Solo

Monte Albán, Oaxaca, MéxicoAntes só que desacompanhado | Ricardo Freire

Parte do estigma de viajar sozinho decorre do fato de que sempre se fala dos problemas – e quase nunca das recompensas.

Sim, elas existem. Viajar desacompanhado não é só alternativa que resta a quem não conseguiu companhia. É uma experiência que todo viajante que se preze deveria viver ao menos uma vez.

A viagem solo é sempre mais intensa: você se relaciona diretamente com o lugar que está visitanto.  Não há distrações. Você é o narrador do seu filme. Não precisa negociar horários nem movimentos.

(Sem falar que passar um tempo sem que ninguém ao seu redor saiba exatamente quem você é pode ser uma experiência tão interessante quanto a viagem em si.)


–> Xô, baixo astral

Acorde cedo e procure encher o dia de atividades, para que a noite tenha um peso menor na sua agenda.

Faça do almoço a sua refeição principal – pelo menos até que você ache natural pedir mesa para uma pessoa. Leve bons livros: ainda não se inventou melhor companheiro para viajar.

Tuíte ou facebooke a sua viagem: você vai a companhia da sua turma o tempo todo.

(Na volta, viaje de novo: aproveite o material e monte um blog sobre a viagem.)

Viaje nesses blogs

–> Viajando sozinha

É difícil a leitora encontrar, entre os destinos internacionais manjados, algum lugar que seja mais inseguro do que as grandes cidades brasileiras. Se você mora aqui, está pós-graduada no assunto. (O perigo no exterior normalmente tem a ver com desatenção: batedores de carteira e de bolsa nas aglomerações, gente que te distrai para o comparsa passar a mão na mochila, na câmera ou na sacola.)

Em lugares em que você se sentir moralmente assediada, faça passeios em grupo.

Treine antes de viajar. Faça sozinha, na sua cidade, programas que só faria acompanhada. É todo o know-how de que você vai precisar.

Pelo Mundo, por Mari Campos

Journeywoman, por Evelyn Hannon

Solo Traveler, por Janice Waugh

–> Para conhecer gente

Faça ecoturismo: a maioria das atividades de ecoturismo são necessariamente feitas em grupo, com guia. À diferença do que acontece nas excursões convencionais, os participantes não carregam o estigma de inexperientes ou apressados: no ecoturismo, viajar em grupo é o jeito unanimemente recomendado. Além do quê, a própria natureza das atividades favorece o convívio e o início de amizades.

Hospede-se em albergues: os hostels funcionam como agências de viagem e centros sociais. É quase impossível não se enturmar. E você nem precisa dormir em quarto coletivo: quase todos oferecem também apartamentos privativos.

Hostelworld.com

Encaixe-se em passeios guiados. Só que não em city-tours, que tendem a reunir um público formado por pequenos grupos que dificilmente se misturam. Escolha programas diferentões, que atendam a interesses ou públicos mais específicos. Caminhadas históricas, passeios guiados de bicicleta, pequenas excursões a lugares fora do circuito juntam gente com gostos em comum e mais abertas a conhecer pessoas. (A recepção de albergues é um ótimo lugar para procurar passeios assim.)

City tour x ônibus hop-on/hop-off x nenhuma das anteriores

Entre para uma rede social de viajantes. Mesmo que você não queira se hospedar na casa de ninguém, registre-se em sites como o CouchSurfing.org e o HospitalityClub.org.  Nos dois você vai encontrar moradores dispostos a lhe mostrar suas cidades. (Dica: ofereça-se para fazer o mesmo na sua cidade, e você terá um círculo de amigos prontos para ajudar nas suas próximas viagens.)

–> Vai por mim: Brasil

Considere os principais destinos de ecoturismo (Itacaré, Chapada Diamantina, Bonito, Lençóis Maranhenses, Noronha), mais os lugares preferidos pelos turistas independentes gringos, que acabam tendo algum movimento o ano todo: Jericoacoara, Canoa Quebrada, Pipa, Olinda, Morro de São Paulo, Arraial d’Ajuda, Ilha Grande, Paraty, Ouro Preto.

–> Vai por mim: Exterior

Evite a combinação muito frio + lugares pacatos (muito deprê). Grandes cidades não apresentam contra-indicação: sempre há muito o que fazer em todas as capitais do mundo. Em qualquer parte do mundo, fazer o circuito dos mochileiros, hospedando-se em albergues, não tem erro. Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Colômbia são perfeitos para périplos sem planejamento muito rígido.

1.446 comentários para “Solo”

  1. Sou do Rio, vou tirar férias junho/julho estou pretendendo ir para Itália/Portugal ou Peru vou sozinha e na boa, se alguém quiser parceria só se comunicar, roseaneam@ig.com.br

    1. Oi, Roseane! Sou de Salvador, e vou para o Peru em junho, mas antes passo pelo Chile, ainda estou montando o roteiro.

      1. Olá Leila! Eu sou do Rio e pretendo ir para o Peru em Junho por volta do dia 20. Quando de Junho você pretende ir?

  2. Que tal baixo sul da Bahia, Valença, Ituberá, Camamú.

    1. Passarinho,
      Valença já conheço, e estava planejando pra janeiro 2015.

  3. Em maio vou para Argentina e Uruguai, alguém tb vai???

    1. Oi Luana,

      tô pensando em ir tbm nesse período para a argentina. Mas Uruguai tbm seria ótimo.
      Qual teu e-mail?

      1. Tbm estou querendo ir pro Uruguai em Maio!!!

    2. Oi estou indo tb em Maio! qual seu email ?

      1. Oi, tb estou querendo ir em Maio, no feriado do dia 1 ao dia 7, nao tenho nada planejado ainda, me manda um email murilo.bottaro@gmail.com

    3. Eu vou no final de Maio para argentina e Uruguai também!!

    4. Olá pessoal!
      Quero ir em maio para Argentina a partir do dia 09, alguém irá nesse período?

      1. oi to querendo viajar em maio tmb e sou do rio

  4. Oi gente, quero ir em Setembro a Buenos Aires, alguém tem planos???

    1. Oi Lorena!! Também estou planejando uma viagem para setembro. De que estado vc é?

  5. Olá,

    estou planejando viajar em agosto. Aceito sugestões.
    Chile, Peru, Montevideo…

    1. Oi Vivian
      Tbem quero ir pro Chile em agosto! Se quiser trocar ideias me mande um email aline.heck@gmail.com

    2. Oi Vivian eu também estou planejando uma viagem em Agosto, definiu os locais para onde quer ir? Tb gostaria de companhia.

    3. Olá, tb estou buscando uma viagem para Agosto por no máx 15 dias.

  6. Olá pessoal, estou programando uma viagem para maio ou junho. Aceito sugestões e caso alguém tenha interesse em ir.

    1. Maio: buenos que tal?erikajmendes@hotmail.com

      1. Olá pessoal, estou pensando em ir viajar no fim de maio a começo de junho… Santiago, Buenos Aires?

      2. oi topo viajar p buenos aires com vc

  7. Estou indo pro Rio passar o feriado da Páscoa… Caso tenham dicas do que fazer a noite para quem viaja sozinha eu aceito!!! Obrigada.

    1. Oi Eli,
      Tem um hostel maravilhoso na Lapa, com meia hora de caipirinha grátis e sempre rola um som pra juntar a galera. Passe lá: http://www.caipihostel.com

    2. Boa noite.
      Eu me mudei para o Rio e tenho otimas dicas de lugares. Lugares que os turistas nao conhecem. Mande-me um email talita.crisbsb@hotmail.com
      Beijos

  8. Olá, estou viajando em outubro pra europa, entrando por Amsterdam onde vou ficar de 16 a 20. Após isso estou aberto a sugestões. Viajo com economia como mochileiro. Meu interesse é conhecer os lugares e pessoas. Não me interesso por luxo ou mordomia na viagem.

  9. Alguém afim de ir pra Paraty?

    1. Ei Katia, tá querendo ir quando, estou procurando um destino para o feriado da Páscoa.

  10. Olá!!! Tenho um viagem programada para final de setembro com destino a Buenos Aires. Alguém se anima em formar um grupo para sairmos e conhecer a cidade??

  11. OI gente, estarei na argentina, em Buenos Aires na semana santa (18 a21/04), alguém estará por lá?

  12. Olá pessoal, to super afim de um roteiro de uma semana (14 a 21 de Junho) chegando em Lima e ficando 3 dias, 2 dias em Cusco e finalizando com 2 dias em Bogotá. O problema: nunca viajei sozinho!!! E tipo, se alguém animar a partilhar esse trajeto, entre em contato leobiomed2010@hotmail.com
    Valeu!!!

  13. estou querendo ir para Portugal estou querendo algum amigo esta interessado. tenho 56 anos nunca viajei sozinha. se estiver interessado entre em contacto.

    1. olá
      estou querendo viajar em maio, tenho 41 anos, mas gostaria muito de uma companhia, oq nao tenho
      meu interesse é Portugal e Buenos Aires

    2. olá Djanira
      mora onde-

    3. Estou planejando ir à Portugal em Outubro, mais especificamente para as Ilhas de Açores. Alguma dica? Penso ficar uns 14 dias.

      1. Olá, Luciana!

        Leia sobre Açores na caixa de comentários deste post:
        http://www.viajenaviagem.com/2014/04/madeira-acores-canarias-dicas-roteiros/

  14. Olá pessoal, estou querendo ir para Bonito em maio ou junho, alguem sabe me indicar hoteis e agencias de turismo por lá? Aceito companhia!!!

    1. Olá, Carinne! As dicas do Ricardo Freire para hospedagem e passeios em Bonito estão aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/category/bonito/

  15. Pessoal
    Eu também estou planejando uma viagem em Agosto, gostaria de receber algumas indicações para Argentina, Chile ou Uruguai….e Tb gostaria de companhia.
    Email: rhmarisa@hotmail.com

    1. Ei Marisa, sou Débora do Espírito Santo. Estava pensando em viajar em setembro por causa da baixa temporada. Mas agosto tbm não é ma idéia. Estou querendo muito conhecer cuzco. Meu email é debora_dummer@hotmail.com. faça contato caso haja interesse, tbm estou sem companhia para viajar.

  16. Olá pessoal, estou pretendendo viajar para Jericoacoara ou Itacaré no dia 25/08/2014. Alguém conhece esses dois lugares e podem me passar informações?

    Att,

    1. esqueci de deixar meu email: angelitarp@gmail.com

    2. Olá, Angelita! Dê uma olhada no que já foi publicado sobre Jericoacoara e Itacaré aqui no site:
      http://www.viajenaviagem.com/category/jericoacoara/
      http://www.viajenaviagem.com//category/itacare/

  17. Oi, pessoal. Sou de SP e a partir de julho posso tirar férias, mas estou sem companhia. Alguém topa fazer um roteiro legal? Topo sugestões de lugares.

    1. Oi Mariana! Sou a Débora do Espírito Santo e estou na sua situação. Tenho férias mas não companhia. Estava pretendendo viajar lá pra setembro (baixa temporada), mas não tenho destino certo. Pensei no peru (cuzco) ou punta cana. Entretanto o planejamento não está fechado.
      Se tiver interesse em manter contato meu email é debora_dummer@hotmail.com

  18. Oi, pessoal
    Sou de S.Paulo, capital. Estarei de férias 12/06 a 13/07. Adoraria viajar aqui mesmo pelo Brasil, plano econômico, de preferência no Nordeste, por uns 08 dias; estou sem companhia. Alguém topa?

  19. Ah….. meu e-mail: lenaalpro2012@hotmail.com

  20. Oi, Cannine
    Bonito é uma boa ideia. Estarei de férias a partir de 12/06. Tenho 54 anos. Meu e-mail lenaalpro2012@hotmail.com

  21. Ola!Planejo viajar em dezembro de 2014 para o nordeste.Caso haja alguem interessado em ir comigo é só passar um e-mail para rodrigomarque@outlook.com

  22. ola estou de ferias em julho
    quero ir a Buenos Aires sozinha
    alguem topas ?

    1. Oi Jhu,vc ja tem algum roteiro, algum lugar epecífico que deseja conhecer em Buenos e quanto tempo pretende ficar lá?

  23. Oi, Para quem tiver interesse, estarei de férias em julho e gostaria de fazer alguma viajem para o chile, peru, argentina ou algum outro lugar, se alguém tiver livre nessa data e quiser viajar meu email: jessicadepaula.s@hotmail.com

  24. Eu sou argentina e vou viajar a Brasil sozinha em Outubro. Meu email: val7_zalazar@hotmail.com

1 ... 12 13 14

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!