RÉVEILLON 2013

  • 0
A Bóia
por A Bóia

Réveillon em CopacabanaFeliz viagem nova | Ricardo Freire

Sabe por que o Réveillon é tão caro no Brasil? Porque nenhuma outra cultura valoriza tanto a passagem de ano quanto a nossa. Em outras latitudes o Réveillon é uma festa, mas no Brasil é uma data praticamente religiosa. À meia-noite do dia 31, a ziquizira vai embora com a água salgada e podemos recomeçar do zero. Que tudo se realize no ano que vai nascer!

Ao cacifar um Réveillon no Brasil, você paga por um diferencial que não vai encontrar em lugar nenhum do mundo: o Réveillon à brasileira, em que todos vestem branco e acreditam piamente que estar ali onde estão vai influenciar positivamente tudo o que acontecerá no ano novo.

Já se você optar por um Réveillon mais em conta no exterior, tenha em mente que nunca será tão quente ou animado quanto no Brasil. Pense na viagem como um todo; desencane da noite do Réveillon como o ápice da sua viagem -- assim você não vai se decepcionar.




Réveillon 2013 no Brasil Réveillon 2013 Europa/EUA Réveillon 2013 no Cone Sul Réveillon 2013 no Caribe
Réveillon em Copacabana Natal em Munique Rojo Tango, no hotel Faena, Buenos Aires Show em Barbados
Nesta época no Brasil, não dá para falar em custo x benefício. O negócio é procurar os lugares com o menor susto x benefício.

Com exceção do Rio de Janeiro, as capitais litorâneas experimentam um aumento de preços sensivelmente menor do que os vilarejos de praia. E sem os problemas de alguns vilarejos, como lotação demasiada, falta d'água ou de energia. Vitória, João Pessoa, Aracaju, Maceió, Natal, Recife, Fortaleza e Salvador são boas pedidas para a virada.

Mas se você está pensando em virar o ano no Rio, não se deixe abater pelos preços. O Réveillon de Copacabana é a festa mais bonita do país (mais bonita até que o Carnaval do Rio). Assim como todo muçulmano precisa ir uma vez na vida a Meca, todo brasileiro precisa passar ao menos um Réveillon em Copa.

Leia mais aqui.

Na Europa e nos EUA, a grande festa de fim de ano não é o Réveillon, mas o Natal.

Antecipe a viagem para meados de dezembro, e você vai pegar o período mais encantador do consumismo americano, ou a magia dos mercados natalinos da Europa Central.

Evite os Réveillons ao ar livre: faz muito frio e não existe essa estrutura das feirinhas.

Restaurantes não são um bom investimento: use o que você gastaria para jantar num restaurante estrelado numa noite comum.

Minha sugestão para o dia 31: passe em mercados e faça compras para uma deliciosa ceia-piquenique no hotel. Depois saia para a balada ou durma para curtir a cidade desimpedida na manhã do dia 1º.

Leia vários relatos abaixo.

No Cone Sul, o único lugar onde a passagem do ano é tão valorizada quanto no Brasil é Punta del Este -- que realiza o Réveillon mais animado ao sul do Rio de Janeiro. Leia mais aqui.

Buenos Aires, Montevidéu e Santiago são mais em conta.

Em Buenos Aires, cacife um show de tango (vale a pena pela garantia do traslado de volta) ou vá ver os fogos do Puerto Madero (de preferência com carro alugado, porque os táxis somem). Leia mais aqui.

Em Montevidéu o bacana é ir almoçar no dia 31 no Mercado do Porto -- além de comer churrasco, os montevideanos se divertem dando banhos de espumante uns nos outros. Leia mais aqui.

Em Santiago tem animação em Bellavista e uma festona com fogos em Valparaíso. Leia aqui.

O Réveillon marca o início da alta temporada no Caribe -- mas, comparando ao que se cobra por aqui na mesma época, continua parecendo um bom negócio.

A vantagem do Caribe é que podemos fazer o nosso Réveillon brazuquinha mesmo se o resto do hotel não estiver na mesma sintonia.

O mar não estará morno como no meio do ano, mas basta entrar para se acostumar rapidinho. (Leia mais aqui.)

Não precisa encanar com festa. Todo grande hotel ou resort realiza a sua festa, e se houver outras festas acontecendo no pedaço, será fácil comprar um convite.

Para quem quer festa fora do hotel, os lugares mais animados são Cancún, Playa del Carmen, Curaçao e Barbados. O mais chique? St.-Barth.

finissimo-maonaroda
--> BRASIL
--> EXTERIOR (geral)
--> AMÉRICA DO SUL
--> Argentina
--> Chile
Réveillon em Puerto Varas (De uns tempos pra cá)
--> Uruguai
--> Colômbia
--> CARIBE
--> ESTADOS UNIDOS E CANADÁ
--> Nova York
Réveillon na Times Square (Aprendiz de Viajante; role a página)
--> Outros lugares
Réveillon em Washington (Aprendiz de Viajante)
Réveillon em San Francisco (Hotel California Blog)
--> EUROPA
--> Alemanha
--> Áustria
--> Espanha
--> França
--> Holanda
Réveillon em Amsterdã (Ducs Amsterdam)
--> Itália
Réveillon em Milão (Achados e Perdidos da Bia)
--> Portugal
--> Reino Unido & Irlanda
Virada do ano em Londres (Dri Everywhere)
New Year's at London Eye (Mala de rodinha e nécessaire)
--> República Tcheca
--> OUTROS LUGARES
Réveillon no Monte Sinai (Mala ou Mochila)
Réveillon em Palau (Uma Malla pelo mundo)
Réveillon em Sydney (Viajar é um barato)




50 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Andre Coelho Santos
Andre Coelho SantosPermalink

Olá viajantes,

Preciso de informaçoes e dicas ....

Estaremos indo um grupo de 12 pessoas, próximo dia 27/12 para Portugal.
Iremos ao Porto, Fátima, Obidos e Nazaré. Finalizaremos nosso passeio com o Reveillon em Lisboa, onde ficaremos até o dia 3/01 ...
Então, dicas para a passagem de ano novo em Lisboa serão muito bem vindas ...
Onde ir, reservar restaurante, ficar ao ar livre em alguma praça, enfim, o que fazer ....

Grato,

Andre CS

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Será que alguém tem uma contribuição sobre Madri?

Se alguém tiver dúvidas sobre Edimburgo é só falar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Em Madri há a tradicional festa na Puerta del Sol, em que os madrilenhos comem um bago de uva a cada uma das doze badaladas da meia-noite. Depois, tem balada.

Gvzn
GvznPermalink

Bóia, acho que o link "Réveillon em Punta del Este: o relato do André" está quebrado.

Carolina
CarolinaPermalink

oi pessoal!

Obrigada mais uma vez pelo link das corridas de rua de ano novo pelo mundo!

Passo para avisar que já atualizamos o link para as corridas do reveillon 2012-2013:

http://www.correrpelomundo.com.br/2012/10/provas-de-ano-novo-pelo-mundo-20122013/

Valeu!
Abraço,
Carolina

Valdinho Pellin
Valdinho PellinPermalink

Esse ano passarei o Revellion no Brasil. Escolhi a Praia da Pipa. Alguem já passou lá? tem dicas?
valeu

Amanda
AmandaPermalink

Olá Valdinho!Pipa é um lugar maravilhoso, uma vila super astral!!passei o carnaval e não o reveillon..te recomendo um hotel chamado Hotel da Pipa!Tem uma vista espetacular para a praia dos amores!Hotel super bacana!Divirta-se e boa viagem!

Amanda
AmandaPermalink

Ricardo super bacana o post! Você tem toda razão..reveillon é no Brasil e ponto final! Já passei o reveillon na África do Sul, em um maravilhoso hotel 6 estrelas e quase morri de decepção..era 1h e já estava dormindo..reveillon animado só no Brasil!pena que os preços são realmente abusivos.

Carolina
CarolinaPermalink

E o Reveillon em Belem? Será que de 28 de dezembro a 2 de janeiro as atrações estarão abertas e os restaurantes também?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! É normal que muitos lugares fechem dia 31 de dezembro e 1o. de janeiro. Ao chegar acompanhe pelo jornal a programação das aberturas e fechamentos; é o que se faz em qualquer lugar. Você também saberá sobre comemorações públicas de Réveillon.

Ane Sampaio
Ane SampaioPermalink

Onde uma mulher de 60 anos, alto astral, sem ser perua desesperada, que não está caçando um homem, pode passar um reveillon legal? Quero sair do Rio, mas não sei prá onde.

Ana Amaral
Ana AmaralPermalink

Esse ano passarei o reveillon com minha filha de 10 anos e minha mãe em Porto de Galinhas. Por medo da muvuca acabei reservando um hotel com meia pensão e ceia (Marupiara Hotel). Alguém já passou reveillon lá? Alguma dica de passeio?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Amaral! O hotel fica à beira-mar, num trecho de mar perigoso. Mas certamente haverá sete ondas a serem puladas.

Os passeios em Porto de Galinhas são aqueles que você encontrará afixados na recepção do seu hotel: jangada às piscinas naturais, bugue a Maracaípe com cavalos marinhos, lancha a Carneiros, praias de Cabo de Santo Agostinho.

Priscila Ximenes
Priscila XimenesPermalink

Ana, otima escolha!
Porto de Galinhas é lindo! Já estive com meu filho, na epoca com a mesma idade, que aproveitou muitooo!
Não deixe de fazer o passeio de jangada, voce pode fechar no centro da cidade...o centro tem apenas 3 ruas!!! hahaha é facil de achar! Mas, no hotel eles vendem todos os passeios disponiveis.
Neste passeio sua filha poderá dar comida aos peixes de dentro da agua, não tem como não se apaixonar!!

Boa viagem!

Danielle Maia
Danielle MaiaPermalink

Oi gente!!! Adoro o site, as dicas e por isso ao pensar em viagem, este site é o primeiro a ser consultado.

Estarei em Gramado no Reveillon, com marido, filho de 6 anos, sobrinha de 9 e minha mãe, num apart. Alguma dica do que fazer por lá???

Abraços, agradeço desde já a atenção!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Ainda não recebemos relatos de leitores sobre o Réveillon em Gramado.

Silvia Andrade
Silvia AndradePermalink

Danielle, já passei na Rua Coberta e é animado (para os padrões do sulistas. Se quiser jantar, tem que reservar com a maior antecedência possivel, mas não vai até muito tarde não. Este ano passei no Hotel Casa da Montanha - bem caro (paguei R$ 450,00 por pessoa), mas completinho - ceia variada, bebidas à vontade, pocketshow com música ao vivo (tenor), fogos de artifício e depois uma festa com DJ (tocam de tudo), até o último ir embora (saí por volta da 03:30 hs.) com muito espumante rolando. Como os espaços não são enormes, eles dão preferência aos hóspedes, mas não custa nada cacifar uma chance. Se não der, te sugiro pelo menos tentar o brunch de domingo (era R$ 50, por pessoa), que além de ser café da manhã (que ja é maravilhoso), é também quase um almoço (pratos quentes) também com espumante (salvo engano, vai das 11 às 15:00 - consultar).

KARLA
KARLAPermalink

Olá:
Preciso de dicas de hotel em Sevilha, pois chego dia 31/12/2012. Obrigada,
Karla

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karla! Veja as dicas dos leitores aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/08/hoteis-em-sevilha-os-relatos-dos-leitores/

Hosana
HosanaPermalink

Olá,

Alguma dica para virada em Macéio???
Estarei lá no Hotel D'a Natureza esse ano, com minha família que inclui uma criança de 2 anos...
Hosana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hosana! O seu hotel deve fazer uma festa na praia. Não faz o menor sentido ir à cidade com criança.

Gabriela
GabrielaPermalink

Ola
alguem pode dar um dica para o Reveiilon estou em duvida de Hotel entre o Santa Tereza e o JW Marriot Copacabana? viajo com criancas qual seria o melhor em infraestrutura/
Obrigada
Gabriela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! O Santa Tereza é um hotel-butique, de charme. O Marriott é um hotel grande. O Sheraton tem piscina maior e jeito de resort.

Kamila
KamilaPermalink

Se você tem a intenção de ver os fogos em ficaria em Copacabana...

Cristina Paiva
Cristina PaivaPermalink

Viajantes estou indo para VEGAS e tenho mania de pesquisar muito e em uma dessas navegações descobri um blog de uma brasileira que mora por lá .
Então espero que viajenaviagem + annepavao = viagem amada
O blog é www.annepavao.com

Rodrigo Pereira
Rodrigo PereiraPermalink

Olá para todos!

Vou passar réveillon em Amsterdã e adorei as dicas do blog. Porém, estou tentando viajar de Amsterdã para Florença justamente no dia 01/01. Alguém tem uma sugestão de cia de trem ou aérea que eu possa ter sorte de achar bons preços? Procurei posts aqui, mas não encontrei nenhum comentário que pudesse me ajudar.

Se puderem me ajudar, agradeço muito!

Um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Da Holanda à Itália dá para ir de avião, ou você vai perder um dia no trem.

Veja no http://www.skyscanner.net ou http://www.kayak.com vôos de Amsterdã a Milão, Roma ou Pisa. Pisa é o aeroporto grande mais próximo. O aeroporto de Florença recebe poucos vôos.

Rodrigo Pereira
Rodrigo PereiraPermalink

Bóia, muito obrigado pela dica. Realmente acabei de olhar passagens de trem e aquele em que levo menos tempo, gastarei 19hs.. Impossível!

Comprar pelo Skyscanner ou pelo Kayak é realmente confiável?

Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Se você acha que as nossas não são confiáveis, por que pergunta?

Rodrigo Pereira
Rodrigo PereiraPermalink

Boa resposta! hehehehehe... Obrigado!

Vanessa Vianna
Vanessa ViannaPermalink

Adorei o site, mas não encontrei nenhuma dica para passar um reveillon legal na quinta maior cidade do mundo...SP!!! Ou algo ao redor, que não seja praia que tenha que enfrentar 200km de engarrafamento.
E uma dica para quem vai para Vitória, dá para achar bastante badalação pela cidade, sem ter que chegar a Guarapari e poder brindar com champanhe a vontade. Os clubes, restaurantes e hoteis sempre oferecem festas bastante interessantes.
Abraços,
Vanessa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Em São Paulo a festa é notória, na avenida Paulista; resta saber se você vai agüentar todos os sertanejos. Depois tem balada, escolha a sua.

Brunna
BrunnaPermalink

pessoal, li bastante sobre o reveillon em Miami, eu e minha familia ja nos decidimos por Miami Beach...
Depois de passarmos reveillon em Londres e Punta nos ultimos anos.. Teria alguma dica de restaurante bacana na Collins!?
Pelo que eu li as ruas fecham para carros e os restaurantes colocam as mesas na rua, preciso fazer uma reserva!?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Brunna! Com certeza, sim. Mas você deve estar falando da Ocean Drive, que é a avenida do calçadão à beira-mar.

Brunna
BrunnaPermalink

Tem alguma dica de restaurante bacana que coloca as mesas na rua?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Brunna! Os restaurantes à beira-mar na Ocean Drive são bem fraquinhos e pega-turista. Escolha pela localização apenas.

Monica
MonicaPermalink

Ola, pessoal!

Vou passar o Reveillon em Madri com meu marido e meu filho de 7 meses. Como a temperatura nessa epoca e muito baixa e estarei com meu bebe, nao pretendo sair do hotel a noite. Gostaria de ficar em um bom hotel com vista para os fogos em Puerta del Sol, alguem tem uma dica? Beijos Monica

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Monica! Infelizmente não há bons hotéis na Puerta del Sol, só hostais e pensões.

Bruno Cirino
Bruno CirinoPermalink

Olá!
Estou indo passar o reveillon em Foz do Iguaçu e gostaria de alguma dica de um bom lugar para passar a noite da virada. Pode ser em Foz ou na Puerto Iguazu.

Obrigado!!

Priscila Ximenes
Priscila XimenesPermalink

A minha duvida é a mesma do Bruno. Vou pra Foz e queria uma ideia do que fazer na noite do Reveillon! Alguma sugestão de balada, de preferencia na Argentina???

Muchas gracias!!! : ))))

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! As danceterias da avenida Brasil, em Puerto Iguazú, certamente funcionarão nesta noite. Informe-se ao chegar se haverá a necessidade de comprar ingresso com antecedência.

Flávia
FláviaPermalink

Bom dia! Somente esta semana eu soube que terei recesso até o dia 15/01. Gostaria de receber uma dica de roteiro para a América do sul no período de 25/12 até 15/01. Sei que ainda posso encontrar bons preços em companhias aereas estrangeiras. Muito obrigada! Atenciosamente, Flávia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia!

Leia sobre Uruguai, Argentina e Chile a partir desses posts (estão em nome das capitais, mas há links para outras cidades):

http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

http://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Leia sobre Colômbia:

http://www.viajenaviagem.com/category/cartagena

http://www.viajenaviagem.com/category/bogota

É época de chuva em Machu Picchu, por isso melhor evitar o Peru.

Erica
EricaPermalink

Alguém sabe onde passar a virada de ano em Aracaju? Alguma festa legal, de preferência ali pela orla mesmo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erica! Haverá réveillon público na orla de Atalaia:
http://www.agendaju.com/home/item/reveillon-orla-de-atalaia-2013

Vamos pôr sua pergunta no Perguntródomo para ver se aparece alguma indicação de festa privada. Se houver, aparecerá aqui.

Erica
EricaPermalink

Valeu, Bóia! Qualquer coisa eu fico no réveillon da prefeitura mesmo. Vamos ver se aparece alguma outra festa.

Rodrigo freire
Rodrigo freirePermalink

Festas particulares beira da praia :
Réveillon Com Amor no Com Amor Beach Bar (publico jovem)
Réveillon no bar Parati

Festas em Hotéis :
Radisson
Mercure

Erica
EricaPermalink

Valeu, Rodrigo!

Carlos Nascimento
Carlos NascimentoPermalink

Erica.
A festa pública é bastante animada e concorrida, a última teve um público estimado de 300 mil pessoas, além dos shows tema tradicional queima de fogos, que normalmente dura 15 minutos, a principal atração deste ano é Dudu Nobre. Se você não quiser ficar na areia alugue uma mesa em um dos quiosques do calçadão, ou mesmo nos bares da Orla na Passarela do Caranguejo, não sei se ainda vai encontrar alguma, mas pode-se tentar.
Se quiser fugir da muvuca da Praia da Atalaia, rume para o litoral Sul, lá tem os dois mais estruturados bares de praia que promovem eventos o Com Amor Beach Bar, que é do grupo que organiza o Pré Caju, http://www.agendasergipe.com.br/site/agenda/reveillon-com-amor-31-de-dezembro-de-2012-com-amor-beach-bar-aracaju-sergipe/ e o Parati http://www.agendasergipe.com.br/site/agenda/reveillon-31-de-dezembro-2012-parati-aracaju-sergipe/ Quase todos os bares e restaurantes da Orla da Atalaia e praias do litoral sul têm programação especial, a exemplo da casa de Forró Cariri.

A Bóia
A BóiaPermalink

Veja depoimentos atualizados de leitores nesta nova página:

Réveillon 2014

Leia também:

Réveillon, Janeiro, Carnaval, Julho: aonde ir x aonde não ir