Amsterdã

amsterdam-ponteMais certinha que doidona | Ricardo Freire

Amsterdã é a Bangkok do Primeiro Mundo – um lugar que provoca risinhos maliciosos quando você conta que vai para lá.

Para a imensa maioria dos visitantes, porém, o binômio sexo-drogas é quase irrelevante: rende um passeio rápido ao Bairro da Luz Vermelha e fotos de cafés esfumaçados – do lado de fora.

O que fica de uma temporada em Amsterdã é o encanto de estar numa cidade que é a um só tempo obra de arte e de engenharia.

Você vai querer estar de cara limpa (e sem luz vermelha por perto) para passear por seus canais concêntricos e atravessar algumas de suas 400 pontes, admirando as proporções peculiares de seus edifícios e aproveitando a simpatia do povo mais desencanado que vai encontrar na Europa.

Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
amsterdam-gaypride amsterdam-museumplein amsterdam-beiracanal amsterdam-bicicleta
É difícil pegar tempo bom na Holanda. Venha preparado para pegar alguma chuva em qualquer época do ano. O verão não chega a ser quente no sentido brasileiro da palavra; o inverno pode registrar temperaturas negativas.

O verão é gostoso para curtir a cidade ao ar livre. Mas se você quer ver os campos de tulipas de Keukenhof, venha no início da primavera: o parque só abre durante algumas semanas. Em 2012 vai ser de 22 de março a 20 de maio (o pico da floração é em abril).

Para encontrar clima de carnaval, venha no Dia da Rainha (30 de abril) ou no fim de semana da Parada Gay, que em Amsterdã é aquática, pelos canais (em 2012 vai ser dia 5de agosto).

A KLM tem vôos diretos de São Paulo. Todas as outras cias. aéreas que servem a Europa voam com uma conexão.

É conveniente chegar de trem se você vem de Paris (3h18), Bruxelas (1h53), Colônia (2h40) ou Frankfurt (4h). De Berlim só vale a pena vir de trem (6h20) se o preço estiver bom. De todos os outros cantos da Europa, venha de avião.

Se estiver fazendo uma viagem picadinha, tente incluir Amsterdã na sua passagem transatlântica (a associação entre KLM, Air France e Alitalia torna isso ainda mais fácil).

Em último caso, use companhias aéreas low-cost como a easyJet, Vueling e Meridiana. (A Ryanair só voa a Eindhoven, a 1h20 de trem.)

A localização mais privilegiada em Amsterdã não é em nenhuma região específica, e sim numa posição determinada: tente ficar à beira de um canal. Se passar por um canal for a primeira e a última coisa que você fizer no seu dia, a sua estada na cidade vai ser ainda mais bonita.

O bairro mais bacaninha da cidade é o Jordaan. O mais central para turistagens e noite são os arredores de Rembrantplein (mas pode ser barulhento). As imediações da estação central (incluindo a avenidona Damrak) não são muito bem encaradas. Se puder, evite.

Para alugar, tente o Jordaan. Ou invista numa casa-barco — serão os euros mais bem aplicados da sua viagem.

Os moinhos de vento de Zaanse Schans estão a 20 minutos de trem; a pitoresca cidadezinha de Delft, a uma hora. Para ir ao Keukenhof, o parque das tulipas, pega-se um ônibus especial (1h30 de viagem).

Na Bélgica, Antuérpia está a 1h12, e Bruxelas, a 1h53. Mas Bruges continua distante demais para um bate-volta: são 3h10 de viagem, com baldeação em Bruxelas (deixe para fazer quando estiver a caminho de Paris). Colônia, a 2h40, é a porta de entrada para uma viagem pela Alemanha.

Uma ótima idéia alternativa é aproveitar a cultura ciclística local para fazer uma viagem de bicicleta entre Holanda e Bélgica. Vá com tempo sobrando, para não pedalar na chuva

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Amsterdã por Ricardo Freire


538 comentários para “Amsterdã”

  1. Rick, o link “Como usar o strippenkaart nos bondes e ônibus” está apontando para a página errada.

    1. Corrigi, obrigado!

  2. Bom, de qualquer forma, fica uma dica: o strippenkaart está sendo colocado fora de uso gradativamente em todo o país. Ele será substituído completamente pelo OV-Chipkaart (http://www.ov-chipkaart.nl/?taal=en), que é um cartão magnético que pode ser carregado seja com créditos em euros, seja com “passes” diários em algumas cidades, e que servirá para uso em todo o sistema de transporte público da Holanda, de trens da NS a ônibus e metrôs.

    Turistas já podem comprar cartões anônimos ou descartáveis (não podem ser recarregados) e usá-los normalmente. A vantagem é que basta aproximar o cartão do leitor ao entrar e sair de algum veículo e todo o trabalho está pronto: a tarifa é calculada automaticamente, descontos (se for o caso) aplicados, e não será mais necessário se preocupar com bilheterias ou moedas para viajar em trams e trens.

    Atualmente, já dá para usar o OV-Chipkaart, vendido em máquinas touch-screen com opção de menu em inglês no aeroporto Schiphol e em várias estações, em toda a rede de trens, bem como no sistema de transporte público de boa parte do país.

    1. É a mesma tecnologia do Oyster, então.

      Vou atrás e faço um post em breve.

  3. Ricardo,

    Adoro seu site!

    Morei em Amsterda 4 anos e gostaria de dar algumas dicas:

    O site mais usado para restaurantes na Holanda: http://www.iens.nl

    Nao deixar de comer o famoso Croquete, que nao eh alemao como dizem no Rio, mas Holandes. Os mais famosos sao aqueles que podem ser comprados “na parede” com moedas no snackbar: FEBO

    Comida holandesa nao eh das mais apetitosas, eh uma versao mais pobre da comida alema. Muita batata, carne de porco e legumes em geral. Um restaurante interessante: http://www.moeders.com/
    comida como a da mamae.

    Para rotas de transporte publico dentro de Amsterda: http://www.9292ov.nl/

    1. Obriagado, vou acrescentar!

  4. O 9292ov.nl serve para toda a Holanda, mas é meio complicado de usar se vc errar um “ij” no nome da rua.

    Ontem eu fui a Amsterdam, e fica o recado para o pessoal: as obras de uma linha de metrô entraram em uma fase II. A Damrak (a avenida que passa na… Dam Square) que já estava meio interditada de agora até novembro está ainda mais confusa, com tapumes, desvios e retroescavadeiras compondo a paisagem.

    Ali há vários hoteis mais econômicos, mas recomendo que pelo menos até o fim desse ano, quando as obras de superfície devem terminar, evitem pegar hoteis por ali. Acordar de manhã cedo, abrir a janela e dar de cara com uma grua e lama, ninguém merece :)

  5. Ricardo

    Encontrei 2 hoteis em Amsterdam que gostaria da sua opinião ou de qualquer colega que os conheçam:
    a) Hotel Nadia: 70 euros a diária, com café, wifi, vat e city tax. Indicado pelo Trip – Raadhuisstraat 51 – 1016 DD Amsterdam – http://www.nadia.nl/index.php

    b) Sunhead of 1617 – Herengracht 152 1016 BN Amsterdam. Enviei e-mail para solicitar preço da estadia. http://www.sunhead.com/contact.php

    Confesso que fiquei surpresa com o preço do Hotel Nadia, confirmado via e-mail, já que tinha simulado pelo sites do Hotels.com (106 euros) e outro, que agora não recordo, por 110 euros.

    Um grande abraço.

    1. Elsa, os dois hotéis são muito bem localizados — o Nadia pertinho de canal, o Sunhead beira-canal — e foram escolhidos a dedo, parabéns.

      Acabo de simular o Nadia no Hotéis.com para a noite de 12 para 13 de março e deu 72 euros.

      Seja lá qual for o que você escolher, na volta por favor dê seu depoimento; hotel BBBB (bom, bonito, barato e bem-localizado) em Amsterdã é super-raridade.

  6. Olá Riq,

    Posso pedir uma opinião sua também? A Dri Setti postou semana passada no Achados sobre 2 hotéis em Amsterdã. O Citizem M (ela recomenda o “Amsterdam City”) e o Qbic. Confesso que ainda não consegui entender direito se a localização dos 2 – ou de 1, pelo menos – é boa ou não. Estou indo para lá em março e queria acertar na escolha do hotel :-)
    Á propósito, segui suas dicas de NY e correu tudo super bem, inclusive com o aluguel do Loft.
    Super obrigado e um abraço!

    1. Ambos são lindos e devem oferecer uma experiência incrível, sobretudo se você trabalha ou é fã de arquitetura e design de interiores. Mas pro meu gosto os dois são muuuuuuuuuuuuuuuuuito fora de mão. Se você conhece São Paulo, é como se hospedar na Berrini.

  7. Nossa… Berrini não dá mesmo, Riq. Sou fã de arquitetura e design, sim. Mas localização é tudo também. O jeito é seguir procurando algo que contemple os 2. :-)
    Se algum dos trips tiver uma dica, agradeço muito!
    Super obrigado pela opinião. Uma grande abraço!

    1. O que melhor responde ao seu briefing é o Chic & Basic Amsterdam.
      http://www.chicandbasic.com/esp/hotel_amsterdam/

      1. Bom, tá meio atrasado para a colega, mas fica a informação: estão reconstruindo várias ruas do Jordaan (na verdade, os encanamentos), então fiquem atentos que pode haver tapumes na sua janela – ligue antes para confirmar, as obras são aceleradas, abrangentes mas acabam em julho.

        Sobre hoteis perto do WTC/Zuid: a região é realmente um “centro empresarial” com prédios absolutamente bonitos. É tipo a “resposta” de Amsterdam a décadas de vanguarda arquitetônica modernista e pós-modernista de Rotterdam.

        O local pode até ter um quê de Berrini, mas estão surgindo alguns restaurantes moderninhos (alguns no próprio predio do Qbic) e “antenados” por lá, garantindo um princípio de movimento à noite. Como os hoteis são do lado da estação Amsterdam Zuid, fica fácil usar tanto o metrô (13 min até Rembrantplein), tram (12-14 min até Leidsenplein) e, de madrugada, os natchbussen. Mas realmente não é um lugar com aquela imagem típica “holandesa” de um canal e uma house boat na frente da sua janela – é a antítese disso: uma auto-estrada de 6 pistas, uma ferrovia, prédios com mais de 30 andares e um movimento de gente semi-engravatada.

        Ali do lado fica o Beatrixpark, um local discreto e tranquilo para dar uma volta rápida.

  8. Ildefonso, dá uma olhadinha nas recomendações do Marcio: http://www.ajanelalaranja.com/2008/01/onde-ficar-em-amsterd.html
    Quando morei em Amsterdam (somente por 3 meses) a empresa também me recomendou o hotel Van Onna e fica no Jordan um bairro super fofo (eu adoro!). Uma outra localização central seria proximo ao Rembrandtplein…
    Abs

    1. Ildefonso, fiquei no Van Onna em Junho, seguindo as otimas dicas do Marcio. Mas, quer saber? Nao ficaria la de novo. Apesar do bom preço, limpeza, cafe da manha e excelente localizacao ( tem uma rua lotada de restaurantes a 2 quarteiroes do hotel, tudo de bom), o hotel é muuuiiito basico demais. O qto é minimo, e o banheiro eu achei o pior. Sem prateleiras ( nao tem onde colocar escova de dente), sem cortina no chuveiro, sem ganchos pra toalhas, minusculo, do tipo que molha inteiro ( iinclusive o PH) na hora do banho. Mas que a localizacao é otima, isso é.

  9. Ricardo, to na busca de hotel p/ abril em Amsterdam. Tentei o Chic&Basic, que você já tinha recomendado na revista, mas não tem disponibilidade para os dias que estarei na cidade. Tem outra(s) sugestões? pretendo pagar até 100euros a diária. Pesquisei o Van Onna, e me deu um certo medo, fiquei na dúvida qto à limpeza do quarto (cama e banheiro). O que você sugere? Já peguei sugestões suas em viagens anteriores que foram de muita valia. :)

    1. O Van Onna é limpo e super-recomendado em todo canto; só os quartos são pequenos e o último andar é acessado por uma escada de metal em espiral.

      Tente o NH Amsterdam Centre. http://www.nh-hotels.com/nh/en/hotels/the-netherlands/amsterdam/nh-amsterdam-centre.html

  10. Riq, voltei para agradecer. Reserva no Chic & Basic Amsterdam feita. E ainda peguei uma tarifa especial (”Early Days”)! Suas dicas, como sempre, fazendo minhas viagens muito melhores (e as dos trips aqui do VnV, claro). SUPER OBRIGADO! (#capslokafeelings :-) )

  11. Olá Ricardo e demais amigos.
    Algum de vocês conhece ou já ficou no stayokay vondelpark ou no hotel bema? Ambos são próximos, mesma faixa de preço (em torno de 70 euros) e com notas acima de 7 nos sites especializados. Mesmo assim sempre tem algumas pessoas que reclamam muito, como por exemplo a presença de rato no banheiro, fila para café da manhã, chuveiro frio, dentre outros. No stayokay vondelpark o banheiro (quarto privado) fica dentro do quarto?
    Abraço a todos.

    1. Eu não curto muito a localização perto dos museus, acho um pouco longe, mas não é nada que impeça você de curtir a cidade.

      Todos os quartos do Stayok Vondelpark têm banheiro privativo, inclusive os dormitórios (ou seja, mesmo quando o banheiro é compartilhado ele fica dentro do quarto, não no fim do corredor).

      Não sei onde você viu essas resenhas, mas rato é grave. Veja a data e se há repetição.

      http://www.viajenaviagem.com/2010/02/resenhas-de-hotel-modo-de-usar/

      1. Ola. Acabei de voltar da Europa e fiquei no Stayok Vondelpark em Amsterdam. Achei excelente. A localizacao e a infraestruturas são ótimas. Tem até elevador! Os quartos sao limpos e confortáveis e tem banheiro e chuveiro dentro deles. E o café da manhã é muito bom também.

  12. Ricardo, você conhece ou indica algum guia que fale português em Amsterdã para um tour privado?
    Passarei pela cidade somente por 2 dias e gostaria de aproveitar ao maximo. Obrigada.

    1. Entre em contato com o consulado brasileiro em Amsterdã, eles devem te indicar um.

  13. olá Ricardo,
    peguei sua dica do Hotel Van Onna e consegui fazer a reserva p/ abril. Só tenho uma dúvida: segundo o e-mail deles, eles não ceitam cartões de crédito, e o pagamento será feito no local, na minha chegada ao hotel. É isso mesmo, né? estou um pouco insegura, por ir apenas com uma reserva, sem o pagamento das diárias… isso tb não dá problema na imigração?
    obrigada mais uma vez.

    1. Dá problema não. Se não estão cobrando nada adiantado, melhor para você. Leve o email confirmando a reserva.

    2. Eloa, é isso mesmo. O dono ( um senhor de uns 75 anos) recebe o pagamento todo dia só em dinheiro. Nem tente negociar, ele finge que nao fala ingles. Depois ele esquece e vc ve ele falando ingles com outra pessoa.:-)

  14. Bom dia a todos os amigos desde magnifico blog. Podem me ajudar?
    Como não consegui passagem diretamente de Paris para São Paulo, em início de junho vou ter de ir de Paris a Amsterdã para pegar o voo da KLM para S. Paulo. O voo sai às 10:00h da manhã. Dará tempo de chegar de trem? Se eu for de trem, a estação de trem é muito longe do aeroporto? Dá pra fazer o trajeto de metrô?É mais vantagem ir de trem ou de avião? Vale a pena ir um ou dois dias antes para turistar por Amsterdã?Já estou longe da “swinging youth”, vale dizer que prefiro algo mais (beeem mais) calmo. Alguma sugestão? Muito obrigada. Zélia

    1. Você vai ter que ir na véspera ou antevéspera, porque o primeiro trem sai às 6h25 e chega às 9h30 no aeroporto de Amsterdã.

      Mesmo se pudesse ir no mesmo dia, sempre é mais garantido ir na véspera.

      Você vai gostar muito de Amsterdã, não vai se arrepender.

  15. ok, Ricardo, relaxei agora, rsrs….valeu!!! agora é contar os dias para chegar logo a data da viagem. :)

  16. Olá pessoal!
    Quem conhece Keukenhof saberia me dizer quanto tempo deve-se ficar por lá? Irei a Amsterdam no início de maio e estou planejando bem a agenda. E em relação a Bruges? Uma manhã seria o suficiente?
    Abraço a todos.

    1. Um dia em Keukenhof. Para Bruges o melhor é fazer um pit stop na direção de Paris, veja o post na seção “relatos”.

  17. Oi!! Como vou de Amsterdam a berlin?? Qual low coast faz este trecho?? Tem trem??

    1. Veja se tem alguma low-cost no trecho em http://www.skyscanner.com.

      De trem, compre com antecedência em http://www.bahn.de/international que tem passagem em conta.

  18. Riq já tinha visto no skyscanner, nada conveniente.A Silvia me deu a dica da transavia.com e achei com otimo preço, voo direto

  19. Vale a pena sair de Amsterdã para Paris de trem e parar alguns dias para conhecer Antuerpia (não achei nada sobre ela),Bruxelas e Bruges? Quantos dias em cada cidade ou só uma volta para conhecer vendo ss 3 no mesmo dia e continuar para Paris?

    1. Antuérpia tem muitos fãs e está na moda. Eu fiz um bate-volta de Amsterdã e não me empolguei, não. Talvez se tivesse ficado à noite… talvez se não tivesse visto primeiro Amsterdã (na minha opinião, qualquer lugar na Bélgica está para Amsterdã assim como Montevidéu está para Buenos Aires; é bacana, mas não funciona como a segunda parte).

      Eu faria Paris-Bélgica-Amsterdã, e escolheria Bruxelas ou Ghent como base, fazendo as outras como bate-voltas voltando no último trem da noite.

  20. OI Riq, tudo bem?

    Mais uma vez, venho pedir uma dica.
    Me indicaram o Hotel Acacia em Amsterdã. Mandei um e-mail p/ lá e foram muito receptivos, mas fiquei em dúvida quanto à localização.
    O que vc acha do local?
    Obrigada pelas dicas valiosas.

    1. Tudo o que é beira-canal é bacana. As resenhas deste hotel são bem desiguais, mas a localização é adorável.

  21. Obrigada!!!

    Fiquei feliz com o adjetivo “adorável” – Já me decidi!!!

  22. Olá Ricardo!
    Parabéns pelo site, excelentes dicas! Estou indo para uma viagem para a Europa agora e sempre dou uma fuçada por aqui antes de fechar qualquer coisa! Rs..

    Queria saber se você teria uma sugestão para nós. Sairemos de Amsterdam com destino a Londres. Não queremos pegar companhia aérea low cost porque estaremos viajando por 1 mês, logo, vai ser impossível viajar com uma malinha pequena.
    Para ir de trem no entanto, via Bruxelas, não estamos conseguindo comprar a passagem pelo site holandês http://www.nshispeed.nl pois pede um cartão de crédito europeu. Pelo Raileurope ou STB, que são sites que aceitam a diferença de preço é absurda! No site holandês sai 50 euros por pessoa e nos outros, exatamente o mesmo trecho e o mesmo horário, mesmo trem e tudo sai po 170 euros!!
    Um amigo holandês sugeriu pegar um trem até uma cidade chamada Hoek van Holland e de lá um ferry pra Londres mas a viagem demora muuuuito, um dia todo, acho q não compensa perder um dia assim, fora o tanto que será cansativo.
    Alguma idéia para nos ajudar?

    Muito obrigada!

    1. Não temos histórico aqui no site de quem tenha tentado comprar no site da NS Hispeed com cartão brasileiro. O site avisa que só aceita cartão europeu ou você não conseguiu comprar com o seu? Tem que ir até o final para ver.

      Neste momento o NS Hispeed.com está dando pau aqui na minha máquina, não consigo simular. Mas busquei por problemas com cartão de crédito em foruns e não achei nada.

      A melhor opção sempre é tentar encaixar os trechos aéreos europeus na sua passagem transatlântica. É mais seguro, mais conveniente, e em muitos casos mais barato.

      Caso você já tenha emitido a sua passagem e não consiga comprar no site holandês, suas alternativas são:
      - pedir ao amigo holandês para comprar por vocês (eu já teria feito isso; essas ofertas não duram, e provavelmente da próxima vez que vocês procurarem esse precito camarada de 50 euros não estará mais lá)
      - comprar em http://www.raileurope.com.br (17 euros de taxa por trecho por passageiro + 18 reais para entregar todas as passagens por Sedex)
      - fazer uma mala pequena e viajar de low-cost (não gosto de low-cost, mas viajar leve sempre é melhor). Lavem roupa pelo caminho (veja o post de como usar lavanderias automáticas na seção Relatos)
      - ir de ônibus http://www.eurolines.com

      Eu não perderia o dia para ir de ferry não.

  23. Riq, voltei para agradecer a super indicação do Chic & Basic Amsterdam. Localização fantástica! O hotel é um charme, pessoal eficiente e super prestativo. E Amsterdam, bem… “Mais certinha que doidona” é a definição perfeita para a cidade. Adorei! Muito obrigado!

    1. Obrigadíssimo pelo fidibeque, Ildefonso! Acho que você foi o primeiro a conferir o C&B!

  24. Riq, eu queria deixar registrada uma sugestão aqui. Muita gente vai ver moinhos em Zaanse Schans, vc até recomendou aqui. É legal, é arrumadinho e tal, mas entope de gente no verão, dada a proximidade com Amsterdam, os tours organizados e os prédios kistch que estão construindo lá perto, do outro lado da ferrovia.

    Moro aqui, e para quem quer fazer uma day-trip diferente e muito interessante, fica a minha sugestão (só dá certo de abril a setembro): ao invés de Zaanse Schans, vá para Kinderdijk ( http://www.kinderdijk.com ). Os moinhos são maiores, e estão em um estado mais natural, por assim dizer, espalhados por uma área maior muito agradável para andar com temperatura acima de 15 graus, e com muvuca pequeníssima.

    A forma mais interessante de fazer essa day-trip é em um passeio de barco que parte de Rotterdam ( http://www.rebus-info.nl/main.htm ) as 10h e as 14h15, em um roteiro de 3h15 (€ 13,50). Os passeios partem do cais perto da Erasmusbrug, aquela ponta famosa que é o símbolo de Rotterdam, e no caminho até Kinderdijk passa por vários pontos famosos da cidade, que é única na Europa em seu aspecto moderninho e arrojado (foi toda destruída na II Guerra).

    Antes ou depois, dá pra conjugar esse passeio com o Maritiem Museum ( http://www.maritiemmuseum.nl/website/index.cfm?itm_id=96 ), o mais completo museu sobre o assunto que fica a 10 minutos de caminhada da Erasmusbrug, e dá pra atravessar a famosa ponte e tirar várias fotos (do outro lado tem uma ilha famosa pelo prédio da Holland America Line e vários cafés descolados).

    Outro ótimo complemento em Rotterdam é o Euromast ( http://www.euromast.nl , € 8,90), uma torre de observação nas proximidades de um parque urbano de 185m, com um mirante giratório no topo. Parece programa pega-turista, mas garanto que não é: Rotterdam não atrai multidões, lá em cima raramente é muvucado e a vista é linda de qualquer forma (dá pra ver a Alemanha em dias muito limpos, toda a cidade, o porto, as pontes móveis os canais etc.). Lá tem um restaurante bom (e no parque ao lado outro melhor ainda), com vista panorâmica – cheque antes de ir pois às vezes o restaurante é fechado para eventos.

    Para chegar, pegue um trem desde Amsterdam até Rotterdam Centraal (compre um ‘dagretour’ – ida e volta – por € 25, 1h03 de viagem, ou um trem rápido Fyra, € 39 ida-e-volta, 41min de viagem). Assim que chegar em Roterdam Centraal, compre um ‘dagkaart’ (passe diário) nas máquinas automáticas (menu em inglês) RET, que opera os metrôs em Amsterdam (€ 6). A estação de metrô da Erasmusbrug e do barco para Kinderdijk é Leuvehaven, a estação mais próxima do Euromast é Colhaven, mas dá pra ir andando da Erasmusburg até o Euromast (20 min) pelo Het Park.

    Bom, tá aí a minha dica “insider” para quem quiser um programa incomum e moinhos sem muvuca.

    1. André estou programando uma visita pela 1ª vez para Amsterdã em Setembro próximo, ficar 3 dias com amigas mas como não gosto de depender de transporte a todo momento pretendo me hospedar próximo à Dam Square, teria algum hotel por até Eu 100,00 pra me recomendar, me diga em Setembro há tulipas para ver?? Gostaria de saber se é fácil comprar trem para Bélgica pois é meu próximo destino saindo de Amsterdã.
      Aguardo resposta,
      Lúcia

      1. As tulipas ocorrem no começo da primavera (março/abril). Setembro é outono.

        A praça Dam não é um lugar muito agradável de Amsterdã, não.

        Um hotel básico e superbem localizado, à beira-canal, a menos de 100 euros, é o Van Onna http://www.vanonna.nl

        Você pode comprar passagens para a Bélgica aqui http://www.nshispeed.nl/en .

  25. Prezado Riq,

    Passarei 3 dias em Amsterdam agora em junho.

    O q acha do Hotel Ibis Amsterdam Centre?
    End: Stationsplein 49 – 1012 AB AMSTERDAM

    A localização é boa? Parece ser bem central…

    Muito obrigado!

    Dennis Martins

    1. Esse hotel fica ao lado/em cima da estação de trem central de Amsterdam. Mas tem um porém: o local em frente está em obras, e se vc for voltar a noite a pé, terá uns 200/300m mal encarados até chegar lá. Não é perigoso, todavia.

  26. Andre,

    Obrigado pela rápida resposta… O q vc quer dizer com mal encarados??
    Se não é perigoso já fico mais tranquilo…

    1. Oi Andre,
      Na verdade a região da Estação Central em Amsterdam ela é perto do centro, mas não é no centro, entende? Fica atrás de um estacionamento de bicicleta e ao lado da Estação Central. O preço desse Ibis costuma ser legal e atrativs, mas a noite a região fica escura… Acho que é isso que o André quis dizer.
      Eu gosto muito do Joordam e acho Rembrandtplein uma boa localização.
      Amsterdam é pequena e super fácil de conhece-la caminhando.
      Abs

    2. Em várias cidades da Europa você vai passar por lugares que parecem perigosos, mas não são perigosos. É isso que “mal-encarado” significa.

  27. Em algum lugar no VnV eu li o comentário de uma trip que fará Paris-Brasil via Amsterdam, mas não o encontrei mais. Por isso, escrevo aqui mesmo.

    Ela perguntava se seria interessante “quebrar” a conexão aérea em Amsterdam e ficar alguns dias lá. Ou seja, ir de avião de Paris a Amsterdam, já que o trecho estaria incluso na passagem ao Brasil.

    Aí eu pergunto: se essa opção (totalmente aérea) sair pelo mesmo preço que ir de Paris a Amsterdam de trem, e comprar a volta aérea somente Amsterdam-Brasil (e não Paris-Amsterdam-Brasil), seria mais conveniente o trem ou o avião? E com malas grandes e pesadas pelas roupas e calçados de inverno?

    1. Veja só quanto seria a franquia de bagagem do trecho interno — pode ser que seja só de 20 kg. Tente sair por Orly. O aeroporto de Amsterdã é perto, prático e barato: você vai e volta de trem para o centro da cidade.

    2. Dionísio, este comentário está em “Londres”, ok?

  28. Ricardo, uma ajuda:chego em amsterdam no dia 19 e fico até o dia 21 de junho com o meu namorado. De lá sigo para Berlim. estava pensando em ficar no hotel Ben – Beursstraat 21, Amsterdam-Centrum, 1012 JT Amsterdam. O que vc acha da localização? Sei que fica no centro, mas ficar no centro não é bom para turistas com pouco tempo? estou um pouco confusa! Obrigada!

    1. Localização central sempre é bom. Algumas ruas de Amsterdã podem parecer mal-encaradas, mas são só isso, mal-encaradas. Não espere nada no hotel, porém: hotéis muito baratos em Amsterdã costumam ser bastante fraquinhos.

      1. Reforçando o que o Riq disse: fraquinho = escadas assombrosas com cantos cegos para subir (elevador para que?), quartos com janelas minúsculas ou sem janelas, e vista para algum estacionamento.

  29. OI Ricardo

    Se ir visitar a cidade já gera risinhos safados, imagina quando disse que ia morar lá…

    Sempre que me perguntam um segredo de Amsterdam, eu digo que o maior segredo é esse: o lance drogas-sexo é mais um show pra turista do que a cidade de verdade, que tem uma vida riquíssima que vai bem além (me esforço pra mostrar a cidade de verdade no meu blog). Fico feliz que você tenha abordado isso no seu post. Muito bom!

    Um abraço

    Daniel

  30. Ricardo, o que vc acha do I amsterdam Card? Chego em Amsterdam no sábo e saio na segunda. Vc acha que vale a pena? Ele dá direito ao transporte?
    Obrigada.

    1. É ótimo, faça. Dá direito ao tranporte sim.

  31. Ricardo, como vou ficar três dias, vc acha que devo comprar de quantas horas?

    1. Depende do seu apetite para ver os museus. Com o de três dias você pode escalonar um grande museu por dia, e entrar nos museus menores que encontrar pelo caminho.

  32. Ricardo,

    3 noites em amsterdam está de bom tamanho?

    A localização do Dylan Hotel é boa, vale a pena?

    abs

    1. Rapaz… é um dos hotéis mais chiques, charmosos e bem-localizados de Amsterdã. (Por precaução, tome um banho de sal grosso já. E é por minha causa, mesmo…)
      :mrgreen:

  33. Riq, o Ibis City Stopera está bem localizado? verifiquei que ele está procimo a praça rembrandt.

    1. Hehehe, é pertinho só no site do Ibis :-) O hotel é novinho e melhor do que o Ibis ao lado da estação, mas está ligeiramente fora de mão, numa avenidona meio expressa, sem vida. Nada grave, porém. Se você quer um hotel básico sem surpresas, e não precisa de vida animada exatamente na porta do hotel, pode ser uma boa, porque em Amsterdã é difícil achar algo bom, barato e confortável.

  34. Oi Ricardo,

    Vou me hospedar com 2 amigas numa casa barco em amsterdã em setembro. Gostaria de uma ajuda com relação a localização. Vc saberia me dizer é a melhor localizada para “turistar”?
    Cheguei a ver a que vc ficou (post sobre aluguel de ap), mas só aloja duas pessoas!

    PhilDutch Houseboat:
    http://maps.google.nl/maps?q=phildutch+nicolaas+witsenkade+17g+amsterdam&hl=nl&cd=1&ei=E_gGTJOaDIvgzQSJ1cWjDg&ie=UTF8&view=map&cid=14872261215562464924&iwloc=A&ved=0CEoQpQY&sa=X

    Blue Wave Houseboat:
    http://www.i-escape.com/places_to_stay_location.php?hotel_key=151

    Se algum navegante tiver dica de outra, tb agradeço!

    Valeu!

    1. Não sou familiarizado com nenhum dos dois endereços, mas o primeiro parece mais perto de tudo, Renata!

    2. Sem dúvida o primeiro é melhor localizado! Como Amsterdam é concetrada, vai ser fácil de vocês circularem estando por lá (eu morei em Leidseplein que é ali pertinho). Tem um supermercado pertíssimo caso precisarem comprar alguma coisa (eu costumava fazer comprar por lá!)… O canal que vcs estão ficando parece bem movimentado, mas acho que vai ser legal! Alugue uma bicicleta (como todos os cadeados possíveis) e vá se divertir em Amsterdam…

      1. Muito obrigada, gente! Qdo voltar de viagem, deixo minhas dicas por aqui!

  35. Oi Ricardo, estou estudando em nancy e gostaria de ir pra Amsterdã na parada gay. Estou tentando reservar desde já a passagem de avião, saindo de paris, mas nenhuma das empresas baratas que conheço estão fornecendo essa viagem, não tem ou é porque está um pouco longe da data?? Vi pra ir de trem saindo de nancy a gare du nord e depois de lá a amsterdã e fica 140e, achei um pouco caro é isso mesmo? Aguardo resposta…abraços

    1. Há pouquíssimos vôos nessa rota; o trem matou.

      Veja as passagens em http://www.voyages-sncf.com . Pesquise Nancy-Amsterdam. Só pesquise picadinho se der muito caro.

  36. Olá Ricardo,
    Eu e mimha esposa vamos para a Europa em setembro, passamos 2 dias em Amsterdam e depois seguimos para Paris.
    Entre estas 2 cidades, queremos passar o dia em Bruges. Provavelmente iremos de trem. Você pode nos orientar qual a melhor alternativa custo/benefício para tal?
    Por exemplo: se comprarmos as passagens da Tallys, podemos parar no caminho, trocar de trem, conhecer Bruges, voltar para o trem Thallys sentido Paris no mesmo dia?
    Ou quais as outras opções?
    Gratos!

    1. Tem um post em que o Riq explica como fazer isso, mas em poucas palavras: vc tem de comprar passagens separadas, e o ideal é fazer Amsterdam-Antwerpen e Bruxelles-Paris de Thalys, e Antwerpen-Brugge e Brugge-Bruxelles de trem regional. Não dá pra descer do Thalys, as passagens são com dia e horário marcado.

  37. AH, outra pergunta sobre Amsterdam. Quais hoteis são recomendáveis para nos hospedarmos(eu e minha esposa) em Amsterdam por até 100 euros o casal?…suas dicas são ricas! Grato

    1. Se vc puder seu orçamento para € 130, a oferta de lugares interessantes vai aumentar bastante. O Booking.com de Amsterdam está entre os mais completos.

    2. Um supersimples mas localizado à beira de um canal é o o Van Onna.
      http://www.vanonna.com/

  38. Leandro
    Tenta o Priceline…estava pesquisando hoteis em Amsterdam semana passada e vi que tem um pessoal conseguindo os 4 estrelas no centro de Amsterdam na faixa de 65 – 80 dolares, e os 5 estrela na faixa dos 90 – 110 dolares a diaria.

  39. Eu estou tentando no PRICELINE para o fim de semana de 10 set por 3 noites e nao consigo esse valor(nao sei o pq). Pesquise no Hotwire.com e veja se os valores para data q vc quer sao esses mesmos. Como fa do Priceline, dessa vez em Amsterdam vou ficar no Van Onna(dica do VnVe janela Laranja).
    Mas Lenadro coincidentemente tb vou com minha esposa e dai vamos a belgica e Paris, entre em contato para trocarmos figurinhas e quem sabe marcar um encontro la! jorgepaulo.oliveira@gmail.com

  40. Ricardo, Andre , Renata e Jorge, primeiramente….agradeço pelas dicas.Pude entender que para ir a Bruges precisarei de um tempinho adicional, que em Amsterdam, o bairro Jordaan parece um dos mais bacanas para ficar e que voltarei aqui quando tiver mais dúvidas ou alguma sugestão!
    Jorge, já te responde e nos falamos. Abrrrr

    Leandro

  41. Vou a amsterdam em Setembro, reservei o hotel pelo booking.com, o hotel é: B&B La Festa
    (Endereço: Hazenstraat 64,Amsterdam, 1016 SR)
    Será que a Locoalização é boa???
    Obrigada!

    1. É sim.

  42. Ricardo,

    Preciso muito da sua ajuda. Estou indo a Amsterdam agora em Julho/ Agosto para ficar 3 noites. Pesquisando em vários sites encontrei o Hotel Eden Rembrandt Square (classificado com ****) com um preço bem legal para o casal no período que estou indo ficou em $250,00.

    Olhei no trip advisor e ele está 84 no ranking com 81% de aprovação. Porém, também falam que o local é muito barulhento, agitado e confuso. Estou com uma dúvida cruel, porque se o agito for de bares, boates e restaurantes não me importo… porém, se for da frequência por baderneiros prefiro evitar.

    Você por um acaso tem alguma referência deste hotel ou da área?

    As outras opções que achei interessante são as seguintes: Eden Hotel Amsterdam *** & NH Amsterdam Centre ****.

    Por favor, me ajude.

    Cláudia Oliveira.

    1. A Rembrantplein é barulhenta porque tem bares. Não diria que seus freqüentadores cheguem a ser baderneiros, mas são barulhentos.

      A situação do NH City Centre é bem bacana, perto da região mais legal dos canais.

      O outro Eden não está mal localizado não.

    1. É confortável e elegante, está um pouquinho fora do centro dos acontecimentos.

  43. hmmm certo.
    Vi o Chic & Basic e o NH, que voces indicaram aqui… agora verei o preço….
    As house Boat tenho um pouco de receio, apesar de achar muito muito interessante. Ou tem Algum que não tem erro, que voces já ficaram?
    agradeço mais uma vez,

  44. Oi Ricardo!

    Vou para Amsterdam em outubro e gostaria de ficar em um hotel na região dos canais. A princípio, pensei em ficar no Estherea.
    O que você acha?
    Vc poderia me dar outras sugestões?

    Obrigada!

    1. Não conhecia este hotel, está muito bem resenhado.
      http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g188590-d229151-Reviews-Hotel_Estherea-Amsterdam_Noord_Holland.html

      O Singel não é um canal tão tranqüilo e bonito quanto os outros. O Van Onna, que deve ser um hotel inferior, está num canal mais bonito.

  45. Ricardo,
    Tentei reservar o Van Onna hoje, mas ainda não obtive retorno.
    Reservei via Booking o Mozart Hotel. O que vc acha da localização?
    Agradeço a sua ajuda e disponibilidade de sempre.

    1. Beira-canal sempre é uma ótima localização. As resenhas no TripAdvisor não são boas; no Booking, regulares.

  46. Olá Ricardo.
    Então vou passar um dia em amsterdam, gostaria de conhecer os pontos principais de manhã da cidade para a tarde poder ir conhecer Volendan e marken ou vice versa … o que vc acha desse plano? vale a pena conhecer volendam e marken?

    Sem ser volendan e marken o que vale a pena conhecer por la? Gostaria de conhecer Keukenhof, mas como disse só tenho um dia! Me dê uma sugestão… e ah em amsterdam onde posso comer bem e barato, uma comida parecida com a nossa, brasileira…

    Abç Obrigado.

  47. Ricardo, estou com uma dúvida em relação ao pitstop em Brugges. Eu vou estar em Amsterdam e queria passar por lá no caminho para Paris (vou em setembro). Faz diferença comprar pela Thalys ou pela SNCF? Eu pesquisei nos dois (amsterdam-bruxelas // bruxelas-paris) e no da SNCF ficou mais barato. Tem alguma diferença entre as duas cias? Outra coisa, a passagem Bruxelas-Brugges-Bruxelas precisa comprar com antecedêcia? Eu tentei ver o preço mas não consegui achar…

    Muito obrigada!

    1. As duas cias. vendem o trecho Amsterdã-Bruxelas-Paris, compre na que estiver mais barato — mas veja se você consegue retirar essa passagem da SNCF em Amsterdã — tenho dúvidas. Veja também em http://www.nshispeed.nl/en (a cia. holandesa).

      O trecho interno da Bélgica pode ser comprado na hora.

      1. Essa cia holandesa só faz viagens de e para a Holanda (não tem a opção de ir de Bruxelas para Paris). Mas de qualquer maneira é melhor comprar com a maior antecedência possível, né?
        Você tem uma noção de preço desse trecho interno na Bélgica (só por um questão de orçamento… rsrs)?

        Valeu Ricardo, vc virou meu guru! =)

        1. O bilhete standard ida e volta sai 26 euros. Na bilheteria informam se há tarifas promocionais no seu dia.

          E olha só — dá pra comprar pra França, sim (inclusive da Bélgica pra França). Clique na lupa do quadradinho de busca, escolha o país (Nederland como destino, Frankrijk como destino), e Paris Nord vai aparecer.

  48. Vai pegar o trem em Amsterdam na Estação Central? Compre um sanduiche no supermercado Albert Heijn para levar com vc! Não vai se arrepender! http://www.ah.nl/

  49. Olá Ricardo,
    Vou chegar em Amsterdã a noite e pego minha conexão de volta ao Brasil pela manhã. Gostaria , por favor, de alguma dica para dar uma volta, se é melhor pegar o trem do aeroporto ou taxi e quais lugares seriam legais. Pensei no BIMHUIS, mas vi no site que não há programação em agosto.
    Obrigado

    1. Eu pegaria um hotel no aeroporto, iria de trem para a cidade e escolheria uma região pra dar uma passeada. A região do Nieuwmarkt (pra lá do distrito da luz vermelha) tem muitos restaurantes e bares. Mas não deixe para comer tarde, porque as cozinhas não trabalham muito além de umas 9, 9h30 não.

      1. Ricardo tenho algumas dúvidas, eu vou fazer 4 países em 20 dias no próximo mes de Setembro, eu queria saber se há trem bala de Paris para Lisboa e também se é mais vantajoso comprar ticketes de trem aqui no Brasil ou por lá mesmo. Vou fazer Amsterdam-Bélgica, Bélgica-Paris de trem e talvez se for vantajoso Paris-Lisboa, tem idéia quanto tempo leva de trem Paris-Lisboa???? e também ir de trem até Porto e ir explorando todas as regiões. Vc tem alguma sugestão de hotel limpo, com bons quartos e preços de até 100 Euros na Quartier Latin em Paris???
        Aguardo resposta,
        Lúcia

1 2 3 ... 5