Solo

Monte Albán, Oaxaca, MéxicoAntes só que desacompanhado | Ricardo Freire

Parte do estigma de viajar sozinho decorre do fato de que sempre se fala dos problemas – e quase nunca das recompensas.

Sim, elas existem. Viajar desacompanhado não é só alternativa que resta a quem não conseguiu companhia. É uma experiência que todo viajante que se preze deveria viver ao menos uma vez.

A viagem solo é sempre mais intensa: você se relaciona diretamente com o lugar que está visitanto.  Não há distrações. Você é o narrador do seu filme. Não precisa negociar horários nem movimentos.

(Sem falar que passar um tempo sem que ninguém ao seu redor saiba exatamente quem você é pode ser uma experiência tão interessante quanto a viagem em si.)


–> Xô, baixo astral

Acorde cedo e procure encher o dia de atividades, para que a noite tenha um peso menor na sua agenda.

Faça do almoço a sua refeição principal – pelo menos até que você ache natural pedir mesa para uma pessoa. Leve bons livros: ainda não se inventou melhor companheiro para viajar.

Tuíte ou facebooke a sua viagem: você vai a companhia da sua turma o tempo todo.

(Na volta, viaje de novo: aproveite o material e monte um blog sobre a viagem.)

Viaje nesses blogs

–> Viajando sozinha

É difícil a leitora encontrar, entre os destinos internacionais manjados, algum lugar que seja mais inseguro do que as grandes cidades brasileiras. Se você mora aqui, está pós-graduada no assunto. (O perigo no exterior normalmente tem a ver com desatenção: batedores de carteira e de bolsa nas aglomerações, gente que te distrai para o comparsa passar a mão na mochila, na câmera ou na sacola.)

Em lugares em que você se sentir moralmente assediada, faça passeios em grupo.

Treine antes de viajar. Faça sozinha, na sua cidade, programas que só faria acompanhada. É todo o know-how de que você vai precisar.

Pelo Mundo, por Mari Campos

Journeywoman, por Evelyn Hannon

Solo Traveler, por Janice Waugh

–> Para conhecer gente

Faça ecoturismo: a maioria das atividades de ecoturismo são necessariamente feitas em grupo, com guia. À diferença do que acontece nas excursões convencionais, os participantes não carregam o estigma de inexperientes ou apressados: no ecoturismo, viajar em grupo é o jeito unanimemente recomendado. Além do quê, a própria natureza das atividades favorece o convívio e o início de amizades.

Hospede-se em albergues: os hostels funcionam como agências de viagem e centros sociais. É quase impossível não se enturmar. E você nem precisa dormir em quarto coletivo: quase todos oferecem também apartamentos privativos.

Hostelworld.com

Encaixe-se em passeios guiados. Só que não em city-tours, que tendem a reunir um público formado por pequenos grupos que dificilmente se misturam. Escolha programas diferentões, que atendam a interesses ou públicos mais específicos. Caminhadas históricas, passeios guiados de bicicleta, pequenas excursões a lugares fora do circuito juntam gente com gostos em comum e mais abertas a conhecer pessoas. (A recepção de albergues é um ótimo lugar para procurar passeios assim.)

City tour x ônibus hop-on/hop-off x nenhuma das anteriores

Entre para uma rede social de viajantes. Mesmo que você não queira se hospedar na casa de ninguém, registre-se em sites como o CouchSurfing.org e o HospitalityClub.org.  Nos dois você vai encontrar moradores dispostos a lhe mostrar suas cidades. (Dica: ofereça-se para fazer o mesmo na sua cidade, e você terá um círculo de amigos prontos para ajudar nas suas próximas viagens.)

–> Vai por mim: Brasil

Considere os principais destinos de ecoturismo (Itacaré, Chapada Diamantina, Bonito, Lençóis Maranhenses, Noronha), mais os lugares preferidos pelos turistas independentes gringos, que acabam tendo algum movimento o ano todo: Jericoacoara, Canoa Quebrada, Pipa, Olinda, Morro de São Paulo, Arraial d’Ajuda, Ilha Grande, Paraty, Ouro Preto.

–> Vai por mim: Exterior

Evite a combinação muito frio + lugares pacatos (muito deprê). Grandes cidades não apresentam contra-indicação: sempre há muito o que fazer em todas as capitais do mundo. Em qualquer parte do mundo, fazer o circuito dos mochileiros, hospedando-se em albergues, não tem erro. Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Colômbia são perfeitos para périplos sem planejamento muito rígido.

1.648 comentários para “Solo”

  1. Pessoal, estarei de ferias de 01 a 15/07 e quero viajar para os EUA. Como conheco varias cidades de la posso me adequar a roteiro de alguem. Naoqueria ir sozinha. Alguem?!?!

    1. Boa Tarde.
      Luciana,
      Estarei em Miami dia 24 / 07 e volto dia 01 / 08.
      vou sozinho… se você se interessar…
      segue e-mail bruno.sanches.mv@gmail.com
      ainda não tenho um roteiro definido.

    2. Boa noite Lucimara e Bruno, estou a um ano planejando uma viagem a USA, porem não tenho companhia. caso possam me ajudar ou alguém para ir comigo. Estou pensando por hora em ficar em hostel e fazer compras em geral desde eletrônicos a roupas e cosméticos. entrem em contato pelo meu email.. diego_hudson13@live.com

      Obrigado

    3. Oiiiiiii….Vamos lá para as coincidências: Tbem me chamo Luciana. Estou de férias no mesmo período. Tbem topo qquer cidade dos EUA pq já conheço várias…rsrsrsrs

      Vamos combinar algo? rs

      Qual seu e-mail?

      1. boa noite.
        Luciana,
        segue abaixo meu email:
        bruno.sanches.mv@hotmail.com
        Diego voce tbm…

        vou para Miami dia 24/07 se vc se interessar…
        bjos.

    4. Oi! Posso me juntar a vocês? Nunca viajei para o exterior, preciso de companhia que tenha alguma experiência. Meu email: pam_cass@outlook.com

  2. Recentemente, passei um mes no Canada, e me inscrevi em uma associação de bairro na cidade de Westminster; lá toda sexta-feira um grupo de caminhantes se reunia, ‘faça sol ou chuva’ para caminhar pelos parques de Vancouver. O grupo todo tomava um onibus se o local era mais distante, e, ao final, a gente se sentava em um café para conversar. Outra coisa que fiz foi ir à biblioteca do bairro e me inscrever em um clube do livro – um jeito bem gostoso de conhecer gente do pais com os mesmos interesses que eu.

  3. Vou viajar dia 06/07 para Santiago – Chile, alguém vai pra lá na mesma época?
    Meu email é bssiewert@gmail.com

  4. Olá Ricardo, como vai?
    Antes de mais nada, parabéns pelo trabalho! Suas informaçoes são muito úteis. Gostaria de conhecer a America Central. Atualmente vivo no Mexico e pensei em fazer isso em duas partes:
    Viagem 1: Belize, Guatemala, El Salvador e Honduras.
    Viagem 2: Panamá, Costa Rica e NIcaragua.

    O tempo que disponho é de 10 dias para cada viagem. Considero tb reduzir o numero de paises por viagem em função das limitações de de deslocamento e tempo.

    Abraço e obrigado!

    1. Olá, Giorgio? Três dias para um país inteiro? Seja razoável.

  5. Boa Tarde.
    vou para Miami dia 24/07 e volto dia 01/08.
    Alguém vai estar por lá ?

    1. SEGUE MEU E-MAIL:
      bruno.sanches.mv@hotmail.com

  6. Oi pessoal, procuro companhia viagem pra Índia, entre 8 e 10 dias. Quem se interessar: sgoj@uol.com.br.

  7. Esqueci de dizer: segunda quinzena Outubro/14.

  8. Faça pessoal, to indo passar alguns dias em Santiago e região. Chego lá pelo dia 20 de julho.

    Alguém vai estar lá nessa época?

    fabio-sntos@hotmail.com

  9. Pessoal! Quero ir p cidade do mexico em outubro, alguém afim??? Segue meu e-mail:ac_antoniocarlos1@hotmail.com

  10. Instagram: toonyantonio

  11. Alooooo já falei tô pra India em Outubro, ninguém vai não?

  12. Olá pessoal,

    Gostaria de fazer um mochilão por Peru e/ou Chile, em setembro ou outubro. Alguém é parceiro?

    viviane_vicentin@hotmail.com

    1. Oi Viviane também estou a fim de fazer esse roteiro no mês de Setembro.
      E mail: danubialopes11@gmail.com

  13. Boa tarde! Estou viajando sozinha para os Lençóis Maranhenses entre os dias 16 e 21 de julho. Alguém aí vai estar na cidade nesse período? Gostaria de dicas daqueles que já foram. Será minha primeira viagem sozinha. Estou ansiosa (e com um pouco de medo, confesso) mas simbora..

  14. Boa noite Viviane!
    Estou qrendo viajar tbm!
    Sempre quis ir pro Chile!
    Segue abaixo meu e-mail:
    jotaindependente@yahoo.com.br

  15. Oi Viviane,
    Se você prefere viagem mais cultural o Peru é melhor, gostei muito mais que o Chile.

  16. Pretendo viajar entre 14 a 28 de setembro, alguém pode dar uma idéia boa?

  17. Oi gente. Estou querendo muito criar um grupo animado para viajar para Vegas ou NY esse ano. Estou disposta a ir em qualquer período a partir de agosto e queria passar algo em torno de 07 dias, mas podendo estender a outras cidades. O roteiro pode ser maleável. Já fui algumas vezes aos EUA, mas não conheço Vegas. Caso alguém se interesse me enviem email para podermos combinar.
    milamedeiros1979@yahoo.com.br

1 ... 14 15 16

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!