça um trecho menos concorrido e com mais trens disponíveis, assim sua chance de conseguir vai ser maior.

      a outra dica é para você contratar o menos de day tours possível! Fiz a viagem para a China 100% sem pacote e foi bem tranquilo.

      abs

  13. Fala Turma! Esse blog é muito bom… O melhor é que só de entrar nele eu penso nas viagens que fiz e nas que vou fazer!
    Bom… Chegou a vez da Ásia, e chegou com força! Estou programando as férias de 2015 e tenho 22 dias para visitar os poucos lugares da Ásia que conseguirei em tão pouco tempo… A pergunta é a mais comum aqui: quais cidades visitar? Porém não farei a pergunta de forma preguiçosa. Pesquisei um pouco, vou pesquisar mais, mas uma ajudinha vai bem… Tenho em mente os seguintes lugares (alguns eu vou cortar), mas peço que me sugiram mesmo, com total liberdade um roteiro:

    Hanoi
    Ho Chi Minh
    Bangcoc
    Pequim
    Xangai
    Hong Kong
    Tokyo
    Hiroshima
    Kyoto
    Osaka

    Somos casal (30-35) e queremos conhecer algumas cidades maiores, mas não queremos deixar de conhecer as cidades menores e tradicionais (até preferimos).

    Obrigado!

    1. Mauro,

      Acho que com 22 dias você deveria se concentrar em uma área menor para fazer as coisas com mais calma. Eu separaria em 2 viagens distintas: sudeste asiático com extensão a HK e China + Japão.

      Na primeira, ficaria uns 3 dias em Bangkok + 3 dias em Phuket ou Phi Phi. Incluiria uma passagem pelo Camboja para visitar os templos em Angkor Wat (3 dias).De lá iria para Hanoi (1 dia) e faria um cruzeiro de 3 dias por Halong Bay. Complete com 4 dias em HK (não precisa visto para lá). Com os deslocamentos deve dar por volta de 22 dias.

      Em outra viagem, ficaria 5 dias inteiros em Pequim e pelo menos 3 em Shanghai. Voando para o Japão, serão necessários pelo menos 10 dias para conhecer as cidades que vc escolheu.

    2. Mauro,
      Uau, que viagem bacana!
      Com este tanto de dias acho que é muita coisa para pouco tempo.
      Agosto passado, fiz Bangkok, Beijing, Tokyo (bate-volta Kyoto), stop em Xangai, Cingapura, Phi-Phi (Tailândia) e Dubai em 24 dias. Em 2004 com 21 dias fiz Japão, China e Hong-Kong (não perca!!!).
      Foi corrido, mas já conhecia Beijing e Tokyo, o que facilitou muito. E tenho um pique mais acelerado.
      Sugiro muito cortar algo. Kkkk
      Sou mais Phi-Phi que Phuket! A sugestão de dias do JB me parece boa também.
      Já postei Bangkok e Tokyo lá no Cumbicão, se quiser dê uma conferida.
      Abraço e boa viagem.

    3. Já moreie viajei muito pelo Japão todo, a minha sugestão para o Japão seria 2 dias em Tokyo, 2 dias em Kyoto e 1 dia em Hiroshima seria o suficiente para conhecer a cidade. O deslocamento entre eles sugiro o Trem Bala, para planejar o deslocamento dentro do Japão pode usar o site http://www.hyperdia.com/en/

      Osaka eu deixaria de fora ( se não chegar ao Japão via Kansai (KIX), não tem muitos atrativos na cidade e ela é muito parecido com Tokyo, Se quiser adicionar mais uma cidade ao roteiro, adicionaria Nara, com um daytrip de Kyoto.

      Com isso fecharia 5 ou 6 dias no Japão que corresponde a 25% do total da viagem.

  14. Mauro,
    Como vc disse que irá cortar alguma coisa, melhor falar de forma geral, para vc escolher. A sugestão do JB é ótima, fazer o roteiro em duas vezes. Por outro lado, veja a logística dos deslocamentos. Os países asiáticos são, às vezes, geograficamente próximos, mas nem sempre acessíveis de forma direta. Estou na quarta viagem à Ásia e sempre uso empresas low cost (Air Asia, Bangkok Airlines), aquelas que vendem trechos individuais (Vietnam ou Laos Airlines), e também uso minhas milhas nas companhias parceiras asiáticas para emitir apenas uma “perna”. Nem sempre nosso roteiro é concretizável ou economicamente viável. Montar o roteiro é fácil, difícil é colocá-lo em prática.
    Gostei mais da China do que do Japão, sendo q as cidades menores são lindas. Hanoi é ótima, e além do passeio a Halong Bay (nosso tempo era curto, fizemos o passeio em um dia), vale a pena ir à Sapa (vilarejo nas montanhas – mínimo uns 3 dias).
    Tóquio – 4 dias (um deles para descansar da viagem, ajustar o fuso horário)
    Quioto – 4 dias (um deles para visitar Hiroshima)
    Osaka – 1 dia (possui boas opções de vôo para o Sudeste Asiático)
    Hanoi ou Bangkok – 4 dias (não sei se Ho Chi Min valeria a parada, salvo se houver conveniência nas conexões). Fuja do período das chuvas.
    Hong kong e Macau – 4 dias (entre Shangai e HKG, eu ficaria com a última)
    Pequim – 5 dias (vc poderia tentar incluir Xi-An)
    A Ásia é assim mesmo… qto mais vc se informa, mais interessante ela fica.

  15. Oi Mauro, o meu palpite é q se queres ir ao
    Japao , Pequim, Xangai e Bangkok cabem
    no roteiro.

  16. Oi Mauro, Kyoto eh demais, mas se puder incluir 01 dia em Nara, vale a pena. Foi a antiga capital do Japao, e tem um templo com um Buda enorme, literalmente do tamanho do templo. Um bate volta eh suficiente. Se for a Hiroshima inclua tb Miyagima, vai de catamara pra la, onde fica um portal no mar. Da pra ficar um periodo por la tb.

  17. Muito Bom!

    Valeu Bóia, JB, Diogo, Atsunori, Juliana, Sylvia, Marcia!
    Parece que a ideia evoluiu para uma viagem de volta ao mundo… Estou tentando convencer “dona maria”.
    Pra ela é até mais fácil porque ela pode pedir licença de até 6 meses no trabalho. Eu não tenho medo nenhum! Quando voltar vai dar tudo certo como sempre! Estou planejando 120 dias!!!

    Se a ideia não evoluir (toc toc toc) farei o roteiro com base em vossas respostas!

    Obrigado!

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!