Barcelona

barna-sardanaBarna para os íntimos | Ricardo Freire

Das grandes capitais da Europa (não me enganei, não; Barcelona é a capital da Catalunha), esta é a mais divertida de visitar. Não há nenhuma atividade dita obrigatória que cheire a chatice; se quiser, você pode passar a temporada inteira sem enfrentar nenhuma fila (e sem ficar com peso na consciência).

Quase tudo é para ser feito ao ar livre: passear pelos bairros medievais (o alternativo Raval, o popular Bairro Gótico, o sofisticado Born), ver as fachadas modernistas (de Gaudí e seus contemporâneos) no Eixample, subir ao Parque Güell e a Montjuïc.

E quando quiser ver uma Barcelona com menos guiris (estrangeiros), dê uma chegadinha na noite de Gràcia, um bairro classe-média que permanece fora do circuitão, e onde todos sabem que Barça é o time: a cidade é Barna.


Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
barna-sagrada barna-montjuic barna-passeigracia barna-tossa
O inverno é ameno (entre 5 e 14 graus); o verão, bem quente (máximas acima dos 30 graus). Chove muito pouco; setembro e outubro são os únicos que vêem precipitação acima dos 50 mm.

Do final de junho a setembro dá para ir a Barcelona como quem vai ao Rio: a cidade vira uma metrópole praiana. (As melhores praias urbanas estão pra lá da Barceloneta; continue até Bogatell, onde estão as barracas – chiringuitos – mais bem freqüentados, ou prossiga à nudista Mar Bella.)

A época mais disputada de hospedagem na cidade é durante o festival moderninho Sónar, que acontece em junho. No verão também dá para combinar Barcelona com a balada de Ibiza.

A partir de março de 2011 duas cias. ligam o Brasil direto a Barcelona: Singapore e Iberia, saindo de São Paulo.

De Madri há ponte aérea (1h) e trem de alta velocidade (2h40 nos horários sem paradas). Para a França os trens ainda são lentos, e Portugal está muito longe. A não ser em viagens picadinhas pela Espanha ou pelo sul da França, é melhor chegar de avião.

Antes de sair comprando low-cost, orce quanto sai incluir a parada em Barcelona na sua passagem transatlântica.

Principais low-cost que operam em Barcelona: Vueling, easyJet, Meridiana, Air Berlin e GermanWings. A Ryanair voa a Girona, a 1h de Barcelona.

Eu evitaria pegar hotel rente à Rambla (quanto menos você passar por ela, melhor) ou nos corredores mais muvucados do Bairro Gótico. Ficar na praia também não é ideal, porque acaba sendo pouco prático no dia-a-dia.

Os lugares mais bacanas para se hospedar são, naturalmente, os bairros mais bacanas: Raval, Born, Eixample. De preferência, num hotel com alguma pretensão de estilo. Barcelona respira design, e há hotéis estilosos para todos os bolsos.

Se for alugar apartamento, procure no Born – onde muitos edifícios foram restaurados para renting – e no Eixample (onde você vai se sentir mais compartilhando a verdadeira cidade dos barceloneses).

O mosteiro de Montserrat está a 45 minutos de trem; a cidade medieval de Tarragona, a 1h15. O trem suburbano leva em meia hora ao simpático – e simpatizante – balneário de Sitges. Outra praia muito bonita, Tossa de Mar, está a 1h20, só que de ônibus.

Para ir às Baleares – Ibiza, Maiorca, Menorca, Formentera – prefira o avião ao ferry-boat. Valencia, a nova vedete catalã, está a 3 horas de trem. San Sebastián, porta de entrada para o País Basco, a 5h30. Granada, a Andaluzia mais próxima, é de avião (de trem são 12h).

De carro você pode explorar a Costa Brava (não perca Cadaqués) ou, pagando devolução, seguir até a Provence ou Côte d’Azur.

Leia também:

Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

Tudo para organizar sua viagem a Barcelona por Ricardo Freire


798 comentários para “Barcelona”

  1. Atenea Calabria Apartaments, alguém poderia dar opinião sobre?

    1. Olá, Frantha! Não fica numa localização totalmente central. Está entre a região de Plaza de Espanya/Montjuïc e o centro histórico de Barcelona.

      Veja opiniões no TripAdvisor:
      http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g187497-d231503-Reviews-Atenea_Calabria_Apartaments-Barcelona_Catalonia.html

  2. Valeu pela atenção. E nessa disputa de Preço X Localização X Conforto, pelo que li, trata-se de uma boa escolha para quem gosta de caminhar e ficar um pouco mais distante do centrão dos turistas. E como se trata de uma cidade com bom serviço de transporte público, está fechada a escolha. Valeu e até a próxima pergunta!

  3. Rica, permita-me divulgar aqui também minhas aventuras e impressões de Barcelona: http://ocachambinaoeaqui.wordpress.com/category/pe-na-estrada/espanha-viagem/barcelona/

    Bate-volta a Montserrat, especificamente, está aqui: http://wp.me/pb5B6-4J
    E vale a pena!

  4. Estou chegando na Espanho via Barcelona. Alguém sabe informar se a imigração é rápida ou demorada (tipo US)? Meu vôo chega às 17:30, e estou querendo decidir se é possível jáe embarcar em um outro vôo, para Madrid, às 19:45. Valeu!

    1. Olá, Gustavo! A imigração pode demorar, sim. Só programe um vôo com menos de 3h de intervalo caso a passagem seja vinculada. Qualquer atraso no vôo de chegada ou perrengue na imigração você perde não só o vôo seguinte como terá que comprar um novo vôo na hora, por preços inflados.

  5. Olá a todos! Consegui um vôo de volta de Barcelona-São Paulo com milhas, pela Singapore, mas o vôo sai de manhã, as 09:30. O trajeto até o aeroporto de Barcelona é demorado? Estou pensando em fazer de trem ou onibus. Eu teria que sair no meio da madrugada, ou seja, antes das 5h? Se alguem que ja pegou esse vôo puder me dar uma dica seria ótimo.

    1. Olá, Patricia! O Aerobus sai da Praça Catalunya, no topo da Rambla, a partir das 5h30. Há ônibus Hàs 5h30, 5h40 e 5h50; a partir deste horário, sai a cada 5 minutos. Leva 40 minutos no máximo até o aeroporto.

      http://www.aerobusbcn.com/index.php/en/timetables.html

      De táxi espere pagar 30 euros.

    2. Se quiser ir de trem, o trajeto leva 25 minutos (da Paseo de Gracia) e 19 minutos ( da Sants), os horarios tao aqui:http://www.renfe.com/viajeros/cercanias/barcelona/index.html

      O melhor eh que um passe do metro (T-10) vale pro trem tbm!

  6. Obrigada pelas informações, Bóia!

  7. Olá! Estou em dúvida entre dois hoteis, o Hotel Condado e o Hotel Soho. Vou ficar 4 dias. São bons hóteis? São bem localizados? Obrigado!

    1. Olá, Gustavo! Leia sobre a melhor localização para hotéis no item “Onde ficar?” nesta mesma página.

      Leia sobre hotéis recomendados pelos leitores do Viaje na Viagem neste post:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/03/hoteis-em-barcelona-os-relatos-dos-leitores/

  8. Olá, Estou indo pra Barcelona dia 30/09 e fico até dia 05/10 como fico sabendo o calendario de eventos, shows e espetáculos neste período? Obrigada!

    1. Olá, Erika!

      Na semana consulte o http://www.guiadelociobcn.com/

      Antes veja em http://www.servicaixa.com

  9. Muito obrigada!!! Estou adorando todas as dicas!!! De lá sigo para Berlim e depois Praga e fiz todo o roteiro baseado nas informações coletadas por aqui!!! Muito útil e prático!!!

  10. Olá pessoal, adoro viajar e sempre aproveito as dicas do blog. Vou passar o final do ano na Espanha, de 25/12 a 02/01/2012 e gostaria muito de algumas sugestões, principalmente de onde é imperdível, melhor revellion, o que posso deixar para uma próxima. Meu voo é direto SP-Barcelona. Obrigada!

    1. Olá, Nivalda! Faça a viagem que você tem na cabeça e desencane do Réveillon! A noite de Réveillon tem balada para os jovens, mas as festas de rua são fraquíssimas e inconvenientes, por causa do frio.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-fora-do-brasil-o-que-esperar/

  11. Olá!!! vou no sabado para barcelona, para fazer um cruzeiro mas antes disso gostava de ir pelos menos ás Ramblas, tive a ver o transporte para o centro da cidade e reparei que existe o Aerobus! Alguém me sabe dizer se esse transporte é grátis, ou se há melhor transporte para o centro e depois para o porto de Barcelona?Obrigado

    1. OLá, Mário! O transporte não é grátis. Vá ao seu navio, embarque, deixe suas coisas; se sobrar tempo, vá passear nas Ramblas, que estão pertíssimo.

  12. Olá! Obrigado pela dica. Mas não sei se posso fazer o embarque da parte da manhã! Se calhar vou de táxi, é capaz de compensar!! Obrigado

  13. Ola,
    Estou chegando em Barcelona no dia 19/09 e ficarei ate dia 24/09 ,pois estou curtindo ferias em uma casa de alguns amigos em Lisboa.
    Precisa saber se é possivel me dar algumas dicas de passeios para fazer wem 5 dias, minha ideia era pegar 2 dias e ir para o sul da franca ou ibiza, mas eu náo sei como comecar a pesquisar algum hostel ou passagem ( trem,ferry ou avião) aqui em Portugal.
    Caso tenha essas infomacoes ficarei agradecido

    1. Olá, Bruno! A Ibiza se vai de avião hoje em dia. Há low-costs inclusive. Veja em http://www.skyscanner.net .

  14. Pessoal,

    Eu achei um hotel com um preço razóavel em Barcelona e gostaria de saber se o local é legal: Mallorca, 218, Eixample.

    Eu sei que Riq indica o eixample como um local bem legal para ficar em Barça, mas de qualquer sorte, pode ser que não seja bem localizado.

    Ats.

    jorge

    1. nossa, se o google maps não se enganou fica pertissimo do passeig de gracia, um lugar super bacana!

  15. Mari,

    Obrigado.

    Jorge

  16. Olá Pessoal,

    eu estou indo fazer um curso em barcelona durante 3 semanas em dezembro, e vi em alguns blogs que no inverno a maioria dos lugares fecham em Barcelona, é verdade isso? A cidade fica sem opções noturnas?

    Obrigada, adorei o site

    1. Olá, Juliana! Não é verdade. Barcelona é mais animada no verão por causa dos turistas, mas nunca deixa de ter vida própria.

      Confira dicas da noite de Barcelona nos blogs de quem mora por lá:
      http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/tag/barcelona/
      http://barcelost.blogspot.com/

  17. Olá Pessoal!
    Vou para Barcelona e ficarei somente dois dias.Na pesquisa dos hotéis achei interessante o Novotel Barcelona City…perto da Torre Agbar..sabem me dizer se a localização é boa?
    obrigada!Sinara

    1. Olá, Sinara! É fora de mão.

  18. Olá Bóia, será que vc poderia me ajudar: estou em dúvida sobre qual destes dois hostais (Centric ou The Praktik) está melhor localizado (qual vizinhança é mais segura, principalmente):
    http://maps.google.com.br/maps/ms?msid=204266809487653427059.0004ad2dd7cd4cf554e32&msa=0&ll=41.387306,2.162547&spn=0.016292,0.03840
    Obrigada.

    1. Olá, Patricia! Não há vizinhança totalmente segura em Barcelona, é preciso sempre tomar cuidado. O Pratik está numa área mais residencial e bem-encarada.

  19. olá Boia, compreendi os motivos de não me hospedar as Ramblas porem a operadora me ofereceu um hotel, Rialto Hotel, por um preço bstt convidativo. Pelo google map ele não fica exatamente na Rambla, porem em sua perifera. O ue você acha da localização.
    Obrigada

    1. Olá, Patrícia! A recomendação do Ricardo Freire para aproveitar o que há de melhor em Barcelona é escolher um hotel mais estilosão. Barcelona tem hotéis com design caprichado para todos os bolsos.
      Espiando as opiniões sobre o Rialto no Trip Advisor, parece ser um hotel que as pessoas acham conveniente pela localização, mas que tem quartos antiquados e não está em sua melhor forma.
      http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g187497-d231526-Reviews-Rialto_Hotel-Barcelona_Catalonia.html
      Seguindo as orientações do Comandante você teria uma experiência melhor da cidade ;)

  20. Alguém já se hospedou nos apartamentos do Inside Barcelona http://www.insidebcn.com na região de Born e Sants-Montjuic?

    1. Alô, Samira! Infelizmente, até o momento não recebemos comentários de leitores que tenham alugado apartamento em Barcelona através desse site!

      1. Vai pro perguntódromo?

  21. Gente… quem ainda está em dúvida de hotel em Barcelona, tenho uma dica bem quente… o Next To… estive lá em junho e amei!!! Muito bem localizado e preço acessível.

  22. alguém já saiu de BCN por Girona? Como faz para chegar lá??

    1. Olá, Mari! Há um ônibus da Sagalés:
      http://www.sagales.com/index.php?nIdioma=LANG3

  23. Gente! To indo pra Barcelona na sexta-feira e vou comemorar meu aniversário lá. Gostaria de uma indicação de restaurante bacana e de uma baladinha legal pra completar a noite, alguem aí poderia dar uma dica?!
    Abraços!!!
    Claudio Evandro

    1. Olá, Claudio! Dê uma olhadinha na Dri Setti, ela mora lá e tem as dicas específicas mais quentes que você pode encontrar sobre Barcelona:
      http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/category/espanha/barcelona-espanha/

    2. Fala Claudio, parabens!

      Barcelona tem muitos restaurantes bons, mas depende bastante do que vc quer e quanto quer gastar! Para restaurantes tradicionais e bons, recomendo o Ca L’Isidre e o 7 Portes.

      Mais modernos (e estrelados pelo Michelin), tem o 2 cielos no hotel Me, o Comerc 24 e o Restaurante Moo no hotel Ohm.

      O Dos Palillos eh bacana tambem, um japones diferente que fica embaixo do hotel Casa Camper, com uma barra grande.

      Para todos estes espere contas comecando la pelos EUR 70 por pessoa.

      Balada tambem depende do seu estilo. Se quiser algo mais alternativo tem a Apolo e a Magik.

      Se quiser balada mesmo (de musica eletronica… que nao eh minha praia, entao so sei nomes hehe) tem o RazzMatazz (mas veja o que vai rolar em cada uma das salas antes, para saber se eh o que vc procura), o Otto Zutz ou La Terrassa por exemplo.

      abs!

      1. Se você quiser balada, o lugar é o Carpe Diem Lounge, na Barceloneta.
        É o point do momento, e dá para começar a comemoração no final de tarde nos lounges
        em frente à praia, além de curtir o ambiente super descolado inspirado no Marrocos.
        Informações – (www.cdlcbarcelona.com/) . Se quiseres conferir outras dicas na cidade,
        acesse o meu post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/barcelona-de-gaudi.html.
        Abs, Anna

  24. Claudio Evandro,

    Fui no bar de tapas do chefe Ferran Adrián, chamado 41°, ao lado fica o Ticktes também, para entrar naquele vc passa por este, mas o ambiente do 41 se supera, gostei muito, as tapas de lá é algo expetacular de bom e diferente, detalhe vc tem que fazer uma reserva, ah e tem um meio brasileiro o Sergio, que trabalha como chefe de sala, irá ajuda-lo e explicará as melhores tapas. Leia o blog da Adriana Setti http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/testei-o-41-grados-o-novo-cocktail-bar-do-ferran-adria-em-barcelona/

  25. Esta é uma das capitais européias (no caso, da Cataluña) mais gostosas de conhecer. Pulsante, colorida, com parques e museus lindos para visitar e praias badaladas para se estarrar no calorento verão europeu. Além disso, fica a um pulinho das Islas Baleares, como Maiorca e Ibiza ou, ainda não tão conhecida, Fornetera.
    Fiquei 5 noites nesta cidade e certamente voltaria para caminhar com mais calma pelas ruas do Bairro Gótico, visitar o Museu de Dalí que ficou faltando, ou curtir mais baladas e o final de tarde no buxixo de praia de Barceloneta.
    Confira as dicas de onde ficar, o que fazer e as boas pedidas deste destino – http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/barcelona-de-gaudi.html.

  26. Barcelona é mesmo um destino imperdível, mistura arte ao ar livre (Gaudí), ótimos museus, a agitação dos beach clubs no verão em Barceloneta, e o melhor, a ótima onde de restaurantes com a moderna culinária catalã que os irmãos Adrián ajudaram a divulgar.
    Além disso, tanto na praia, como no histórico Bairro Gótico, ou na chic Eixample, há hotéis super descolados com preços bem atraentes.
    Organizei algumas dicas de hotéis, restaurantes da hora e aqueles lugares que você não pode deixar de conhecer no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/barcelona-de-gaudi.html. Abs, Anna

  27. Gostei de um no mercado santa catarina. Acho que o nome é Cuinnes Sta. Caterine ou algo parecido. Muito descolado …

  28. Alguém poderia dar uma opinião sobre o Hotel Villa Emilia?

    1. Alô, Renata! Por favor, não deixe perguntas repetidas, para que sempre possamos compilar as eventuais respostas em um lugar só ;) Aí está a resposta dada ontem: http://www.viajenaviagem.com/2011/03/hoteis-em-barcelona-os-relatos-dos-leitores/comment-page-1/#comment-163411

  29. Ricardo, é a primeira vez que escrevo e por isso preciso registrar que AMO seu blog. Já montei diversas viagens a partir de suas dicas. Parabéns pelo excelente trabalho!!!

    Vou viajar sozinha a Paris, Barcelona e Madrid em abril de 2012 e não gostaria de gastar muito com hospedagem, mas não topo albergue com quarto e banheiro coletivo. Gostaria de sugestão de opções com bom custo-benefício. Ouvi falar bem (inclusive nos comentários de alguns leitores aqui no blog) do Hostal Goya (70 euros/dia, para 1 pessoa em quarto com banheiro), mas fiquei na dúvida sobre a localização e se vale a pena ficar em hostal ao invés de hotel de baixo custo. Vc tem alguma sugestão?

    1. Olá, Cintia! Aqui quem responde é A Bóia. Em espanhol “hostal” não significa “hostel”; significa algo como “pensão”. No caso do Goya é um hotel econômico charmoso.

  30. Olá Bóia, obrigada pela informação sobre o Goya. Vou fechar com eles então.
    Posso abusar? Não achei no blog resenha sobre hotéis em Madri. Seguindo a dica de ficar perto da Plaza Santa Ana, vi o Hostal Adria Santa Ana (Calle Nuñez de Arce, 15)e o Hostal Adriano (Calle de la Cruz, 26). Sabe se é uma boa opção? Alguma outra sugestão de hotel econômico e bem localizado?

    1. Olá, Cintia! Por favor faça perguntas de Madri na página de Madri :D

  31. Pessoal
    Graças as ditas desse site minha viagem a Europa no final do ano está com o roteiro montado. Finalizarei em Bracelona onde fico 4 noites. Em seguida a idéia é ir a Valência e ficar pelo menos 3 dias lá. Agora pesquisando observei que Andorra também é próxima de Barcelona e de fácil deslocamento até lá.
    Vocês acham que valeria a pena trocar Valência por Andorra?

    1. Vladinho, são experiências distintas. Valencia é uma cidade mediterrânea com um conjunto histórico-arquitetônico medieval e museus/atrações moderninhas em uma cidade com forte presença universitária. Vai estar só “friozinho” em dezembro.

      Andorra fica nos Pirineus, a 1200-1600m de altitude (o país é pequeno mas não é Mônaco), que em dezembro/janeiro está a todo vapor como destino de inverno, incluindo, mas nào se limitando, a esportes de neve.

  32. Valdinho,
    Se você não tiver muito tempo, dá para fazer um bate-volta de Barcelona para Andorra de carro. A estrada, embora seja uma subida de serra é excelente e a vista durante a viajem é maravilhosa. O lugar é lindo – bem diferente de outros nos arredores, até mesmo porque é um país à parte. Recomendo também para compras do tipo perfumes e alguns eletrônicos, é o lugar mais barato da Europa.
    Estive também em Valência, a cidade é bonita e a Cidade das Ciências, que julgo ser uma das principais atrações – vale a pena.
    Abraço e boa viagem.

    1. No inverno, não recomendo bate-e-volta não! É cansativo, as horas de sol são poucas, e se never na região nas encostas pirinaicas neva forte.

  33. Obrigado pessoal.
    A idéia não seria um bate – volta. A idéia seria ficar pelo menos duas noites. Realmente pelo que pesquisei são dois distinos diferentes. Poxa com as informações de vocês minhas dúvidas aumentaram kkk

    1. Então bata o martelo por Valência(conheço os dois lugares). Não há como comparar, Valência é muito mais interessante. Principalmente para ter uma experiência de Andaluzia, que é fantástica. Não pisque:Valência!

      1. Concordo que Valencia eh mais legal, mas apenas uma pequena correcao, ela nao fica (nem tem nada a ver) com a Andalucia!

        abs!

        1. Fabio, você tem toda a razão! Deu um “tilt” na minha cabeça. Obrigada pela correção.

  34. E quantos dias é recomendável em Andorra ? Reservei 3 para Andorra e 4 para Barcelona, o que acham ? Me pergunta se não é muito 3 dias em Andorra….

    1. Três dias para Andorra? É muito tempo. Andorra tem uma paisagem de montanha bonita sem dúvida(mas nada que se compare aos Alpes, hein!). O outro ponto atrativo – para quem gosta de comprar – é que é zona totalmente livre de impostos.

    2. Isis, se vc estiver de carro, pode ir no Paso Bonagua em um bate-volta. Ou explorar as outras cidades do principado além de Andorra-la-Vella. Ou dar um pulinho no lado francês.

  35. Olá Isis.
    Você já tem roteiro para Andorra? o que pretende conhecer lá?

  36. Nada é 100% certeza do que farei nos dias por lá,
    mas basicamente aproveitar o que a cidade oferece,
    e quero passar 1 dia nas montanhas…mas não sei o quanto é acessível ir as montanhas.

    Ouço mto das compras, não é meu foco de qualquer forma…
    Alguem que conhece a região, recomendaria cortar um dia em Andorra e ir a outro local ?

    Meu roteiro:
    3 dias em Amsterdam
    2 dias em Bruxelas
    3 dias em Paris (desculpem mais não sou tão fã de Paris, hehe)
    2 dias em Toulouse
    3 dias em Andorra
    4 dias em Barcelona

    Isso em janeiro/2012. Dêem pitaco á vontade =p
    É minha primeira longa viagem sozinha e qualquer ajuda é super válida =)

    1. De carro, é super fácil ir para as montanhas!

  37. Boa noite, estou indo para Barcelona passar o reveillon, provavelmente fica la entre o dia 30/12 a 03/01. Estamos em um grupo de 9 pessoas, voce recomendaria algum local específico, e se seria melhor o aluguel em hostel ou aptos.
    Obrigado

    1. Olá, Guilherme! Siga as recomendações do Ricardo Freire sobre localização ;) Quanto a hostel ou apartamento, é à gosto do freguês! Se vocês curtirem clima de albergue e forem mais baladeiros, essa época vai ser bem bacana para conhecer novas pessoas.

  38. Olá Guilherme. Também estarei passando o revellion em Barcelona. Chego dia 31/12 e vou a valência dia 04/01. Estou planejando isso a mais de um mês e tive um pouco de dificuldade de encontar hoteis ou hostal com boa relação custo /beneficio. Acabei fechando com o Hotel Ginebra que fica nas Ramblas, esquina com a plaza de catalunã. Parece que em frente tem uma estação de trem / Onibus/ metro. Bem pesquissei muito. Espero ter feito a escolha certa. Se tiver interesse vai a dica: http://www.hotelginebra.net
    Abraço

  39. Eu e minha esposa ficamos em um otimo “hotel Next To” muito bem localizado proximo da estção Diagonal (2 minutos ) onde se podia fazer tudo a pé, proximo da Casa Pedrera de Gaudi, custo beneficio maravilhoso e quartos novos com decoração moderna e muito bem limpo.
    http://www.hotelnextto.com/
    Eu recomendo muito este hotel,pois o preço vale muito a pena.
    A reserva foi feita via email e funcionou tudo otimo.

  40. Bom dia, ao montar meu roteiro,GRU/BARCELONA/ROMA/CAIRO/DUBAI/GRU, observei que ir deixando as cidades para trás por meio de voos “one way” é prático e economiza tempo, mas fica caro. Gostaria de sugestoes de como percorrer um roteiro de viagem sem ter que ficar retornando a cidade de partida…. o que vcs sugerem? obrigado

    1. Olá, Fabiann! Viagens complicadas assim devem ser montadas com ajuda de um agente de viagem, que ajuda a rentabilizar ao máximo as tarifas. Entenda, porém, que não sairá barato.

  41. Pessoal, encontrei três hoteis com preços bons, gostaria de saber se vocês tem alguma dica sobre algum deles: Hotel Medium Abalon, em Eixample; e Hotel Residencia Melon District Marina, que fica em San Martí. Vocês conhecem essa região san Martí? Recomendam ficar lá? E ainda, o Hostal Express, no bairro Gracia.
    Qual deles voces acham a melhor localização? Obrigada!

    1. Olá, Valeria! O Eixample é um bairro residencial central e tranqüilo. Gracia é mais tranqüilo, mais residencial, mais barcelonês, mas também um tiquinho mais distante. O outro hotel fica entre o Born e o Poblenou. É bom para ir à praia, mas não tão bom para turistar.

      Leia opiniões de leitores sobre hotéis em Barcelona:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/03/hoteis-em-barcelona-os-relatos-dos-leitores/

  42. Pessoal, estou alugando para o carnaval 2012 um apartamento em Eixample, na Comte Borrell, 73. Sabem me dizer se estarei bem localizado, se o bairro é tranquilo para andar a pé, voltar a noite, essas coisas de turista? Chama-se MH Apartments Center… Um apartamento para 7 pessoas por 6 dias por 1224 euros.
    Achei o preço interessante…

    Obrigado!

    1. Alô, Felipe! Veja a seção “Onde ficar?” nesta mesma página — o Eixample é um dos bairros que o Ricardo Freire recomenda em Barcelona! ;)

    2. Felipe, aluguei um apto dessa empresa em fevereiro deste ano, bem próximo da sagrada família. O bairro é mto bom e o apartamento idem.

  43. Olá, gostaria de saber uma boa dica de hotel para ficar em Barcelona !
    Gostaria que fosse bem localizado, já que esarei eu e uma amiga apenas e será nossa primeira vez na cidade !
    Importante, não ppde ser muito caro ! rsrsr..
    Obrigada !

    1. Alô, Roberta! Nossos leitores deixaram por aqui dezenas de recomendações para todos os gostos e bolsos:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/03/hoteis-em-barcelona-os-relatos-dos-leitores/

      O Ricardo Freire indica os bairros de Raval, Born e Eixample como os melhores para se hospedar.

  44. caros amigos,

    cheguei de viagem a bcn ha poucos dias! fiquei em apto ( http://www.gobcn.com/SERENITY/Serenity.htm )! foi otimo! apartamento novo, super bem localizado(rosselo em exaimple) a duas quadras da Sagrada Familia!realmente recomendo pra quem vai passar uma semana ou mais!paguei 810 euros por 07 dias de hospedagem, em apartamento p/ 06 pessoas(eramos cinco)!quem precisar de alguma informacao adicional é só contactar meu email! ab!

  45. Pretendo passar uns dias em Andorra para esquiar.
    Chego dia 14/)1/2012 em Barcelona e sigo dia 17 para Andorra.
    Podem me informar se há algum trem que faz esse percurso?
    Obrigada e um abraço, Wally

    1. Tem onibus!
      http://www.andorrabybus.com/

      Como todo transporte pela Europa, é super recomendável comprar antecipado :}

      No dia 14 eu estou voltando para o Brasil, haha, depois de passar por Andorra tb :]

  46. Ricardo,
    Preciso de dicas para comprar passagens de trem de BARCELONA para MADRI, e de MADRI para VALÊNCIA. Estou indo para Espanha em Janeiro/2012. Já quero sair daqui com o bilhetes comprados.
    Obrigado.

    1. Olá, Daniel! Aqui quem responde é A Bóia. Provavelmente estes trechos ainda não estão disponíveis no sistema. Você pode tentar em http://www.renfe.com .

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

  47. Com quantos dias de antecedência os trechos ficarão disponíveis? E comprar diretamente no site da RENFE, é eficaz, seguro e mais em conta?

    1. Olá, Daniel! Normalmente com 90 dias estão disponíveis. Ocorre que em dezembro há uma mudança geral de horários na Europa, e os novos horários às vezes custam a entrar no sistema. Vá tentando até aparecer.

      Leia mais:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

  48. Olá viajantes,
    estou ã procura de um hotel em Barcelona e encontrei dois com preços legais,são eles: Hotel Oasis
    http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g187497-d237160-Reviews-Hotel_Oasis-Barcelona_Catalonia.html
    e também o H10 Montcada
    http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g187497-d254870-Reviews-H10_Montcada_Hotel-Barcelona_Catalonia.html
    alguém conhece ou ficou lá?
    obrigada.
    Sinara

    1. Olá, Sinara! O H10 Montcada fica na boca do Born, que é um bairro charmosíssimo. O Oasis fica mais perto da praia, dependendo da época do ano o entorno vai estar morto.

      Veja opiniões dos leitores sobre hotéis em Barcelona aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/03/hoteis-em-barcelona-os-relatos-dos-leitores/

  49. Olá pessoal, boa noite!

    Estou em Barcelona e quero dividir com vocês um restaurante em que fui hoje, no bairro Gótico chamado “Origens”,
    Pg. del Born, 4 site: http://www.lallavordelsorigens.com , fone 93 295 6690

    - comida excelente
    - preço bom
    - serviço otimo
    - ambiente agradável

    DICA : provem as sobremesas

    Beijos

  50. Gostaria de receber dicas de como e onde comprar as entradas
    para as melhores atraçoes de Barcelons.
    Obrigada.
    Bçs

    1. Alô, Tania! Você pode comprar ingressos diretamente nas bilheterias das atrações.

    2. Eu fui pra Barcelona bem nas férias de julho e tudo (tudo mesmo) na cidade estava lotado. Mas comprei os ingressos para parte das atrações nos caixas eletrônicos da “la caixa”. É fácil, prático e o quase sempre o mesmo preço da bilheteria. Economizei uma fila de 3 horas para entrar na Sagrada Familia, além de ter uma fila exclusiva para quem adquiriu os ingressos nesses terminais eletrônicos. E tem muitos espalhados pela cidade! Alías, por quase toda a Espanha! E na Sagrada Familia tem um caixa bem na esquina! Só que quase ninguém sabia…